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Muito além de um benefício simplesmente individual, o crescimento profissional das pessoas colaboradoras faz parte da própria estratégia de desenvolvimento do negócio.
Afinal de contas, o desenvolvimento e o aprendizado contínuo dos times envolve a estratégia da empresa em dois níveis diferentes: para manter as pessoas motivadas e, ao mesmo tempo, capacitá-las para gerarem inovação e produtividade.
Ou seja, de um lado, as pessoas querem se desenvolver, querem participar de novas experiências e ter novas oportunidades. Não querem ficar estagnadas em suas funções.
A falta de crescimento profissional é, inclusive – na opinião de 41% das pessoas entrevistadas na pesquisa da McKinsey & Company, um dos principais motivos para pedir demissão em um emprego.
Em contrapartida, a partir do crescimento profissional, as empresas ganham em qualificação e em potencial de inovação para continuarem crescendo dentro de seus segmentos de atuação.
Nesse contexto, a cultura de aprendizado, assim como as estratégias de treinamento e desenvolvimento, devem fazer parte da cultura organizacional e do planejamento da empresa.
Assim, considerando o mercado superaquecido da tecnologia, as lideranças de TI precisam ficar atentas a esse movimento.
Mas o que essas lideranças podem fazer a nível de gestão de times para impulsionar carreiras e acelerar o crescimento profissional – principalmente quando precisam de profissionais capacitados para suprir as demandas?
Para responder essa pergunta, este artigo vai explicar o que é e como acelerar o crescimento profissional do seu time, através de estratégias práticas.
Em uma pesquisa com 1.000 empresas (e mais de 100 modelos de negócios), Josh Bersin chegou aos seguintes resultados: 81% das pessoas que responderam ao questionário estão esgotadas e estressadas com seus empregos e esperam que a empresas as ajude a crescer.
Esse número demonstra que o incentivo ao crescimento profissional do time também é uma forma de criar uma experiência positiva para a pessoa colaboradora, aumentando a satisfação com a empresa e com a própria liderança.
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Dessa forma, o desenvolvimento e o aprendizado contínuo das pessoas colaboradoras gera resultados em relação à atração e à retenção de talentos. E, consequentemente, à diminuição da taxa de turnover.
Ainda, a mesma pesquisa constatou os grandes impulsionadores da satisfação das pessoas:
Além do mais, o crescimento profissional também se confunde com a postura da pessoa colaboradora diante da sua carreira: tanto em relação ao investimento constante no desenvolvimento de habilidades, quanto às suas habilidades emocionais e relacionais.
Então, é fundamental que as empresas invistam no desenvolvimento de competências técnicas. No entanto, elas não são suficientes para o crescimento das pessoas colaboradoras.
As lideranças precisam olhar para as pessoas colaboradoras e enxergar suas potencialidades através do desenvolvimento em T que elas constroem. Ou seja, conhecimentos horizontais (generalistas), além dos verticais (específicos).
Inclusive, um novo estudo da McKinsey mostra que a maior parte do crescimento das pessoas vem da experiência e não das habilidades. Em outras palavras, se as pessoas não estão crescendo através de novas funções e novos projetos, o desenvolvimento de habilidades por si só é limitado.
E isso é fácil de se observar em vários contextos: é bastante comum que um curso aumente o conhecimento sobre um tema, mas as capacidades reais só vêm da experiência no trabalho.
Sendo assim, as experiências, para além dos conhecimentos específicos, contribuem para a formação de profissionais em T – que têm grande capacidade de inovar e de resolver problemas complexos.
O crescimento profissional das pessoas colaboradoras é, antes de mais nada, o resultado de uma mudança de postura. É fundamental que as lideranças tenham intenção e planejem focar em suas estratégias de forma proativa.
Nesse contexto, aqui estão algumas estratégias para acelerar o crescimento profissional dos times:
O plano de desenvolvimento individual (PDI) é uma forma de planejar ações para o desenvolvimento de competências e habilidades de pessoas.
Como se trata de um planejamento, é importante considerar metas a curto, a médio e a longo prazo e os caminhos práticos para alcançá-las.
No entanto, é importante ressaltar que o PDI deve levar em consideração as metas da organização e como elas dialogam com as metas individuais de cada pessoa colaboradora.
A partir disso, as pessoas e as lideranças devem analisar quais são os pontos fortes e os pontos fracos e quais competências pretendem desenvolver.
Além do mais, é essencial ter em mente que o PDI não compreende apenas as competências técnicas (Hard Skills), mas também o desenvolvimento de habilidades pessoais e relacionais (Soft Skills).
Depois disso, a partir do planejamento, é importante definir as metas individuais e o plano de ação dentro de um plano de ação, como no exemplo a seguir:
Diante do planejamento e das metas individuais, as lideranças devem oferecer capacitações em Hard Skills.
Por exemplo, muitas vezes a empresa precisa acelerar o desenvolvimento de pessoas de Back-End em Front-End para facilitar o repasse de demandas entre os times.
Além do mais, as empresas também precisam oferecer as capacitações necessárias para desenvolver algumas Soft Skills importantes para as metas.
Então, por exemplo, para que uma pessoa colaboradora possa conduzir novos projetos dentro da equipe, às vezes é necessário desenvolver habilidades de liderança e comunicação.
Ainda, as lideranças devem construir programas de aceleração de competências. Um exemplo disso são os programas baseados em Cohort Based Learning. Ou seja, programas com prazos certos, além de entregas reais e compartilhamento de conhecimentos em grupo.
Os programas Cohort Based Learning são uma alternativa aos cursos online em massa (MOOC) e possuem maior engajamento e taxa de conclusão.
A grande diferença é que nos Cohort Based Learning as pessoas assistem às aulas em um grupo. Os estudantes, nesse caso, têm os mesmos cronogramas e prazos de aprendizado, ao invés de assistirem ao curso em seu próprio ritmo.
A proposta é que a atmosfera de grupos faz com que as pessoas se esforcem mais para acompanhar as aulas e as atividades.
Há uma grande discussão sobre o desenvolvimento de conhecimentos. No entanto, o conhecimento por si só não é suficiente para o crescimento profissional.
Mais do que simplesmente aprender as teorias, é essencial que se coloque em prática e aprenda com as experiências.
Ou seja, não adianta fazer um curso e não aprender as coisas certas. Também não adianta aprender as coisas certas e não aplicá-las na prática. Tampouco faz sentido desenvolver uma competência teórica e prática nova se ela não é necessária para criar coisas novas ou contribuir para o crescimento.
É por isso que, além do treinamento e de cursos, é fundamental incentivar que as pessoas colaboradoras apliquem os conhecimentos na prática.
Não é novidade que networking é importante. Isso serve para dentro e fora do time. Pessoas com funções diferentes podem (e, sobretudo, devem!) trocar conhecimentos constantemente.
Isso funciona não apenas para conhecer mais sobre o negócio, mas para conhecer as áreas que se relacionam entre si e analisar as entregas combinadas a partir de outras perspectivas diferentes.
Em resumo, o crescimento profissional do time envolve a estratégia da empresa de duas formas: primeiro, em relação à inovação e à otimização de produtividade e resultados; e, em seguida, à atração e retenção de talentos.
Afinal de contas, a premissa principal é que as empresas crescem junto com as pessoas. Se as lideranças querem mais produtividade, mais inovação e mais qualidade nas entregas, precisam que seus times se desenvolvam.
Ainda que o tempo de desenvolvimento dependa de cada pessoa, quando as lideranças investem em seus times conseguem acelerar os processos de crescimento de forma conectada ao negócio.
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