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Power BI: aplicando a RLS

Entendendo o modelo - Apresentação

Boas-vindas ao curso Power BI: Aplicando o RLS! Meu nome é David Neves, instrutor aqui na Alura, e te acompanharei ao longo dessa jornada.

Audiodescrição: David se descreve como um homem de pele morena, com barba e cabelos pretos, e olhos pretos. Ele veste uma camisa cinza com a logo da Alura. Além disso, ao fundo, há uma parede branca iluminada em gradiente de azul e verde.

O que vamos aprender?

Vamos apresentar um pouco sobre este curso que tem como foco a restrição, isto é, a segurança dos dados no Power BI. Conheceremos diversas maneiras de restringir esses dados e conceder acessos de forma correta para as pessoas que consultarem esses dados.

Nesse contexto, atenderemos as demandas da empresa Frutally, para implementar restrições em níveis regionais, a nível de pessoa colaboradora, gerencial, organizacional e em formas hierárquicas.

Ou seja, vamos abordar formas de restrições desde as mais simples até as mais complexas para que você entenda diversos contextos e modos de aplicação no mercado.

Conclusão

Agora, só falta você começar para entender como podemos compartilhar dados da melhor maneira possível e as pessoas visualizarem aquilo que elas deveriam encontrar em um relatório. Vamos lá?

Entendendo o modelo - Entendendo as necessidades da Frutally

Neste vídeo, vamos entender o nosso contexto de trabalho, isto é, a demanda que vamos atender durante este curso, que é da empresa Frutally.

Entendendo as necessidades da Frutally

A Frutally é uma empresa atualmente consolidada no mercado brasileiro na venda de sucos. Ela começou, como toda empresa, pequena, com poucas pessoas colaboradoras e poucas unidades, mas sempre alimentou seus dados. Assim, a empresa registra todos os dados em bancos desde o início.

Com esse crescimento e chegando ao patamar que tem hoje, a Frutally gerou muita complexidade, não só na alimentação e na gestão desses dados, mas também na exibição dessas informações. Nesse momento, políticas de segurança ainda não foram implementadas nesse projeto, ou seja, todos têm acesso a tudo.

Surgiu a necessidade de a empresa Frutally exibir as informações desses relatórios já estruturados em diversos níveis, ou seja, em níveis regionais, pessoais, gerenciais, hierárquicos e também organizacionais. Portanto, ela tem a necessidade de exibir em diversos níveis essas informações, para que nem todo mundo tenha acesso a tudo.

Conclusão

Agora que já entendemos todo esse contexto e as necessidades da empresa Frutally, conseguimos olhar esse projeto e entender como podemos dar nossos primeiros passos, sabendo como este modelo se comporta.

Vamos entender esse projeto?

Entendendo o modelo - Analisando o projeto

Nós compreendemos o contexto da empresa Frutally e suas necessidades. Agora, vamos conhecer esse projeto, que já está parcialmente estruturado, ou seja, é um projeto que tem as bases de dados importadas e os relacionamentos criados. Tudo está estruturado para aplicarmos as restrições.

No entanto, não faz sentido aplicar as restrições sem compreender todo o modelo, entender como ele se comporta e todos esses relacionamentos.

É essencial que, em todo projeto de BI, você compreenda o contexto, as necessidades e como o projeto está progredindo, para que consiga acompanhar e prosseguir a partir do que já foi criado ou que precisa ser remodelado.

Analisando o projeto

Temos o projeto já importado, concluído na atividade anterior. É importante que você realize a atividade e pegue o arquivo .pbix e a base de dados para dar seguimento nos próximos vídeos.

Vamos entender um pouco do contexto. Na barra de menu lateral esquerda do Power BI Desktop, vamos analisar a modelagem dos dados. Clicaremos na opção "Exibição de modelo" para entender como esse modelo está estruturado.

Basicamente, é notável que a tabela de colaboradores (Dim_Colaboradores) é o núcleo do modelo. Ela se relaciona com uma tabela fato (Fato_VendasColaborador) e com duas dimensões compartilhadas, a Dim_ColaboradorGerência e a Dim_ColaboradorOrganização.

Portanto, temos uma tabela de dimensão relacionada a uma tabela fato e a duas outras dimensões. Conseguimos verificar que as dimensões Dim_ColaboradorGerência e Dim_ColaboradorOrganização estão ligadas a Dim_Gerência e a Dim_Organização, respectivamente. Assim, temos duas ramificações com uma estrutura específica.

Para dar os primeiros passos, entender como os filtros estão sendo aplicados e como essas restrições serão aplicadas, vamos segmentar esses relacionamentos em abas específicas.

Adicionando o layout "Colaborador"

Na parte inferior, onde temos "Todas as tabelas", vamos clicar em + ("Novo Layout") para adicionar um layout. Vamos nomeá-lo dando um duplo clique sobre "Layout 1" e alterando para "Colaborador".

De volta ao layout "Todas as tabelas", vamos importar as tabelas Dim_Colaboradores e Fato_VendasColaborador para o novo layout. Esse será o primeiro relacionamento que teremos.

Podemos também trazer a tabela de estado (Dim_Estado), se for necessário, mas não necessariamente ela precisa ser utilizada para esse contexto. Ao final, temos três informações no layout "Colaborador".

Adicionando o layout "Gerencial"

Vamos criar um novo layout que será da ramificação gerencial ("Gerencial"). Teremos essa parte de gerencial onde vamos pegar todas as informações da tabela de gerência (Dim_Gerência).

Além da tabela Dim_Gerência, podemos arrastar a Dim_ColaboradorGerência, a Fato_VendaGerência, e a Dim_Colaboradores, porque ela também é o núcleo de todas essas informações.

Nesse momento, temos quatro tabelas nesse novo layout, as quais são envolvidas para permissão gerencial. Agora, vamos para próxima ramificação, verificando em "Todas as tabelas".

Adicionando o layout "Organizacional"

Nesse novo layout que chamaremos de "Organizacional", vamos importar quatro tabelas. Vamos começar importando, por exemplo, a tabela Dim_Organização. Feito isso, podemos clicar com o botão direito sobre ela e selecionar a opção "Adicionar tabelas relacionadas". Dessa forma, são adicionadas as tabelas Dim_ColaboradorOrganização e Fato_VendasOrganização

O que falta é justamente a tabela de colaboradores (Dim_Colaboradores), então basta arrastá-la do menu à direita. Vamos fazer mais ou menos a mesma organização que os layouts anteriores, apenas para deixar mais visíveis as quatro tabelas.

Conclusão

A partir desse momento, já temos a segmentação dos modelos, que facilita nossa visualização e também a organização, o entendimento desse modelo, como vamos observar a ordem dos filtros, como vamos entender a aplicação da restrição em cada uma das tabelas, e como será o comportamento.

Assim, podemos partir para as primeiras restrições!

Sobre o curso Power BI: aplicando a RLS

O curso Power BI: aplicando a RLS possui 105 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

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