Destaque-se com storytelling
Para as pessoas que trabalham na área de comunicação, com vendas, atendimento ao cliente ou marketing, o storytelling pode ser um termo conhecido e bem recorrente.
O comportamento de compra do consumidor não é mais o mesmo de alguns anos atrás. Hoje, com o avanço da comunicação e com o mundo cada vez mais conectado à internet, a habilidade de contar histórias se tornou uma vantagem competitiva no mundo dos negócios.
Storytelling é uma forma de contar histórias que engajam e chamam a atenção da pessoa que está ouvindo. No mercado de trabalho, a partir da implementação dessa habilidade de forma eficaz, é possível impulsionar um negócio de várias formas:
- Envolvendo e fidelizando clientes;
- Criando autoridade para a empresa;
- Construindo um poderoso marketing.
Continue lendo este artigo se você deseja aprender como se destacar utilizando o storytelling! :)
O que é uma boa história?
Uma boa história, que se conecta com o público, pode ser:
- Divertida, fazendo com que as pessoas sintam interesse na história que você está contando;
- Educacional, quando ensina algo para as pessoas que estão ouvindo;
- Universal, aquela história que tem um contexto aberto e faz com que muitas pessoas se identifiquem com a mensagem ou situação compartilhada;
- Memorável, quando a história fica gravada na memória da pessoa com a qual foi compartilhada.
Mas existem outros componentes que podem ser utilizados para produzir um bom storytelling, independente da história que será contada:
Personagens: A história precisa ter pelo menos um(a) personagem, que será a chave para conectar o público com a história. É importante que o público sinta as dores e dificuldades que o(a) personagem passa durante a história para prestarem mais atenção e se engajarem com o que você estará falando.
Conflito: O conflito é quando o(a) personagem está passando por desafios que serão superados no decorrer da história. Essa parte deve gerar emoção e fazer com que o público se conecte e se identifique cada vez mais com a história, por meio das experiências e desafios que o(a) personagem passa.
Resolução: Encerre o assunto, feche o contexto em torno do(a) personagem, dos desafios e da resolução dos problemas que foram enfrentados. Finalize a história com uma frase inspiradora, que chame a atenção ou para uma ação, com um CTA (Call To Action).
Estruturas de storytelling
Existem diversas estruturas de discurso do storytelling que prendem a atenção do público, do começo ao fim. Para este artigo, separei as seguintes 3 estruturas:
Jornada do Herói
A história com a estrutura da Jornada do Herói tem como base o crescimento pessoal.
O(A) personagem dessa história é uma pessoa leiga, que ainda tem muito o que aprender, ela foge da sua zona de conforto em busca de uma jornada de aprendizado, descobertas e conhecimento, e retorna muito mais experiente e desenvolvida.
Um exemplo de história famosa que utiliza essa estrutura é o filme “O Rei Leão”.
Sparklines
Essa estrutura tem como objetivo mostrar que algo poderia ser melhor.
O modelo de discurso do Sparkline baseia-se em uma história dividida entre “é” e “o que poderia ser”. A narrativa começa com a explicação da situação atual, em seguida apresenta como a mesma situação poderia estar melhor se algo fosse feito de forma diferente. Depois, volta para a situação atual mostrando o porquê daquilo estar acontecendo. Por fim, mostra como e por que a situação poderia estar melhor se algo diferente fosse feito.
Esse é um discurso de entusiasmo e esperança, mostra que as pessoas são capazes de tomar uma atitude e serem diferentes. No link a seguir, você pode conferir o vídeo de um discurso bem famoso que utiliza essa técnica: o “I have a dream”, de Martin Luther King.
Estrutura de Pétalas
A estrutura de pétalas é utilizada em histórias que possuem diversos argumentos sustentados por uma ideia central.
Assim como a flor possui várias pétalas sustentadas por uma estrutura central, no discurso baseado em estrutura de pétalas é possível destacar vários aspectos ou informações que estão conectados à uma mensagem principal.
Um exemplo muito conhecido que tem como base a estrutura de pétalas é a série “Black Mirror”. Todos os episódios são de histórias totalmente diferentes, porém há uma mensagem principal na série, centrada em reflexões críticas sobre a sociedade moderna, a respeito das consequências imprevistas das novas tecnologias.
Independente do tipo, um bom storytelling é capaz de envolver e engajar pessoas por meio de uma história bem contada. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o curso Fundamentos do Storytelling: Visão de negócios e desenvolvimento pessoal e desenvolva ainda mais seus conhecimentos!