A instrutora de Inovação & Gestão, Ana Ribeiro, vai nos acompanhar durante mais um curso da Alura.
autodescrição: Ana Ribeiro é uma mulher de pele parda com olhos e cabelos castanhos. Usa uma blusa de cor marrom e óculos redondos com armação preta. Está com colar e brincos de argola pequenos na cor prata. Ao fundo, uma parede com iluminação azulada e quadros decorativos, um deles com a logo da Alura em neon de cor azul.
Nesse curso, iremos pautar grandes categorias de T&D: treinamento e desenvolvimento. Vamos entender onde essas duas vertentes se intercalam, como se apoiam e como são aplicadas dentro do negócio com T&D e em parceria com a gestão de pessoas.
Por isso, podemos definir que o público-alvo desse conteúdo são:
Vamos conhecer algumas ferramentas essenciais para o contexto de T&D, como matriz de competências, avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento individual.
Com isso, aprenderemos mais do que a estruturação de cada ferramenta, mas também como acompanhar os resultados. Além disso, vamos investigar como mensurar a qualidade da performance das pessoas colaboradoras e como mapear as necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Para que consigamos trabalhar bem com uma estratégia baseada em metodologias e ferramentas, precisamos levar em consideração métricas e aprender as estruturas dessas ferramentas, metodologias e abordagens de treinamento.
Bem como, aprender a definir objetivos claros para acompanhamento e interpretação dos resultados por T&D e gestão de pessoas. Assim, vamos saber se estamos alcançando os objetivos das estratégias adotadas.
Ao longo do curso também vamos gerar questionamentos pertinentes para a área de T&D, pensando no sucesso das pessoas colaboradoras e do negócio.
A atuação ativa de profissionais de T&D culmina no desenvolvimento profissional que favorece as pessoas. O intuito é que essa pessoa fique satisfeita com o próprio desenvolvimento e que tenha clareza do porquê está sendo desenvolvida com aquelas competências específicas para que se engaje nesse momento de aprendizagem.
Além disso, mostra que T&D tem uma preocupação com o negócio. Aquele profissional precisa estar alinhado com o que a empresa precisa, seja projetos ou prioridades. E, assim, pode aprimorar seu desempenho para agregar nos resultados desse negócio.
Para entender esse conteúdo de uma forma ainda mais interessante, vamos acompanhar a jornada de um profissional de treinamento e desenvolvimento chamado Rafael, que atua no time de UX dentro da ByteBank.
Nessa jornada, vamos entender a necessidade de manter um engajamento e gerar uma estratégia de manutenção de treinamento e desenvolvimento para organização a fim de garantir que o desenvolvimento profissional seja favorável tanto para as pessoas quanto para o negócio.
Também pensar na assertividade, ou seja, quais os dados e métricas para T&D conseguir tomar decisões mais assertivas. Em outras palavras, escolher os melhores treinamentos, criar os planos de desenvolvimento mais adequados e trabalhar com competências que são realmente necessárias e vão trazer resultados.
Por fim, o curso está cheio de exemplos e cases de sucesso, materiais de apoio e exercícios a cada aula para que você consiga relacionar os conteúdos aprendidos com a realidade de mercado.
Se você sentiu curiosidade sobre o conteúdo, se matricule e vamos começar!
Nesse curso, vamos acompanhar a jornada de Rafael, um analista de treinamento e desenvolvimento na ByteBank que vai atender especificamente o time de UX (User Experience ou experiência do usuário).
Para conseguir desempenhar esse papel de T&D dentro desse time, o Rafael precisa colocar em prática alguma de suas competências, tanto técnicas como comportamentais.
Para conseguir apoiar outros times, liderança e gestão de pessoas a lidar com a parte de treinamento e desenvolvimento é necessário que esse profissional tenha um perfil:
Rafael vai atender ao time de experiência do usuário e, ao longo do curso, vamos conhecer os tópicos que busca aprender. Ele tem um perfil life long learner, que busca conteúdos que possam apoiar na sua atuação.
Primeiramente, Rafael deve alinhar suas propostas com o negócio e buscar ter foco no sucesso das pessoas do time e gestão de UX, o qual foi designado a atender e apoiar.
Para isso, precisa fazer um levantamento das necessidades daquele time e dos indicadores pertinentes para acompanhar as práticas que forem implementadas.
Também deve entender quais competências precisa trabalhar. Em recrutamento e seleção é necessário pensar nas competências que as pessoas precisam apresentar para ser selecionadas. Similarmente, em treinamento e desenvolvimento também precisamos pensar nas competências.
Dessa maneira, a pessoa que já está dentro da organização pode desenvolver ainda mais as competências que já possui e adquirir novas competências que possam ser importantes para sua atuação e para novos desafios (como uma promoção).
Além disso, são necessárias métricas para correlacionar com os indicadores. As métricas são um termômetro para que o Rafael, o time de UX e a gestão consigam entender a evolução do time e se as práticas estão sendo efetivas. Essa medição contínua é necessária ao longo de todos os processos de T&D.
Por fim, o Rafael também precisa trazer resultados ao time. Ou seja, além de medir também precisa mensurar e apresentar esses resultados em um determinado período de tempo.
Antes disso, precisamos definir claramente o que é T&D e entender suas duas grandes áreas de treinamento e desenvolvimento.
Primeiro, vamos conhecer o termo treinamento, pensando na atuação de alguém que trabalha com T&D dentro de organizações.
"O treinamento é o processo sistemático que envolve uma mudança de habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento, estimulando as pessoas a serem mais produtivas na direção do alcance dos objetivos organizacionais." - Chiavenato
Essa definição é muito direcionada ao negócio e foi feita por um autor renomado chamado Chiavenato, o qual cita muitas reflexões na gestão de pessoas.
Ainda pelo mesmo autor, citamos uma definição sobre a questão do desenvolvimento:
"Conjunto de experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional. E ele está mais focado no crescimento pessoal e visa à carreira futura e não apenas o cargo atual." - Chiavenato
O desenvolvimento é um termo mais amplo, pois além de poder trazer um resultado pontual, também visa o futuro. Por exemplo, foca no que a pessoa pode desempenhar dentro da empresa daqui há um ou dois anos. Enquanto o treinamento traz um viés de preparação mais emergencial, pois visa aquilo que a pessoa já faz em sua rotina.
Aprendemos o que é treinamento e desenvolvimento. Inclusive, desmistificamos a sigla T&D, ao entender o significa e o objetivo de cada uma dessas grandes áreas.
Também compreendemos os benefícios de realizar a atuação de T&D de maneira estratégica e alinhada ao negócio.
Adiante, iremos seguir com o primeiro passo da jornada do Rafael: aprender a como realizar um levantamento de necessidades de treinamento.
Ao juntar as esferas de treinamento e desenvolvimento que acabamos de conceituar, temos maior clareza sobre a sigla de T&D.
Quando Rafael soube que teria o desafio de atender o time de UX dentro da ByteBank, reconheceu que precisaria ofertar propostas e criar planejamentos alinhados com os objetivos e as demandas do negócio.
Por isso, precisa conversar com gestão de pessoas, liderança e o negócio como um todo para gerar um estudo de caso que vai ajudar a entender como o time de UX pode melhorar internamente, assim como em relação as entregas.
A área de T&D lida com pessoas e apesar de ser uma área muito humana, também é analítica, estratégica e com foco em competências.
Guarde o termo "competência", pois vamos revisitá-lo diversas vezes durante o curso.
Antes de passar dessa etapa de definições, vamos mostrar uma norma que consiste em um compilado de orientações para que a organização consiga avaliar a implementação de treinamento e desenvolvimento, bem como analisar sua qualidade.
A Norma ISO 10.015 fala sobre gestão da qualidade e traz diretrizes que auxiliam a identificar e analisar as necessidades de treinamento (LNT).
No próximo vídeo, Rafael vai se aprofundar sobre a sigla de LNT para começar a planejar o treinamento e desenvolvimento do time de UX.
Também vai ajudar a projetar e executar esses treinamentos dentro da organização e, posteriormente, vai orientar os critérios essenciais para a avaliação dos treinamentos com foco em melhoria contínua nas ofertas de T&D.
Notaremos que muitos conteúdos da ISO 10.015 estarão presentes nas próximas aulas, mostrando quais são esses critérios e diretrizes que precisamos seguir.
Com isso, Rafael pode partir para o primeiro passo do seu planejamento de atuação dentro do time de UX: realizar o levantamento de necessidades de treinamento (LNT).
Adiante, vamos entender qual a função desse processo abreviado como LNT na atuação de T&D.
O curso Treinamento e desenvolvimento: atue com técnicas e diretrizes possui 189 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Liderança em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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