Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.
Por muito tempo, ninguém no mercado de trabalho pensaria que a liderança remota seria um tema recorrente nos mais diversos segmentos. Contudo, com o avanço das tecnologias e até das necessidades humanas, esse tipo de gestão se tornou cada vez mais comum.
O home office é uma modalidade muito querida e aceita por grande parte principalmente de profissionais que trabalham em escritórios. Isso não significa, porém, que a equipe fica "sem controle" e que a preocupação com prazos e qualidade de entrega diminui. Veja algumas informações importantes sobre esse assunto e saiba como mediar a situação entre equipes que estão longe, mas concentradas nos mesmos objetivos.
Pense por um momento: se a tendência do trabalho remoto está crescendo pelo mundo, só pode ser porque alguns bons resultados estão sendo observados, não é? Tenha isso em mente ao iniciar sua atuação nesse universo. Em vez de esperar dificuldades, vá em frente com otimismo e paciência; é provável que colegas de trabalho também estejam com algumas dúvidas.
É justamente por ser algo novo para tanta gente que a comunicação se torna ainda mais importante nesse cenário. Às vezes, mesmo em situações presenciais, há falta de entendimento e alguém pode acabar sendo mal compreendido. Online, então, muitas vezes as conversas acontecem por texto, perdendo-se a noção de tom, ênfase e expressões faciais. Para evitar transtornos, procure usar algumas das ferramentas próprias para trabalho remoto, como Slack ou Evernote. Além das conversas, elas permitem a distribuição de tarefas de forma assertiva e visual, facilitando para que todos os envolvidos no projeto entendam suas posições e o que devem fazer.
Na hora de ligar a câmera e realizar as famosas reuniões, o que menos importa é se as pessoas estão vestidas formalmente só da cintura para cima ou não. O que vale é garantir que os encontros sigam uma pauta, ocorram dentro de um horário determinado e sejam pontuais. Também é interessante verificar se os equipamentos e a internet de todos os participantes estão em bom funcionamento.
Confiança é uma das palavras-chave do trabalho e da liderança remota. Lembre-se de que sua equipe é composta por pessoas adultas, cada uma responsável por sua própria demanda. Tenha cuidado para não redobrar as broncas e o controle sobre tudo apenas por receio de uma improdutividade que talvez nem aconteça. Na verdade, alguns estudos indicam que o rendimento até aumenta no home office. Mantenha algum nível de cobrança, mas não assuste a equipe. Se a comunicação estiver ocorrendo bem, todas as pessoas saberão quais são as suas prioridades e terão como entrar em contato com você se precisarem de orientação.
Algumas dificuldades são comuns entre os times e as lideranças, como distração e procrastinação. Tente utilizar a técnica pomodoro para resolver esse tipo de questão, tanto durante sua liderança remota quanto em outros aspectos da vida. Vale indicar para as funcionárias também.
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.