Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Ilustração Digital > Conteúdos de Ilustração Digital > Primeiras aulas do curso Desenho: descomplicando a perspectiva

Desenho: descomplicando a perspectiva

Pontos de vista - Apresentação

Olá, tudo bem? Eu sou o Rafa Nunes, sou artista 2D, e esse é um curso da formação em que conversamos sobre fundamentos de desenho, os pilares que nos fazem entender o que estamos fazendo no desenho e ter liberdade para desenhar o que quisermos!

#acessibilidade

Eu sou um homem branco, de cabelo liso curto castanho-claro, e olhos castanhos. Estou usando uma camisa cinza e óculos de grau quadrado com armação preta. Atrás de mim, há uma parede iluminada em degradê de lilás e rosa.

Esse é um curso sobre desenho de perspectiva. Perspectiva é a técnica de desenho que dá sensação de profundidade às coisas e que todas as pessoas que estão começando a desenhar têm medo de aprender.

Isso pode fazer com que elas deixem o conteúdo para depois, causando uma deficiência no aprendizado de desenho, devido ao medo de um assunto que parece complicado, com cálculos e raciocínio matemático envolvido. Muitas vezes, quem desenha quer fugir desse tipo de raciocínio.

Nesse curso, você verá que não é bem assim! Trata-se de uma lógica que devemos aprender e que é mais simples do que parece. No fim das contas, precisamos apenas passar a sensação de profundidade no desenho e, em alguns casos, não é sequer necessário utilizar a técnica matemática de traçar a perspectiva.

Ainda assim, vamos entender todas as lógicas e conceitos para podermos aplicar em um projeto como o da imagem abaixo, o qual estamos usando há alguns cursos, da casa da vovó da Chapeuzinho Vermelho. O desenho foi um projeto que desenvolvemos no curso anterior de Luz e Sombra.

Ilustração de uma casa em tons de cinza vista em perspectiva isométrica sobre um fundo branco.

A partir dessa casa, conseguiremos desenhar a mesma casa com o mesmo design, porém em pontos de vista diferentes, conforme visto na imagem abaixo. A perspectiva é isso: desenhar algo por um ponto de vista específico.

Ilustração da mesma casa da imagem anterior, porém vista lateralmente.

Com essas técnicas e lógicas na nossa cabeça, temos a liberdade de escolher qual vista faremos, por que fazê-la, qual é o efeito de fazer uma vista ou outra, em 1, 2 ou 3 pontos de fuga.

Nesse curso, você vai entender o que são pontos de fuga, o que é a linha do horizonte, a linha do olhar, quais são todos os esses conceitos e as diferenças entre eles, quando aplicar cada um, e assim por diante.

Você perceberá ser um assunto muito mais simples do que aparenta, quando entendemos o porquê de fazer determinada coisa.

A perspectiva pode ser utilizada para diversos estilos diferentes de desenho. Você pode fazer várias coisas diferentes, não só o desenho do projeto exibido acima. A ideia é que você entenda o que está fazendo para conseguir aplicar onde quiser.

Qualquer técnica que estudarmos nesse curso, deve te dar liberdade, e não te prender ainda mais, certo?

Se você tem curiosidade de entender o que é a perspectiva e como trabalhar com ela, vem comigo que eu vou te ensinar todos os truques que eu conheço, todas as maneiras de simplificar esse processo, de modo que não seja doloroso aprender.

Vem comigo que nós vamos começar!

Pontos de vista - Visão geral

Durante esse curso, você vai aprender a lógica para elaborar uma construção como a da imagem a seguir:

Ilustração de uma casa em tons de cinza vista lateralmente sobre um fundo branco.

Esse é o nosso projeto, o qual será destrinchado ao longo das aulas, apesar de não fazermos a finalização dele. A ideia não é que você faça o passo a passo, mas que você entenda a lógica para construir qualquer tipo de objeto que quiser, incluindo uma casa como a exibida acima.

Para isso, vamos entender o que é a perspectiva, como ela funciona, para que ela serve, por que ela dá a sensação de profundidade para um objeto, e de que maneira isso acontece.

Entenderemos também o que são distorções de eixo; quais são os eixos X, Y e Z que utilizamos para construir objetos tridimensionais; e a diferença entre o ponto de vista de um objeto, quando falamos em 1, 2 ou 3 pontos de fuga.

Além disso, conversaremos sobre o que é a linha do horizonte, sobre a qual falamos tanto quando o assunto é perspectiva. Vamos compreender para que ela serve; o que ela caracteriza nos desenhos; o que significa dizer que um objeto está acima ou abaixo da linha do horizonte; e como os objetos mudam em relação à distância em que estão da linha do horizonte.

Também vamos aprender o que é um ponto de fuga, outro conceito muito importante para a perspectiva e que pode ser muito mais simples do que parece, conforme entendemos a lógica por trás.

Falaremos sobre a distância dos objetos em relação à pessoa observadora ou ao objeto observador de determinada cena, que pode ser uma câmera, por exemplo. Vamos abordar como os objetos parecem maiores quando estão próximos e menores quando estão longe, como e por que isso acontece.

Outro assunto sobre o qual vamos conversar é a linha do olhar, uma versão vertical da linha do horizonte. Aprenderemos como isso afeta o nosso desenho; como perceber a distância dos objetos a partir da linha do horizonte e da linha do olhar; como colocar isso em um desenho para criar um cubo em ponto de fuga e como construí-lo passo a passo.

A partir do cubo, conseguimos fazer a forma que quisermos, e é isso que veremos na aula 4, em que conversaremos sobre como dividir o quadrado em formas diferentes com base em proporções encontradas na forma do cubo.

Iremos, por exemplo, transformar um cubo em pirâmide, ou em um cilindro, a partir da divisão que transforma o quadrado em um círculo. Em seguida, vamos entender como colocar tudo isso em perspectiva, ou seja, como distorcer o desenho.

Também conversaremos sobre como fazer divisões de proporção na perspectiva, por exemplo, como fazer uma distância de postes em espaçamentos iguais. Conforme construímos os postes, eles terão sempre a mesma distância, e vamos entender a lógica por trás disso.

Vamos abordar, então, todos esses conteúdos, e terminaremos falando sobre como aplicar tudo isso em perspectivas de 2 e 3 pontos de fuga.

Nesse curso, falaremos sobre como fazer isso com cubos, mas você pode transformar toda a lógica aprendida para 1 ponto de fuga em 2 e 3 pontos. A ideia será a mesma, só mudará a vista que você vai ter e haverá um pouco mais de cálculos visuais para chegar aos resultados desejados.

Você vai ver que o tema não é tão complicado quanto parece! Basta entender o que está sendo feito.

Vamos começar? Temos muitos assuntos para abordar ao longo do curso, então é melhor darmos início. Vamos lá!

Pontos de vista - O que é perspectiva

A perspectiva é um dos fundamentos mais importantes do desenho, mas também um dos mais negligenciados, pois é muito comum que as pessoas que estão aprendendo a desenhar foquem em outros assuntos considerados mais importantes ou que têm mais vontade de aprender.

Sendo assim, elas estudam primeiro anatomia, composição, luz e sombra, deixando a perspectiva de lado. Conforme essas pessoas aprendem outras coisas, elas fazem desenhos que são interessantes e bonitos de se ver, que enchem os olhos, e cada vez postergam mais o estudo da perspectiva.

No entanto, isso gera uma deficiência no aprendizado mais adiante e se torna um problema muito óbvio quando a perspectiva for necessária no desenho.

No final, não é um assunto tão complicado. Acontece que, muitas vezes, aprendemos somente o cálculo da perspectiva, isto é, a operação mecânica para fazer a perspectiva, sem compreender a lógica por trás.

Portanto, nesse curso, eu vou te ensinar a lógica da perspectiva, como ela funciona, por que desenhamos em perspectiva.

O começo do curso será um pouco teórico. Caso você esteja com ânsia de desenhar, segure um pouco e vem comigo, porque eu te garanto que vai valer a pena estudar essa parte antes!

Perspectiva

Eu sempre quis destrinchar o significado de uma palavra e fazer a etimologia dela. Faremos isso com "perspectiva", palavra que vem do latim e significa através ("per") da observação ("spectiva").

Por que precisamos saber disso? No fim das contas, a perspectiva é um ponto de vista de algo. Portanto, sempre que falamos que um desenho está feito em perspectiva, é porque ele foi feito do ponto de vista de alguém ou de algo.

Esse alguém ou algo pode ser você, outra pessoa observadora, uma personagem da sua história, uma câmera, uma pedra que faz parte da cena e a observa, uma águia que sobrevoa a cena, enfim, pode ser de tudo!

O importante é que se trata de um ponto de vista específico, o que faz com que a perspectiva seja subjetiva, ou seja, ela sempre parte do ponto de vista de alguém ou de alguma coisa.

Isso vai influenciar a narrativa da história. Todo desenho que fizermos estará do ponto de vista de alguém e contará a história a partir desse determinado ponto, o que faz toda a diferença na narrativa nesse sentido.

Observe a cena abaixo do filme "Coringa" (2019):

Fotografia do personagem Coringa visto de baixo e lateralmente em um ambiente interno de paredes brancas iluminado por uma luz branca..

Caso você não tenha assistido ao filme, o contexto da cena é o seguinte: o personagem que depois se torna o Coringa é uma pessoa que só se dá mal na vida, tudo dá errado para ele, a visão dele é sempre muito negativa, ele está totalmente desacreditado de tudo e não se sente no controle da própria vida. De repente, acontece uma situação na qual ele se sente empoderado, no controle de sua vida.

Para potencializar essa narrativa de uma pessoa que está se empoderando, a cena coloca o ponto de vista do espectador abaixo do personagem. Perceba como a câmera está em um ângulo de baixo para cima, exibindo o queixo do personagem, pois o vemos como se fosse mais alto do que nós. Isso faz com que o personagem pareça mais forte, maior e mais poderoso.

Além disso, o ator está com os braços abertos, esticados para fora da cena. Isso faz com que o corpo do personagem se expanda e ocupe mais espaço na cena, aparentando ser mais forte e poderoso, conforme dito anteriormente.

Veja como um simples movimento de câmera nos faz interpretar tantas coisas.

O mesmo acontece pelo ponto de vista contrário. Observe abaixo a cena do filme "Bastardos Inglórios" (2009):

Imagem de um homem branco de olhos azuis e cabelos loiros e grisalhos, visto de cima e lateralmente em um ambiente externo, com algumas folhas secas desfocadas ao fundo.

O personagem exibido acima é o vilão do filme, e nesse momento, ele se sente enfraquecido. Para mostrar esse enfraquecimento do personagem, o movimento da câmera é contrário, isto é, o espectador da cena a vê pelo olhar de alguém que está por cima do personagem. Nesse caso, temos a visão de cima para baixo, o que enfraquece a pessoa representada.

Percebe como o simples mover de câmera faz toda a diferença narrativa?

Esse é o poder do ponto de vista nas cenas!

Entretanto, o mais comum é o ponto de vista de frente. Veja abaixo a cena do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968):

Imagem de uma pessoa com roupa de astronauta vermelha vista de costas andando em uma nave espacial branca iluminada por luzes brancas.

Nesse filme e em vários outros do mesmo diretor, o Stanley Kubrick usa esse ponto de vista exageradamente, colocando a câmera sempre no nível do olhar de quem está vendo a cena. Seria como se você estivesse dentro da cena observando-a junto à pessoa que faz parte dela.

Essa é uma técnica que vem do teatro! Afinal, o que temos no teatro é isso: um palco que está no nível do nosso olhar ou um pouco acima, mas que é uma câmera fixa, não há movimento e sempre observamos como se estivéssemos participando da cena junto às pessoas que estão atuando.

Senso de profundidade

Mas o que tudo isso tem a ver com perspectiva? Além do que falamos sobre a perspectiva ser sempre um ponto de vista, ela também traz uma narrativa. Porém, quando falamos em perspectiva no desenho, normalmente nos referimos ao senso de profundidade, conforme visto na imagem abaixo:

Imagem de pessoas andando de bicicleta em um piso de cimento na orla de uma praia, com coqueiros verdes à direita, vegetações à esquerda e à direita, e o céu azul-claro ao fundo com nuvens brancas.

Nela, vemos duas bicicletas andando, e uma aparenta estar à frente em relação à outra, por uma estar representada maior e outra menor, isto é, uma estar mais perto e outra mais longe da câmera.

É essa sensação que queremos passar em desenhos com perspectiva. Nesse curso, aprenderemos a calcular exatamente o tamanho de um elemento na cena, como entender onde colocá-los, como determinar se algo será grande ou pequeno, visto de cima ou de baixo.

Vamos aprender as técnicas para construir tudo isso, mas antes de entendê-las, precisamos compreender o senso de profundidade que um desenho ou uma fotografia conseguem passar.

Veremos isso no próximo vídeo, pois é um pouco mais complicado do que parece. Esse assunto envolve diversas percepções que, às vezes, nem percebemos ter.

No vídeo seguinte, conversaremos sobre isso para depois começarmos a calcular. Vamos lá?!

Sobre o curso Desenho: descomplicando a perspectiva

O curso Desenho: descomplicando a perspectiva possui 148 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ilustração Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Ilustração Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas