UX Research e UX Writing: por que pesquisas são tão importantes para a escrita?

UX Research e UX Writing: por que pesquisas são tão importantes para a escrita?
Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Compartilhe

Você sabia que para desenvolver um texto que seja fácil de ler e de entender, primeiro é preciso saber quem é o seu usuário? Poucos conhecem essa informação, mas para desenvolver algo escrito para um público específico é preciso entender como essas pessoas estão acostumadas a se comunicarem no dia a dia e em qual contexto social e cultural elas estão inseridas. Dessa forma, podemos diminuir as chances de erros e entregar um texto com uma mensagem que seja de fato assertiva.

Vamos conversar melhor sobre tudo isso neste artigo, refletindo sobre os seguintes assuntos que fazem parte do processo de escrita para pessoas usuárias:

  • O que é UX Writing
  • O que é UX Research
  • Como a UX Research e a UX Writing trabalham juntas

Vamos pra leitura?

O que é UX Writing?

Mulher sentada à frente de uma mesa escrevendo em um pedaço de papel e com um notebook aberto em cima da mesa.

Muitos de nós temos contato diariamente com aplicativos e sites e o uso dessas ferramentas digitais está se tornando cada vez mais comum, tanto para realizar tarefas do dia a dia como transferências bancárias e compras e quanto para se comunicar.

Por conta desse crescimento no número de pessoas usuárias das tecnologias, elas se tornaram cada vez mais ativas e exigentes. Se um aplicativo não mostra de forma fácil e rápida como realizar um processo, é comum que elas o abandonem e sem dificuldades encontrem outro que tem a mesma função, porém que deixa claro o que é necessário ser feito.

Pensando nisso, é importante compreendermos que o texto é a forma mais popular de oferecer instruções às pessoas e guiá-las ao longo de sua vivência com algum produto, principalmente se for digital. E como esse processo envolve experiência e usuários, a UX Design não podia ficar de fora! Existe uma área especializada em auxiliar o público por meio da escrita: a UX Writing!

A UX Writing (Escrita para a Experiência do Usuário ou Redação UX, traduzindo para português) é a área responsável por pesquisar, estudar e desenvolver tudo o que está ligado ao texto que guiará pessoas usuárias a utilizarem o produto, sendo ele digital (sites e aplicativos) ou não. Esses profissionais desenvolvem manuais, textos dos botões, descrições, notificações e tudo o que auxiliará as pessoas a usarem o produto de forma correta.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Pesquisas na UX Writing

Imagem de uma pessoa organizando cartões de papel e alguns post-its coloridos  em cima de uma mesa.

Já experimentou conversar com pessoas de lugares diferentes do seu? Não precisa ir muito longe para perceber que cada região tem sua forma de falar, sotaque e expressões. Quer um exemplo? Quando estiver em uma roda de amigos ou falando com um grupo de pessoas, faça a seguinte pergunta: “é biscoito ou bolacha?” Não precisa muito e uma discussão completa pode se iniciar.

Por esse motivo, antes de desenvolver qualquer escrita para sites ou aplicativos, é muito importante conhecer a quem se destina o produto e o contexto das pessoas que vão utilizá-lo, pois se apenas duas palavras simples podem gerar uma discussão (biscoito ou bolacha?), imagine só a confusão que um texto inteiro pode gerar no usuário, não é mesmo?

E, para conhecer quem são essas pessoas, existe uma outra área dentro da grande UX Design que oferece ferramentas, métodos e métricas para realizar pesquisas: a UX Research!

Vamos saber mais sobre ela!

UX Research

Imagem de duas pessoas analisando alguns papéis que estão em cima de uma mesa com resultados de pesquisas.

UX Research, ou Pesquisa da Experiência do Usuário, em português, é uma área especializada em desenvolver pesquisas com os usuários e aplicar testes para melhorar experiências. Esses profissionais criam formulários, fazem entrevistas, desenvolvem testes e analisam resultados para transformá-los em ações tangíveis.

Com tudo o que a UX Research oferece, é possível saber melhor quem é a pessoa usuária e o tipo de linguagem que ela está mais acostumada a utilizar no dia a dia.

Lera Boroditsky, uma cientista cognitiva que estuda a relação entre as pessoas e a linguagem, explica em sua palestra ao programa TED Talk que “a linguagem molda a forma que pensamos”. Ela usou como exemplo uma comunidade na Austrália, onde as pessoas não usam direções como “direita” ou “esquerda”, e sim coordenadas como “norte” e “sul”. Agora, imagine você desenvolvendo a escrita para um produto que será usado nesse local e não saber dessa informação! Provavelmente as pessoas se sentiriam um pouco confusas, pois não conhecem ou utilizam as direções da mesma forma que nós.

Caso queira saber mais, acesse a palestra completa. Ela tem 15 minutos e está em inglês, porém é possível ativar as legendas em Português Brasileiro.

Por que pesquisas são tão importantes para a escrita?

Imagem de duas pessoas sentadas, conversando, sorrindo e olhando para a tela de um celular que está à frente deles.

Como vimos, conhecer o usuário, sua realidade e cultura é de extrema importância, pois afetará o texto até mesmo nos mínimos detalhes. Para que isso seja possível, a UX Research, área especializada em pesquisas com usuários, oferecerá as ferramentas e métodos necessários para conhecermos de perto o público-alvo.

É importante refletirmos que a escrita não se resume a apenas palavras soltas sem sentido, elas possuem um significado para quem as lê e uma interpretação na mente de quem as entende. Lembre-se de que, muitas vezes, a escrita pode ser a única forma disponível para guiar as pessoas e mostrar a elas como utilizar um produto. Por isso, realizar pesquisas para desenvolver textos é tão crucial: precisamos conhecer a pessoa usuária e entender como ela se comunica, para assim produzirmos uma escrita acessível e eficiente, que não a deixe confusa e que a guie durante o processo de uso de um produto ou serviço para que ela possa ter uma experiência positiva.

Diariamente usuários se conectam por meio de palavras, sejam elas faladas ou escritas, e diferentes pessoas estão se conhecendo cada vez mais usando apenas pequenos textos, como nas redes sociais e WhatsApp. Se a relação entre as pessoas é construída dessa forma, por que a relação entre um produto e o usuário seria diferente? Fica a pergunta para refletir!

Concluindo

Imagem de uma mesa com algumas peças em formato de quadrado e cada uma com uma letra desenhada em cima.

Vamos relembrar os pontos que aprendemos na nossa conversa? Então bora lá:

  • O texto é a forma mais popular de oferecer instruções às pessoas e guiá-las ao longo de sua vivência com algum produto, principalmente se for digital;
  • A UX Writing (Escrita para a Experiência do Usuário ou Redação UX, traduzindo para português) é a área responsável por pesquisar, estudar e desenvolver tudo o que está ligado ao texto que guiará as pessoas usuárias a utilizarem o produto, sendo ele digital (sites e aplicativos) ou não. Esses profissionais desenvolvem manuais, textos dos botões, descrições, notificações e tudo o que auxiliará as pessoas a usarem o aplicativo de forma correta;
  • UX Research, ou Pesquisa da Experiência do Usuário em português, é uma área especializada em desenvolver pesquisas com as pessoas usuárias e aplicar testes para melhorar experiências. Esses profissionais criam formulários, fazem entrevistas, desenvolvem testes e analisam resultados para transformá-los em ações tangíveis;
  • Com tudo o que a UX Research oferece, é possível saber melhor quem é a pessoa usuária e o tipo de linguagem que ela está mais acostumada a utilizar no dia a dia;
  • É preciso conhecer a pessoa usuária e entender como ela se comunica, para assim produzirmos uma escrita acessível e eficiente,que a guie durante o processo de uso de um produto ou serviço para que ela possa ter uma experiência positiva.

Curtiu o nosso papo? Aqui na Alura temos isso e muito mais para te ajudar a crescer cada vez mais no mundo da tecnologia! Estamos muito alegres em estar contigo nesse processo e vamos deixar dicas de por onde começar a aprofundar ainda mais o que você acabou de aprender:

Venha conferir e até a próxima!

Gabriela de Lima
Gabriela de Lima

Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

Veja outros artigos sobre UX & Design