Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.
Não existem mais dúvidas de que o formato de liderança tem influência significativa (de forma positiva ou negativa), tanto nos resultados do negócio quanto na retenção de talentos. A liderança é o exemplo para o time e um importante fator no engajamento no trabalho.
Não por menos, uma pesquisa da McKinsey concluiu que, em geral, as pessoas pedem demissão porque sentem que as lideranças não se importavam com elas. Mais especificamente, a pesquisa constatou que lideranças indiferentes foram o motivo principal de 35% dessas pessoas terem pedido demissão.
Ou seja, não existem dúvidas que o estilo de liderança impacta a performance, a felicidade no trabalho e, como consequência, a retenção de talentos.
Justamente por isso, empresas de todos os tamanhos têm focado seus esforços para desenvolver suas lideranças.
Porém, há uma questão importante: como as lideranças podem inspirar suas pessoas lideradas? O que é preciso para ser uma liderança inspiradora?
Para responder a essas questões, o objetivo deste artigo é abordar como as lideranças de tecnologia podem inspirar suas equipes, principalmente a partir de desafios específicos de TI e exemplos de lideranças inspiradoras na área.
Em seu livro “Comece pelo porquê: como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”, Simon Sinek garante que o que faz com que as pessoas estejam motivadas a trabalhar sua melhor performance é o senso de propósito.
Mas, afinal, o que isso significa? Na prática, o senso de propósito refere-se a ter um sentido para o que precisa fazer. Ou seja, quando a pessoa colaboradora entende um sentido para o trabalho que desenvolve, ela tende a dar o seu melhor.
VEJA TAMBÉM:
É aí que surge a importância de lideranças inspiradoras: normalmente através de seu próprio exemplo e vulnerabilidade, elas conseguem tecer relacionamentos mais profundos com as pessoas colaboradoras.
Além disso, constroem ambientes de trabalho mais saudáveis, em que as pessoas colaboradoras se sentem mais seguras para falar sobre o que sentem.
Nesse contexto, equipes lideradas por uma liderança inspiradora se comunicam melhor e com mais transparência e se sentem mais à vontade para criar novas ideias.
Assim, as pessoas colaboradoras se sentem mais motivadas e engajadas em suas funções. O que, por consequência, gera maior produtividade e alta performance.
No final das contas, lideranças inspiradoras criam mais conexão, colaboração e inovação no ambiente de trabalho. As empresas tendem, portanto, a ter melhores resultados, mais competitividade no mercado e maior índice de retenção de talentos.
Ou seja, a liderança inspiradora é um fator catalisador de colaboração e inovação dentro das empresas.
Uma liderança inspiradora é, antes de mais nada, uma agente de transformação dentro da empresa: tanto para apontar caminhos de desenvolvimento para as pessoas colaboradoras, tanto para construir um ambiente de trabalho de colaboração e produtividade.
Existe um elemento comum a todas as características desse tipo de liderança: o olhar humanizado e comprometido com princípios e valores éticos.
Nesse contexto, as principais características das lideranças inspiradoras são:
Uma liderança inspiradora é capaz de ouvir atentamente a perspectiva das pessoas colaboradoras, a partir de um interesse genuíno e um ambiente seguro para diálogo.
Assim, essas lideranças conhecem, de fato, as necessidades e os desafios individuais de sua equipe.
A partir disso, as lideranças podem reconhecer e atender às necessidades individuais e criar um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma comunicação efetiva não é uma via de mão única, em que lideranças falam sobre as demandas e sobre o desempenho das pessoas colaboradoras. É isso também. Mas não só.
Para caracterizar uma comunicação eficaz e saudável, todas as pessoas (tanto lideranças e colaboradoras) se sentem à vontade para conversar abertamente sobre o que vivenciam na empresa e, a partir daí, pensam em pontos para evoluir.
Então, uma boa comunicação pressupõe um ambiente de trabalho saudável, com transparência e segurança.
Por isso, uma boa comunicação é fundamental para uma liderança inspiradora. De um lado, essa liderança é capaz de transmitir as metas, as expectativas e a visão da empresa de forma clara.
E, de outro lado, também constrói um ambiente seguro para as pessoas colaboradoras manifestarem suas perspectivas e se dispõe a ouvi-las com cuidado.
Além disso, uma liderança inspiradora valoriza o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe. Essa postura compreende proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento, estabelecer metas de desenvolvimento individuais e oferecer apoio e recursos suficientes para as pessoas colaboradoras alcançarem seu pleno potencial.
Ao investir no crescimento de sua equipe, a liderança demonstra confiança e compromisso com o sucesso das pessoas colaboradoras.
Uma liderança inspiradora é capaz de tomar decisões difíceis de forma justa e objetiva. Para isso, faz análise de dados relevantes, considera diferentes perspectivas e toma decisões alinhadas aos valores e objetivos da empresa.
Ao tomar decisões com fundamento em informações sólidas, as lideranças transmitem credibilidade para sua equipe.
A transparência e a honestidade são fundamentais para uma liderança inspiradora. Uma liderança transparente compartilha informações relevantes com a equipe, incluindo desafios, objetivos e resultados.
Ao ser honesta sobre suas expectativas e fornecer feedbacks construtivos, a liderança constrói um ambiente de confiança e colaboração.
A transparência também compreende admitir erros e assumir responsabilidades, o que também fortalece a credibilidade e o respeito.
Assim como todos os aspectos da área de tecnologia, as habilidades de liderança também estão em constante evolução.
De todo modo, todas as mudanças apontam para uma única direção: as lideranças devem ter um olhar humano e, ao mesmo tempo, técnico.
Nesse contexto, as competências mais buscadas entre as lideranças são:
A transformação digital já é uma realidade em todos os setores da economia. Não por menos, as empresas estão procurando lideranças que tenham habilidades digitais, como, por exemplo, análise de dados e inteligência artificial.
Essas habilidades são fundamentais para impulsionar a inovação, melhorar a eficiência operacional e melhorar os resultados.
As constantes mudanças no ambiente de negócios exigem lideranças flexíveis e adaptáveis. Por isso, as empresas estão procurando pessoas que consigam se adaptar facilmente a essas mudanças.
Isso compreende a capacidade de tomar decisões assertivas e rápidas, ser resiliente diante dos desafios e se ajustar a diferentes culturas organizacionais.
As lideranças também devem ser capazes de lidar com diferentes áreas do negócio e que tem um desenvolvimento em T (com profundidade e variedade). Ou seja, devem ter uma visão ampla e global de todas as áreas da operação.
Isso permite que as lideranças tomem decisões mais assertivas e estratégicas, além de facilitar a comunicação e a colaboração entre os setores.
A habilidade de escutar de forma ativa é fundamental para promover um ambiente de trabalho colaborativo e construir relacionamentos mais fortes entre as equipes. Ou seja, a capacidade de ouvir com atenção a opinião de outras pessoas e permanecer aberta às diferentes perspectivas.
A capacidade de identificar oportunidades de crescimento e desenvolver soluções criativas para os desafios do negócio é uma das habilidades mais valorizada nas lideranças.
Afinal de contas, a inovação é um fator decisivo para manter a empresa em uma posição competitiva em relação ao mercado.
Para te inspirar, aqui estão dois exemplos de lideranças inspiradoras:
Atualmente, os grandes desafios das lideranças envolvem a rápida evolução tecnológica e a necessidade de atualização constante dos times e das próximas lideranças.
Além do mais, outras dificuldades consistem no gerenciamento de projetos complexos com prazos apertados em ambiente ágeis, a motivação e o engajamento diante da pressão por resultados e a gestão de conflitos entre o time.
Quer saber mais sobre liderança e o mercado de tecnologia? Receba a newsletter mensal da Alura Para Empresas com dicas e notícias quentes, direto em sua caixa de entrada!
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.