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O desenvolvimento de pessoas, sem dúvidas, assume cada vez mais o protagonismo nas estratégias corporativas. Isto porque, ao contrário do que costumamos ouvir, as pessoas não são dispensáveis. Pessoas são o centro de toda organização. Tecnologia e conhecimento são ferramentas que as impulsionam em direção a uma meta.
O ponto sobre o qual as empresas ainda se debruçam é: como impulsionar os times? Como estimular as pessoas a desenvolverem suas competências e buscarem sua melhor performance?
Durante muito tempo, o foco esteve em fazer treinamentos corporativos, capacitações pontuais e específicas. Mas gradativamente, como aponta Chiavenato, Bersin e tantos especialistas do setor, as empresas ampliam o leque de desenvolvimento, inclusive para atender a necessidades emergentes.
É aqui, então, que a universidade corporativa entra como uma solução.
Além de permitir o conhecimento em escala, as universidades corporativas direcionam o aprendizado conforme os objetivos da organização e, mais do que isso, unem pessoas dentro uma cultura única, inserida em uma comunidade corporativa.
Por essa razão, trazemos os principais aspectos de uma universidade corporativa neste artigo.
Acompanhe para saber mais!
A universidade corporativa é um conjunto de estratégias e ferramentas, dentro do campo da pedagogia empresarial, destinada para desenvolver conhecimentos, competências, habilidades e atitudes de colaboradores e colaboradoras.
Segundo Chiavenato:
“As universidades corporativas se preocupam acentuadamente com a criação e desenvolvimento de competências individuais duráveis, exatamente como resposta às mudanças que estão ocorrendo e preparando as pessoas para isso.”
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A estratégia é importante na perspectiva do crescimento organizacional, pois permite que as empresas direcionem o aprendizado para as demandas do negócio. Como veremos mais adiante, um dos aspectos da criação da universidade corporativa é justamente entender o cenário e os objetivos da empresa, para que o desenvolvimento e os resultados estejam alinhados.
A universidade corporativa, em geral, representa também um aspecto da cultura organizacional. É uma forma de educar as pessoas sobre os processos e os valores internos, contribuindo para que as pessoas sigam unidas em uma mesma missão.
Com esse conceito em mente, é importante saber como surgiu a universidade corporativa. A sua criação se origina justamente da necessidade organizacional em manter uma gestão do conhecimento, atualizar pessoas e desenvolver habilidades e competências necessárias para os desafios do negócio, por meio da aprendizagem corporativa.
Em primeiro lugar, as universidades corporativas, embora possam oferecer certificados, não oferecem diploma formal. Contudo, talvez a maior diferença entre uma universidade corporativa e uma universidade tradicional esteja no formato do ensino.
Não há um padrão de universidade corporativa. Ou seja, cada empresa pode adotar o modelo mais compatível com sua estratégia de educação corporativa. Em geral, ela atende à necessidade de oferta de conhecimento à distância, flexível (através do microlearning, por exemplo) e escalável.
Através da educação corporativa EAD, a empresa garante o treinamento de funcionários e funcionárias mesmo no trabalho remoto.
Exemplos de universidade corporativa: Veja como o Nubank desenvolveu remotamente um time de engenharia de software.
Por meio do microlearning, é possível garantir que o aprendizado se encaixe dentro das rotinas. Isto aumenta o engajamento dos colaboradores e colaboradoras, e contribui para a criação de uma cultura de aprendizado forte.
Por fim, a universidade corporativa é mais holística. Ela visa atender a um grande número de pessoas e sua duração é mais longa que um treinamento pontual. Além disso, os conteúdos podem ser atualizados frequentemente e mais pessoas podem acessar o conhecimento, garantindo assim a escala do desenvolvimento.
Educação corporativa se refere aos programas e atividades de aprendizado desenvolvidas por uma empresa para aprimorar as habilidades e conhecimentos de seus colaboradores e colaboradoras, com foco nas necessidades da organização. Isso pode incluir iniciativas como treinamentos, workshops, seminários, cursos online, entre outros.
Já a universidade corporativa é um pouco mais abrangente, desenvolvida nas empresas com uma estrutura semelhante a uma instituição de ensino superior. Seu objetivo, é oferecer um programa de aprendizado mais formal, semelhante aos encontrados em uma universidade tradicional, que podem incluir certificações, treinamentos técnicos, desenvolvimento de liderança, entre outros, com sistemas de avaliação de desempenho.
Enquanto a educação corporativa é mais focada nas necessidades imediatas da empresa, a universidade corporativa tem uma visão mais ampla e estratégica, que visa a formação e o desenvolvimento de talentos de longo prazo, além de promover uma cultura de aprendizado contínuo dentro da organização.
Ambas as abordagens têm seus benefícios e de certa forma se complementam. Em resumo, a principal diferença entre ambos é que a educação corporativa é mais flexível e ágil para se adaptar mais rapidamente às necessidades da empresa. Já a universidade corporativa, prioriza o desenvolvimento profissional a médio e longo prazo, visando o desenvolvimento interno e a retenção de talentos.
Para Chiavenato, uma universidade corporativa é:
É isto que a diferencia de um treinamento corporativo.
Quanto ao processo de treinamento e desenvolvimento utilizado nas universidades corporativas, o autor o compara a um modelo de sistema aberto, formado por:
As universidades corporativas desempenham um papel importante no desenvolvimento e aprendizado contínuo dos colaboradores e colaboradoras de uma organização. Quando pensamos em qual é o principal objetivo da educação corporativa, podemos elencar que é fornecer um ambiente educacional estruturado e abrangente no contexto corporativo.
Dessa forma, o papel das universidades corporativas é fornecer programas de aprendizado, promover o desenvolvimento de talentos, incentivar o aprendizado contínuo, alinhar o desenvolvimento de habilidades com a estratégia organizacional, facilitar o compartilhamento de conhecimento e fortalecer a marca empregadora da empresa.
Como vimos, a universidade corporativa apresenta diversas vantagens para as organizações, tais como:
Quando uma empresa decide implementar a universidade corporativa, ela pode ter uma série de objetivos em mente, em que os principais são: o desenvolvimento de talentos, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos times alinhados com a estratégia geral da empresa, a atração e retenção de talentos qualificados, a melhoria do desempenho organizacional e a promoção de uma cultura de aprendizado e inovação.
No setor de tecnologia, a estratégia de educação corporativa tem sido cada vez mais importante.
Um estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) realizado no final de 2021 aponta que, até 2025, a demanda por profissionais de tecnologia deve chegar a 797 mil vagas.
O problema é: anualmente, apenas 53 mil pessoas se formam em cursos com perfil tecnológico.
Ou seja, além do menor número de pessoas se formando em relação ao total de vagas, as pessoas que se formam ainda não possuem a experiência e o conhecimento prático muitas vezes exigidos pelas demandas.
A saída das organizações, portanto, é apostar no desenvolvimento interno, através de universidades corporativas e outras estratégias de educação. Assim, podem acelerar profissionais com base nos objetivos e nas necessidades de cada stack, além de formar as pessoas que buscam.
Um dos principais desafios a respeito da universidade corporativa, é identificar as necessidades de desenvolvimento interno, não apenas na área de tecnologia, mas em todos os setores. A seguir, elencamos alguns dos principais critérios utilizados para isso:
Com esses critérios e outros que a empresa achar necessário, é possível tem uma visão abrangente das necessidades de desenvolvimento interno, a fim de planejar e implementar programas para fortalecer as competências de sua equipe e alcançar os objetivos organizacionais.
A tecnologia desempenha um papel fundamental nas universidades corporativas, e as plataformas de e-learning são uma ferramenta essencial para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento dentro dessas instituições.
De maneira geral, a tecnologia e as plataformas como o e-learning, facilitam o acesso flexível ao conteúdo de aprendizado, personalizando o aprendizado conforme as necessidades individuais, promovendo o conhecimento colaborativo, facilitando a avaliação e o acompanhamento do progresso e fornecendo acesso a recursos educacionais e especialistas.
Essas ferramentas permitem que as universidades corporativas forneçam um ambiente de aprendizado dinâmico, eficiente e adaptado às necessidades das pessoas colaboradoras e da organização.
Para criar uma universidade corporativa, é necessário seguir um processo estruturado e considerar diversos aspectos. Primeiramente, é preciso identificar as necessidades da organização, para estabelecer suas metas e objetivos.
Com isso em mente, é fundamental avaliar as competências existentes para desenvolver um plano de aprendizado. Além disso, também é preciso definir as plataformas e tecnologias que serão utilizadas para implementar a universidade corporativa.
Na sequência, é o momento de levantar o conteúdo de aprendizado que será aplicado, seja ele produzido internamente ou terceirizado. E por falar em terceirização, é fundamental definir uma equipe para gerenciar a universidade corporativa, incluindo pessoas instrutoras, tutoras, especialistas em áreas específicas, etc. Vale lembrar que essas pessoas, podem fazer parte da organização ou não.
Por fim, será preciso ter profissionais responsáveis por comunicar e envolver os colaboradores e colaboradoras em relação às atividades da universidade corporativa. É importante promover palestras que expressem a importância, os benefícios e as oportunidades disponíveis, por meio de canais de comunicação eficazes que ajudem a incentivar a participação ativa.
Vale lembrar que tão importante quanto pensar no que é necessário para criar essa estratégia, é fundamental ter um planejamento de sustentabilidade da universidade corporativa. Isso porque de nada adianta disponibilizá-la se não houver o engajamento das pessoas, necessário para mantê-la em funcionamento.
Na teoria, pode parecer complexo criar universidades corporativas. Contudo, essa estratégia pode ser executada na prática com alguns passos simples. O passo-a-passo para criar uma universidade corporativa vem de entender o contexto da empresa, o contexto das pessoas e os objetivos de ambos.
A partir da leitura de Chiavenato, elencamos os principais passos:
A primeira etapa da construção de uma universidade corporativa é realizar um diagnóstico da empresa, considerando diferentes pontos de vista.
Dentre eles, três são mais relevantes:
Caso você queira saber mais sobre identificação de gaps em skills, recomendamos que assista a uma live com a Suzano sobre gestão de competências tech:
Uma vez que você tenha um diagnóstico da empresa, você tem o direcionamento. Você já sabe qual o objetivo, quais os pontos fortes e fracos da organização em relação às pessoas e quais as principais competências a se desenvolver com base nos cargos.
É hora, então, de definir os conteúdos que podem suprir esses gaps e impulsionar os pontos fortes.
Como estamos falando do setor tech, é possível, por exemplo, programar conteúdos com base nas stacks dos times. Crie trilhas de conteúdos por squads ou guildas. Crie trilhas de estudo conforme a linguagem de programação utilizada ou pelo nível de maturidade do time. E pense também em quais os cursos necessários para a sinergia do negócio.
Dessa maneira, você poderá atender diferentes áreas da organização em diferentes níveis de conhecimento.
Após a identificação dos gaps e a definição dos conteúdos, é o momento de estruturar a estratégia da universidade corporativa. Isto é, planejar como esse conteúdo será ofertado.
Aqui, é importante analisar novamente os recursos da organização, e vale a pena perguntar-se:
Como vimos, muito além de planejar, implementar a universidade corporativa e buscar formas de torná-la sustentável, é fundamental avaliar o seu impacto dentro da organização.
Dessa forma, é preciso pensar como a universidade corporativa acompanha o desenvolvimento profissional e a progressão na carreira dos colaboradores após a conclusão dos programas de treinamento.
Para isso, apostar em alguns indicadores de desempenho pode ser a solução mais indicada. Confira a seguir, algumas formas comuns de avaliação utilizadas pelas universidades corporativas:
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