Olá! Meu nome é Letícia Watanabe, eu sou especialista em gestão estratégica de marketing e comunicação e serei sua instrutora nesse curso de Marketplace.
Letícia é uma mulher de traços orientais, olhos pretos, cabelos longos, pretos e bastante lisos. Está usando uma blusa verde e uma maquiagem leve com delineado preto. Ao fundo, visualizamos uma parede clara. No lado esquerdo, um teclado elétrico e uma guitarra pendurada na parede. Já no lado direito, vemos um móvel com alguns objetos em cima, um quadro preto e branco, livros coloridos empilhados e uma luminária.
Esse curso é para você que quer colocar seus produtos em uma grande vitrine, expandir seu negócio e gerar fluxo de caixa.
Para isso, começaremos entendendo quais são os tipos de marketplace que existem no mercado, como o marketplace de nicho.
Em seguida, conheceremos quais são as estratégias desse modelo de negócio e se podemos utilizar as mesmas aplicadas em um e-commerce próprio.
Também analisaremos o mercado para o comercio eletrônico no Brasil, se ele está aquecido e se há um melhor momento para aderir o marketplace.
Por fim, faremos a análise de dois cases de sucesso para entender quais tipos de estratégia foram utilizadas tanto no e-commerce quanto no marketplace.
Te convido a estudar e explorar esse modelo de negócios tão interessante.
Vamos lá?
Você sabe o que é um marketplace e quais são as principais vantagens para o vendedor?
O marketplace é uma plataforma de vendas online que oferece espaço para vendedores colocarem seus produtos a venda. Sua maior vantagem é a visibilidade.
Utilizá-lo é como ter uma loja em um shopping frequentado por diversas pessoas, só que ainda melhor já que é online e pode atrair um alcance consideravelmente muito maior.
Para utilizá-lo é geralmente cobrado uma comissão ou mensalidade, que pode ser tanto sobre o valor de vendas como por período de uso do marketplace, por exemplo.
O vendedor que comercializa no marketplace é chamado de seller.
São os sellers que realizam o cadastro dos produtos de uma loja, definindo as fotos, vídeos, título e descrição que cada item terá.
Quando falamos em colocar produtos em uma grande player de mercado, como o Mercado Livre, significa trabalhar com uma estrutura pronta em que fazemos apenas o cadastro das mercadorias.
Mas, será que existem só vantagens nesse modelo de negócio?
Antes de entrarmos nesse assunto entenderemos um pouco mais sobre tipos de marketplace que existem no mercado.
Vamos lá?
Nessa aula vamos conhecer alguns tipos de marketplace.
Esse modelo de marketplace oferece produtos físicos de diferentes nichos. Alguns exemplos são o Mercado Livre, a Amazon e a Magalu.
Também existem grandes conglomerados, ou seja, marketplaces que detém mais de uma marca. Os produtos cadastrados na VIA, por exemplo, são vendidos no site da Casas Bahia, Ponto (antigo Ponto Frio) e Extra.com.br.
A Americanas marketplace também vende em várias lojas como Submarino, Americanas e Shoptime.
Essa é a grande vantagem de optar por conglomerados, já que o produto é vendido em mais de uma loja e alcança um público muito maior.
É um modelo de negócio que oferece serviços, alguns exemplos são a Uber, iFood e o Uber Eats, que são segmentados e atendem nichos específicos.
A GetNinjas também faz parte desse modelo, a diferença é que oferece diversos tipos de serviço que vão desde assistência técnica até serviços domésticos.
São marketplaces que conectam locadores e clientes finais. O Airbnb é um grande exemplo, nele as pessoas anunciam e reservam acomodações e meios de hospedagem.
Esse tipo de marketplace pode oferecer, além do agendamento de consultas, a possibilidade de analisar a satisfação dos pacientes por meio dos depoimentos. Quem possui esse modelo é a Doctoralia.
Nesse modelo de negócios os anunciantes divulgam seus produtos, mas não realizam a venda. O Google Shopping e o Buscapé são plataformas que fazem esse serviço, eles divulgam o produto com todas as suas informações e quando o usuário clica nele, o direciona para o site de vendas da marca.
Taxas e comissões
Importante lembrar que a utilização dessas plataformas requerem o pagamento de taxas ou comissões, que variam de valor conforme o produto.
Portanto, é necessário ficar atento ao valor cobrado para definir a formação de preço dos produtos e assim não ter prejuízos.
Esses são alguns tipos de marketplace que existem no mercado. Mas, e se quisermos ser mais específicos, como vender sapatos em um marketplace que atenda só esse segmento. Será que isso é vantajoso?
Vamos entender um pouco melhor sobre marketplaces de nicho na próxima aula.
O curso Marketplace: estratégias de vendas possui 89 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de E-commerce em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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