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Canva: crie um e-book com apoio da Inteligência Artificial

Geração de conteúdo - Apresentação

Olá, tudo bem? Sou Felipe Labouriau, designer e instrutor aqui da Alura.

Audiodescrição: Felipe é um homem de pele branca e cabelos pretos. Usa bigode e está vestindo uma camiseta cinza. Ele está gravando esse vídeo do seu quarto. Ao fundo, há uma luz projetada em degradê do rosa para o azul e um quadro pendurado na parede à sua direita.

O que vamos aprender?

Gostaríamos de convidar você a participar do nosso curso de criação de publicação digital com inteligência artificial no Canva (uma ferramenta de design online). Neste curso, vamos explorar ao máximo o que essa ferramenta versátil e acessível tem a nos oferecer, considerando as boas práticas mais atuais e aproveitando o que de mais moderno em inteligência artificial o Canva tem a oferecer.

O curso abrangerá todo o processo criativo, desde o entendimento do projeto através da análise do briefing até a utilização da inteligência artificial do Canva e do ChatGPT para criar o conteúdo textual para a publicação de múltiplas páginas que iremos desenvolver.

Nas próximas aulas do curso, focaremos principalmente na prática, combinando habilidades ferramentas com conceitos e fundamentos de design. Isso garantirá que suas decisões criativas sejam as mais acertadas possíveis.

Ao trabalharmos com estilização de texto, escolha de cores, aplicação de efeitos na tipografia, criação de molduras e outras atividades, sempre teremos em mente a importância de tomar decisões bem fundamentadas e justificar nossas escolhas.

Isso inclui respeitar a hierarquia da informação, equilibrar os elementos na página e criar dinamismo no design. Tudo isso para termos um material com bom acabamento visual, um acabamento profissional.

Pré-requisitos

Este curso integra uma série de formações oferecidas pelo Canva, portanto, pressupomos que você já possua algum conhecimento prévio nesta plataforma, que, como mencionamos, é bastante acessível.

Para quem é esse curso?

Além disso, este curso foi especialmente desenvolvido para pessoas como você, que não possuem formação em design e não trabalham com isso diariamente, mas que ocasionalmente precisam lidar com projetos dessa natureza.

Abordaremos ferramentas e conceitos que o capacitarão a criar uma publicação digital de múltiplas páginas durante este curso. Esperamos que tenha se interessado pela nossa proposta e estamos ansiosos para vê-lo participando do curso!

Geração de conteúdo - Briefing e Kit de marca

Vamos começar nosso curso com uma compreensão clara das tarefas que precisamos realizar.

Analisando o briefing

Para isso, temos o briefing do projeto aberto na tela.

O briefing é um documento em que nosso cliente interno ou externo detalha o que deseja para o projeto.

Este curso é parte da formação do Canva, na qual já concluímos outros projetos para a marca Wave Cast, uma biblioteca online de músicas para dispositivos móveis e computadores.

Esse documento é importante tanto para o executor do projeto (design) quanto para o cliente, pois alinha as informações necessárias para que, ao dar vida ao material e iniciar o processo criativo, possamos começar de maneira mais assertiva.

Vamos identificar as informações essenciais que devem estar no briefing. É importante tanto para quem o recebe quanto para você, caso precise elaborar um briefing no futuro, entender o que é relevante incluir.

No briefing da Wave Cast, a primeira informação que recebemos é sobre a marca.

Como é a marca? A Wave Cast é uma marca jovem, moderna e que valoriza a diversidade. Os nossos materiais gráficos devem transmitir esses conceitos, com imagens, cores e textos de acordo.

Esse detalhe é particularmente útil para profissionais externos, como freelancers, que não estão familiarizados com a empresa. A Wave Cast se descreve como uma marca jovem, moderna e que valoriza a diversidade. Nosso objetivo ao criar materiais gráficos, incluindo a publicação em questão, é refletir esses conceitos através de imagens, cores e texto.

Peça: Publicação online para leitura.

Continuando com o briefing, há uma descrição da peça, que é uma publicação online destinada à leitura. As dimensões exatas não são fornecidas, o que é algo comum. O cliente nem sempre especificará o formato desejado, deixando essa decisão para você como profissional criativo.

Conteúdo textual: Não temos, precisa ser elaborado.

Além disso, o conteúdo textual da publicação ainda não foi elaborada e precisará ser desenvolvida. Este é o primeiro ponto de partida para utilizar a inteligência artificial do Canva, que em breve abordaremos.

Voz da marca: Nossa voz é descontraída e amigável. O objetivo das nossas comunicações é que o maior número de pessoas que forem impactadas por elas consigam entender e se sentirem próximas à marca. A marca é sempre representada no feminino

Em seguida, há uma informação importante sobre a voz da marca, que determinará o estilo do texto. Isso é parte integrante da identidade da marca, não apenas visualmente, mas também em termos de linguagem. No caso da Wave Cast, sua voz é descrita como descontraída e amigável.

O objetivo das comunicações, como essa publicação que vamos preparar, é que o maior número de pessoas sejam impactadas e consigam entender esse conteúdo e se sentirem próximas da marca. A marca Wave Cast é tratada sempre no feminino. Vamos nos referir à Wave Cast, não o Wave Cast. Essa informação é importante.

Estilo visual: A linguagem visual faz referência à tecnologia e games, sem deixar de lado as pessoas. É interessante que haja fotografias de modelos, além de seguir as cores e a tipografia que compõem a identidade visual da marca.

Tipografia: Open Sans

Cores:

Azul escuro #3059ef

Azul médio #1d81db

Azul claro 1ddfff

Branco f7f7f7

Na sequência, temos o estilo visual, que tem a ver com a própria identidade visual da Wave Cast. A linguagem visual faz referência à tecnologia, games, sem deixar de lado as pessoas.

Tem uma dica aqui de que podemos utilizar imagens de pessoas. É interessante que haja fotografias de modelos, além de seguir as cores, e a tipografia que compõe a identidade visual da marca. Aqui, temos uma identificação da tipografia, que é a Open Sans, e as cores, azul escuro, azul médio, azul claro, branco, com códigos hexadecimais.

Códigos hexadecimais são uma combinação de letras e números que vão especificar uma cor dentro do modelo de cores RGB, que é o modelo de cores de tela, do tipo que você está assistindo esse curso aqui, inclusive.

Em seguida, encontramos referências visuais. É importante lembrar que o briefing serve como um guia para suas decisões. O cliente está fornecendo uma indicação de como ele deseja que o material seja, porém, não devemos simplesmente copiar, pois isso seria considerado plágio da identidade visual.

Imagem publicitária da Agência Borcelle com um fundo espacial, estrelas ao fundo, e o desenho estilizado de um foguete decolando envolvido por linhas de luz neon lilás. Há um texto promocional que diz: "É HORA DA SUA EMPRESA SE REINVENTAR COM CRIATIVIDADE" em letras grandes e mais abaixo "Ser diferente é o que torna nossas estratégias únicas na hora de se comunicar com o público!" em letras menores. O logotipo da Agência Borcelle está no canto superior esquerdo.

Mas temos noção, por exemplo, que temos uma identidade que tem um contraste muito grande entre claros e escuros. Repare como as peças que recebemos como referência têm um fundo mais escuro, cores brancas, tons de azul, uma identidade parecida com o neon. Tudo a ver com tecnologia e games.

Não importa se a peça de referência não é exatamente uma publicação online. Pode ser um banner para a internet, pode ser uma postagem para as redes sociais. O principal é entendermos o estilo básico que devemos seguir.

Uma vez compreendido que precisamos criar o material, vamos agora para o Canva e criar o kit da marca.

Criando o kit da marca no Canva

Essa funcionalidade está disponível apenas para pessoas usuárias do Canva Pro.

No painel à esquerda, podemos observar a opção "Marca" junto com o ícone de uma coroa. Essa coroa indica uma funcionalidade exclusiva do Canva Pro, ou seja, disponível apenas para usuários pagos.

Ao clicar na marca, encontramos um kit de marca da nossa conta, além de um kit já criado pela Wave Cast. Se você já completou os outros cursos desta formação, deve estar familiarizado com a criação desse kit. No entanto, vamos criar um juntos agora, o processo é bastante simples.

Clicamos no botão "Adicionar" do lado superior direito e, em seguida, precisamos dar um nome a esse kit de marca. Vamos chamá-lo de "Wave Cast publicação" e selecionamos o botão "Criar", localizado no canto inferior direito. Depois de criar, o Canva irá processar brevemente e abrir uma nova janela com várias opções para incluirmos neste kit.

Para começar, vamos lidar com os logotipos.

Logotipos

Podemos fazer isso de duas maneiras: clicando em "Adicionar" ou arrastando os logotipos para a área específica no centro da tela para carregá-los. No caso, clicamos em "Adicionar > Fazer upload de logotipos". Procuramos na nossa pasta local do computador quais imagens iremos usar.

Selecionamos os dois logotipos da Wave Cast na pasta, mantendo pressionada a tecla "Ctrl" ou "Command", e então clicamos em "Abrir". O Canva irá processar e carregar esses logotipos.

A próxima etapa é definir a paleta de cores.

Paleta de cores

Por que é tão importante trazer os logotipos e, especialmente, as cores? Porque quando criarmos elementos e colorirmos a tipografia dentro do Canva, já teremos essas cores prontas para uso, o que nos poupará o trabalho de ajustá-las manualmente todas as vezes.

Dentro da seção da "paleta de cores", vamos clicar em "Adicionar uma nova cor". Aqui, você vai notar que há um campo onde podemos inserir o código hexadecimal diretamente. Claro, se preferirmos, também podemos selecionar uma cor manualmente nesta seção.

No espaço do seletor de cores, encontramos uma barra de matiz onde podemos escolher uma cor básica, como este tom de roxo, e também ajustar a graduação da cor. No entanto, como já temos códigos de cores pré-definidos, podemos simplesmente voltar ao briefing para copiá-los.

Por exemplo, temos um código para um azul escuro, então copiamos (Ctrl+C) e colamos (Ctrl+V) neste campo, pressionamos "Enter" e a cor é criada instantaneamente.

Agora, vamos selecionar o azul médio, #1d81db. Perceba que ele já está salvo porque já trabalhamos com a criação deste kit de marca anteriormente, então o campo já está familiarizado com isso. Vamos clicar para confirmar esta cor. Vamos verificar se a outra cor é o azul claro. Não é.

Vamos então selecionar o código hexadecimal, colá-lo no campo correspondente, pressionar "Enter" e adicionar a última cor, que é quase um branco, mas não exatamente.

Paleta de cores digital com quatro quadrados coloridos e um quadrado vazio, cada um com um código hexadecimal abaixo. Da esquerda para a direita: azul escuro (#3059ef), azul médio (#1d81db), azul claro (#1ddfff), branco (#f7f7f7) e um espaço em branco para adicionar mais cores. Ícone para adicionar cores representado por um sinal de adição no último quadrado à direita.

Em seguida, vamos lidar com as fontes.

Fontes

Podemos definir uma tipografia para o título, subtítulo, cabeçalho, subcabeçalho e cabeçalho de seção. Dependendo do tipo de documento em que estiver trabalhando, pode ser necessário usar todas essas seções.

Para simplificar nosso trabalho, vamos criar um título e um corpo de texto. No título, usaremos a fonte Big Shoulders Display, que já usamos nos outros documentos da Wave Cast no curso. Depois de selecionarmos a tipografia, clicaremos em salvar no ícone de check do lado direito.

No corpo do texto, selecionaremos uma fonte da biblioteca do Canva. Se tivermos uma fonte específica baixada em nossa máquina, podemos fazer o upload dela, o que é uma funcionalidade PRO. Uma das fontes disponíveis é a Open Sans. Depois de escolhermos, clicamos no ícone de confirmação e salvamos.

Voz da marca

Para finalizar nesta etapa inicial, vamos incorporar a voz da marca. Basta clicarmos para "adicionar a voz da marca" na seção "Voz da marca". Em seguida, voltamos ao briefing, copiamos o texto (Ctrl + C) e o colamos aqui (Ctrl + V).

Nossa voz é descontraída e amigável. O objetivo das nossas comunicações é que o maior número de pessoas que forem impactadas por elas consigam entender e se sentirem próximas à marca. A marca é sempre representada no feminino

Depois, salvamos clicando no botão "Salvar" do lado direito.

Conclusão e Próximos Passos

A partir desse texto, com a identidade da marca, podemos até usá-lo para criar conteúdo visual em um design, como faremos no próximo vídeo.

Também poderíamos incluir fotos, elementos gráficos e ícones, mas no momento não temos esses recursos disponíveis. Então, vamos concluir este vídeo por aqui. Até o próximo!

Geração de conteúdo - Gerando conteúdo com IA

No último vídeo, criamos o kit de marca da Wave Cast. Dentro dele, há uma seção muito interessante chamada "Voz da Marca", onde descrevemos o estilo de comunicação da Wave Cast.

Isso será muito importante, pois, conforme o nosso briefing já nos informa, não temos exatamente o conteúdo textual que será usado nesta publicação. Portanto, precisaremos da ajuda da inteligência artificial do Canva, chamada Texto Mágico (Magic Text), para criar esse texto. Esse texto será criado utilizando o estilo textual descrito na "Voz da Marca".

Inteligência Artificial do Canva

Logo abaixo de "Voz da Marca", temos a opção "Experimente usar a voz da marca em um design". Vamos clicar nesse botão. O Canva abrirá uma nova aba com um documento de texto, que já tem visível a "voz da marca" do lado esquerdo. Clicamos no botão "Gerar texto com essa voz da marca" e dar orientações simples para o Canva preparar um texto para nós.

A caixa de texto solicita que descrevemos em cinco ou mais palavras sobre o que queremos escrever. Se tivermos alguma dúvida ou insegurança, podemos clicar em "Mostrar um exemplo". O Canva fornecerá uma dica do que pode ser. Por exemplo, "cinco posts para Twitter anunciando o lançamento de um novo app de despertador para celulares".

No entanto, esse não é exatamente o texto que desejamos. Portanto, vamos selecionar tudo e apagar. O que queremos é um texto para lançamento de músicas em um aplicativo tipo biblioteca musical.

texto para lançamento de músicas em app tipo biblioteca musical

Estamos imaginando que essa publicação terá um texto que falará sobre o lançamento dessas músicas no nosso aplicativo. Podemos clicar em "Gerar" ou usar o atalho "Ctrl + Enter".

O Canva vai processar um pouco e nos fornecerá três parágrafos de texto.

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O texto é escrito na perspectiva da pessoa usuária, como se estivéssemos nos comunicando com quem vai usar esse aplicativo para ouvir as músicas.

No entanto, nossa intenção era um texto para os artistas, pois essa publicação é para falar de** boas práticas para o lançamento de suas músicas no nosso aplicativo**. Portanto, esse texto, apesar de ser um resultado incrível considerando as orientações que enviamos e como ele se adapta ao estilo da nossa "voz da marca", não servirá.

Podemos desconsiderar esse primeiro texto ou mantê-lo nesse documento de texto por curiosidade. Podemos também desfazer essa ação com "Ctrl + Z". Note que, em nenhum momento, ficou salvo o prompt que usamos, ou seja, as orientações.

Portanto, é importante anotar em algum lugar. Pode ser que isso mude no futuro no Canva, mas, por enquanto, não temos ainda o registro das orientações. Portanto, se ficarmos satisfeitos com o resultado, devemos anotar o prompt que utilizamos para chegar a esse resultado.

Clicamos novamente em "gerar texto com essa voz de marca" do lado esquerdo. Agora, seremos um pouco mais precisos na nossa descrição. Queremos um "texto de introdução de app para artistas lançarem suas músicas".

texto de introdução de app para artistas lançarem suas músicas

Agora, estamos dizendo que o texto vai falar diretamente com o artista que vai lançar suas músicas no aplicativo. O atalho "Ctrl + Enter" pode ser usado novamente.

Seja bem-vinda ao nosso novo aplicativo, o espaço ideal para artistas lançarem suas músicas e se conectarem com seu público de forma única e autêntica. Aqui, cada nota, cada letra e cada batida têm o poder de tocar corações e inspirar mentes.

Com nossa plataforma, você terá a oportunidade de compartilhar sua arte com o mundo, alcançar novos fãs e explorar todo o potencial da sua criatividade. Seja você um cantor, compositor, produtor ou músico independente, aqui você encontrará as ferramentas necessárias para transformar suas ideias em melodias inesquecíveis.

Junte-se a nós nessa jornada musical emocionante, onde sua voz será ouvida, sua música será apreciada e sua paixão pela arte encontrará um lar acolhedor. Estamos ansiosos para ver sua carreira decolar e seu talento brilhar. Vamos fazer música juntas!

O Canva processará e nos fornecerá um texto de "boas-vindas ao nosso aplicativo, o espaço ideal para o artista lançar suas músicas e se conectar com seu público de forma única e autêntica. Aqui, cada nota, cada letra, cada batida tem o poder de tocar corações e inspirar mentes.".

Com orientações simples, o Canva gerou um texto com sua criatividade própria.

Continuando a leitura: "com a nossa plataforma, a pessoa artista terá a oportunidade de compartilhar sua arte. Junte-se a nós nessa jornada musical emocionante.". O resultado foi bem interessante.

O texto está selecionado. Podemos, por exemplo, selecionar uma parte do texto, clicar em "texto mágico" e dar alguma orientação para ele continuar escrevendo, para ele resumir, para ele reescrever esse trecho, para ele deixar mais divertido, mais formal, dar um toque de fantasia, corrigir ortografia.

Se talvez fomos nós que escrevemos aqui e, às vezes, escrevemos à pressa e desejamos passar o corretor, podemos pedir para ele corrigir a ortografia.

Repare como temos diversas oportunidades criativas com essa ferramenta de inteligência artificial. Gostamos desse primeiro resultado. Achamos que ele funciona muito bem como uma introdução.

Aqui, clicamos "Enter" e escrevemos "prompt". Vamos lembrar: "Texto de introdução de app para artistas lançarem suas músicas".

Seja bem-vinda ao nosso novo aplicativo, o espaço ideal para artistas lançarem suas músicas e se conectarem com seu público de forma única e autêntica. Aqui, cada nota, cada letra e cada batida têm o poder de tocar corações e inspirar mentes.

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Junte-se a nós nessa jornada musical emocionante, onde sua voz será ouvida, sua música será apreciada e sua paixão pela arte encontrará um lar acolhedor. Estamos ansiosos para ver sua carreira decolar e seu talento brilhar. Vamos fazer música juntas!

Prompt: Texto de introdução de app para artistas lançarem suas músicas

Deixamos registrado, como mencionamos, o prompt que usamos. Porque o Canva ainda não faz isso.

Repare que toda vez que teclamos um "Enter" dentro do documento, aparece "use a mágica" no botão com um ícone de mais ("+"). Quando clicamos nele, podemos selecionar o nosso "texto mágico". Lembre-se também que o "texto mágico" é uma funcionalidade do Canva Pro. Note que temos o ícone de coroa indicando isso.

Solicitando dicas

Agora, pediremos dicas. Quais são as melhores práticas para as pessoas artistas lançarem suas músicas? Vamos clicar em "texto mágico" para obter um guia sobre as melhores práticas de lançamento de músicas em um aplicativo como uma biblioteca musical.

texto sobre boas práticas para lançamentos de músicas em app tipo biblioteca musical

Como o prompt não ficará salvo, selecionamos todo o texto, copiamos com "Ctrl + C". Logo após, clicamos em "gerar" no canto inferior direito.

O Canva processará nossas instruções e gerará um texto.

Preparar o lançamento de uma música em um aplicativo de biblioteca musical é fundamental para garantir que sua obra seja bem recebida pelo público. Uma boa prática é começar promovendo a faixa com antecedência, criando expectativa entre os fãs. Utilize as redes sociais e plataformas de streaming para divulgar teasers, trechos da música e bastidores da produção.

Além disso, certifique-se de otimizar as informações do música no aplicativo, incluindo uma descrição atraente, tags relevantes e uma capa de álbum visualmente impactante. Isso ajudará a chamar a atenção dos usuários que estão navegando pela biblioteca musical em busca de novas músicas para ouvir.

Por fim, interaja com seu público após o lançamento, respondendo aos comentários e mensagens, compartilhando playlists onde a música está incluída e promovendo o engajamento dos ouvintes. Essas práticas não só ajudam a impulsionar a visibilidade da sua música, mas também a criar uma conexão mais forte com os fãs e seguidores.

Lendo o que foi gerado: "É importante preparar o lançamento de uma música no aplicativo Biblioteca Musical para garantir uma recepção positiva do público". Na sequência, "certifique-se de otimizar as informações da música no aplicativo, uma descrição atraente, tags relevantes, a capa de um álbum. Na sequência, interaja com o seu público após o lançamento.".

O resultado é interessante. Mas, já experimentamos mais vezes essa funcionalidade no Canva e achamos que ela ainda não funciona tão bem quanto o ChatGPT para nos dar listas. Portanto, vamos deixar esse resultado nesse documento do Canva. Ele não está ruim, mas vamos acessar agora o ChatGPT e pedir para o ChatGPT a mesma coisa.

Utilizando o ChatGPT

Clicamos na caixa de texto na parte inferior, colamos o texto, e em vez de "texto sobre", vamos colocar "boas práticas para lançamento de músicas em app tipo biblioteca musical".

boas práticas para lançamento de músicas em app tipo biblioteca musical

Pressionamos a tecla "Enter" para enviar e analisamos o resultado fornecido pelo ChatGPT. Observamos que ele nos apresenta duas respostas distintas, apresentadas em formato de lista com descrições. Acreditamos que esse formato será muito eficaz em nosso contexto, seja em uma publicação online ou como material de consulta, pois facilita a compreensão das boas práticas discutidas.

O retorno abaixo foi parcialmente transcrito:

O lançamento de músicas em aplicativos de biblioteca musical envolve uma série de práticas que podem ajudar a maximizar a visibilidade e o sucesso da sua música. Aqui estão algumas boas práticas a serem consideradas:

1. Qualidade da Produção:
  - Certifique-se de que sua música tenha uma produção de alta qualidade. Isso > inclui mixagem, masterização e qualidade geral do áudio.
 
2. Capa Atraente:
  - Crie uma capa de álbum atraente e representativa da sua música. Uma imagem visualmente impactante pode atrair mais ouvintes.
  
3. Metadados Precisos:
 - Forneça metadados precisos e detalhados, incluindo informações sobre 
artistas, título da música, gênero e data de lançamento.

(retorno omitido)

Ele nos deu duas alternativas. o texto de introdução: "o lançamento de músicas em aplicativos de biblioteca musical envolve uma série de práticas que podem ajudar a maximizar a visibilidade do sucesso da sua música.". Inclusive, podemos pegar esse texto e usar, se acharmos interessante, logo depois dessa primeira parte que começa com "junte-se".

Na sequência, temos essas dicas: qualidade de produção, capa atraente, metadados, descrição completa, palavras-chave relevantes, promoção em redes sociais, playlist de curadores, engajamento com fãs, lançamento estratégico, ferramentas de distribuição, análise de dados, colaboração e remix.

Temos 12 práticas. Em uma sugestão, temos 13 e, na outra, 12 para analisarmos.

Conclusão e Próximos Passos

Agora, vamos analisar cuidadosamente quais práticas são mais adequadas para nós, para começarmos a elaborar o nosso documento ou publicação no próximo vídeo.

O ponto central que desejamos destacar neste vídeo é a ferramenta "texto mágico" do Canva, que permite criar texto a partir de um prompt ou orientação e posteriormente ajustar conforme necessário.

É importante ressaltar que esse texto é moldado pela voz da nossa marca, refletindo um estilo próximo ao que desejamos transmitir ao nosso cliente. Além disso, podemos combinar essa ferramenta de inteligência artificial com a do ChatGPT, que consideramos mais eficiente para elaborar listas.

Encerramos este vídeo por aqui e esperamos vê-los no próximo.

Sobre o curso Canva: crie um e-book com apoio da Inteligência Artificial

O curso Canva: crie um e-book com apoio da Inteligência Artificial possui 103 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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