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Canva: crie designs digitais para redes sociais

Preparando os arquivos - Apresentação

Olá, tudo bem? Conheça Felipe Labouriau, designer e instrutor da Alura.

Audiodescrição: Felipe se identifica como um homem de pele branca. Tem olhos castanhos e cabelos pretos. Utiliza um bigode e está com uma camiseta preta. Ao fundo, quarto com iluminação projetada num degradê do rosa para o azul e um quadro pendurado na parede à sua esquerda.

Queremos convidar você a participar do curso de criação gráfica e para as mídias sociais com Canva. Neste curso, vamos mergulhar a fundo nessa plataforma de design que é muito versátil e acessível.

Público-alvo

Este curso foi pensado especialmente para você, que não é designer de formação ou que trabalha com design no seu dia a dia, mas que ainda assim precisa de uma solução para a criação de peças de comunicação visual, especialmente materiais digitais para visualização em tela, como o banner e a postagem para Instagram que vamos criar durante o curso.

O que vamos aprender?

Durante este curso, vamos apresentar o Canva do zero. Então, não tem problema se você nunca trabalhou com essa plataforma antes, já que ela é muito acessível e o processo de aprendizado é bem fácil.

Vamos conduzir o processo criativo do início ao fim.

Desse modo, vamos receber uma demanda por meio de um briefing, entender como conseguir imagens para utilizar no nosso material, montar um kit de marca de identidade visual dentro do Canva e depois partir para a parte mais prática.

Nessa parte prática, vamos explorar tanto as funcionalidades do Canva, como, por exemplo, as ferramentas de inteligência artificial, as opções de ajuste e edição de imagens, estilização de tipografia, aplicação de efeitos, utilização dos recursos PRO, que são os recursos pagos do Canva.

Além disso, vamos discutir e aplicar conceitos de design relacionados a grids, organização de elementos numa prancheta de trabalho, bem como a hierarquia da informação, uso de cores e estilização tipográfica.

Este curso é o primeiro de uma formação do Canva, no qual vamos ter outros cursos e outros conteúdos para obter um amplo conhecimento dessa plataforma que, como mencionamos, é muito versátil e permite diferentes usos.

Esperamos que você tenha gostado da nossa proposta e te esperamos aqui no curso!

Preparando os arquivos - Fase anteprojetual

Durante o curso, vamos criar peças de comunicação visual para serem utilizadas em ambientes digitais.

Vamos mergulhar a fundo na plataforma Canva, que será a ferramenta utilizada para preparar esses materiais. Além disso, vamos discutir sobre importantes conceitos do design, para que você tome decisões criativas de maneira assertiva.

Neste vídeo, vamos falar sobre a fase anteprojetual, ou seja, o momento que precede a prática.

Fase anteprojetual

Precisamos criar um banner para publicação online no Google Ads e uma imagem para ser publicada nas redes sociais. Mas como sabemos que precisamos disso?

Seja você uma pessoa profissional freelancer ou uma pessoa funcionária de uma empresa que tem stakeholder (parte interessada) ou liderança, idealmente, você deve receber um briefing. O nível de detalhamento e de especificidade desse briefing vai depender de quem está demandando o trabalho.

Em última análise, o briefing vai indicar o que precisa ser feito, ou seja, quais peças precisam ser elaboradas, as informações mais importantes dessa peça - como dimensões, formato de arquivo, entre outras detalhes - e também informações para que você tenha um norte criativo.

Desse modo, você pode conseguir referências mais coerentes para que suas propostas de criação sejam mais próximas daquilo que a clientela deseja.

Entendendo o briefing

Vamos conferir o briefing da marca Wave Cast. Disponibilizamos esse documento para você, inclusive, para servir como referência caso um dia precise passar um briefing para alguém.

Neste briefing, temos uma descrição sobre a empresa que estamos atendendo e também o que precisamos fazer exatamente. Logo no primeiro parágrafo, temos uma descrição da marca:

Como é a marca?

A Wave Cast é uma marca jovem, moderna e que valoriza a diversidade. As nossas postagens devem transmitir esses conceitos com imagens, cores e textos de acordo.

Estilo Visual

A linguagem visual da Wave Cast faz referência à tecnologia e games, sem deixar de lado as pessoas. É interessante que haja fotografias de modelos, além de seguir as cores e a tipografia que compõem a identidade visual da marca.

Portanto, não vamos utilizar apenas imagens de coisas, já está indicado que é interessante ter fotografias e imagens de pessoas.

Na sequência, temos indicação de qual a tipografia utilizada e quais são as cores.

Tipografia: Open Sans

Cores:

Conteúdo

Será o mesmo para ambas as artes, cujo texto é "O app que toca as suas músicas". Queremos ressaltar a ideia de que o Wave Cast é um aplicativo pensado para atender às necessidades dos usuários e que atendê-los é a nossa prioridade.

Mais uma vez, temos um reforço da mensagem que queremos transmitir para as pessoas. Não será apenas um recurso estilístico, utilizando apenas objetos ou tipografia marcante.

Em seguida, temos as descrições das artes, um banner para o Google Ads e um post para o Instagram, onde precisamos seguir um texto específico.

Peças

  1. Banner para Google Ads: Dimensões 970 px X 250 px
  2. Post para Instagram: Dimensões 1080 px X 1080 px; QR Code que leve para o Instagram da Novexus

Por fim, temos referências visuais, que são dicas do que devemos seguir. São duas artes que possuem o mesmo estilo de luzes neon, contraste entre o fundo preto e cores iluminadas e a presença de pessoas. Além disso, possuímos links para conferir o trabalho completo que foi passado como referência.

Anúncio promocional estilizado para a Black Friday. Fundo preto. No centro, há uma mulher de pele clara, chapéu preto e blusa laranja. Ela está sorridente e com os polegares para cima. Ela está emoldurada por um círculo de luz neon que forma a palavra 'Black Friday'. Acima dela, há o texto 'SUPER DESCONTO' em uma fonte destacada.Fonte: Portal do Designer no Behance

Anúncio de banda larga da VIP Internet. Duas pessoas, um homem e uma mulher, estão sorrindo e olhando para a tela de um computador. Acima deles, aparece o logotipo da "VIP Internet" e ao redor um contorno neon amarelo e roxo em formas curvas. Em primeiro plano, um texto em inglês 'Mantenha sua família conectada e segura online', em letras brancas. Fonte: Alyaan Ilyas no Behance

Se um dia você estiver na posição de redigir um briefing, é interessante dar uma referência para ter um norte criativo. Assim, no momento que a pessoa que for criar o material, já poderá seguir um caminho mais certeiro.

Entendemos que o trabalho vai chegar por um briefing, não necessariamente será um briefing tão detalhado assim, mas pode ser um e-mail ou algo que vai descrever o projeto.

Temos alguns parâmetros fundamentais, que são a tipografia e as cores, além dos materiais de comunicação visual do Wave Cast, como os logotipos e imagens.

Temos esse material vai estar disponível para você fazer o download e utilizar, se quiser, para acompanhar o curso conosco e criar a sua arte. Pode ser uma arte similar ou diferente à que estamos fazendo. É interessante fazer outra arte para entender como que, às vezes, com o mesmo briefing, chegamos a resultados diferentes, mas que funcionam.

Além disso, as imagens que vamos utilizar, duas fotografias de pessoas, vão estar disponíveis também.

Baixando imagens

Caso esteja se perguntando onde conseguir imagens que possa utilizar de maneira gratuita, é importante pontuar que não basta chegar no Google, digitar a imagem que quer e baixar a primeira que encontrar na internet.

É fundamental, principalmente em trabalhos comerciais, que utilize imagens que, ou comprou os direitos de uso, ou que baixou em plataformas gratuitas.

Uma plataforma gratuita que oferece imagens royalty free (sem direitos autorais) é o Freepik. Vamos deixar o link do Freepik e de outros sites que são interessantes também, onde você pode pesquisar por qualquer imagem.

Por exemplo, vamos buscar por "headphone" já que estamos produzindo um material para um aplicativo de música. Nem todas as imagens são gratuitas, por isso, é interessante filtrar o resultado na lateral esquerda. Em "Licença", escolhemos uma imagem gratuita e, em "Tipo de recurso", uma foto.

Em outras plataformas pode ter filtros diferentes, mas o essencial é que você compre as imagens, caso tenha acesso a um banco de imagens online, por exemplo, ou que faça download nessas plataformas gratuitas.

Montando o kit da marca

Uma vez que entendemos o briefing e como podemos conseguir essas imagens, vamos agora para dentro do Canva, para montar o chamado kit da marca.

Vamos trabalhar com o Canva na sua versão Pro, a versão paga do Canva, porque essa versão tem mais recursos para explorar ao máximo a ferramenta e também tem mais assets (ativos), que é um jargão que utilizamos no design, para imagens, elementos gráficos que podemos utilizar.

Se não estiver utilizando a versão Pro, ainda assim precisa ter uma conta, mesmo que gratuita.

Na página inicial do Canva, vamos clicar em "Marca" no menu lateral esquerdo. Repare que junto de "Marca" tem um ícone de coroa, essa indicando que este é um recurso Pro, um recurso pago. Nesse local podemos criar o kit da marca Wave Cast com a qual vamos trabalhar.

Em kit de marca, vamos clicar no botão "Adicionar" no canto direito, e dar um nome a esse nosso kit, que vamos chamar de "Wave Cast". Vamos clicar em "Criar" e o Canva vai mostrar todos os elementos que podemos trazer da Wave Cast.

Os primeiros elementos são os logotipos, vamos clicar em "Adicionar > Fazer upload de logotipos". Assim, podemos trazer a imagem de um logotipo que já temos salva no computador.

Vamos importar as duas versões do logotipo da Wave Cast ao mesmo tempo, selecionando-as com o "Ctrl" apertado e clicando em "Abrir".

O Canva funciona completamente dentro do navegador. É bem simples de se utilizar.

Temos também a opção de montar uma paleta de cores. Vamos utilizar a descrição de cores no código hexadecimal que nos foram passadas no briefing.

O código hexadecimal é uma combinação de letras e números, para chegar a um tom específico no modelo de cores RGB, que é um modelo de cores para visualização em tela.

Basta clicar em "Adicionar nova cor" e digitar os códigos hexadecimais de todos os tons e pressionar "Enter". Nesse caso, inserimos as cores: azul-escuro ##3059ef, azul-médio #1d81db, azul-claro #1ddfff e branco #f7f7f7.

Logo abaixo, podemos escolher as fontes. É possível indicar uma fonte específica para título, subtítulo, cabeçalho, subcabeçalho, cabeçalho de sessão. Ter muitas categorias é mais comum em trabalhos impressos, trabalhos que temos mais volume de texto.

Nesse caso, só vamos trabalhar com o título. Vamos clicar no ícone de caneta "Editar". Em "escolha uma fonte", podemos buscar exatamente a fonte que quisermos pelo seu nome ou podemos clicar em "faça upload de uma fonte" para carregar uma fonte salva no computador, e que não faça parte do repertório do Canva.

Vamos procurar por "Open Sans" e clicar em "Salvar" para guardar as alterações.

Por último, vamos trazer as fotos, isto é, as imagens que vamos utilizar nos materiais. Clicamos mais uma vez em "Adicione uma foto" para selecionar as fotografias do projeto salvas no computador, segurando o "Ctrl" e clicando em "Abrir". Agora, basta esperar o Canva carregar as duas fotografias que selecionamos.

Conclusão

Nesse primeiro momento, nosso objetivo era fazer essa ambientação inicial dentro do Canva, para montar o kit da marca e, assim, ter os elementos básicos para fazer as nossas criações e preparar os nossos materiais de comunicação visual.

Também conversamos sobre o briefing, ou seja, o trabalho que vamos fazer de fato, que são duas imagens para publicação online, e entendemos onde conseguir fotografias para os seus projetos.

Até o próximo vídeo!

Preparando os arquivos - Removedor de fundo

No último vídeo, criamos o kit da marca Wave Cast dentro do Canva. Trouxemos para a plataforma os elementos que compõem a identidade visual, como os logotipos, a paleta de cores, a tipografia e as fotografias que vamos utilizar nas nossas criações.

Esses elementos serão usados no banner de Google Ads e na postagem para as redes sociais.

A partir de agora, vamos desenrolar o nosso processo criativo. Vale lembrar que você não precisa seguir exatamente o mesmo processo. Vamos mostrar por que gostamos de trabalhar dessa forma e como fazemos isso.

Preparando os assets

Felipe gosta de começar preparando o que chamamos no design de assets, ou seja, os ativos da nossa criação. Nesse caso específico, os ativos se referem aos elementos que acabamos de mencionar, mas principalmente, as fotografias.

Por que começamos trabalhando nas fotografias e não criando um texto ou algo do tipo? Porque queremos ter a maior liberdade criativa possível com essas imagens. No entanto, essa liberdade é limitada porque ambas as fotografias têm um fundo colorido por trás.

Criando um novo design

Vamos criar o nosso primeiro documento no Canva, clicando em "Criar um design" no canto superior direito. O primeiro documento será o nosso banner para Google Ads, que tem as dimensões de 970 pixels de largura por 250 pixels de altura.

Como não temos esse formato nas sugestões de tamanho padrão, escolhemos "Tamanho personalizado" e inserimos as dimensões 970 por 250 e a unidade de medida é pixels. Por fim, clicamos em "Criar um novo design".

Ao fazer isso, o Canva abre uma nova guia de trabalho. Na barra superior, podemos dar um nome ao nosso design. Basta clicar no cabeçalho do Canva e escrever, por exemplo, Arte banner. Escolha o nome que achar mais interessante.

Nessa primeira tela de contato com a prática do Canva, temos um retângulo que será a nossa prancheta de trabalho. Ele tem o formato específico que definimos anteriormente, por isso, pode ter outros formatos. Tudo que criarmos no Canva precisa acontecer dentro desse espaço.

No painel do lado esquerdo, temos a barra de ferramentas, que vamos explorar durante todo o curso.

Removendo fundos

Agora, vamos trazer uma das imagens que já incorporamos ao kit da marca da Wave Cast. Na barra de ferramentas, clicamos em "Marca" e onde teremos a pasta chamada "Wave Cast". Na seção de fotos, vamos clicar e arrastar a imagem do modelo com fundo amarelo até a nossa prancheta.

Suponhamos que queiramos redimensionar essa imagem. Bastaria clicar na alça presente nos cantos da imagem e aumentá-la. Porém, ficaríamos presos a esse fundo. Como o amarelo não é uma cor importante e relevante dentro da identidade da Wave Cast, não tem porque manter isso. Então, vamos nos livrar dessa cor logo para poder continuar o processo criativo.

Para isso, vamos diminuir a imagem até que ela caiba dentro da prancheta. Vamos apresentar uma primeira ferramenta muito útil do Canva, que funciona na versão Pro.

Se você está trabalhando de forma gratuita, não tem essa ferramenta, mas existe uma alternativa que vamos mostrar na atividade "Para saber mais" depois desse vídeo.

Com a imagem selecionada, clicamos em "Editar foto". Em "Estúdio Mágico" dentro da aba "Efeitos", escolheremos a opção "Removedor de fundo". Como o nome já diz, vai remover o fundo da nossa imagem. O Canva automaticamente interpreta, por meio da sua inteligência artificial, as informações da imagem e vai entender o que é figura e o que é fundo e vai tirar o fundo como num passe de mágica.

É importante se aproximar, dar um zoom para entender se de fato essa remoção foi bem feita. Seguramos o "Ctrl" e no scroll do mouse, ou seja, na bolinha do mouse, deslizamos para cima e nos aproximamos da imagem.

Reparamos que tem algumas partes junto ao headphone do nosso modelo, próximo da cabeça dele, que não foram removidas. Vamos ajustar essa remoção de fundo.

Clicamos mais uma vez sobre a ferramenta "Removedor de fundo". Quando pousamos o mouse, aparece o texto "Configurar". Dentro dessa ferramenta, temos as opções de selecionar um pincel para apagar ou restaurar. Como queremos apagar uma parte da imagem, clicamos em "Apagar" e diminuímos o tamanho do pincel para 3.

Podemos clicar e arrastar ou ir de clique em clique removendo esse fundo amarelo que restou. Depois de fazer isso, clicamos na setinha junto ao texto "Removedor de foto" para voltar à prancheta de trabalho.

Conclusão

Fizemos o nosso primeiro trabalho de fato dentro do Canva, que foi tirar o fundo dessa imagem.

Desafio: Agora, retire o fundo da fotografia da modelo em fundo vermelho. Trabalhe com a ferramenta "Removedor de fundo" e confira se será preciso fazer alguma edição para refinar o resultado.

No próximo, daremos continuidade a esses passos iniciais da nossa composição visual, dessa nossa criação para publicação tanto no Google Ads quanto nas redes sociais.

Sobre o curso Canva: crie designs digitais para redes sociais

O curso Canva: crie designs digitais para redes sociais possui 100 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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