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Se você não conhece o Brand Awareness, provavelmente ao se deparar com o título deste artigo pensou ter encontrado apenas mais um termo do marketing. Calma, o termo pode ser desconhecido, mas a estratégia com certeza está presente em seu cotidiano, seja você profissional de marketing ou não. E é importante para todos os setores da empresa, da estratégia de negócio à estratégia de produto.
Se você quer entender de uma vez por todas sobre essa métrica (sim, estamos falando de uma métrica) e como implementá-la em sua marca, está no local certo.
Sabe quando você está fazendo sua lista de compras e escreve que precisa comprar um Gillette ao invés de uma lâmina de barbear? Ou quando está na praça de alimentação e diz que vai comer um McDonald 's ao invés de um hambúrguer?
Isso tem a ver com a consciência de marca. Gillette, McDonald 's, Bombril, são exemplos de marcas que estão tão presentes na mente das pessoas consumidoras que geram a associação direta com os produtos que elas oferecem, tornando-as referência.
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Quando pensamos em adquirir um produto, por exemplo, temos a opção de pesquisar as diversas marcas que o oferecem. Podemos, então, analisar aspectos como como o preço, valor e diferenciais. Porém, não é isso que acontece. Na maioria das vezes, damos preferência a marcas que são referência na área e que nos transmitem confiança, sem ao menos fazer essa pesquisa.
O Brand Awareness é a métrica que indica o quanto uma marca é lembrada pelo serviço ou produto que oferece.
O principal objetivo desta estratégia é fazer com que a marca seja reconhecida como referência em sua área. Assim, gera notoriedade, conquista confiança do público e se destaca em relação aos concorrentes.
Mas nem sempre o reconhecimento vem de forma positiva. Por isso quando falamos de Brand Awareness é fundamental tratarmos de Brand Equity.
Traduzido como valor de marca, o Brand Equity se trata do valor positivo adicional que uma marca agrega a um produto.
Se a consciência de marca, ou seja o Brand Awareness, tem a ver com o reconhecimento, o Brand Equity está atrelado ao valor que essa marca promove para que seja uma identificação positiva.
Através de uma boa estratégia de Brand Equity, as pessoas consumidoras não associam somente um valor monetário ao produto. Elas também associam as diversas vantagens que o valor integrado a ele traz, o que aumenta sua lealdade e relacionamento com a marca.
Um clássico exemplo de Brand Equity é a Apple.
Todo mundo tem aquele amigo que comprou um Iphone e sempre que é necessário trocar de aparelho aguarda um novo lançamento da Apple sem nem pesquisar por outras marcas. Isso ocorre porque a marca possui um valor tão grande na consciência dos clientes que eles já estabeleceram uma relação de confiança.
Para estes consumidores, a Apple é uma referência positiva de celulares, então buscarão os produtos da marca sem pensar duas vezes.
Agora que entendemos que a consciência de marca e seu valor estão interligados e são essenciais para construir um relacionamento com a pessoa consumidora, vamos compreender os diferentes formatos de Brand Awareness e como utilizar estas estratégias.
Quando se trata de Brand Awareness, existem diferentes formas de gerar a consciência de marca nos consumidores:
Traduzido como lembrança da marca, o Brand Recall se trata da probabilidade de quem consome se lembrar da marca, produto ou serviço de maneira natural, ou com um pequeno ''empurrãozinho''.
Não se trata somente em ter seu logotipo reconhecido ou das pessoas saberem o que a marca oferece. Trata-se de estar no topo da mente de clientes e ser a primeira marca citada quando a pessoa consumidora é questionada sobre determinado produto ou serviço.
Traduzido como reconhecimento de marca, o Brand Recognition se trata exatamente do quanto um determinado público reconhece uma marca. Vai além de simplesmente saber do que se trata, mas associar seu logotipo, cores, slogan e até mesmo tons.
Pense em uma marca que tem as cores vermelho e amarelo e tem a letra M em seu logo. Provavelmente você pensou na mesma marca que todas as pessoas pensariam. Isso ocorre porque o reconhecimento de marca do McDonald 's é tão forte que é possível gerar associações somente com cores ou letras.
Não é somente o nome da marca que você conhece, mas também todos os elementos que a cercam.
Por isso, é muito possível que o McDonald 's seja a primeira empresa que te vem à mente quando alguém fala de hambúrguer. Afinal, a marca conseguiu estabelecer um bom reconhecimento e, consequentemente, um bom Brand Awareness
Traduzido como dominância de marca, o termo se trata da conexão emocional e afetiva que a pessoa consumidora constrói com a empresa através de sua consciência e reconhecimento. Neste caso, além de consumir e indicar a marca, a clientela também a acompanha de perto e apoia seu crescimento.
Você se lembra daquela marca que teve uma experiência mediana? Certamente não!
Consumidores se recordam de marcas que vivenciam experiências boas ou ruins que os acompanham no âmbito emocional. Por isso, a dominância de marca é responsável por estabelecer esta conexão afetiva que, além de gerar vendas, cria clientes fiéis.
Metrificar o reconhecimento de uma marca não é tarefa fácil, mas é fundamental para implementar estratégias de Brand Awareness e melhorar os relacionamentos entre sua marca e consumidores.
Para isso, é importante acompanhar algumas métricas no cotidiano, como feedbacks de clientes.
Além disso, é possível realizar pesquisas de levantamento para identificar a percepção do público e monitorar relatórios de vendas, qualificando os volumes de vendas e o retorno de estratégias direcionadas a clientes.
Uma boa estratégia de Brand Awareness pode fidelizar clientes e aumentar o reconhecimento da marca. Para implementar, existem algumas dicas que podem te auxiliar. Confira:
A Magazine Luiza possui sua própria assistente virtual, a Coca-Cola é a marca registrada do Natal e o Google possui cores tão marcantes em sua logo que qualquer pessoa associa a marca.
O que todas essas marcas têm em comum? Todas conseguiram identificar pontos únicos e os destacaram, tornando seu reconhecimento muito mais fácil. Por isso, definir e destacar pontos fortes e únicos da personalidade da marca é uma ótima forma de aumentar sua identificação.
Para criar uma ligação com consumidores e sempre ser associado por eles, é importante conhecer o público-alvo de maneira aprofundada, entender suas dores e como a marca pode saná-las.
Além disso, um bom conhecimento de público torna mais fácil a aproximação e a criação de conexão emocional.
Quem não é visto não é lembrado. E isso se aplica ao marketing. Para gerar o reconhecimento de marca e garantir que clientes se lembrem da sua marca ao pensarem em um determinado produto, é preciso mantê-la sempre em evidência por meio do marketing de conteúdo.
Além disso, essa estratégia permite mostrar os valores presentes no produto ou serviço, demonstrando a qualidade da marca.
Além das vantagens para as vendas e o relacionamento com consumidores, um bom Brand Awareness auxilia empresas a encontrarem bons talentos e terem colaboradores mais engajados.
Uma marca bem estruturada e reconhecida facilita no recrutamento de talentos. Isto auxilia o time de RH em processos de contratação, otimizando tempo e recursos da empresa. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em uma organização que admira?
Portanto, para quem atua com estratégias de mercados superaquecidos, como o de tecnologia, focar no Brand Awareness em conexão ao Employer Branding é essencial.
Por fim, a consciência de marca não se limita somente às pessoas externas. Também é importante para gerar uma boa percepção da companhia dentro do ambiente de trabalho. Essa estratégia, somada ao Endomarketing torna as pessoas colaboradoras parte dos valores e costumes da empresa, disseminando seus princípios em sua atuação empresarial.
Agora que você já sabe da importância em aplicar o Brand Awareness, é hora de implementar em sua empresa e otimizar sua consciência de marca.
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