Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.
Todos os dias, novas soluções digitais são lançadas e difundidas pelo mundo. Isto simplifica até mesmo as nossas ações mais corriqueiras. No entanto, a existência desses facilitadores não implica, necessariamente, que todas as pessoas estejam aderindo a eles.
A orientação a essa maior receptividade a tudo o que é novo, é própria de gerações consideradas “nativas digitais”, ou seja: as gerações Millennial e Gen-Z.
Por terem crescido em meio a um contexto de rápida evolução tecnológica, essas pessoas possuem uma tendência natural a uma mentalidade guiada por soluções mais ágeis e práticas. Porém, isto não significa que todas tenham de fato essa mentalidade que chamamos de Mindset Digital.
A seguir falaremos sobre os motivos pelos quais essa expressão é associada à evolução do próprio mercado, e por que as empresas deveriam incorporar esse conceito às suas realidades.
Embora tenhamos associado o conceito a uma condição geracional em um primeiro momento, é importante deixar claro que a inclinação a essa maneira de pensar não é exclusiva das gerações mais jovens. Tampouco significa que todas as pessoas das gerações mais jovens terão essa mentalidade digital.
Afinal, ter familiaridade com facilitadores digitais é diferente de ter uma visão estratégica sobre um negócio do ponto de vista da inovação, que é justamente o que caracteriza um Mindset Digital.
VEJA TAMBÉM:
Antes de entrarmos no que caracteriza esse mindset digital, é importante dar um passo atrás. Mindset é uma crença, uma mentalidade, um padrão de pensamento que afeta a forma como uma pessoa vê ao mundo e a si própria.
Uma das autoras mais reconhecidas sobre o tema é a psicóloga Carol S. Dweck, ph.D.. Em seu livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, Carol S. Dweck explica as diferenças entre um mindset fixo e um mindset de crescimento.
O mindset fixo é caracterizado pela crença de que habilidades, talentos e capacidades são imutáveis. Isto dificulta, portanto, a mudança. Já o mindset de crescimento se caracteriza pela crença de que as pessoas podem desenvolver habilidades e aprender coisas novas ao longo do tempo.
“Coloque-se na posição de quem tem um mindset fixo. Sua capacidade está em jogo. [...] Sinta a tensão, sinta seu ego estilhaçar-se e hesitar. Em que mais você está pensando e sentindo? Agora se coloque no lugar de uma pessoa com mindset de crescimento. Você é iniciante, e por isso está ali. Está ali para aprender. [...] Sinta que a tensão se esvai: sinta sua mente se abrir. A mensagem é a seguinte: você é capaz de mudar seu mindset.” (Carol S. Dweck)
Todos nós oscilamos entre um mindset e outro. Mas o quanto nos abrimos ao novo impacta o quanto nós, e consequentemente as empresas, conseguimos crescer.
É evidente que o mundo passa por um momento de transição.
Muito embora estejamos inseridos em um contexto no qual a tecnologia já foi incorporada ao nosso dia a dia, devemos lembrar de que essa é uma condição relativamente nova. Vinte anos atrás, as soluções digitais estavam apenas começando, e não eram tão acessíveis à população como são hoje.
E justamente pelo rápido processo de transformação digital, precisamos nos abrir para um mindset de crescimento, para a mentalidade de que podemos aprender novas habilidades.
É natural que ainda exista uma certa resistência de parte das empresas em incorporar conceitos inovadores aos seus processos e à sua própria cultura organizacional. Afinal, tudo o que é novo pode gerar dúvida. E muitas vezes algo que é capaz de simplificar e otimizar processos, acaba sendo visto como demasiadamente incerto e arriscado.
Mas o fato é que, cada vez mais, a tecnologia aparece como um elemento indissociável dos comportamentos e hábitos de consumo da população, e da evolução do próprio mercado.
Portanto, desenvolver um Mindset Digital — ou seja: uma reconfiguração da mentalidade corporativa, mais pautada pela incorporação estratégica de soluções inovadoras aos processos e interações entre equipes — é algo fundamental para que as empresas se mantenham relevantes e competitivas.
O mindset digital é composto por elementos que permitem a adaptação e o crescimento nesse mundo impactado pela tecnologia. Alguns dos elementos que compõem o mindset digital incluem:
O primeiro passo para desenvolver um mindset digital é entender que as mudanças são inevitáveis. Nesse cenário, temos duas escolhas: remar contra o fluxo ou assumir a dianteira do movimento.
Quem assume a dianteira do movimento estará mais preparado para passar por essas transformações.
E você pode pensar: como eu preparo minha empresa para esse movimento? Como desenvolver um mindset digital nos meus colaboradores e colaboradoras?
Incentive o aprendizado contínuo. Motive as pessoas a continuarem aprendendo e, principalmente, a se relacionarem com a tecnologia.
Falamos sobre inteligência artificial antes, e não foi por acaso. Como as pessoas do seu time lidam com essa nova ferramenta? Experimentar é uma forma de desenvolver esse mindset, junto ao estudo.
A Alura Para Empresas, por exemplo, agora conta com um curso sobre IA generativa.
Existem, contudo, um conjunto de habilidades digitais (Digital Skills) que você pode incentivar na sua empresa. Crie trilhas de estudo próprias para isso e engaje as pessoas colaboradoras nesse mindset.
Um profissional com mindset digital possui uma série de características que o tornam adaptável e bem-sucedido em um mundo cada vez mais digital. Algumas das principais características incluem:
Ter essas habilidades e traços pode ajudar a garantir que um profissional esteja preparado para enfrentar os desafios e oportunidades em um mundo cada vez mais digital.
A transformação digital é um processo que já vem sendo incorporado a empresas de diversas áreas há alguns anos. No entanto, nem todas realmente compreendiam o que essa transformação poderia proporcionar até pouco tempo atrás.
É claro que, como todo processo de adaptação, este também depende de uma curva de aprendizagem orgânica, no qual os resultados das estratégias digitais — tanto negativos como positivos — podem ensinar muito sobre os melhores caminhos de gestão para o futuro.
Desde o início de 2020, quando o distanciamento social se tornou uma regra para toda a população mundial, o processo de digitalização deixou de ser uma consequência da evolução tecnológica e passou a ser uma regra de sobrevivência para os negócios. Neste momento, empresas que já tinham um Mindset Digital, foram capazes de encontrar os melhores caminhos para manter suas operações.
Essa mentalidade orientada pela tecnologia é refletida por uma série de ações estratégicas, tais como o investimento em soluções automatizadas, a incorporação de metodologias ágeis ao dia a dia das equipes e, sobretudo, a contratação de profissionais de desenvolvimento de software para otimizar sites, aplicações e outros sistemas importantes.
Em muitos casos, a digitalização e desburocratização de processos foi capaz de aumentar a produtividade dessas empresas, assim como alcançar diferentes públicos e, consequentemente, aumentar seus lucros. Afinal, os meios digitais abrem portas para o diálogo com pessoas e potenciais clientes jamais imaginados em um contexto analógico.
Se você possui um pensamento orientado pela tecnologia e quer desenvolvê-lo através de ações estratégicas para impulsionar os resultados da sua empresa, fale conosco! Podemos desenvolver, juntos, uma solução personalizada para o futuro dos negócios.
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.