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Quais são os pilares e os passos para aplicar a aprendizagem organizacional?

Athena Bastos

Athena Bastos


A aprendizagem organizacional é um dos fatores fundamentais para aumentar o nível de maturidade e inovação dos times.

Não por menos, junto ao desenvolvimento contínuo de lideranças, a mentalidade - e as consequentes ações - de aprendizagem organizacional contínua é uma vantagem competitiva para as empresas.

Mas para que esse processo seja realmente efetivo, a empresa deve olhar para estratégias de capacitação que entendam as suas necessidades específicas em alinhamento às necessidades atuais do mercado.

Diante da importância desse tema, o objetivo deste artigo é despertar as lideranças de RH para a importância da aprendizagem contínua nas organizações e refletir sobre as estratégias para construir uma cultura de aprendizado.

Mulher em reunião de negócios e apresentação moderna em sala de conferências com seus colegas de trabalho.

O que é aprendizagem organizacional

A aprendizagem organizacional é o caminho pelo qual, através de ferramentas e metodologias, as pessoas colaboradoras aprimoram seus conhecimentos e suas habilidadesque podem ter ligação direta ou indireta com suas funções.

Portanto, seja por meio de observação de outras pessoas, pelo compartilhamento de informações ou pelo uso de tecnologia, as pessoas colaboradoras transferem, adquirem ou desenvolvem algum conhecimento.

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É importante ter em mente que a aprendizagem organizacional compreende dois tipos de conhecimento: o conhecimento formal, através de capacitações e cursos de treinamento e conhecimento informal, por meio de trocas de experiências práticas no dia a dia.

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Quais os pilares da aprendizagem organizacional

A aprendizagem organizacional compreende alguns pilares que fornecem a base para construir um ambiente frutífero para troca de conhecimentos e experiências.

Assim, para garantir que o processo de aprendizagem organizacional tenha resultado, é importante entender quais são os pilares que o constituem:

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento refere-se aos processos e às boas práticas de criação, retenção, evolução e transferência de conhecimento dentro da empresa.

Trata-se, portanto, de um conjunto de serviços e tecnologias que garantem que o processo de aprendizagem das pessoas colaboradoras seja realmente efetivo.

Assim, a gestão da aprendizagem atua para alinhar três principais pilares de um processo de treinamento e desenvolvimento: tecnologia, conteúdos e metodologia.

Treinamentos

Os treinamentos são ações que se destinam a fornecer às pessoas colaboradoras alguma habilidade ou conhecimento necessário para desempenhar as funções de maneira assertiva e eficaz.

Então, os treinamentos podem incluir aprender sobre novas ferramentas, técnicas e abordagens.

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Comunicação

Não é novidade que uma comunicação transparente e assertiva é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. Não é diferente com a aprendizagem organizacional.

A única forma de as pessoas conseguirem compartilhar informações e discutir ideias é através de uma boa comunicação.

Afinal de contas, a partir disso, é possível disseminar os objetivos da organização e garantir que todas as pessoas trabalhem na mesma direção.

Além do mais, a comunicação também contribui para a construção de uma cultura de aprendizagem. As empresas que proporcionam ferramentas e recursos necessários para o desenvolvimento das pessoas colaboradoras conseguem, com maior facilidade, construir um time engajado e produtivo.

Inovação

Todo processo de aprendizagem organizacional se baseia na ideia de criar coisas novas — seja um processo, uma solução, um produto ou serviço.

O aprendizado contínuo caminha ao lado dos movimentos de inovação para manter a empresa em um lugar competitivo no mercado.

Entretanto, tanto a inovação quanto a aprendizagem contínua demanda que a empresa crie um ambiente propício ao acesso às informações e às tecnologias mais recentes.

Quais os tipos de aprendizagem organizacional

É possível desenvolver a aprendizagem organizacional a partir de diferentes nívels de ensino. Assim, tipos de aprendizagem decorrem da fonte de conhecimento ou experiência. Os principais tipos são:

Aprendizagem sistêmica: desenvolve-se a partir da observação e vivência na prática; Aprendizagem com lideranças: a pessoa colaboradora adquire conhecimentos a partir da orientação que recebe de lideranças; Aprendizagem em grupo: como em uma via de mão dupla, é um trabalho em equipe para compartilhar e, ao mesmo tempo, desenvolver novos conhecimentos; Aprendizagem cultural: os conhecimentos decorrem da cultura organizacional da empresa — principalmente missão, visão e valor; Aprendizagem com experiências: as pessoas aprendem em suas próprias rotinas, a partir de suas experiências e solução de problemas.

Aprendizagem organizacional para Peter Senge

Em seu livro “A Quinta Disciplina”, Peter Senge apresenta o conceito de “organizações que aprendem” como aquelas organizações que expandem, de forma contínua, a sua capacidade de criar resultados que almejam e, a partir disso, constroem o futuro que desejam.

Nessa perspectiva, a aprendizagem organizacional é o conjunto de todos os tipos de conhecimento que podem ser aplicados no cotidiano das pessoas colaboradoras para gerar melhores resultados para a empresa.

Sendo assim, as organizações que promovem a aprendizagem organizacional desenvolvem a capacidade de adquirir, gerar e organizar conhecimentos e valorizar o capital intelectual.

Nessa perspectiva, Peter Senge sugere que a capacidade de aprender de forma mais rápida que os concorrentes é a verdadeira vantagem competitiva que uma empresa pode ter em relação às demais.

Isso significa que, na concepção de Senge, as empresas que valorizam o capital intelectual e criam uma cultura de aprendizagem organizacional se destacarão no mercado competitivo.

O ciclo de aprendizagem, na compreensão de Senge, compreende cinco disciplinas diferentes:

Domínio de si mesmo

O domínio de si mesmo é a disciplina que gera crescimento e aprendizado nas pessoas. Ou seja, é a motivação das pessoas de aprender como as próprias ações afetam o mundo — em contrapondo a um pensamento reativo.

Visão compartilhada

A visão compartilhada estimula o compromisso de todas as pessoas colaboradoras com as metas, os valores e as visões da empresa.

É como se todas as pessoas compartilhassem a mesma “imagem do futuro”, o que, na prática, estimula o compromisso e o envolvimento com as ações que as levam até lá.

Modelos Mentais

Os modelos mentais são crenças e generalizações que se enraízam, de forma inconsciente, na mentalidade das pessoas e geram efeitos sobre os seus comportamentos.

Aprendizagem em equipe

A aprendizagem em equipe desenvolve a habilidade de grupos de pessoas buscarem uma visão sobre o todo, além de suas perspectivas individuais.

Pensamento sistêmico

Por fim, o pensamento sistêmico é uma abordagem que envolve a compreensão e a análise de sistemas complexos, considerando a interação entre seus elementos.

É uma mudança de mentalidade que, ao invés de entender as partes isoladas, busca compreender como essas partes se relacionam e influenciam umas às outras.

Como aplicar uma estratégia de aprendizagem organizacional

Assim como outras estratégias da empresa, a estratégia de aprendizagem organizacional deve considerar as necessidades específicas de cada empresa.

No entanto, é importante considerar os seguintes pontos:

Crie programas de capacitação

Uma maneira eficaz de promover a aprendizagem organizacional é por meio da implementação de programas de capacitação.

Esses programas podem incluir treinamentos, cursos presenciais e online, mentorias e outras atividades que ajudem as pessoas colaboradoras a adquirir novas habilidades, conhecimentos e competências relevantes para o trabalho.

Ao fornecer oportunidades de desenvolvimento, a organização promove a aprendizagem contínua e incentiva os colaboradores a se manterem atualizados em suas áreas de atuação.

Estabeleça uma cultura de feedbacks

A aprendizagem organizacional também é impulsionada pela criação de uma cultura de feedbacks construtivos. Afinal de contas, só assim as pessoas terão consciência sobre quais pontos precisam melhorar.

Isso envolve incentivar a comunicação aberta e honesta entre as pessoas da equipe, permitindo que eles deem feedbacks uns aos outros e também recebam feedbacks de suas lideranças.

Além disso, é importante que a organização dê importância aos feedbacks que recebem e utilize-os para promover mudanças e melhorias em seus processos e práticas.

Encoraje a experimentação e aprendizagem contínua

Uma estratégia de aprendizagem organizacional eficaz requer um ambiente que encoraje a experimentação e a aprendizagem contínua. Isso significa que a organização deve permitir que as pessoas colaboradoras se arrisquem, testem novas ideias e soluções, mesmo que isso possa resultar em erros.

Ao criar uma cultura que valoriza o aprendizado através da experimentação, as pessoas colaboradoras se sentem mais motivadas a buscar soluções inovadoras, a aprender com seus erros e a melhorar constantemente.

Quais os benefícios da aprendizagem organizacional

A aprendizagem organizacional traz diversos benefícios para as empresas. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

Melhoria contínua

A aprendizagem organizacional permite que as empresas identifiquem áreas de melhoria e implementem mudanças para aumentar a eficiência de seus processos.

Ao aprender com experiências passadas e aplicar esse aprendizado nas práticas do dia-a-dia, as pessoas colaboradoras podem gerar melhores resultados e, como consequência, proporcionar um crescimento constante na empresa.

Adaptação às mudanças

Em um ambiente empresarial em constante evolução, a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças torna-se crucial. A aprendizagem organizacional ajuda as empresas a se manterem flexíveis e ágeis, permitindo que elas se ajustem rapidamente a novas demandas, tecnologias e tendências do mercado.

Inovação

A aprendizagem organizacional estimula a criatividade e a inovação. Ao encorajar a experimentação, o compartilhamento de conhecimento e a busca por soluções diferentes, as pessoas colaboradoras podem chegar mais com mais frequência a boas ideias — que, principalmente, a diferencia das empresas da concorrência.

Retenção de talentos

As organizações que investem no desenvolvimento de suas pessoas colaboradoras conseguem atrair e reter mais talentos. Isso porque a possibilidade de crescimento e de desenvolvimento é um dos critérios fundamentais para que as pessoas valorizem as oportunidades de carreira.

Melhoria da comunicação e colaboração

A aprendizagem organizacional promove a comunicação aberta e a colaboração entre as pessoas da equipe. Ao incentivar o compartilhamento de conhecimento, experiências e ideias, as empresas melhoram a colaboração entre os departamentos, aumentam a produtividade e fortalecem o trabalho em equipe.

Resolução de problemas mais eficaz

A aprendizagem organizacional capacita as pessoas colaboradoras a lidarem com problemas e desafios de forma mais eficaz.

Ao aprender com erros passados e compartilhar conhecimento, os times podem tomar decisões mais informadas, identificar soluções criativas e resolver problemas complexos com mais facilidade.

E, na sua empresa, como estão as estratégias de aprendizagem organizacional e educação corporativa?

Agora que você já sabe a importância desses processos, que tal promover uma capacitação das pessoas colaboradoras em tecnologia, preparando-as para as demandas do futuro? Fale com a gente e saiba mais sobre nossos benefícios.

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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