Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.
A educação continuada é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, para que a organização avance, seus colaboradores e colaboradoras precisam evoluir seus conhecimentos técnicos e interpessoais.
Entretanto, a realidade dos investimentos em educação no Brasil revela outro cenário. Segundo estudo da Integração Escola de Negócios e pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), referente aos anos 2024 e 2025, as empresas brasileiras investiram 1,84% da folha salarial em treinamento e desenvolvimento de equipes, o que representa um investimento de R$ 1.222 por pessoa colaboradora. Isso evidencia que há uma dedicação relacionada à educação, mas que ela ainda obtém uma taxa pequena, mesmo que o conhecimento seja um fator que impacta diretamente o crescimento e a inovação das organizações.
Se você faz parte de uma liderança e quer entender mais sobre o que é educação continuada, seus desafios e vantagens, e como as empresas podem se beneficiar dela, continue a leitura deste artigo!
A educação continuada faz referência ao processo de aprendizado frequente e permanente, que visa a atualização e o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e competências ao longo da vida profissional. Vale destacar que ela transcende a educação formal (como graduação e pós-graduação), por englobar uma variedade de atividades de aprendizado que ocorrem após a formação inicial.
Neste sentido, a educação continuada pode ocorrer por meio de cursos de curta duração, workshops, seminários, palestras, treinamentos online, leitura de artigos e livros, participação em eventos e outras atividades de aprendizado de curto e médio período.
VEJA TAMBÉM:
A educação organizacional continuada permite que as pessoas colaboradoras aprimorem suas habilidades e se adaptem às novas demandas do mercado. Por outro lado, as empresas que promovem essa prática não somente cultivam um ambiente de aprendizado contínuo, mas também colhem benefícios significativos em termos de retenção de talentos.
Para incentivar a educação continuada, as empresas podem oferecer programas de treinamento personalizados, acesso a plataformas de e-learning e cursos especializados. E os benefícios desse tipo de programa são claros: profissionais com mais autonomia e capazes de contribuir com ideias inovadoras para a organização, maior eficiência operacional e vantagem competitiva no mercado.
Ou seja, investir em educação continuada é, portanto, uma estratégia “ganha-ganha”. Empresas que priorizam o desenvolvimento contínuo não somente atraem os melhores talentos, mas também criam uma força de trabalho mais preparada para enfrentar os desafios futuros.
A palavra educação é sempre reconhecida por seus benefícios em relação ao conhecimento e bons valores, por isso, quando falamos em educação organizacional continuada, o conceito segue o mesmo pensamento. Confira as principais vantagens que essa estratégia pode agregar em uma empresa.
A educação continuada proporciona o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que melhoram o desempenho individual e coletivo, o que reduz erros e retrabalho, e aumenta a produtividade.
Investir no desenvolvimento das pessoas colaboradoras aumenta a satisfação e o engajamento, o que, por consequência, reduz a taxa de rotatividade. Além disso, profissionais que percebem oportunidades de crescimento dentro da empresa tendem a permanecer nela por mais tempo.
Empresas que incentivam a aprendizagem contínua se mantêm à frente da concorrência. Isso porque pessoas colaboradoras que buscam atualização constante estão mais aptas a desenvolver soluções inovadoras e acompanhar as tendências do mercado.
A educação organizacional pode ser direcionada para desenvolver competências alinhadas às metas da empresa.
Isso garante que as pessoas colaboradoras estejam preparadas para desafios específicos e contribuam diretamente para os resultados do negócio.
Em um cenário de constantes transformações tecnológicas, equipes capacitadas se adaptam mais rapidamente a novas metodologias e ferramentas tech, o que gera mais segurança para as empresas continuarem o seu crescimento no mercado.
Leia também: Quais são os principais tipos de competência e como desenvolvê-los?
Todo conceito tem dois lados. Assim, apesar das diversas vantagens da educação continuada, existem também desafios que empresas e lideranças devem saber lidar, como as que citaremos a seguir.
Uma das principais questões é a necessidade de atualização constante para acompanhar as inovações. As pessoas profissionais devem estar dispostas a adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo, o que pode ser dificultado pela falta de tempo e recursos.
A barreira do tempo é significativa, já que muitos(as) profissionais precisam equilibrar as demandas do trabalho com as oportunidades de aprendizado. As organizações, por sua vez, devem criar ambientes que incentivem a educação continuada. Um exemplo consiste em oferecer programas flexíveis e acessíveis que se encaixem nas agendas da equipe.
Leia também: Dicas para fazer uma boa gestão de tempo e aumentar a produtividade
A resistência à mudança é um obstáculo comum. Muitos(as) profissionais podem hesitar em sair de suas zonas de conforto e adotar novas habilidades ou tecnologias. Superar essa resistência requer uma mudança cultural dentro das organizações, promovendo uma visão de aprendizado como um ativo essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Com a evolução constante das indústrias, os programas de educação continuada precisam ser adaptáveis e atualizados para refletir as necessidades do mercado. Isso exige uma colaboração entre instituições educacionais e empresas, para garantir que o currículo atenda às demandas atuais.
Fazer com que todos os colaboradores e colaboradoras tenham acesso às ferramentas e recursos necessários, para participar efetivamente das iniciativas de aprendizado, é essencial em um mundo cada vez mais digitalizado.
Leia também: Digital Skills — as competências digitais e a transformação digital nas empresas
Para promover a educação continuada, as pessoas líderes da empresa devem ter visão estratégica que valorize o aprendizado como um diferencial competitivo e incentive a cultura da inovação constante.
A empatia e a capacidade de comunicação são também fundamentais para identificar as necessidades individuais dos(as) colaboradores(as) e oferecer oportunidades de aprendizado alinhadas aos seus interesses e aspirações.
Por fim, líderes devem servir como exemplo, ou seja, devem participar ativamente de programas de capacitação e incentivar a troca de dúvidas e conhecimento entre os(as) profissionais.
Ao seguir esse processo, sua empresa pode alcançar o sucesso nesta abordagem, assim como as empresas Suzano e o Grupo Mateus, que implementaram a educação continuada em seus ambientes internos com apoio do ecossistema Alura + FIAP Para Empresas.
Leia também: Como se tornar uma liderança inspiradora no mercado de tecnologia?
A Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e referência global no uso sustentável de recursos naturais, enfrentou o desafio de capacitar seus colaboradores e colaboradoras em um cenário de transformação digital acelerada. Para isso, a empresa decidiu aliar a educação continuada ao desenvolvimento de habilidades digitais, o que promoveu uma mudança cultural em um setor tradicional.
O primeiro passo foi estruturar uma estratégia de empoderamento digital baseada em Upskilling e Reskilling. A empresa criou a área de Engajamento Digital e lançou a Academia Digital, uma iniciativa voltada para o aprendizado contínuo em diversas frentes, como Dados, Inovação Aberta, Agilidade, Desenvolvimento, Criatividade e Estratégia Digital.
A partir da criação da Academia Digital, a empresa formou mais de 200 colaboradores(as) e desenvolveu mais de 100 projetos internos, o que gerou grandes impactos financeiros e operacionais. Inclusive, um dos projetos de maior destaque foi a otimização da estufagem de veículos e transporte do produto final, que resultou em uma economia de R$ 3 milhões.
Em suma, a transformação promovida pela Suzano reforça o papel da educação continuada como um diferencial estratégico. A empresa não somente capacitou suas equipes profissionais, mas também integrou o aprendizado contínuo à sua cultura organizacional.
Uma das maiores redes de varejo do Brasil, o Grupo Mateus, enfrentava o desafio de capacitar seus colaboradores e colaboradoras para acelerar a expansão de suas operações. Neste cenário, a empresa percebeu a necessidade de desenvolver competências tecnológicas em sua equipe para garantir eficiência e competitividade no mercado.
Para isso, investiu fortemente na educação continuada, implementando um programa focado no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais com apoio da Alura Para Empresas. Áreas como back-end, front-end, comunicação e liderança foram priorizadas.
Os resultados foram expressivos: a taxa de turnover foi reduzida em cinco vezes, o que evidenciou impacto positivo do aprendizado na retenção de talentos. Além disso, os(as) colaboradores(as) alcançaram um avanço no desenvolvimento equivalente a 10 anos de experiência tradicional em um período significativamente menor.
Com isso, a estratégia adotada pelo Grupo Mateus demonstra como a educação continuada pode ser um fator determinante para o crescimento e a consolidação de uma empresa no mercado.
Como foi possível perceber, implementar programas de educação continuada requer uma abordagem estratégica por parte das lideranças, pois é necessário considerar tanto os objetivos da organização quanto às necessidades das pessoas colaboradoras.
Se você é líder de uma organização, confira a lista de etapas e recursos essenciais que vão garantir o sucesso dessa abordagem.
Antes de iniciar qualquer programa, é fundamental realizar uma análise detalhada das necessidades de aprendizado. Isso pode ser feito por meio de pesquisas internas, entrevistas e análise de desempenho. Identificar lacunas de habilidades permitirá que a liderança desenvolva um currículo alinhado com os objetivos estratégicos do negócio.
Estabeleça metas específicas e mensuráveis para o programa. Essas metas devem estar alinhadas com as estratégias da organização e devem ser comunicadas claramente a todos as pessoas participantes para garantir o engajamento e a clareza das expectativas.
Variedade é a chave. Utilize uma combinação de diferentes formatos de treinamentos. Nesse quesito, firmar uma parceria estratégica e educacional com alguma instituição que ofereça essa variedade facilita o acesso ao conteúdo especializado e permite um aprendizado flexível.
Para aumentar a adesão ao programa, incentive a participação dos membros da sua equipe por meio de ações como reconhecimento, certificados e oportunidades de progressão na carreira. Além disso, criar um ambiente colaborativo onde as pessoas colaboradoras possam compartilhar experiências enriquecerá o aprendizado.
Implemente mecanismos para avaliar continuamente o progresso dos(as) colaboradores(as) e do programa como um todo. Adotar um feedback regular também é essencial para ajustar o ensino conforme necessário e garantir que os objetivos estejam sendo alcançados por todas as pessoas.
Leia também: Feedback para gestores — qual é a importância para o(a) profissional e para a empresa?
Oferecer recursos tecnológicos, como ferramentas de Inteligência Artificial e análise de dados, podem personalizar a experiência educacional, tornando-a mais eficaz e envolvente. Isso porque, com esse tipo de tecnologia, as pessoas podem fazer suas próprias pesquisas, tirar dúvidas, automatizar processos, entre outras atividades que podem torná-las mais produtivas.
Ao seguir essas etapas e promover as ferramentas adequadas, empresas de diferentes setores podem transformar a educação continuada em uma poderosa estratégia para o desenvolvimento organizacional, o que também promove a inovação e a competitividade no mercado atual.
É possível encontrar parcerias estratégicas educacionais em diversos ambientes, desde que haja um objetivo claro. A busca pode iniciar dentro da própria empresa, ao observar quais instituições de ensino ou empresas de treinamento complementam suas áreas de atuação.
Explorar eventos e conferências do setor educacional, participar de associações e buscar plataformas online que conectam empresas e instituições de ensino também são ótimos caminhos.
Uma opção a considerar é o ecossistema Alura + FIAP Para Empresas, que oferece soluções de educação corporativa completas, por meio de cursos e treinamentos (presenciais e remotos), de forma flexível e sempre com conteúdo atualizado.
Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba mais!
Leia também: O papel da educação corporativa nos resultados das empresas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.