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UX Strategy: conhecendo o mercado e testando ideias

Olhando para o mercado - Apresentação

Olá! Meu nome é Tuanny Dias, eu sou instrutora de UX na Alura e Design Lead na Raia Drogasil. Muito prazer se você ainda não me conhece! Se já nos encontramos antes, estaremos juntos mais uma vez, dessa vez falando sobre UX Strategy.

#acessibilidade

Tuanny é uma mulher de pele negra de cabelo curto preto, porém com tranças de pontas loiras. Ela usa batom vermelho, uma blusa preta e óculos de armação prateada. Atrás dela, há uma estante de livros com alguns bonecos do Snoopy e uma poltrona, em frente a uma parede branca iluminada em degradê de roxo e rosa.

Vamos começar a falar sobre estratégia?!

Você já deve ter se perguntado como as empresas fazem para criar coisas inovadoras, atendendo às necessidades do mercado e, principalmente, às necessidades e dores da pessoa usuária.

Nesse curso, vamos entender de forma prática, por meio de ferramentas, como analisar a proposta de valor criada pela empresa e fazer um benchmarking não somente de comparativo de telas, mas sim um benchmarking que nos permita observar o que o mercado tem e o que precisamos colocar.

Além disso, vamos explorar soluções em cima da análise de mercado que será realizada, para então conseguir testar ideias. Afinal, a partir de soluções, surgem hipóteses e ideias que precisamos testar para conferir se vale a pena ou não seguir em frente com elas.

As ideias serão testadas por meio de uma ferramenta de teste não-moderado: o Maze. Vamos abordar desde o momento de inserção das perguntas até o momento dos resultados, onde tabulamos e documentamos os dados para levar as ideias adiante.

Entendida a estrutura do curso, é interessante alinhar as nossas expectativas. Falaremos muito mais sobre práticas, dia a dia de trabalho, e exemplos de aplicação das atividades, do que sobre conceitos.

Então, não entraremos em detalhes dos conceitos de pesquisa, benchmarking, ou testes. Para isso, temos outros cursos na plataforma que certamente irão agregar no seu conhecimento!

Nesse curso, trataremos da vida como ela é e como aplicamos essas ideias no nosso cotidiano. Aprenderemos a estruturar um projeto para que você possa trabalhar no seu próprio, seja conosco em aula ou em outro case que queira executar.

Agora que nos alinhamos, vamos começar o nosso curso!

Olhando para o mercado - Competição é estratégia?

Vamos começar a falar sobre a empresa que usaremos para o projeto do curso?

Trabalharemos com a Mosaico Banking, um banco totalmente diferenciado que se diz flexível e não tem nada a ver com os bancos tradicionais do mercado.

O que sabemos da empresa?

A Mosaico Banking tem uma proposta de valor clara: criar um programa de pontos para tornar a empresa mais flexível e útil. Para isso, passamos pelo conhecimento do público-alvo e sabemos quais as dores da pessoa usuária, as quais precisaremos resolver.

Além disso, sabemos que a empresa se preocupa em oferecer uma experiência diferente para sua pessoa usuária, sendo totalmente flexível.

Dessa forma, iniciamos uma nova etapa: saímos da etapa de imersão, em que conhecemos a pessoa usuária e os problemas, e entramos em uma etapa focada em criar soluções para o que já identificamos.

A primeira coisa que precisamos entender quando decidimos observar o mercado para entender o que ele está fazendo, quais atividades estão sendo executadas, e quais features (recursos) e produtos estão sendo criados, é que não é sobre copiar!

No processo de UX Strategy, não queremos copiar as empresas concorrentes. O objetivo é conhecer o mercado para entender quais são os requisitos mínimos para sermos competitivos. No final, trata-se de competição.

Como ter competitividade em uma nova funcionalidade, com o mercado atendendo às necessidades da nossa pessoa usuária e, principalmente, da nossa empresa?

O benchmarking, assunto que estudaremos na primeira aula, é uma prática estratégica que visa aprender com os outros, mas também é importante adaptar as descobertas à nossa realidade. Nesse caso, a realidade da Mosaico Banking e das pessoas usuárias da empresa.

Como utilizar a competição a nosso favor?

Sabendo que a competição está totalmente atrelada a UX Strategy e que o objetivo não é copiar empresas concorrentes, como utilizar esse ponto a nosso favor? Para isso, precisamos observar o mercado!

É importante fazer essa observação sempre, uma vez que ele muda com constância e também se preocupa em atender às pessoas usuárias e vender mais.

Às vezes, o público-alvo do mercado e o nosso pode ser o mesmo!

Sendo assim, é fundamental observar o mercado na mesma dinâmica ou agilidade que também observamos o nosso produto.

Criando funções que gerem impacto

A partir disso, precisamos pensar: como criar funções com impacto?

Conforme dito anteriormente, trata-se de uma competição, uma corrida em que o mercado tenta fazer as coisas muito rapidamente para atender às pessoas usuárias, e nós tentamos criar produtos inovadores na Mosaico Banking, para também atender às pessoas usuárias e vender.

É isso que aprenderemos a fazer ao longo de todo o processo!

Começaremos com um planejamento, para o qual utilizaremos ferramenta. Há ferramentas estratégicas para planejar a execução e a observação do mercado. Não basta copiar telas e fazer as coisas acontecerem; existem metodologias específicas para isso.

Em seguida, partimos para a execução, tanto da parte de pesquisa para analisar o mercado, quanto das ideias que surgiram a partir dessa análise.

Depois, trabalharemos na documentação que será levada para as pessoas interessadas.

Os processos de benchmarking e de testagem de ideias estão totalmente relacionados à estratégia, uma vez que planejamos e a estratégia propriamente dita está ligada a esse planejamento realizado.

Não há estratégia se não houver planejamento!

Conclusão

Agora que já entendemos o que é estratégia, como ela está relacionada à competição, e por que esse curso está ligado à nova etapa de exploração de soluções, vamos dar início ao nosso curso e acessar a ferramenta FigJam, para então começar a praticar!

Olhando para o mercado - Início do mapeamento

Nesse vídeo, começaremos a explorar o FigJam do projeto, com o qual vamos interagir ao longo de todo o curso. A documentação com os templates está disponível no Para saber mais, para que você possa duplicá-la e preenchê-la junto conosco!

O objetivo é que você tenha algo para construir e depois levar para seu portfólio ou qualquer outro ambiente desejado, para compartilhar o que você fez a partir do case do curso da Alura.

Primeiramente, vamos observar o que temos como template, e depois retornamos ao assunto da aula 1 para colocar a mão na massa e dar início ao nosso processo.

Na aula 1, falaremos sobre Business model canvas (Quadro de modelo de negócios), para relembrar a proposta de valor da Mosaico Banking. Na aula 2, temos um template sobre benchmarking totalmente editável para ser preenchido. Na aula 3, vamos preencher um template sobre descobertas, hipóteses e soluções, uma questão mais de fechamento de ideias.

Por fim, nas aulas 4 e 5, temos modelos referentes à documentação. Na aula 4 especificamente, temos um protótipo de baixa fidelidade que vamos utilizar para falar sobre a criação de protótipos. Já na aula 5, abordaremos o Notion, que usaremos ao final da aula para documentar tudo o que fizemos no decorrer do curso.

Início do mapeamento

Agora que você já duplicou a documentação para a sua própria conta do FigJam, vamos acessar o template da aula 1, exibido abaixo:

Template de um quadro de modelo de negócios, composto por duas partes interligadas. À esquerda, há um quadro formado por 9 seções: "Problema" no canto superior esquerdo, com "Atividades" e "Recursos principais" à sua direita, dispostas verticalmente; em seguida, "Proposta de valor" no centro, com "Relacionamento com o cliente" e "Canais" à sua direita, também dispostas verticalmente; "Segmentos de clientes" no canto superior direito; "Estrutura de custos" no canto inferior esquerdo; e por fim, "Forças de receita" no canto inferior direito. Da seção "Proposta de valor", sai uma seta em direção à direita, culminando em um card lilás intitulado "Programa de milhas…". À esquerda do card, há um quadro intitulado "Produto" contendo as subseções "Produtos e serviços", "Gerador de ganho" e "Remédios"; e à direita, um campo circular intitulado "Cliente", contendo as subseções "Atividades", "Ganhos" e "Dores".

Proposta de valor

Vamos relembrar a proposta de valor da Mosaico Banking? Conforme dito anteriormente, a Mosaico Banking é um banco cujo objetivo é sair um pouco do cenário de bancos tradicionais, partindo para uma questão muito mais flexível, de um banco que conseguimos acessar com maior facilidade, por meio de aplicativo.

A partir dessas informações, foi feita uma proposta de valor, abordada em outros cursos da plataforma. Diante dessa proposta, surgiu um gatilho: a criação de um programa de milhas.

Sabendo que os bancos tradicionais do mercado já possuem esse tipo de produto/serviço, como nós, participantes estrategistas da Mosaico Banking, conseguimos atuar diretamente para construir um programa de milhas estratégico e eficiente para o mercado? Não só para a visão de pessoa colaboradora, mas principalmente para a pessoa usuária?

Conforme o indicado no template acima, o produto precisa gerar ganho. Por meio das pesquisas, foi descoberto que precisamos criar o programa de milhas, um programa de pontos para ônibus, e uma forma de acúmulo de pontos. Entendemos, então, que isso será o gerador de ganho para o nosso projeto.

Em seguida, começamos a pensar em como fazer produtos e serviços para a Mosaico Banking. Identificamos que queríamos fazer mais acompanhamentos e planejamentos de viagens, oferecendo um trabalho muito mais customizado.

Por fim, temos a parte de remédios, que seria como aliviar as dores das pessoas usuárias. Nesse ponto, pensamos em um câmbio fixo e em uma segurança maior, visando deixar na pessoa usuária o sentimento de que ela pode usar a Mosaico Banking e o programa de milhas para obter vantagens.

Essa é a visão da proposta de valor pensando no produto. Agora vamos relembrar as necessidades da pessoa cliente.

Quando falamos em atividades, a pessoa cliente da Mosaico Banking informa que precisa planejar suas viagens com antecedência para pagar o menor valor, e priorizar as viagens de ônibus por terem um custo mais baixo, conseguindo viajar mais do que de avião.

Em relação a ganhos, conseguimos concluir com as pesquisas que a pessoa cliente gostaria de viajar mais vezes no ano, de ter mais benefícios atribuídos à sua conta, e principalmente, de encontrar uma promoção de passagem ou de pacote de viagens. Esses são os pontos considerados ganhos pela pessoa cliente, independentemente de ser na Mosaico Banking ou não.

Por fim, temos as dores, que conseguimos mapear segundo o que conversamos. São elas:

A partir dessas dores e dos produtos que a empresa tem atualmente, decidimos criar um programa de milhas que irá fazer o planejamento da viagem, além do acúmulo de pontos, e principalmente, oferecerá uma experiência muito mais personalizada e autêntica.

É nesse momento que entra UX Strategy, quando usaremos ferramentas de estratégia e de pesquisa para criar o melhor modelo de programa de milhas, considerando a visão do negócio e as dores da pessoa usuária.

Segmentos de clientes

Agora que já relembramos a proposta de valor da Mosaico Banking, vamos analisar a segmentação de clientes para fechar a nossa linha de raciocínio.

A Mosaico Banking é uma empresa com clientes que:

Canais

Quanto aos canais mais utilizados para conversar com as pessoas clientes da Mosaico Banking, temos o próprio aplicativo do banco, o WhatsApp, e o site da empresa.

Conclusão

Nesse vídeo, fizemos uma retrospectiva do que é a Mosaico Banking, de qual é o nosso objetivo, e como será o programa de milhas que iremos desenvolver. Assim, podemos partir para o template da segunda aula, onde vamos começar a planejar o benchmarking.

Vem comigo dar início a esse planejamento e entender como a estratégia está relacionada diretamente ao que o mercado faz, e por que precisamos nos preocupar com isso ao criar algo. Vamos lá!

Sobre o curso UX Strategy: conhecendo o mercado e testando ideias

O curso UX Strategy: conhecendo o mercado e testando ideias possui 119 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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