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Atualmente, a gestão tem se destacado como um elemento essencial de distinção entre as organizações. Dessa forma, empresas com uma boa gestão obtém maior destaque no mercado.
Vale ressaltar que aqui, não estamos falando apenas da gestão de pessoas, mas sim de um panorama mais abrangente, que inclui a administração de recursos e a coordenação estratégica de atividades como planejamento, organização, liderança e controle.
Nesse panorama, é fundamental saber selecionar e implementar um modelo de gestão que não apenas atenda às demandas imediatas, mas que também projete a empresa para o sucesso futuro.
Para entender melhor o que é a gestão e conhecer alguns tipos e particularidades, continue lendo este artigo para identificar qual o melhor modelo de gestão para a sua empresa obter os resultados que você espera.
Antes de elencar os tipos de gestão existentes, é importante compreender o conceito geral. A gestão é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, especialmente em um cenário corporativo em constante mudança.
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No âmbito empresarial, a gestão é o processo estratégico que engloba o planejamento, organização, liderança e controle de recursos para alcançar metas e objetivos específicos. Entenda melhor cada um desses pilares:
Entender o conceito de gestão é essencial para empresas que almejam um sucesso duradouro. Na prática, significa mais do que gerenciar equipes e administrar tarefas, abrangendo também a aplicação estratégica de princípios que impulsionam o crescimento, promovem a eficiência e a inovação.
A definição de um modelo de gestão alinhado com o DNA e as metas de uma empresa, são essenciais para o gerenciamento de um negócio. Os modelos de gestão são responsáveis não apenas por gerenciar equipes, mas também por definir processos e estratégias que direcionam a empresa a conquistar os seus objetivos.
Existem diferentes modelos de gestão que uma empresa pode adotar.
A seguir, separamos 5 modelos de gestão para você identificar qual melhor se adapta ao seu negócio.
Neste modelo de gestão, líderes e colaboradores (as) se envolvem em busca de atingir resultados rápidos, já que o modelo de gestão por resultados tem como base as metas e objetivos claros e específicos de uma organização, com um certo imediatismo.
Alcançar os objetivos e obter resultados — ou não — é responsabilidade de todas as partes envolvidas. Neste modelo de gestão, os resultados são mais importantes do que o método usado para alcançá-los.
Os resultados são analisados e monitorados constantemente. O desempenho da equipe também passa por uma verificação constante, na qual há uma comparação entre os resultados conquistados e os que foram planejados inicialmente.
Com essa estratégia de alta verificação e revisão do desempenho e objetivos alcançados pelos colaboradores e colaboradoras, é possível fazer com que as melhorias necessárias sejam descobertas com agilidade, para que os resultados sejam atingidos rapidamente.
Este modelo de gestão também é conhecido como Gestão Participativa. Aqui, todas as pessoas colaboradoras participam ativamente nas tomadas de decisões, nas definições e planejamentos de estratégias da organização.
Como o nome indica, a Gestão Democrática ou Participativa é a mais utilizada em empresas cooperativas, que incentivam a construção de um relacionamento mais próximo entre as pessoas da empresa, e valorizam a comunicação aberta e sincera.
A Gestão Democrática tem um formato de gerenciamento mais aberto, e para evitar conflitos ou confusões entre opiniões, a liderança deve saber lidar com isso da melhor forma possível. Por isso, os dois pilares mais importantes e essenciais deste modelo são a comunicação e a transparência.
Nesse caso, pelo incentivo de terem a mesma qualificação de quem lidera, as pessoas que colaboram sentem que fazem parte da organização (têm o sentimento de pertencimento) e, consequentemente, são mais produtivas.
Caso tenha interesse por esse modelo de gestão de times, confira o curso de “Comunicação participativa: Liderança eficaz e motivadora” da Alura, no qual são apresentadas formas de trazer esse modelo de gestão para o trabalho.
Ao contrário do modelo anterior, a pessoa que lidera na Gestão por Meritocracia avalia o desempenho e a performance de trabalho individual de cada pessoa da empresa, e quem estiver trazendo mais resultados terá o seu reconhecimento profissional.
Essa avaliação traz uma certa competitividade entre colaboradores e colaboradoras, o que pode ser bom ou ruim para o ambiente de trabalho e os resultados, já que não são todas as pessoas que conseguem lidar com esse tipo de competição em busca do reconhecimento.
A análise dos resultados é fundamental para esse modelo de gestão de pessoas por meritocracia. Por isso, a liderança precisa se administrar e separar a sua percepção pessoal em relação a cada colaborador (a), analisando somente o foco deste modelo, que é a performance individual.
Aqui, o foco é a melhoria contínua dos processos organizacionais. Este modelo tem o objetivo de melhorar o desempenho dos processos, além de padronizá-los, fazendo com que os resultados sejam atingidos com mais eficiência e com o menor custo possível.
A busca pela evolução é essencial para a Gestão de Processos. Todos os processos devem ser monitorados, avaliados e moldados. Quando os erros surgirem, mesmo que sejam mínimos detalhes, devem ser identificados rapidamente para que haja efeito nos resultados.
Diferente dos outros modelos de gestão já citados, enquanto as pessoas colaboradoras executam suas funções, a liderança é responsável por todo o gerenciamento da organização.
Na Gestão Centralizada, a decisão se concentra apenas na figura da liderança, ao contrário da Gestão Democrática, na qual a gestão é participativa e todas as pessoas colaboradoras possuem o poder de tomada de decisões e planejamento estratégico da organização.
Então, é a liderança que possui o papel de delegar, definir objetivos, analisar o desempenho de colaboradores (as), oferecer suporte e decidir qual é o melhor caminho para atingir o objetivo.
Esse modelo de gestão é mais comum em empresas que possuem equipes formadas por profissionais menos experientes, por isso, cabe à liderança fazer este papel de “mentoria”, assumindo as responsabilidades e orientações.
Esses são os principais modelos de gestão que você pode implementar no seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira a sugestão de conteúdos abaixo para te ajudar a aumentar os resultados da sua empresa:
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