Storytelling: técnicas para uma comunicação eficaz e envolvente

Storytelling: técnicas para uma comunicação eficaz e envolvente
Jennifer Koppe
Jennifer Koppe

Compartilhe

Contar boas histórias pode ser a chave do sucesso para a divulgação do seu negócio ou para o seu desempenho como profissional. Saiba mais sobre essa estratégia que nos acompanha desde os primórdios da civilização

imagem de um homem palestrando em cima de um palco e olhando para a plateia

Storytelling é uma palavra do inglês que literalmente significa "contar histórias". Pode-se dizer que seja a mais antigas das artes, pois desde os primórdios aprendemos a contar e a compartilhar as nossas experiências. Seja em torno de uma fogueira há milhares de anos, sentados à mesa ou em uma apresentação para um grande público, contar histórias sempre fez parte de quem somos.

imagem de sete pessoas em volta de uma fogueira a noite
Contar histórias faz parte de quem somos desde os primórdios. (Fonte: Unsplash)

O storytelling, que parece tão natural e inato a muitas pessoas, pode ser aprendida mesmo por aqueles que acreditam “não ter o dom”. Atualmente, tornou-se método, podendo ser aplicado em praticamente todas as áreas de expressão que conhecemos hoje.

Dominar essas técnicas e desenvolver a habilidade de contar boas histórias é chave para uma trajetória profissional e também pessoal (por quê não?) bem-sucedida. Boas histórias emocionam, geram conexões, fazem refletir e transmitem a sua mensagem de uma maneira muito mais eficaz. Por isso, o storytelling é tão usado na comunicação de marcas e na venda de produtos.

Elementos do storytelling

imagem de uma mulher escrevendo num caderno em cima da mesa
As técnicas de storytelling podem ser aplicadas a várias áreas de expressão. Suas técnicas são amplamente usadas em textos de publicidade e apresentações. (Fonte: Unsplash)

Para que uma boa história seja construída, é importante que ela tenha estes quatro elementos:

A mensagem

É basicamente o conteúdo que você vai transmitir. Uma descoberta interessante, uma lição de vida, uma história de superação, etc. Pode ser que a mensagem seja singela, mas mais importante do que ela em si é a maneira como vai contá-la.

O ambiente

A sua história precisa acontecer em algum lugar. Uma boa descrição do ambiente faz toda a diferença. Os detalhes têm a capacidade de transportar o seu espectador e inseri-lo no contexto que você está apresentando.

A personagem

Pode ter mais de um, claro. Mas a personagem principal é aquela que se conectará com o público verdadeiramente. Pode ser você, um amigo, aqueles que consomem o seu produto ou alguém que precise dele, mas ainda não sabe.

O conflito

Se não há um desafio a ser enfrentado, a personagem perde força, e a sua narrativa, também. Portanto, é importante que o conflito seja complexo e ensine a personagem alguma lição de vida. Superar o desafio deve ser uma experiência transformadora.

Banner promocional da Alura, com chamada para um evento ao vivo no dia 12 de fevereiro às 18h30, com os dizeres

Estrutura de uma boa história

Aprendemos nas aulas de redação da escola que um texto precisa ter começo, meio e fim. Essa regrinha de ouro continua sendo fundamental ao usar as técnicas de storytelling em um texto persuasivo ou em uma apresentação oral.

Lembre-se sempre de apresentar a sua mensagem, as personagens e o ambiente. Depois, desenvolva essa mensagem, crie o conflito que deverá ser enfrentado e, por fim, conclua a sua história com a lição de vida que foi aprendida depois da superação do obstáculo apresentado.

Se parece difícil, existem modelos que podem ser seguidos passo a passo para facilitar a construção de uma boa narrativa. Um deles é a estrutura da Jornada do Herói, criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell. Outro modelo bastante conhecido é o do estúdio de animação Pixar, responsável por filmes como Procurando Nemo e Toy Story.

Para criar textos irresistíveis ou apresentações memoráveis, você pode estudar a fundo essas e outras técnicas de storytelling com os cursos online da Alura. Aprenda sobre conteúdo, design de apresentações e oratória. São dezenas de cursos disponíveis na plataforma para ajudar você a criar as melhores histórias para o seu negócio.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão