Com o que vimos nos capítulos anteriores, nós precisamos lembrar de colocar o nome após criarmos um novo cliente em nosso sistema. Isso pode ser visto no código a seguir:
Cliente guilherme = new Cliente();
guilherme.Nome = "Guilherme";
E se esquecermos de chamar a segunda linha desse código, teremos um cliente sem nome. Mas, será que faz sentido existir um cliente sem nome?
Para evitar isso, ao construir nosso objeto temos que obrigar o desenvolvedor a falar qual o nome do Cliente
. Isto é, queremos ser capazes de alterar o comportamento da construção do objeto.
Queremos definir um novo comportamento que dirá como será construído o objeto. Algo como:
Cliente guilherme = new Cliente("Guilherme Silveira");
Note que esse comportamento que desejamos lembra um comportamento normal, passando argumentos, mas com a característica especial de ser quem constrói um objeto. Esse comportamento recebe o nome de construtor. E como defini-lo? Similarmente a um comportamento qualquer:
class Cliente
{
// Outros atributos da classe Cliente
public string Nome { get; set; }
public Cliente (string nome)
{
this.Nome = nome;
}
}
Vimos que quando criamos um construtor na classe, o C# usa o construtor criado para inicializar o objeto, porém o que acontece quando não temos nenhum construtor na classe? Quando uma classe não tem nenhum construtor, o C# coloca um construtor padrão dentro da classe. Esse construtor não recebe argumentos e não executa nenhuma ação, ou seja, um construtor que não recebe nenhum argumento e tem o corpo vazio.
Múltiplos construtores dentro da classe
Na seção anterior definimos um construtor dentro da classe cliente que inicializa a propriedade nome, mas e se quiséssemos inicializar também a idade do Cliente
durante a construção do objeto? Nesse caso, precisaríamos de um construtor adicional na classe Cliente
:
class Cliente
{
public string Nome { get; set; }
public int Idade { get; set; }
// construtor que só recebe o nome
public Cliente (string nome)
{
this.Nome = nome;
}
// construtor que recebe o nome e a idade
public Cliente (string nome, int idade)
{
this.Nome = nome;
this.Idade = idade;
}
}
Veja que definimos duas versões diferentes do construtor da classe, uma que recebe apenas a string nome
e outra que recebe string nome
e int idade
. Quando colocamos diversas versões do construtor dentro de uma classe, estamos fazendo uma sobrecarga de construtores.
Valor padrão para os parâmetros
No C#, ao invés de fazermos sobrecarga de construtores para podermos passar informações adicionais na criação do objeto, podemos utilizar os parâmetros opcionais com valores padrão.
Você pode ler sobre os parâmetros opcionais no blog da caelum: http://blog.caelum.com.br/parametros-opcionais-e-nomeados-do-c/
Para saber mais — Initializer
Vimos que podemos utilizar um construtor para pedir informações obrigatórias para a classe. Mas, por exemplo, temos a classe Cliente
e apenas seu nome é obrigatório, então podemos pedir essa informação no construtor da classe.
Cliente cliente = new Cliente ("Victor Harada");
Mas o cliente também possui CPF, RG e idade. Para colocarmos essas informações no cliente que criamos precisamos do código:
Cliente cliente = new Cliente ("Victor Harada");
cliente.Cpf = "123.456.789-01";
cliente.Rg = "21.345.987-x";
cliente.Idade = 25;
Veja que em todas as linhas estamos repetindo o nome da variável que guarda a referência para o cliente. Para evitar essa repetição, podemos utilizar os initializers do C#. O Initializer é um bloco de código que serve para inicializar as propriedades públicas do objeto.
Cliente cliente = new Cliente ("Victor Harada")
{
// bloco de inicialização
Cpf = "123.456.789-01",
Rg = "21.345.987-x",
Idade = 25
};
Exercícios
Ao modelar um sistema de controle de aviões em um aeroporto, todos os aviões possuem, obrigatoriamente, um código e uma empresa, além disso, opcionalmente, uma cidade de entrada e saída.
Qual solução parece ser mais fácil de manter?
Criar um construtor para código e empresa, e quatro propriedades: código, empresa, cidade de entrada e de saída.
Criar um construtor para código, empresa, entrada e saída e não criar propriedades.
Criar quatro propriedades: código, empresa, cidade de entrada e de saída.
Criar um construtor para código e empresa, e duas propriedades cidade de entrada e de saída.
Qual das opções a seguir representa um construtor da classe
Cliente
que recebe onome
e org
?class Cliente { // Outros atributos da classe Cliente public string Nome { get; set; } public string Rg { get; set; } public Cliente (string nome, string rg) { this.Nome = nome; this.Rg = rg; } // Outros métodos e construtores }
class Cliente { // Outros atributos da classe Cliente public string Nome { get; set; } public string Rg { get; set; } public Cliente (string nome) { this.Nome = nome; this.Rg = rg; } // Outros métodos e construtores }
class Cliente { // Outros atributos da classe Cliente public string Nome { get; set; } public string Rg { get; set; } public void Cliente (string nome, string rg) { this.Nome = nome; this.Rg = rg; } // Outros métodos e construtores }
class Cliente { // Outros atributos da classe Cliente public string Nome { get; set; } public string Rg { get; set; } public int Cliente (string nome, string rg) { this.Nome = nome; this.Rg = rg; } // Outros métodos e construtores }
Faça com que o nome possa, opcionalmente, ser passado na construção da classe
Cliente
.