Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Ilustração Digital > Conteúdos de Ilustração Digital > Primeiras aulas do curso Desenho: entendendo volumes e iluminação

Desenho: entendendo volumes e iluminação

Comportamento da luz - Apresentação

Oi, tudo bem? Eu sou o Rafa Nunes, sou artista 2D, e esse é o curso sobre Luz e Sombra em desenhos da Alura. Boas-vindas!

#acessibilidade

Eu sou um homem branco, de cabelo liso curto castanho-claro, e olhos castanhos. Estou usando uma blusa vinho com mangas cinzas, e óculos de grau quadrado com armação preta. Atrás de mim, há uma parede iluminada em tons de lilás e rosa.

Nesse curso, faremos um projeto como o da imagem abaixo.

Ilustração detalhada de uma casa em preto e branco, vista de cima e de lado.

Caso você sinta uma leve intimidação pela quantidade de detalhes e de informações, fique tranquilo! Nós vamos construí-lo aos poucos e aprender que esse tipo de desenho não é feito do nada. Existe uma estrutura por trás do desenho, a qual tornamos mais complexa gradualmente.

Ilustração da estrutura da casa da imagem anterior, traçada em bordas azuis e preenchida em tons de cinza e branco.

Ao longo do curso, vamos entender:

Além disso, falaremos sobre efeitos narrativos da iluminação: vamos descobrir por que precisamos fazer iluminação no desenho e como fazer com que ele conte uma história interessante, mesmo que seja a ilustração de uma casa simples conta uma história.

Inclusive, o nosso projeto é a casa da vovó da história da Chapeuzinho Vermelho. Durante o curso, você vai entender por que escolhemos esse projeto específico.

Se você quer saber mais sobre luz e sombra, vem comigo! Nós vamos conversar bastante. O curso traz vários conteúdos interessantes, tanto para você que nunca fez um desenho com esses elementos, quanto para você que já sabe desenhar e quer informações adicionais.

Nesse curso, temos um pouco para todo mundo. Tenho certeza que você chegará ao final com um projeto para apresentar no seu portfólio de maneira satisfatória, e terá muitas coisas para estudar e contar no futuro.

Vem comigo que nós já vamos começar!

Comportamento da luz - Visão geral

Conforme visto no vídeo anterior, nesse curso, você vai aprender a desenhar a casa da vovó da Chapeuzinho Vermelho.

Vamos entender como fazer essa casa desde o processo de pesquisa e desenvolvimento, construindo um moodboard, até a finalização.

Passaremos por diversos aspectos mais técnicos. Caso nunca tenha feito um desenho do tipo, você chegará ao final do curso com um entendimento maior sobre como obter esse resultado, pois vamos compreender que existem diversas etapas de rascunho que precedem a versão final.

As etapas vão desde um bloco básico, até a sua modelagem e recorte em partes menores que adicionam detalhes.

Para isso, vamos precisar entender como funciona a isometria e o que é uma perspectiva isométrica, a partir de um estudo sobre os eixos das três dimensões (altura, largura e profundidade). Descobriremos para que fim podemos usar isso, como funciona uma distorção em perspectiva, e o que acontece quando não temos essa distorção.

Vamos conversar sobre como fazer um desenho a partir de uma perspectiva isométrica. Faremos um bloco base de construção, conforme visto no vídeo introdutório.

A partir disso, entenderemos como funciona luz e sombra: vamos colocar um foco de luz; entender onde essa luz não atinge o objeto, de modo a construir sombras; também vamos descobrir como projetar a sombra no chão; e como fazer detalhamentos de sombra.

Gradualmente, adicionamos detalhes ao nosso desenho, chegando a um resultado muito legal!

Para chegar a esse nível de detalhamento, falaremos sobre propriedades específicas da luz, por exemplo: a luz rebatida, a qual atinge outro lugar e rebate no objeto; as sombras de oclusão, onde a luz não consegue chegar; e a penumbra, correspondente ao meio-tom entre a luz e a sombra.

Conseguiremos, então, conferir uma sensação maior de realismo ao nosso objeto.

Assim, você chegará ao final do curso com o desenho finalizado de uma casa, ou melhor ainda, com um projeto próprio, o qual você pode desenvolver durante o curso.

Nunca pense que você precisa seguir à risca o que for proposto no curso. O material será disponibilizado, mas você também pode construir o seu projeto da maneira desejada, apenas aplicando as técnicas trazidas ao longo das aulas.

Tenha isso em mente! Nossa ideia com o curso não é simplesmente replicar um produto, mas sim entender o processo.

Vem comigo, vamos dar início ao curso!

Comportamento da luz - A luz no desenho

A luz e a sombra em um desenho são elementos de modelagem. O que queremos dizer com isso?

Se apagarmos a luz de um quarto à noite, por exemplo, não vamos enxergar nada. A luz serve para modelar e esculpir o ambiente ao nosso redor.

Sendo assim, só conseguimos interpretar as coisas que existem no mundo porque a luz as atinge. Isso faz com que, no momento de desenhar, seja necessário pensar muito bem nos volumes dos objetos.

Esse será o foco do nosso curso: entender os volumes para, assim, colocar a luz onde quisermos, interpretar onde haverá luz ou sombra, e saber como representar isso no desenho.

Narrativa

Existe outra função da luz no desenho: a narrativa.

Nós utilizamos a luz como um elemento potencializador da contação de história do nosso desenho. Qual história estamos contando e qual é o foco dela?

O Caravaggio, por exemplo, é um artista que utiliza muito a técnica da iluminação como elemento de contar histórias.

A iluminação do quadro abaixo não é natural, isto é, ela não existe na natureza. O pintor modela a cena ao redor de uma iluminação artificial.

Pintura do artista Caravaggio. Há três personagens na cena: um homem branco à esquerda, uma mulher branca no centro, e uma senhora branca à direita.

Veja que a personagem no centro da pintura tem uma luz muito forte sobre ela. Isso acontece devido a ela ser o destaque da cena. O que essa personagem faz na cena também é importante, então toda a iluminação trabalha a favor dela e da sua respectiva ação.

Portanto, tudo gira ao redor dessa personagem específica, e só conseguimos interpretar isso por conta da luz.

Abaixo, temos outros 2 exemplos de ilustrações que utilizam a luz para colocar o foco em determinado lugar. Além disso, a iluminação trabalha de modo a mostrar como é o cenário ao redor desse ponto de foco.

Duas ilustrações dispostas horizontalmente. À esquerda, temos a ilustração de uma personagem branca, de cabelos longos, lisos e pretos, e olhos castanhos; ela está ajoelhada em uma floresta. À direita, temos a ilustração de dois homens brancos de cabelos curtos e castanhos em um escritório; há alguns feixes de luz diagonais atingindo a mesa do escritório e os dois personagens.

No caso à direita, identificamos dois homens em um ambiente fechado. (provavelmente um escritório, devido às roupas dos personagens). Existe uma luz muito importante na cena: as faixas diagonais mais iluminadas. Elas dão a entender que existe uma luz atravessando a persiana de uma janela.

Nós só entendemos isso pois sabemos o que é uma persiana, uma janela, e um ambiente de escritório.

Nesse caso, a luz nem está presente na cena, nós sequer visualizamos a janela, mas compreendemos que ela existe devido aos feixes de luz.

Além disso, temos a luz do isqueiro, que atinge os rostos e as mãos dos personagens, trazendo o foco para esse ponto.

Portanto, a luz guia o olhar em ambas as cenas exibidas acima.

Clima

A luz também pode ser usada para criar um clima específico no desenho.

Duas ilustrações dispostas horizontalmente. À esquerda, temos a ilustração de duas pessoas andando de bicicleta, sendo uma menina branca de cabelo liso, curto e preto atrás, e um menino branco de cabelo curto preto à frente. À direita, temos a ilustração de um menino branco escalando uma montanha com um animal nas suas costas; há algumas árvores e folhagens ao redor dele.

A ilustração à esquerda, por exemplo, é inteiramente azulada, com uma luz branca brilhante e sombras azuis, para dar a impressão de uma brisa suave à beira de um mar ou de um rio.

Identificamos o vento batendo no cabelo da personagem à frente e o movimento das bicicletas, tudo em um ambiente bem iluminado que transmite a sensação de uma tarde agradável.

Em contrapartida, temos a cena à direita, também um pouco bucólica, em um ambiente de campo, mas o clima da ilustração é completamente diferente.

Temos, então, sombras muito fortes e uma luz igualmente intensa invadindo a região de sombra, como se ela passasse entre duas árvores. Isso faz com que a luz forte amarela de bordas avermelhadas coloque todo o foco da cena na personagem central.

O contraste entre escuro e iluminado, junto ao movimento arredondado das nuvens ao fundo, trazem uma sensação de tensão.

Portanto, vemos duas cenas totalmente diferentes entre si somente pela iluminação utilizada na composição.

Focos

Nós também podemos inventar focos nas cenas:

Três ilustrações dispostas horizontalmente. Na primeira, estão representados dois personagens: uma criança branca de cabelo curto e castanho à esquerda; e um gato laranja à direita; ao fundo, há uma torre inclinada para a direita, assim como os dois personagens à frente. Na segunda imagem, vemos uma criança branca de cabelo curto e castanho; ela está virada de lado, segurando um animal pequeno nas mãos; ao seu redor, há folhagens verdes e flores azuis. Por fim, temos uma ilustração em preto e branco de um homem branco sentado atrás de uma mesa enquanto fuma um cigarro e segura um copo.

A luz da primeira ilustração, por exemplo, é completamente surreal; não existe uma sombra no céu, conforme vemos no desenho, ou uma divisão tão marcada de onde há luz e onde há sombra na personagem.

Já no segundo exemplo, se a luz fosse emitida pelo objeto que a personagem segura, essa luz a atingiria de outra maneira, em vez de iluminá-la por completo, como acontece na ilustração.

Na última imagem, temos uma luz que vem de trás do personagem, mas o atinge como se estivesse de frente. Isso não faz sentido do ponto de vista científico, mas nesse caso, pensamos pela perspectiva estética.

Estamos criando uma cena em que, caso a luz viesse do fundo e a representássemos dessa forma, a imagem não teria legibilidade. O olho do personagem, por exemplo, um ponto importante da composição, só é visível por estar iluminado.

A graça de desenhar é que sempre podemos manipular a luz da maneira desejada, de modo a fortalecer a narrativa do desenho.

Pensamos, então, em focos de luz, isto é, pontos focais. Onde a luz estiver, o nosso olhar será atraído imediatamente.

Conclusão

Nesse curso, vamos entender como focar a luz no lugar certo, para direcionar o olhar do leitor até ele; e como conferir sensação de volume, como modelar o desenho com a luz.

No próximo vídeo, vamos começar a estudar técnicas para controlar a luz e entender como funcionam os volumes das formas com as quais trabalharemos.

Sobre o curso Desenho: entendendo volumes e iluminação

O curso Desenho: entendendo volumes e iluminação possui 118 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ilustração Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Ilustração Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas