Logo Alura para Empresas
Compre agora Fale com especialistas
Artigo

Como o futurismo pode ajudar as empresas a se manterem competitivas?

Athena Bastos

Athena Bastos


mulher atenta trabalhando no computador

Em um mundo onde a única constante é a mudança, o conceito de futurismo surge como um auxílio para empresas entenderem o que as espera daqui há alguns anos. Não se trata de prever o futuro com bola de cristal, mas sim de construir futuros desejáveis que antecipam tendências, identificam oportunidades e desafios, e moldam o destino do negócio.

Para entender melhor o que é o futurismo, suas metodologias, previsões e impactos no mundo, continue a leitura desse artigo. Abordaremos desde a análise de tendências e cenários até a aplicação prática do futurismo em áreas como tecnologia e gestão de talentos.

VEJA TAMBÉM

O que é futurismo?

"O futurismo não é apenas prever o futuro, mas uma ferramenta estratégica para antecipar mudanças e aproveitar oportunidades emergentes." — John Sanei, especialista em futurismo e tendências.

A partir da afirmação de Sanei, no âmbito empresarial, o futurismo se refere a um campo de estudo multidisciplinar que se dedica a explorar, analisar e antecipar o futuro. Por meio de diversas metodologias, como pesquisa de dados, modelagem e cenários, o futurismo busca identificar tendências, avaliar impactos e auxiliar na tomada de decisões estratégicas, principalmente para a visão de organizações e dos governos.

Em resumo, o futurismo nos convida a refletir sobre o mundo que está por vir e a nos prepararmos para os desafios e oportunidades que ele nos reserva. Mas como fazer essas previsões? Como as empresas podem se preparar para se manterem competitivas? Vamos responder essas questões nos próximos tópicos.

Como prever tendências futuristas?

Prever tendências do futuro é um grande desafio, principalmente em relação à área empresarial, já que novas tecnologias e inovações surgem a cada instante. Porém, devemos lembrar que o futuro é um reflexo do que está acontecendo no presente e, com base nisso, podemos utilizar metodologias futuristas para analisar e antecipar o que nos espera nos próximos anos. Algumas das principais metodologias futuristas, que são ferramentas e abordagens que permitem explorar, analisar e antecipar o futuro de forma estruturada, incluem o estudo que citaremos a seguir.

  • Cenários: envolve o desenvolvimento de diferentes narrativas possíveis sobre o futuro, com base em variáveis sociais, tecnológicas, econômicas, ambientais e políticas.

  • Foresight: é o processo sistemático de olhar para o longo prazo, explorando futuros possíveis e preferíveis. Ele é amplamente utilizado por governos e corporações para identificar oportunidades e desafios futuros, com foco em planejamento estratégico.

  • Backcasting: utilizada para definir um objetivo futuro desejado e, a partir dele, traçar as etapas necessárias para atingi-lo. É comumente aplicada em projetos de sustentabilidade e planejamento urbano, como o desenvolvimento de cidades inteligentes, onde governos e empresas definem metas de sustentabilidade para o futuro e planejam ações no presente para alcançá-las.

  • Análise de tendências: empresas de tecnologia, como Google e IBM, utilizam a análise de tendências para monitorar padrões em crescimento para antecipar inovações tecnológicas.

  • Delphi: o método Delphi é um processo estruturado para coletar opiniões de especialistas sobre questões futuras. Essa abordagem é amplamente utilizada em áreas como a medicina, pesquisa de mercado e planejamento governamental para prever mudanças em políticas públicas, por exemplo.

  • Modelagem e simulação: são amplamente utilizadas na indústria automotiva e aeroespacial, por exemplo, para prever o comportamento de sistemas complexos, como o desempenho de motores ou a dinâmica do tráfego aéreo. Através de simulações, as empresas podem testar diferentes cenários e otimizar suas operações antes de implementar mudanças no mundo real.

  • Design de futuros: foca em imaginar e criar protótipos de futuros desejáveis, muitas vezes envolvendo a participação de diversas partes interessadas. Essa abordagem é mais usada em design de produtos, planejamento urbano e sustentabilidade.

  • Scanning: processo de monitoramento constante de diversas fontes de informação para identificar sinais fracos e tendências em ascensão. Organizações de inteligência competitiva e pesquisa de mercado, como o Gartner, usam essa técnica para antecipar inovações tecnológicas e mudanças de mercado.

Essas metodologias podem ser combinadas e adaptadas de acordo com o contexto e os objetivos específicos de cada estudo futurista. A escolha das abordagens mais adequadas depende de fatores como complexidade do tema, disponibilidade de recursos e público-alvo. A partir disso, cada empresa pode seguir as metodologias que mais se encaixam na sua estratégia.

Leia também: O que é inteligência de mercado e quais são as vantagens de aplicá-la nas empresas

Por que as metodologias futuristas são importantes?

Com os resultados das metodologias futuristas, que citamos acima, as empresas podem ampliar sua compreensão sobre o futuro do setor em que atuam e identificar como o negócio pode se manter relevante no mercado. Além disso, essas abordagens permitem avaliar diferentes cenários para a evolução da organização e embasar suas decisões de maneira mais informada e assertiva.

Para entender como essas metodologias funcionam na prática, podemos analisar a empresa Microsoft. Ela utiliza metodologias como análise de cenários e foresight para aprimorar seu sistema de nuvem Azure, integrar a Inteligência Artificial (IA) em seus produtos e identificar novas oportunidades de mercado.

Leia também: A jornada para se tornar uma empresa data driven de sucesso

Futurismo nas empresas

O futurismo, além de ser um campo de estudos, também se revela uma ferramenta poderosa para impulsionar empresas rumo ao futuro. Ao adotarem uma mentalidade proativa e estratégica, as empresas podem utilizar o futurismo e suas metodologias para identificar oportunidades, desafios futuros e se preparar para as mudanças de forma ágil.

Com isso, ao seguir e implementar esse conceito, as empresas podem se tornar líderes em seus setores, antecipando tendências e criando soluções inovadoras que geram valor para seus clientes, investidores(as) e para a sociedade.

Embora já tenhamos explorado alguns aspectos do futurismo nas empresas anteriormente, agora vamos nos aprofundar nas principais tendências e desafios que nos esperam, além de conhecer as profissões do futuro.

Tendências do futurismo empresarial

Qual empresa não gostaria de ter um insights da próxima revolução tecnológica? Ou de como criar uma solução inovadora que a destaque no mercado? Embora seja impossível prever o futuro com certeza absoluta, o futurismo, através da análise do comportamento da sociedade atual, nos permite identificar tendências e nos preparar para o que o amanhã nos reserva.

Um estudo da McKinsey reforça essa importância, revelando que 70% dos executivos entrevistados consideram o desenvolvimento de cenários e a antecipação de tendências como cruciais para o sucesso de seus negócios.

Se você se identifica com essa visão e deseja se preparar para o futuro, confira as principais tendências que os estudos futuristas apontam para os próximos anos no mundo empresarial:

Hiperpersonalização

O avanço da tecnologia e a coleta de dados estão abrindo portas para um novo patamar de personalização no relacionamento entre empresas e clientes. A hiperpersonalização, que vai além da simples segmentação de mercado, permite oferecer experiências únicas e relevantes, adaptadas às necessidades, preferências e comportamentos de cada cliente.

Sustentabilidade e economia circular

A crescente preocupação com o meio ambiente impulsiona a busca por modelos de negócio mais sustentáveis. Com isso, a economia circular, que prioriza a reutilização, a reciclagem e a redução de resíduos, está se tornando um imperativo para empresas que desejam se manter mais sustentáveis.

Modelos de negócio ágeis

A velocidade das mudanças exige que as empresas sejam ágeis e capazes de se adaptar rapidamente a novos cenários. Diante disso, modelos de negócio flexíveis, baseados em experimentação e aprendizado contínuo, são essenciais para navegar em um ambiente de incertezas.

Foco na experiência do cliente

Empresas que investem em criar experiências memoráveis e personalizadas conquistam a lealdade dos clientes e se destacam no mercado, sendo priorizadas pelo seu público na hora de adquirir produtos ou serviços.

Diversidade e inclusão

A valorização da diversidade e a promoção da inclusão são cada vez mais importantes para as empresas. Equipes inclusivas são mais criativas, inovadoras e capazes de atender às necessidades de um mercado global e multicultural.

Inteligência Artificial

A IA está revolucionando a forma como as empresas operam, ao automatizar tarefas, otimizar processos e gerar insights valiosos. Sua automação inteligente permite maior eficiência, produtividade e personalização, o que ajuda a transformar a maneira como interagimos com clientes e colaboradores(as).

Leia também: Como a IA pode facilitar o trabalho das pessoas colaboradoras dentro de uma empresa

7 profissões do futuro

Ao longo da história, a humanidade testemunhou o surgimento e o desaparecimento de diversas profissões, impulsionados por mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. O futuro não será diferente. O relatório "The Future of Jobs Report 2023", do Fórum Econômico Mundial, prevê a criação de 69 milhões de novos empregos e a eliminação de 83 milhões até 2027, evidenciando uma transformação significativa no mercado de trabalho.

Essa mudança é, em grande parte, impulsionada pelo avanço da tecnologia e pela automação de tarefas, que estão redefinindo as habilidades e competências exigidas no mercado. Para se manterem competitivas, as empresas precisam se preparar para a nova realidade, compreendendo as novas profissões e investindo no desenvolvimento de seus talentos.

A seguir, apresentamos 7 profissões que devem ganhar destaque no futuro, impulsionadas pelas tendências tecnológicas e sociais.

1. Especialista em IA e machine learning

Apesar de ser uma especialização já presente nos dias de hoje, as pessoas especialistas em IA e machine learning ganharão mais destaque no futuro. Isso porque elas serão essenciais para desenvolver, implementar e gerenciar sistemas inteligentes em diversos setores do mercado.

Leia também: IA para lideranças: como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoas

2. Engenheiro de energias renováveis

A busca por fontes de energia limpas e sustentáveis impulsionará a demanda por profissionais especializados em projetar, construir e manter sistemas de energia solar, eólica, hidrelétrica e outras tecnologias renováveis.

3. Especialista em biotecnologia e bioinformática

A combinação de biologia e tecnologia abrirá portas para novas descobertas e inovações em áreas como saúde, agricultura e meio ambiente. A partir disso, esses profissionais serão responsáveis por desenvolver novas terapias, alimentos e materiais, além de analisar e interpretar grandes volumes de dados biológicos.

4. Designer de Experiência do Usuário (UX) e Realidade Virtual (RA)

Com a crescente importância da experiência do usuário em produtos e serviços digitais, e a expansão da realidade virtual e aumentada, as pessoas profissionais em UX e RA ganharão mais destaque no mercado, sendo cada vez mais demandadas para criar interfaces intuitivas, imersivas e envolventes.

5. Especialista em cibersegurança

A crescente dependência da tecnologia e o aumento das ameaças cibernéticas tornam a segurança da informação uma prioridade para empresas e governos. Por isso, especialistas em cibersegurança, responsáveis por proteger dados e sistemas contra ataques, desenvolver soluções de segurança e garantir a privacidade dos usuários e usuárias, estarão cada vez mais presentes em organizações de diferentes portes.

Leia também: A arquitetura de segurança como uma ferramenta para proteger sua empresa

6. Gerente de comunidade e engajamento

Com o crescimento das redes sociais e plataformas online, a construção e o gerenciamento de comunidades engajadas se tornam cada vez mais importantes para empresas e organizações. Para manter o público engajado, os gerentes de comunidade serão responsáveis por criar e manter relacionamentos com as pessoas, promover a interação e fortalecer a marca.

7. Especialista em saúde mental e bem-estar

O aumento do estresse e da ansiedade na sociedade moderna impulsiona a demanda por profissionais que promovam a saúde mental e o bem-estar. São esses especialistas que ajudarão as pessoas e organizações a lidar com o emocional, desenvolver resiliência e criar ambientes de trabalho saudáveis e produtivos. Com isso, podemos compreender que essa será uma soft skill importante, principalmente, para setores de RH.

Leia também: A importância da gestão de recursos humanos para empresas da área de tecnologia

Como as empresas podem lidar com o futurismo?

Para os negócios abordarem o futurismo, eles precisam adotar uma postura estratégica, proativa e adaptável. Isso inclui promover uma cultura de aprendizado e inovação, onde a criatividade e a colaboração são incentivadas.

As empresas também devem se manter atualizadas sobre novas tecnologias, como as soluções com IA, além de investirem em infraestrutura e capacitação, para usá-las de forma eficaz. Antecipar tendências e se preparar para o futuro é outra ação essencial, utilizando ferramentas e metodologias futuristas para desenvolver planos de ação que considerem as mudanças tecnológicas.

Entretanto, o futurismo pode apresentar desafios, como resistência à mudança, falta de recursos para mensurar resultados e até a escassez de novos profissionais qualificados para posições mais específicas. Outra questão importante é a rápida evolução da tecnologia, que exige investimento contínuo em reskilling e upskilling dos colaboradores e colaboradoras para mantê-los atualizados e produtivos.

Se a sua empresa precisa de auxílio para superar os desafios do futurismo, conte com a parceria educacional da Alura Para Empresas! Seja para treinar seus colaboradores(as), criar uma nova estratégia que projete tendências e tenha foco em resultados, ou proporcionar formações para o reskilling e upskilling de seus times. Nosso ecossistema tem tudo o que a sua empresa precisa para se preparar para o futuro e se manter relevante no mercado.

Faça como as mais de 5 mil empresas que já contaram com a nossa parceria! Entre em contato conosco e, juntos, traçaremos uma estratégia personalizada para o seu negócio.

Leia também: Lifelong Learning: Qual a sua importância para o aprendizado corporativo?

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=