Peça um orçamento Login

Como melhorar a gestão
dos indicadores de desenvolvimento
de toda organização

Assista o vídeo para entender o case

Baixe o conteúdo detalhado

Sobre a Globo

A Globo é o maior conglomerado de mídia e comunicação da América Latina. Hoje, formada pela integração de TV Globo, Canais por assinatura, Globo.com e Globoplay, no projeto UmaSóGlobo, está caminhando em direção ao processo de transformação em uma mediatech.

Os sinais da Globo atingem 99% da população brasileira, com presença em 98% dos municípios do Brasil, através de suas emissoras, próprias e afiliadas, e da sua presença online em produtos digitais, como o G1 e o GShow.

O desafio

A Diretoria de Estratégia e Tecnologia da Globo representa 1/3 do capital humano da empresa. Buscando manter atual o conhecimento dos colaboradores, se preocuparam em criar um projeto de desenvolvimento e capacitação que atendesse às necessidades tão heterogêneas dos seus quadros em tecnologia. Este projeto é a Academia de Tecnologia, um ambiente de capacitação in company que oferece mais de 60 disciplinas diferentes, e atingiu mais de 40 mil horas treinadas em 2020.

Propondo se adequar aos modelos mais modernos de ensino e atender às características de profissionais mais ágeis, a Academia de Tecnologia procurou um parceiro para se reinventar.

Além disso, com a chegada da pandemia, notou-se que precisaria ainda mais de conteúdos On Demand de qualidade para manter o nível de capacitação de seus times, que pudesse ser apoiado em uma ferramenta de análise e gestão de dados para suportar a tomada de decisão com mais efetividade.

Uma foto de pessoas trabalhando

Segundo Lucas Muratori, Gerente de Projetos na Academia de Tecnologia, a AdT precisava de um modelo que apoiasse o momento de transformação digital da empresa.

Um modelo online, um modelo on demand, um modelo remoto para conseguir fazer que os alunos continuassem treinando e entregar para eles conteúdos relevantes, que continuasse tendo relações com o dia a dia de trabalho deles"

A solução

Para oferecer um ensino flexível, atualizado e com uma gestão de conhecimento data-driven, a Globo escolheu expandir as possibilidades da Academia de Tecnologia e firmar uma parceria com a Alura.

A partir desse momento, a AdT pôde incluir em seu portfólio todo o conteúdo disponível na plataforma: são mais de 1000 novas disciplinas atualizadas, completamente online, nos mais diversos assuntos em tecnologia. A flexibilização do modelo de capacitação também ofereceu a possibilidade de cada aula ser cursada onde e quando quiserem, por qualquer colaborador ou colaboradora, independente da área em que se encontra.

Ilustração de uma empresa, com funcionários trabalhando

Segundo Guilherme Morais, Coordenador de Produção de Conteúdo, um dos times de Tecnologia que se capacita através da Alura, a plataforma:

é interativa, todo mundo assiste dinamicamente (...) Trouxe um dinamismo que não achava que era possível para uma aula online.

Além disso, completamente integrada à AdT, a plataforma da Alura passou a fornecer relatórios sobre o desempenho das equipes, com visualização de resultados, acompanhamento de participação, administração de licenças, engajamento de alunos e alunas, entre outras informações. O dashboard de gestão, encontrado no perfil de cada coordenador ou coordenadora, promove uma gestão de conhecimento guiada por dados e vem ajudando cada vez mais no suporte à tomada de decisão para capacitação dos times.

Resultados

Através da análise de dados obtidos, é possível observar resultados super positivos vindos dessa parceria, tanto no aspecto de engajamento de aula, como na melhoria de gestão de indicadores de desenvolvimento.

Em relação ao engajamento, a Globo tem observado que a plataforma consegue atingir por volta de 200 pessoas todos os meses com treinamentos remotos nas mais diversas áreas, desde hard skills até soft skills.

Lucas Muratori afirma:

São pessoas que, de fato, entram, treinam, aprendem, fazem as trilhas de certificação (...) A gente percebe que o pessoal tem buscado isso como uma forma positiva de realizar o treinamento. E, para gente, tem sido super positivo também.

Do ponto de vista de gestão, é possível observar benefícios no dia a dia de operação de coordenadores ao administrar treinamentos e implementação de conhecimento em um formato completamente data-driven.

Um exemplo interessante é a aplicação dos relatórios oferecidos pela plataforma na cultura das lideranças, para análise de resultados. Mensalmente, buscando proporcionar uma melhor análise dos processos internos, a Academia de Tecnologia cria um painel de análise composto por dados relevantes.

Esse conteúdo detalhado, porém, exige tempo para ser formulado. Karen Prazeres, também Gerente de Projetos da Academia de Tecnologia, comenta, então, sobre a utilização do dashboard da Alura presente em cada perfil de gestão:

Uma foto de uma mulher trabalhando

Enquanto nosso painel inteno de resultados ainda está em desenvolvimento, os relatórios encontrados neste espaço oferecem um apoio diário aos gestores e gestoras (...)
No dia a dia, é um suporte bem bacana. A gente consegue dar um retorno, ter uma visibilidade do engajamento e da participação de cada colaborador

Além dos resultados de entrega, a parceria da Alura com a Globo vai além da Academia de Tecnologia e já rendeu colaborações incríveis que solidificaram ainda mais essa relação. Juntos, desenvolvemos dois episódios do Hipsters Ponto Tech e uma palestra extracurricular para todos instrutores da AdT, com o Paulo Silveira, CEO da Alura, como palestrante convidado.

Invista no desenvolvimento
do seu time.

Proporcione aprendizado imersivo com a Alura Para Empresas.

Comece Agora