Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.
Ao longo dos anos, a Alura se tornou uma referência de educação online em tecnologia no Brasil. Ajudamos a transformar as carreiras de muitos e muitas profissionais através do conhecimento, e sempre buscamos produzir conteúdos atualizados, de acordo com as necessidades do mercado.
Através dos aprendizados que tivemos impactando jornadas individuais, desenvolvemos uma metodologia focada na evolução das empresas, focada em torná-las parte do crescimento de suas equipes e consequentemente de seus negócios.
Somando a Metodologia 6D, que é uma referência em educação corporativa, com nossos cases de sucesso em treinamentos, decidimos montar um modelo replicável, que contém os fundamentos necessários para que as empresas extraiam o máximo da educação corporativa à distância.
O resultado foi a Jornada Alura de Educação Corporativa, que visa acompanhar passo a passo a aprendizagem dos times, trazendo ações específicas para tornar a capacitação contínua uma base estratégica do negócio.
Em nossa visão, os pilares para as ações de capacitação corporativa bem-sucedidas são: foco em resultados para a empresa e o seu desenvolvimento, apoio dos líderes, engajamento dos participantes e diagnóstico da entrega prática.
A jornada é composta de 4 fases, todas elas com a mesma importância para o resultado final:
Agora, explicaremos brevemente os pontos de ação para concluir cada fase.
O principal objetivo em um planejamento de treinamento deve ser o alinhamento das ações de capacitação com as metas do negócio.
O que deve ser resolvido com o treinamento? Quais são as necessidades atuais de habilidades, conhecimentos e comportamentos dos colaboradores?
Neste momento, precisamos estabelecer metas de curto e longo prazo. Elas devem estar de acordo com as prioridades do cenário atual da empresa, mas também com foco nas soluções de desafios urgentes e futuros.
Tendo em mente o resultado desejado, desenvolvemos o plano de estudos. O plano personalizado tem um formato de trilha, com cursos sequenciais, visando alcançar a proficiência desejada de cada colaborador no assunto escolhido. Esse guia pode ser focado em toda empresa, num único time ou numa única pessoa.
Por último, divulgamos o futuro treinamento para a equipe.
1.1 Definição de metas do negócio
1.2 Divisão dos grupos de participantes e planejamento do treinamento
1.3 Criação do plano de estudos
1.4 Comunicação do plano para as pessoas na empresa
Uma vez definido o plano de estudos para cada grupo de participantes, o foco da Fase 2 é adquirir o conhecimento. Os líderes ou “patrocinadores do aprendizado” são os responsáveis pelo engajamento inicial de todas as equipes e pessoas incluídas nele.
Um bom método para induzir o aprendizado no dia a dia das equipes é incentivar as pessoas a estudarem um pouco cada dia e a complementarem os cursos com webinars, livros, tutoriais ou artigos sobre o tema, ganhando ainda mais profundidade no assunto.
Esta abordagem, chamada de Microlearning, permite um avanço no treinamento, sem que ele se torne cansativo ou que interfira nas tarefas da rotina habitual da equipe.
2.1 O engajamento inicial
2.2 Primeiros marcos de sucesso com o plano de estudos
Mão na massa! Para que os aprendizados gerem valor para o negócio, é imprescindível aplicar o conhecimento.
Neste momento, os líderes ou patrocinadores do aprendizado devem auxiliar os times na transferência do conteúdo para a prática, sempre acompanhando as entregas de forma individual.
Depois disso, é o momento de avaliar os resultados do treinamento. Entretanto, aqui não vamos nos concentrar só na métrica mais conhecida para comparar os custos e benefícios de um treinamento, o Retorno sobre o investimento (ROI). Aqui na Alura temos um artigo sobre Como medir o ROI dos treinamentos online na sua empresa para você entender quais pontos considerar durante a mensuração de desempenho de sua equipe e os impactos positivos da educação corporativa em sua empresa.
Para termos uma imagem completa sobre as vantagens que a capacitação na empresa trouxe, devemos também enfatizar aqueles benefícios que costumam não ser facilmente convertidos em resultados comerciais, mas que ainda assim têm um grande impacto no negócio, ou ativos intangíveis.
Entre eles, estão, por exemplo, um maior engajamento dos funcionários, reconhecimento do mercado e da comunidade profissional ou redução das queixas dos clientes.
3.1 Primeiras aplicações do conhecimento
3.2 Diagnóstico de entrega prática
3.3 Mensuração do impacto no negócio
Chegamos à fase final, que, na realidade, é o começo de uma aprendizagem contínua na empresa. Nela, os colaboradores capacitados repassam o conhecimento adquirido durante o treinamento.
Com a primeira multiplicação a empresa incentiva a criação de uma cultura forte de aprendizado, que é um dos requisitos para o crescimento das pessoas e, consequentemente, do negócio como um todo.
A próxima missão da empresa é planejar futuras capacitações da equipe, pensando em novos projetos, novas oportunidades e novas contratações.
Em outras palavras, o desenvolvimento das pessoas deve ser uma ação recorrente, sempre interligada aos resultados comerciais esperados.
4.1 Mapeamento de multiplicadores
4.2 Primeira ação de multiplicação
Demonstramos uma estrutura passo a passo para escalar as fases primordiais de um treinamento corporativo, convertendo-o numa função estratégica que consegue gerar vantagem competitiva no mercado.
Além dos pontos acima, com a solução Alura Para Empresas, nossa equipe de Sucesso do cliente fica por perto durante toda a jornada dos profissionais. Da montagem do plano de estudos até o apoio para estruturar e melhorar as estratégias de aprendizagem, a Alura treina e desenvolve seus times lado a lado com você.
Precisando de mais insights, converse com nossos especialistas!
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.