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Perguntas como: “O que faremos a seguir?”, “Qual é o plano?” e “Por que estamos fazendo isso agora?”, possivelmente já foram ouvidas por gerentes de produtos dentro da organização na qual trabalham.
Uma forma de evitar essas dúvidas frequentes é criar um roadmap que comunique o plano do produto e a organização das tarefas da equipe. Um roadmap de produtos pode levar um tempo para ser criado, pensado e organizado, mas também fornece às pessoas do time e da empresa como um todo, os insights e informações essenciais para continuarem o seu trabalho.
Uma função bastante eficaz do roadmap é garantir que as tarefas em execução estejam alinhadas com a estratégia de negócios e com o objetivo final da organização.
Se você quer saber o que é um roadmap de produto, qual a sua importância e como criar um, continue lendo este artigo!
É uma ferramenta de comunicação visual que alinha uma organização com uma estratégia de produtos. Dependendo da empresa, os roadmaps incluem recursos futuros e considerações técnicas, além de demonstrar a evolução do produto ao longo do tempo.
Os roadmaps também são uma ferramenta de coordenação muito utilizada no Método Scrum, por fornecer às equipes e partes interessadas as informações necessárias para que todas as pessoas envolvidas possam focar nas prioridades.
Por meio de um roadmap bem estruturado é possível identificar todas as tarefas, metas e objetivos que a equipe precisa produzir e alcançar durante um determinado período de tempo, de uma forma que possa ser compreendida pelos stakeholders — partes interessadas.
Um roadmap também é utilizado para:
Resumindo, com um roadmap de produtos pronto é possível enxergar onde a empresa está, onde ela deseja estar e como ela chegará lá.
Criamos um exemplo de roadmap de produto para um aplicativo de delivery de comida, para elencar algumas etapas que podem ser incluídas:
É comum confundir esses conceitos, uma vez que ambos visam organizar os projetos de uma empresa. Contudo, existem algumas diferenças importantes entre eles: o roadmap é uma visão geral que descreve a direção estratégica do projeto, enquanto o cronograma é uma representação detalhada das atividades e prazos específicos do projeto.
Para entender melhor, o roadmap é uma representação visual que descreve as metas, objetivos e principais marcos de um projeto ou produto ao longo do tempo. Ele fornece uma visão geral das atividades e direção estratégica, permitindo que as partes interessadas entendam a visão geral do projeto.
Já o cronograma é uma representação detalhada das atividades, tarefas e prazos específicos de um projeto. Ele descreve a sequência de atividades e a alocação de recursos, permitindo que as partes interessadas acompanhem o progresso do projeto em pequenas partes.
Quando gerentes de produto estabelecem um processo e uma cultura de roadmap de produto saudável em sua organização, algumas coisas são alcançadas com mais facilidade, como:
Foco e priorização são essenciais no planejamento de roadmap de produto, para gerenciar a maior parte dos problemas e dificuldades que acompanham o processo. Além disso, é importante seguir alguns passos básicos:
O ideal é planejar um roadmap para os próximos meses ou trimestres. Assim é possível aprender, construir e medir, já ajustando o que for identificado como necessário. É preciso também entender o que deve ser trabalhado para atingir uma ou duas metas de alto nível que foram traçadas pela empresa.
Mas como determinar quais devem ser as metas do produto para um trimestre? Não importa onde esteja no ciclo de vida da empresa, seja ela uma startup de 20 pessoas ou uma empresa de portfólio de vários produtos com 2.000 pessoas, tudo começa com uma visão do produto.
As tarefas das pessoas que trabalham na empresa devem estar alinhadas com o posicionamento exclusivo do produto. Ou seja, se o produto principal da empresa for cursos online, as pessoas colaboradoras devem trabalhar com o objetivo e pensamento de que os cursos que serão produzidos devem atender às necessidades e superar as expectativas do público.
Quando você conhece as metas de negócios, pode criar suas metas de produto e KPIs — Key Performance Indicator, ou Indicador-chave de Performance em português — na mesma direção.
Agora é a hora de passar para a fase de descoberta do problema e entender quais são as dificuldades que você pode resolver. Para isso mapeie os problemas que podem surgir durante a trajetória e podem causar maior impacto nas metas de negócios.
Podemos remover alguns ruídos ou futuros problemas da seguinte forma:
Esta pesquisa é a evidência que você usará para justificar por que certos recursos e iniciativas devem estar no roadmap durante as discussões de alinhamento.
O planejamento do roadmap do seu produto precisa ser colaborativo do início ao fim. Converse regularmente com clientes e equipes, e se interesse pela opinião dessas pessoas.
A melhor maneira de construir esses relacionamentos durante a fase de planejamento do roadmap do produto é focando nos maiores problemas que podem ser resolvidos mais rapidamente.
Essas conversas podem ser semanais ou trimestrais, dependendo da necessidade. Lembre-se que o alinhamento do roadmap deve ser um exercício regular e contínuo. O planejamento do roadmap do produto não significa dizer: “Aqui está o que estou pensando, apenas para informar”. Em vez disso, trata-se de trazer as equipes para conversas mais participativas e colaborativas.
Lidere os pontos de contato da sua equipe voltada para o cliente com perguntas como:
Qual a melhor forma de quantificar o impacto das metas a serem alcançadas e dos problemas a serem resolvidos em um período de tempo? Garantindo que seu roadmap esteja conectado a KPIs bem definidos. Seu roadmap deve trazer respostas às seguintes perguntas:
Um método popular que ajuda as equipes de produto a responder a essas perguntas é o Objectives and Key Results (OKRs). As OKRs — Objetivos e Resultados-chaves em português — são uma ótima estrutura de definição de metas porque pegam uma visão de alto nível e a divide em objetivos. Os Key Results (KRs), por outro lado, pegam o aspecto qualitativo dos objetivos e o transformam em marcos quantificáveis.
Exemplo:
Comece fazendo as perguntas:
Em seguida, encontre formas de quantificar essas respostas para usá-las e tomar decisões de priorização.
Como já apresentado neste artigo, um bom roadmap de produtos deve articular sua estratégia para que pessoas de diferentes cargos entendam. Por isso é fundamental conversar com todas as pessoas da equipe para alinhar a melhor forma de apresentar essas informações. Além disso, existem algumas partes essenciais que devemos prestar atenção ao estruturar um roadmap.
Os detalhes e o contexto podem variar, mas todos os roadmaps de produtos devem incluir alguns elementos-chave. Aqui está uma visão geral rápida dos principais componentes essenciais:
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