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Arquitetura da Informação: estratégias e acompanhamento do produto

Conhecendo o produto - Apresentação

Olá, tudo bem? Boas-vindas ao nosso curso de Arquitetura da Informação: Estratégia e Acompanhamento de Produtos. Sou Gabi Lima, instrutora da Escola de UX & Design e é um prazer te receber conosco!

Audiodescrição: Gabriela de Lima se identifica como uma mulher de pele negra, com aproximadamente 1,5 m de altura. Tem cabelo cacheado castanho-escuro na altura dos ombros e olhos castanho-escuros. Está com uma blusa de manga longa azul com listras brancas. Ao fundo, parede lisa sem decorações com iluminação roxa.

Agora, vamos entender o que aprenderemos ao longo deste curso.

O que aprenderemos?

A partir deste momento, você é contratado(a) da Adopet, uma empresa que incentiva a adoção responsável. Esta empresa está lançando a Adopet.shop, um e-commerce destinado a ajudar as pessoas a encontrarem produtos para o bem-estar animal.

Já desenvolveram as interfaces e a arquitetura, agora precisam de você para fazer a testagem do produto e garantir que tudo esteja certo para o seu lançamento, ou se necessário, fazer o retorno para etapas anteriores.

Neste processo, você aprenderá a:

E no final, você também fará a avaliação de resultados para definir se pode seguir com o lançamento ou não.

Você tem um papel importante nessa fase de vida do produto que é a Adopet.shop.

Portanto, sem mais delongas, não vamos dar mais nenhum spoiler do que teremos neste curso. Você nos acompanhará no próximo vídeo para receber de fato o seu desafio e compreender mais sobre o projeto.

Te esperamos lá!

Conhecendo o produto - Introdução geral

Agora faremos uma introdução geral para entender o que aprenderemos ao longo deste curso.

O que está acontecendo?

Inicialmente, você trabalhará com a Adopet. A Adopet foi a empresa que te contratou para desenvolver esse projeto de arquitetura da informação, que precisa ser testado e acompanhado.

Então, o que está acontecendo?

A Adopet criou a Adopet.shop, um e-commerce destinado à venda de produtos para o bem-estar de animais de estimação.

Este e-commerce é especialmente dirigido àquelas pessoas que adotaram animais de estimação pela primeira vez e estão perdidas sobre o que fazer, o que comprar para esses novos animais que estão chegando em seus lares.

Ciclo de vida do produto

Agora, vamos entender como funciona o ciclo de vida de um produto.

Primeiro, faremos o discovery, ou seja, uma investigação sobre as possibilidades que existem nesta ideia, neste produto que queremos desenvolver.

Após, temos a estratégia, isto é, como tornaremos esse produto algo viável para o mercado, interessante para as pessoas usuárias e rentável para a empresa.

Seguimos então para o desenvolvimento da ideia em si e sua futura testagem para saber se funcionou ou não.

Todas as etapas do ciclo de vida do produto já foram realizadas, exceto a testagem. Portanto, esse curso é dedicado à testagem e ao acompanhamento da saúde desse produto para a Adopet.

Desafio a ser realizado

E qual é o desafio?

Você fará a testagem e o acompanhamento do aplicativo da Adopet.shop.

Durante esse processo, aprenderá temas como teste de usabilidade, caso de teste e análise de objetivos. Você também estabelecerá a relação entre os sistemas e os objetivos a serem atingidos, e usará fluxogramas para avaliação de resultados.

No final, você terá alguns entregáveis, como o planejamento e aplicação completa de um teste de usabilidade, os mapas de fluxogramas e o próprio protótipo de alta fidelidade validado.

Então, como ficará seu projeto no final disso tudo? Confirma o Figma do curso. Nele, temos o projeto que você desenvolverá ao longo das aulas.

Temos o planejamento na aula 1, objetivos e casos de testes na aula 2. Na aula 3, teremos o roteiro da pesquisa e a aplicação dessa pesquisa. Na aula 4, os resultados do teste. Enquanto na aula 5, uma surpresa: faremos a avaliação desses resultados e a relação com os objetivos que definimos no início do processo para descobrir se tudo deu certo ou não.

É isso que faremos ao longo deste curso. Gostou desse pequeno spoiler que te demos? Vamos começar a planejar esse processo! Nos encontramos no próximo vídeo para que possamos planejar o processo que faremos para Adopet.shop.

Conhecendo o produto - Planejamento de processo

Chegamos ao momento em que faremos o planejamento de nosso processo e entenderemos os caminhos que podemos seguir para atingir o objetivo, o desafio recebido da Adopet.

Planejamento

Trouxemos um modelo de planejamento no Figma, mas você pode utilizar qualquer modelo que se sinta confortável. Contudo, é importante que contenha:

Vamos começar com o desafio.

Desafio: Fazer a testagem do próprio aplicativo da Adopet.shop.

Isso nos foi apresentado como desafio no vídeo de introdução geral.

Agora, quais ações podemos tomar para atingir esse objetivo?

Primeiramente, precisamos entender quais são os objetivos que o negócio quer atingir com esse aplicativo e quais objetivos o negócio tem para a experiência. O que a Adopet quer que a pessoa usuária vivencie com o Adopet.shop?

Portanto, vamos colocar:

Ação 01: Alinhar os objetivos de negócio e de experiência.

A segunda ação requer que entendamos como esse aplicativo funciona em situações reais de uso por pessoas usuárias.

Qual o tipo de teste que podemos utilizar? Existe o chamado teste de usabilidade, que pode nos ajudar a entender como esse aplicativo funciona em situações em que uma pessoa usuária está utilizando nosso aplicativo ou site, sem assistência. Ou seja, uma situação real de uso do dia a dia.

Vamos colocar uma breve descrição que pode ser detalhada posteriormente:

Ação 02: Analisar o aplicativo em uma situação real de uso com teste de usabilidade.

Vamos deixar uma atividade de "Para Saber Mais", falando mais sobre esse teste e sugerindo alguns materiais adicionais para que você possa se aprofundar no assunto.

A terceira ação que podemos fazer é pegar todos os objetivos que definimos, que alinhamos com stakeholders, e trazê-los para o aplicativo.

Vamos alinhar quais são nossos objetivos e onde eles se encontram dentro do sistema de navegação, dentro do sistema de pesquisa, dentro da rotulação, da categorização. São aqueles sistemas que já estudamos em alguns cursos anteriores.

Podemos fazer isso através do próprio protótipo, mas também através dos fluxogramas.

Ação 03: Alinhar os objetivos com os sistemas e com os fluxos utilizando fluxogramas.

Ainda queremos executar uma quarta ação para garantir tudo isso. No fim, precisamos analisar todas as informações que obtive desse teste e, de fato, dar um veredicto se está bom ou não. Se pode ir para o mercado ou se precisa de alguma correção.

Ação 04: Analisar informações no final sobre a qualidade desse produto.

Com estas quatro ações, podemos garantir que tudo dará certo e que de fato chegaremos ao final e faremos uma testagem eficiente deste aplicativo.

Agora, na primeira etapa do cronograma, vamos trabalhar os objetivos de experiência e de negócio. Porque sem objetivos bem alinhados, não conseguimos realizar um processo bem feito.

Na descrição, podemos dizer um pouco mais sobre o que faremos naquela etapa. Nesse caso, vamos fazer a investigação e alinhamento desses objetivos principais.

Etapa 01: Objetivos de experiência e de negócio

Descrição: Investigação e alinhamento das metas principais para usar como base para o projeto.

Na segunda etapa, vamos trabalhar a montagem dos fluxogramas, já que teremos os objetivos. Para alinhar nossos fluxos, metas e sistemas em um único artefato.

Etapa 02: Montagem de Fluxogramas

Descrição: Montagem do artefato para relacionar fluxos, metas e sistemas que serão testados no aplicativo.

Vamos alinhar isso através de um único artefato entregável.

Na terceira etapa, podemos trabalhar com o planejamento do teste de Usabilidade.

O teste de usabilidade vem com um processo antes de ser aplicado, o qual é crucial para o sucesso do teste. Por isso, nessa etapa, vamos estruturar tudo o necessário para realizar o teste.

Etapa 03: Planejamento do teste de usabilidade

Descrição: Planejar a estrutura do teste e tudo que será necessário para que seja aplicado.

Após a estruturação, precisamos planejar a aplicação. Nessa quarta etapa, escolheremos a forma e as ferramentas que usaremos para aplicar o teste. No nosso curso, usaremos a ferramenta Maze para estruturar e enviar o teste.

Etapa 04: Trabalhar a aplicação do teste de usabilidade

Descrição: Utilizar a ferramenta Maze para estruturar o teste e compartilhá-lo com as pessoas participantes.

Depois de trabalhar toda a aplicação, passamos para a quinta etapa onde faremos a organização e análise desses dados. Em outras palavras, faremos toda a análise que nos dirá se tudo funcionou corretamente ou se precisamos revisitar nossos processos.

Etapa 05: Organização e Análise de Dados

Descrição: Fazer a triagem de todos os dados obtidos através do teste e tirar insights.

Este é o nosso planejamento. A partir deste momento, vamos aplicar tudo o que está descrito nele para cumprir completamente esse desafio.

Vamos disponibilizar este modelo para que você possa utilizá-lo. Mas lembre-se, se você preferir usar outro modelo, também pode.

Adicionamos descrições mais completas para que possamos saber exatamente o que faremos em cada etapa. Agora que isso foi compreendido, vamos avançar na próxima aula, trazendo esse planejamento à vida.

Sobre o curso Arquitetura da Informação: estratégias e acompanhamento do produto

O curso Arquitetura da Informação: estratégias e acompanhamento do produto possui 83 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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