Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.
Se antes o maior desafio do mundo dos negócios era a competitividade, hoje podemos acrescentar um contexto ainda mais dinâmico (com novas tecnologias, métodos e técnicas surgindo todos os dias) e bastante imprevisível. É só pensar na pandemia e em como, do dia para a noite, todo o mundo precisou se reorganizar para uma realidade organizacional inédita.
Para navegar neste cenário, as empresas precisam não só desenvolver novos produtos, mas também se reinventar “dentro de casa”. Ou seja, pensar em outro público-alvo: as pessoas colaboradoras. Mais do que contratar pessoas com habilidades novas, é preciso capacitar e desenvolver a equipe para que elas possam contribuir para o crescimento e inovação da empresa.
Porém, essa capacitação precisa ser pautada em uma estratégia sólida, que considere as necessidades da empresa, a rotina do time, particularidades e necessidades pessoais e a diferença entre senioridade dos profissionais, por exemplo. Para isso, muitas organizações recorrem a parceiros de educação corporativa, que oferecem cursos, treinamentos e conteúdos para alavancar o desenvolvimento de pessoas.
E aí entra mais um desafio: gerenciar diferentes soluções de aprendizagem, como instituições de ensino, plataformas online, consultorias especializadas ou empresas de treinamento corporativo. Administrar esses múltiplos parceiros envolve coordenar diferentes agendas, alinhar expectativas, garantir consistência na qualidade do conteúdo e, acima de tudo, manter uma visão integrada do desenvolvimento profissional dentro da organização.
É bastante coisa, não é mesmo? Por isso, preparamos este artigo para explorar mais sobre as plataformas de aprendizagem, formas de gerenciá-las e as vantagens de investir em uma solução única de treinamento e desenvolvimento. Boa leitura!
Com os avanços tecnológicos e as mudanças geracionais e comportamentais dos profissionais, a educação corporativa precisou se reinventar. Isso significa que aquele velho modelo de aprendizagem organizacional, com aulas presenciais e conteúdos muitas vezes excessivamente teóricos, está dando lugar para novas soluções, mais dinâmicas e flexíveis.
Uma pesquisa da Deloitte, inclusive, mostrou que as novas formas de capacitação são uma questão importante para 86% dos entrevistados. Os líderes também vincularam efetividade das competências a novas condutas de educação corporativa.
VEJA TAMBÉM:
Ou seja, é importante que as empresas encontrem a maneira mais eficaz de fornecer treinamento aos seus profissionais, criando oportunidades reais de aprendizado para que a equipe possa de fato aplicar os conhecimentos adquiridos – e, consequentemente, justificar o investimento no desenvolvimento de pessoas.
Para que você possa ter certeza da sua escolha, vamos abordar mais sobre algumas opções de soluções de aprendizagem e seus benefícios.
O aprendizado contínuo, ou lifelong learning, tem como premissa principal o desenvolvimento constante. Com tantas novas tecnologias surgindo e uma realidade cada vez mais conectada e acelerada, é imprescindível estar atualizado para se manter relevante no mercado.
As soluções de aprendizagem que têm como foco esse treinamento contínuo buscam desenvolver novos conhecimentos e atualizar antigos (ou reskilling e upskilling), bem como aplicar o que foi estudado em situações práticas.
Do ponto de vista da pessoa colaboradora, essa é uma forma não só de se manter informado sobre as novidades da sua área, mas também de desenvolver novas habilidades, tornar-se referência e demonstrar experiência para possíveis promoções de cargo.
Já do ponto de vista da empresa, o aprendizado contínuo é um modo de estimular um ambiente de inovação constante, melhorar processos internos, otimizar resultados e impulsionar o employer branding. Além disso,é uma forma de aumentar o engajamento das equipes e acelerar o desenvolvimento de novos produtos.
Ao optar por um parceiro de educação corporativa para implementar uma cultura de aprendizagem constante, é importante buscar um que ofereça conteúdos em diferentes temáticas relacionadas ao desenvolvimento em tecnologia de toda a empresa, bem como para todos os níveis de senioridade dos profissionais da organização.
Outro ponto interessante é entender se a solução permite flexibilidade no estudo, para que ela seja facilmente implementada na rotina das pessoas colaboradoras.
Plataformas que usam a estratégia de microlearning – metodologia focada em conteúdos-pílula de aprendizagem, possibilitam um aprendizado acelerado e personalizado.
É o caso do Banco PAN, que fechou uma parceria com a Alura para Empresas e estabeleceu o Yoda Day: um momento em que todo o time de tecnologia se reúne para aprender sobre um assunto que dialoga com os conteúdos oferecidos pela plataforma.
Uma forma de complementar a estratégia de educação continuada e trazer um conhecimento ainda mais amplo para a sua equipe é buscar soluções de aprendizado regulamentado.
Uma educação mais acadêmica ajuda na formação de mentes mais questionadoras, trazendo mais possibilidades de inovação para o seu negócio.
Inclusive, podemos repensar o formato de ensino regulamentado. Nos últimos anos, diversas instituições disponibilizaram certificados físicos ou virtuais referentes a cursos de menor duração (as chamadas microcredenciais).
As microcredenciais validam as habilidades adquiridas através de seus cursos ou treinamentos, por exemplo. Elas são baseadas em provas concretas de aprendizagem, como avaliações, provas ou projetos, agregando valor ao currículo do profissional.
Mas é claro que as microcredenciais dividem espaço com formações mais tradicionais, como Graduações e Pós-Graduações.
O desenvolvimento através do ensino regulamentado vai desde habilidades técnicas ou soft skills até MBAs e pós-graduações, para que o colaborador ou colaboradora aprofunde ainda mais os seus conhecimentos.
É uma boa opção principalmente se você está buscando uma solução de aprendizagem para líderes e profissionais que já têm vasto conhecimento em sua área de atuação.
Se é o seu caso, tente pensar em parceiros que tenham reconhecimento no mercado, o que dá ainda mais peso para as certificações. Também vale avaliar se os conteúdos preparam os profissionais não só de forma teórica, mas de forma ativa para que eles possam atuar nas dores do seu negócio.
Os líderes são grandes responsáveis por influenciar diretamente a motivação, o engajamento e a retenção de talentos de qualquer organização. Porém, em muitas organizações, é comum que profissionais mais experientes sejam promovidos para cargos de gestão sem capacitação para as novas responsabilidades.
Um estudo da Oji Life Labs mostrou que mais de um terço dos profissionais que trabalham com gestores de primeira viagem consideraram pedir demissão por comportamentos inadequados de suas lideranças. 41% também relataram se sentir mais estressados e ansiosos por esse motivo.
Por isso, é importante considerar esse público-alvo ao procurar soluções de aprendizagem. Mais do que MBAs, pós-graduações e cursos que contemplem gestão de pessoas e soft skills, busque uma plataforma que entenda a necessidade desse público de gerenciar produtos e negócios.
Isso pode ser feito, por exemplo, através da fomentação de comunidades de aprendizado, para que os gestores tenham um espaço colaborativo para trocar conhecimento, compartilhar experiências e trabalhar em equipe.
Plataformas que também têm conteúdos explorando cases de mercado ajudam os líderes a estudar outras perspectivas, tanto de projetos que deram certo quanto que deram errado, facilitando na identificação de potenciais gargalos ou oportunidades na sua empresa.
Quando falamos do desenvolvimento de pessoas em tecnologia, a necessidade de capacitação pode ser bastante pontual (como um curso específico de Python ou JavaScript, por exemplo).
Nesses casos, é interessante buscar parceiros que possam construir essa capacitação de forma personalizada, tanto em relação ao tema estudado quanto ao seu formato e duração.
Isso porque, ainda que as pessoas colaboradoras estejam dentro de grupos semelhantes, cada uma tem uma forma de aprender, um nível de conhecimento, uma habilidade diferente… Então é importante entender o perfil dos profissionais e buscar ferramentas adaptáveis, que tenham possibilidades como a trilha de aprendizagem.
Essa é uma estratégia que monta um plano de conteúdos ou de atividades que devem ser cumpridas, para que o time já tenha um caminho traçado com objetivos e metas para que ele possa aprender de forma mais autônoma.
Optar por mais de uma solução de aprendizagem pode trazer alguns desafios, como manter um padrão consistente de qualidade. Por serem plataformas (e empresas) diferentes, a qualidade, formato e abordagem do conteúdo pode variar, impactando na eficácia geral do programa de educação corporativa.
Além disso, é preciso garantir que todos os parceiros estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização, o que vai exigir mais esforços de coordenação e comunicação.
Diferentes plataformas de treinamento também podem ter calendários e cronogramas distintos. Coordenar as agendas para garantir que todas as iniciativas estejam alinhadas pode ser complexo.
Outro ponto bastante relevante é a falta de integração entre os sistemas, que pode resultar em dificuldades na rastreabilidade do progresso e na criação de relatórios.
Tudo isso pode prejudicar a mensuração do impacto dos projetos de desenvolvimento de pessoas.
Então, caso você escolha ter mais de uma solução de educação, tente escolhê-las estrategicamente, com base nas necessidades específicas da empresa. Busque, se possível, uma padronização dos conteúdos, para que a experiência de aprendizagem fique mais alinhada e coesa.
Também é importante implementar um processo de avaliação – tanto dos alunos e alunas que estão participando do programa quanto em relação ao desempenho dos parceiros de aprendizagem. Assim, fica mais fácil identificar quais estão proporcionando mais valor para a organização.
Fica bastante claro que escolher mais de uma solução de aprendizagem acaba acarretando em mais esforços, não é mesmo?
Por isso, optar por um único parceiro pode ser uma boa estratégia para maximizar a eficiência operacional. Isso porque, ao centralizar todas as iniciativas de capacitação em um único sistema integrado, a empresa consegue criar uma experiência mais consistente e alinhada com seus objetivos.
A capacidade de personalização também é aprimorada em uma solução única, já que é possível adaptar a plataforma de aprendizagem de acordo com as necessidades específicas da sua organização. Isso inclui a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas, o acompanhamento de métricas específicas e a integração de conteúdos exclusivos que atendam às metas da empresa.
Além disso, a gestão de custos fica mais transparente e controlável. Ter somente um parceiro de educação corporativa acaba trazendo uma visão mais clara dos gastos, facilitando a análise do retorno sobre o investimento (ROI) e a tomada de decisões informadas sobre futuros investimentos em treinamento e desenvolvimento.
Em resumo, uma solução de aprendizagem única oferece simplicidade, eficiência, consistência e personalização. Ao centralizar todas as iniciativas educacionais em uma plataforma integrada, a organização pode promover uma cultura de aprendizagem contínua de maneira mais eficaz, alinhada aos objetivos estratégicos e impulsionando o desenvolvimento profissional de seus colaboradores de forma mais coesa e impactante.
O ecossistema formado por Alura para Empresas, FIAP Empresas e PM3 Empresas é uma solução de aprendizagem única que contempla todos os benefícios de uma plataforma de aprendizado online, com programas de ensino regulamentado, formações com foco em produtos e negócios digitais, além de projetos personalizados.
Com mais de 1400 cursos, nós atuamos com mais de 5 mil empresas de todos os portes e segmentos, proporcionando uma jornada imersiva de aprendizado e experimentação.
Para atender às diversas demandas, temos soluções de educação continuada que garantem o upskilling e reskilling das pessoas colaboradoras, experiências personalizadas de ensino em diferentes formatos, MBAs e pós-graduações certificados pelo MEC.
Assim, conseguimos montar uma estratégia unificada, que capacita profissionais iniciantes ou seniors, em hard skills ou soft skills, passando pelo treinamento do seu time de gestores e pelo desenvolvimento de todas as áreas da empresa em habilidades digitais para impulsionar os resultados da empresa.
Nossos conteúdos também são voltados para a implementação na prática, com exercícios para que as pessoas colaboradoras possam aplicar o conhecimento adquirido em seus cotidianos.
Aqui na Alura para Empresas você consegue conectar seus projetos de educação corporativa aos objetivos do seu negócio, trazendo retornos visíveis e mensuráveis do aprendizado.
E agora que você já conhece as vantagens de ter uma solução de aprendizagem única, que tal promover uma capacitação de ponta? Fale conosco!
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.