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A equipe de marketing é a área responsável pela elaboração, planejamento, criação e design de estratégias de inbound marketing (marketing para plataformas digitais) e endomarketing (marketing interno), além de todos os projetos de comunicação existentes na empresa. Formada por profissionais capacitados, a equipe cuida também da imagem da empresa para o público, de forma consciente e alinhada aos valores e objetivos da marca.
Portanto, ter uma equipe bem estruturada e composta por profissionais competentes para assumir papéis estratégicos, faz toda diferença. Mas como montar uma equipe de marketing? Vamos discutir sobre essa e outras questões ao longo deste artigo.
O Marketing é uma forma de comunicação entre a empresa e seu público, neste sentido, a equipe de marketing formata e distribui os produtos e serviços da instituição.
Seu objetivo é garantir estratégias, sejam elas de redes sociais ou trade marketing, para que a empresa possa atingir objetivos como aumento de vendas, aumento de engajamento com o público, entre outros.
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A equipe de marketing também é responsável por identificar, por meio de pesquisas de mercado, as tendências e o que as pessoas consumidoras da marca estão dizendo em relação aos seus serviços e produtos. Identificar o diferencial competitivo da marca é uma grande estratégia para alavancar as vendas e engajar o público.
Uma equipe de marketing mal formada pode prejudicar a construção de marca da empresa e impactar o alcance de metas e resultados. Por isso, veja como direcionar a formação dessa equipe tão importante.
O Marketing possui diversas áreas, consequentemente uma equipe de marketing tem profissionais variados com habilidades referentes a sua atuação.
Muitas vezes apenas um profissional poderá exercer duas ou mais funções dessa lista. A pessoa responsável pela área deve prezar pela qualidade do que está sendo entregue, mas sem ignorar as possibilidades e a realidade da empresa. Então, é importante ajustar as necessidades da empresa com o que cada profissional pode fazer, sem exceder limites.
A estrutura é formada a partir das necessidades da empresa, orçamento da área, entendendo a realidade e como ela pode ser suprida da melhor maneira. Este trabalho de organização e planejamento é feito pela pessoa responsável em fazer a gestão da equipe de marketing, iremos explicar mais sobre essa função a seguir.
Com isso em mente, podemos citar alguns profissionais que compõe o time de marketing e suas funções:
A pessoa gestora de marketing é responsável por executar o plano de marketing da empresa, bem como cuidar da equipe e identificar bloqueios que impactam nos resultados que estão sendo alcançados.
O conteúdo é fundamental para o marketing, tendo destaque central. Além de produzir, a pessoa é responsável em adaptar este conteúdo para as diversas plataformas, conforme a linguagem do público-alvo e normas técnicas das redes. De suma importância, o conteúdo nutre, educa e converte a pessoa consumidora, contribuindo para uma relação direta e próxima entre cliente e empresa.
Profissionais de copywriter são responsáveis em desenvolver os descritivos de anúncios, landing pages, e outras chamadas visando captar a atenção do público. Por meio das estratégias de SEO, esta pessoa utiliza técnicas que alavancam os sites em mecanismos de busca e redes sociais.
É responsável por gerenciar o orçamento de publicidade e executar o tráfego de campanhas patrocinadas na internet. Analisando relatórios e métricas, a pessoa gestora de tráfego decide como gerir o investimento em anúncios para obter melhores resultados.
Este profissional fica com a parte visual da área. Desenvolve peças gráficas em anúncios, embalagens, panfletos e todos os materiais que exigem esse tipo de produção. Além disso, a pessoa designer é responsável em criar sites responsivos e amigáveis. Portanto, ela precisa conhecer muito bem técnicas de usabilidade.
A pessoa Social Media fica responsável pelo planejamento e gestão de estratégias das redes sociais, definindo conteúdos, pautas e calendário editorial da marca.
A todo momento as redes sociais e plataformas online nos fornecem dados sobre nossos consumidores a cada interação deles com a empresa. Esses dados podem nos mostrar padrões de comportamento fundamentais para estratégias de marketing eficientes.
A pessoa analista de dados, por meio de ferramentas de Marketing Analytics, analisa diversos dados e os transformam em informações que guiam as decisões da equipe de marketing, como em campanhas publicitárias, por exemplo.
O digital já é uma realidade que não podemos ignorar. Diversas pesquisas evidenciam que empresas que não estão na internet podem enfrentar problemas no alcance de seus objetivos no futuro. Isso porque o marketing digital, ou inbound marketing, é uma ferramenta extremamente potente para as vendas de uma empresa e para sua construção de imagem.
Neste sentido, ter uma equipe de marketing é investir no futuro e essencialmente ter ações estratégicas para conversões e vendas.
Não! O marketing interno de uma empresa se chama Endomarketing. Se engana a pessoa gestora que pensa que apenas o público-alvo precisa ser nutrido com seus conteúdos, os colaboradores e colaboradoras internos também precisam.
O endomarketing contribui para que a organização tenha um ambiente de trabalho harmonioso e integrado, em que todas as pessoas que nela trabalham se sintam motivadas. Essa área da empresa é responsável por produzir conteúdos internos, como conteúdos em redes sociais para o time, mensagens e eventos corporativos.
Para uma boa gestão da área é preciso que todos os objetivos que se quer alcançar com as ações de marketing estejam alinhados e definidos no planejamento de marketing. Todas as ações do time precisam caminhar para alcançar o mesmo objetivo, como o aumento das vendas, por exemplo.
A comunicação entre todos os profissionais da equipe é essencial e fundamental para um bom fluxo de trabalho, afinal, o designer vai precisar se comunicar com o profissional de conteúdo e com o gestor de tráfego, por exemplo.
O planejamento de marketing é um documento que materializa ações e objetivos da equipe.
Montar uma equipe que precisa reunir diversas habilidades técnicas e se alinhar à realidade e possibilidades da empresa não é uma tarefa fácil. Para a estruturação de uma equipe de marketing recrutadores e gestores de marketing precisam considerar alguns pontos:
Algumas vezes um profissional da equipe irá desempenhar mais de uma função semelhante à área de atuação. Como um designer que ajuda em tarefas de social media, por exemplo.
O mundo digital, moldado pelos padrões de consumo, muda diariamente com o surgimento de novas redes sociais e ferramentas da internet. Portanto, as pessoas da equipe precisam estar sempre atualizadas.
Conforme dito anteriormente, profissionais de marketing precisam estar sempre atentos atualizados, visto que as mudanças no digital ocorrem quase que diariamente. Oferecer programas de desenvolvimento interno fará com que sua equipe evolua e fique motivada. Apostar também em programas de estágio, desenvolvendo novos talentos pode agregar grandes profissionais e aprendizados à equipe.
Você pode estar buscando um profissional nível Sênior, mas este mesmo profissional já foi Júnior um dia. Buscar profissionais que queiram se desenvolver e dar oportunidades para isso pode trazer um profissional brilhante para a sua equipe.
Não importa qual seja o tamanho da equipe, os profissionais precisam ter as ferramentas essenciais para realizar o seu trabalho. Desta maneira, você vai ter uma equipe motivada e entregas de qualidade.
Uma equipe motivada é uma equipe bem gerida. A liderança precisa estar atenta a ouvir todas as pessoas do time e garantir a harmonia no ambiente de trabalho.
Além disso, é essencial manter o engajamento das pessoas e estar alinhado aos propósitos e valores da organização.
A ferramenta de Golden Circle estimula lideranças a refletirem qual é o propósito do que fazem, podendo levar o time todo a fazer o mesmo.
Ter uma equipe de marketing é peça chave para alavancar resultados na sua empresa. Pensando nisso, a Alura oferece diversas formações e cursos de marketing digital.
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