Algoritmos e Lógica de programação: O que são e qual a importância?

Algoritmos e Lógica de programação: O que são e qual a importância?
André Bessa
André Bessa

Compartilhe

Introdução

Sempre que decidimos fazer qualquer atividade em nosso dia a dia, acabamos seguindo uma sequência lógica. Na maior parte do tempo, fazemos isso de maneira tão natural que nem nos damos conta, mas, quando percebemos, conseguimos enxergar passos que levaram ao resultado final.

Notebook sobre uma mesa, com um editor de códigos aberto e na tela códigos digitados para representar um algoritmo através da lógica de programação.

Visualize a seguinte situação, você precisa fazer um bolo:

1.. Selecionar os ingredientes da receita;
2. Selecionar tigela;
3. Colocar farinha, de acordo com a medida;
4. Selecionar ovos;
5. Colocar manteiga e açúcar a gosto;
6. Colocar leite;
7. Misturar todos os ingredientes na tigela;
8. Despejar a massa na forma;
9. Levar ao forno;
10. Aguardar 40 minutos;
11. Retirar do forno;
12. Servir o bolo.

Cada pessoa define uma sequência de passos para fazer um bolo, podendo incluir ou remover alguns já definidos. Essa lógica é aplicada a qualquer coisa que fazemos diariamente e muitas das vezes não nos damos conta.

Em atividades rotineiras, não costumamos prestar atenção quando seguimos uma mesma ordem para executar tarefas. Porém, quando o assunto é programar, definir as etapas do que deve ser feito assume uma grande importância, uma vez que instruir um computador ainda é bem diferente do que instruir uma pessoa.

Quando a necessidade é desenvolver um programa ou rotina a ser executada pelo computador, precisamos deixar bem claro a sequência que deve ser seguida para atingir o resultado esperado. A esse encadeamento lógico na programação, chamamos de Lógica de Programação, e a descrição de como fazer, definimos como Algoritmos.

Quer saber um pouco mais? Vem comigo ler esse artigo.😉

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Algoritmos

O que é algoritmo?

Algoritmos são sequências de passos que seguimos com a intenção de atingir um objetivo, pode ser desde atravessar uma rua, fazer um bolo ou definir qual critério usar para aprovar ou reprovar um aluno, por exemplo.

Como se faz um algoritmo e o que é preciso para desenvolver um?

No desenvolvimento de um algoritmo, devemos definir com clareza e forma precisa o conjunto de regras ou instruções que serão utilizadas para resolver aquele problema em específico.

Portanto, antes de programar, precisamos saber o que deve ser feito e planejar o passo a passo, ou seja, criar o algoritmo e avaliar se o resultado obtido é a solução esperada. Entendido isso, então definimos uma linguagem de programação para implementar nossos algoritmos.

Como representar um algoritmo?

Existem algumas maneiras de representar algoritmos, que entram como um passo de preparação antes da programação. Podemos criar, por exemplo, uma narrativa semelhante ao exemplo do bolo, em que se descreve a sequência de execução até a obtenção do resultado desejado ou esperado.

Para mostrar as formas de representar um algoritmo, vamos usar como exemplo um algoritmo de cálculo da média:

  • No nosso caso é preciso analisar as notas de 3 bimestres para a disciplina de matemática e verificar se o aluno foi aprovado ou reprovado para uma média maior ou igual a 7:
1. Obter a nota do 1º bimestre;
2. Obter a nota do 2º bimestre;
3. Obter a nota do 3º bimestre;
4. Realizar o cálculo da média para cada aluno (maior ou igual a 7 para aprovação);
5. Informar se o aluno foi “aprovado ou reprovado”;
6. Informar a média obtida pelo aluno.

Fluxograma

Note que, na forma de um texto narrativo, ou mesmo nas outras formas de representação, é desejado que o algoritmo seja objetivo e preciso na descrição de cada passo. Existe também a opção de usar um modelo visual, como um fluxograma, veja na imagem abaixo:

Fluxograma que representa o algoritmo do cálculo da média de notas de 3 bimestres e exibe se o aluno foi aprovado ou não além da média obtida.

Pseudo-linguagem

Outra forma bem interessante de representar algoritmos é utilizando uma pseudo-linguagem, que escrevemos em português (também chamado de português estruturado) sem ambiguidades e sem toda a rigidez de uma linguagem de programação.

Importante notar que um pseudo-código é escrito com frases que correspondem a estruturas utilizadas em uma linguagem de programação, destacadas em negrito no exemplo abaixo:

Algoritmo CalcularMediaAlunos
LER Nota1
    LER Nota2
    LER Nota3
    media = (Nota1+Nota2+Nota3)/3
    SE MEDIA >= 6 ENTÃO
        IMPRIME “Aprovado”
    SENÃO
        IMPRIME “Reprovado”
FIM-SE
IMPRIME o valor da média
Fim-Algoritmo CalcularMediaAlunos

Saiba mais: Algoritmos e Estruturas de Dados

Algoritmos e estrutura de dados – Hipsters #186

Ouvir um pouco de:
Algoritmos e estrutura de dados – Hipsters #186

Principais assuntos deste episódio:

  • O que é Algoritmo;
  • Tipos de Algoritmos;
  • Estruturas de Dados.

Participantes:

Lógica de Programação

O que é lógica de programação?

Na lógica de programação é onde aplicamos todos os conceitos de algoritmos, a definição do passo a passo e transferimos toda a lógica do algoritmo desenvolvido para uma linguagem de programação.

Em linhas gerais, lógica de programação é todo conjunto de regras e conceitos que precisamos aplicar para criar códigos que serão interpretados e executados por um computador.

O que é preciso?

Para conseguirmos o objetivo de instruir o computador a fazer alguma coisa, precisamos de uma linguagem de programação, que é um meio estruturado para passar instruções para a máquina.

Para fazer isso, temos à disposição uma gama muito grande de linguagens como: C, Java, PHP, Python, JavaScript, entre outras. Cada uma delas tem suas características, particularidades e cenários de aplicação.

Exemplos de códigos e algoritmos

Vamos agora a um exemplo da codificação do algoritmo de médias usando uma linguagem de programação. A escolhida para a representação foi a linguagem C.

//linguagem C
int main(int argc, char *argv[]) {
  setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
  float nota1=0; 
  float nota2=0;  
  float nota3=0;  
  float media=0;
  printf("Insira nota 1: ");
  scanf("%f",&nota1);
  printf("Insira nota 2: ");
  scanf("%f",&nota2);
  printf("Insira nota 3: ");
  scanf("%f",&nota3); 
  media = (nota1+nota2+nota3)/3;
  if(media>=6){
    printf("Aluno aprovado.\n");
  }
  else{
    printf("Aluno reprovado.\n");
  } 
  printf("Média do aluno é: %f",media);
}

Na codificação em C, temos a implementação do algoritmo desenvolvido anteriormente, mas agora, após escolher uma linguagem de programação, devemos nos atentar às suas próprias regras de sintaxe (estrutura para escrita) e semântica (significado dado aos símbolos e comandos).

É importante ressaltar que a linguagem de programação escolhida é somente mais uma ferramenta que você, enquanto pessoa desenvolvedora, precisará conhecer. A ideia do algoritmo não é ligada a nenhuma linguagem em específico, observe o mesmo algoritmo do cálculo da média usando a linguagem C#:

// Linguagem C#
static void Main(string[] args)
        {
            float nota1; float nota2; float nota3; float media;

            Console.WriteLine("Digite nota 1:");
            nota1 = float.Parse(Console.ReadLine());

            Console.WriteLine("Digite nota 2:");
            nota2 = float.Parse(Console.ReadLine());

            Console.WriteLine("Digite nota 3:");
            nota3 = float.Parse(Console.ReadLine());

            media = (nota1 + nota2 + nota3) / 3;

            if(media>=6)
            {
                Console.WriteLine("APROVADO");
            }
            else
            {
                Console.WriteLine("REPROVADO");
            }

            Console.WriteLine("A média do aluno é: " + media);
        }

Note que o algoritmo é o mesmo, o passo a passo está ali, contudo, escrito em uma linguagem diferente. Portanto, após definida a sequência de instruções, escolha a linguagem que você mais se identifica para implementar o algoritmo.

A lógica de programação utilizada para desenvolver uma solução, como um sistema web, desktop ou mobile, é toda estruturada a partir da definição dos algoritmos, por isso a importância e o relacionamento entre estes dois temas.

Na prática

Como aprender a programar?

Assista nosso episódio do #HipstersPontoTube sobre o tema que te ajudará a dar o primeiro passo para praticar a lógica de programação, decidir sua primeira linguagem — evitando aquelas mais complexas — e conheça os desdobramentos possíveis ao começar uma imersão no mundo da programação.

Adianto aqui que uma indicação possível é começar por uma linguagem que facilite seu aprendizado que no caso é o JavaScript:

Como desenvolver boas práticas de programação?

Aqui nos aprofundamos em quais são as boas práticas de programação, desde reflexões acerca do processo e da prática até a enumeração das principais boas práticas utilizadas na atualidade:

O começo de Carreira na Programação

Começo de carreira – Hipsters #128

Ouvir um pouco de:
Começo de carreira – Hipsters #128

Principais assuntos deste episódio:

  • Aprender a programar;
  • Carreira na área de tecnologia;
  • A jornada para programadores e programadoras;
  • Linguagens de programação.

Participantes:

Tecnologias para Search – Hipsters Ponto Tech #321

Ouvir um pouco de:
Tecnologias para Search – Hipsters Ponto Tech #321

Principais assuntos deste episódio:

  • Algoritmos;
  • API;
  • Frameworks;
  • Bibliotecas de busca textual;
  • Linguagens de programação;
  • Tecnologia e negócios.

Participantes:

Conclusão

Estudar algoritmos e lógica de programação é o passo inicial para quem deseja entrar no mundo de desenvolvimento de software e começar a criar suas primeiras aplicações. Com esses conceitos bem consolidados você passa a ter bem mais preparo na utilização de uma linguagem de programação.

E aí, querendo se aprofundar mais em algoritmos e lógica de programação?

Então confira nossos cursos e formações:

Escolha um plano e faça sua matricula na Alura.

André Bessa
André Bessa

Eu sou programador e instrutor de programação usando C# e .NET. Formado em Sistemas de Informação. já programei usando Java, PHP,C#, PostgreSQL e MySQL, além de já ter atuado com suporte também. Buscando sempre aprender mais sobre tecnologias.Hobbies são gibis e séries.

Veja outros artigos sobre Programação