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O comportamento das pessoas empreendedoras é um dos aspectos que dita, em grande parte, o sucesso e o fracasso de muitos negócios. Um empreendimento bem planejado e com bons recursos não é suficiente para uma empresa ser sustentável no mercado, pois quem conduz e toma as decisões durante o andamento do negócio são justamente os empreendedores e empreendedoras. Mas você sabia que essas pessoas podem ser os próprios colaboradores da empresa?
Quando isso acontece, as habilidades empreendedoras dos colaboradores passam a ser uma peça-chave para impulsionar o sucesso do negócio. Por isso, é muito importante o desenvolvimento de uma atitude e de uma visão voltadas para o empreendedorismo.
A boa notícia é que qualquer pessoa pode desenvolver tais habilidades e características. Essa é a essência do intraempreendedorismo, uma abordagem que está conquistando espaço e se mostrando uma vantagem competitiva para as empresas da atualidade.
É comum que as pessoas associem empreendedorismo apenas à criação de novos negócios. No entanto, esse conceito engloba a intenção e a habilidade de conceber, coordenar e implementar novos projetos, serviços e empreendimentos.
Portanto, o intraempreendedorismo é a capacidade de identificar desafios e oportunidades para oferecer soluções eficientes dentro de uma empresa.
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Em países desenvolvidos, o empreendedorismo recebe atenção e apoio significativos devido à compreensão de que ele constitui a base do crescimento econômico, da criação de empregos e da geração de renda. Estudos conduzidos pelo Global Entrepreneurship Monitor, liderados pelo Babson College e pela London Business School, destacam como as atividades empreendedoras contribuem para a prosperidade dos países.
Aqui no Brasil, essa mentalidade tem ganhado força aos poucos, pois as empresas têm entendido que o intraempreendedorismo é um caminho para inovar e se sustentar no mercado.
Empresas que abraçam essa abordagem encorajam seus funcionários a terem uma atitude mais ativa, em vez de apenas cumprirem suas funções, agindo como verdadeiros empreendedores que auxiliam no alcance das metas do negócio.
Ou seja, passam a buscar soluções inovadoras, a identificar oportunidades de crescimento e, acima de tudo, estão dispostos a sair da zona de conforto para fazer a diferença dentro da empresa.
O intraempreendedorismo pode incluir diferentes tipos de iniciativas como, por exemplo, a criação de novas linhas de produtos, melhorias nos serviços e processos, desenvolvimento de projetos internos e até mesmo a proposição de novos modelos de negócio.
Um ótimo exemplo de intraempreendedorismo é o desenvolvimento do botão “curtir” no Facebook. A interação, que é um ícone da plataforma social, teve origem em um programa de ideias interno da empresa.
Algumas vezes, o resultado de uma ação intraempreendedora é tão relevante e implementado com sucesso que evolui para um negócio à parte. Esse processo se chama spin-off, e um desses casos ocorreu na Google, uma das empresas que mais apoia ações de intraempreendedorismo.
Lá os funcionários são estimulados a dedicar 20% do seu tempo de trabalho para pensar em projetos pessoais. Um dos resultados deste tipo de projeto foi justamente a criação do Gmail, que desde a sua primeira versão vem se aperfeiçoando e, hoje, é um dos produtos da Google de maior sucesso.
Portanto, cultivar uma cultura que incentiva essa mentalidade e atitude intraempreendedora pode trazer muitos benefícios para as empresas:
Embora tenham consciência de todos esses benefícios, muitas empresas ainda não sabem como podem implementar o intraempreendedorismo. Porém, tudo começa nas pessoas! Mas o que isso significa? Que saber identificar os colaboradores que possuem habilidades empreendedoras é um ótimo ponto de partida para estimular o intraempreendedorismo dentro de uma empresa.
Ao analisarem casos notáveis de empreendedorismo bem-sucedido, especialistas e estudiosos no campo da gestão identificaram certos traços e aptidões valiosos. Logo, quando o assunto é perfil empreendedor, existem algumas características e habilidades que precisam estar presentes nos colaboradores, ou serem cultivadas, para que eles possam intraempreender:
Pessoas intraempreendedoras costumam se antecipar em prever mudanças e também identificar problemas, buscando assim resolvê-los de forma estratégica. Por terem uma capacidade analítica aguçada, conseguem avaliar cenários de negócio com uma visão ampla, entendendo o que deve ser feito e elaborando um plano de ação estratégico.
Normalmente, pessoas intraempreendedoras possuem uma atitude ativa, sempre buscando conhecimento e questionando o que poderia ser feito de forma diferente. Isso faz com que consigam pensar em soluções com autonomia, mesmo que isso não tenha sido exigido por suas lideranças.
Profissionais intraempreendedores não costumam ser muito apegados às suas ideias, o que faz com que tenham uma postura flexível diante de imprevistos e mudanças no negócio. Assim, tem facilidade em aceitar alterações em suas rotinas, processos de trabalho e também estratégias implementadas pela empresa.
A criatividade, sem dúvida, figura como uma das características essenciais de uma pessoa empreendedora. Profissionais com esse perfil não se limitam a analisar problemas de maneira puramente lógica. Ao contrário, utilizam sua criatividade para conceber soluções inovadoras e eficientes, assim como para identificar oportunidades de negócio. Além disso, possuem vontade constante de aprender coisas novas, o que os ajudam a explorar ideias, processos e ferramentas inéditas em seu trabalho.
Empreender significa assumir riscos. Logo, pessoas intraempreendedoras possuem a coragem para tomar decisões e enfrentar a possibilidade de fracasso. Entendem que para experimentar novas abordagens no negócio, é preciso arriscar e aprender com os resultados.
Por fim, profissionais com perfil empreendedor dominam a comunicação oral e/ou escrita, conseguindo traduzir ideias e se fazer entender dentro do ambiente de trabalho, independentemente da origem e bagagem de seus pares e líderes.
Na prática, nem todos os profissionais possuem naturalmente as características empreendedoras. Logo, tanto a área de Recursos Humanos quanto gestores e demais lideranças podem promover essas habilidades nas pessoas que desejam se desenvolver na empresa
A cultura organizacional e o ambiente de trabalho desempenham um papel crucial na promoção desse mindset. Afinal, não adianta esperar que as pessoas tomem iniciativas empreendedoras quando as normas, crenças, valores e lideranças da empresa travam esses movimentos!
Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando como de fato implementar o intraempreendedorismo. Para começar a fazer isso, você pode seguir alguns dos passos a seguir:
Estimule a comunicação aberta e incentive os colaboradores a compartilhar suas ideias, independentemente do cargo.
É crucial que a alta administração da empresa apoie ativamente iniciativas intraempreendedoras. Se você não é dono ou dona do negócio, busque o consentimento dessas pessoas, mostrando a elas a importância de fomentar o empreendedorismo na empresa.
Dê aos funcionários a autonomia para assumir projetos e responsabilidades, permitindo que tomem decisões e aprendam com os resultados.
Valorize as contribuições intraempreendedoras, seja por meio de reconhecimento público, oportunidades de crescimento ou recompensas tangíveis.
Permita que as pessoas testem suas ideias sem medo de fracasso. Isso encoraja a inovação e o aprendizado contínuo.
Disponibilize os recursos necessários, como tempo, orçamento e suporte técnico, para que as pessoas possam desenvolver suas ideias e iniciativas intra empreendedoras.
Forneça capacitação e oportunidades de desenvolvimento para melhorar as Soft Skills dos colaboradores em áreas como liderança, criatividade e resolução de problemas. Se você mesmo(a) tiver essas habilidades, ofereça mentoria e orientação a seus colegas e pessoas lideradas que desejam desenvolvê-las.
Acompanhe regularmente o progresso dos projetos de intraempreendedorismo e forneça feedback construtivo para ajudar a melhorar e ajustar as iniciativas. Além disso, aceite que nem todos os projetos terão sucesso, sendo importante aprender com os fracassos e aplicar essas lições no acompanhamento de iniciativas futuras.
Agora que você já sabe o que é intraempreendedorismo e como cultivá-lo, aproveite todo o potencial empreendedor dos seus colaboradores! Ao fazer isso, sua empresa estará apta para enfrentar desafios e construir uma cultura de inovação e crescimento. Portanto, abrace essa abordagem e comece a colher os frutos do intraempreendedorismo no seu negócio!
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