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C# e Orientação a Objetos > Herança

Herança

Imagine agora que nosso banco realize depósitos e saques de acordo com o tipo da conta. Se a conta for poupança, o cliente deve pagar 0.10 por saque. Se a conta for corrente, não há taxa.

Para implementar essa regra de negócio, vamos colocar um if no método Saca:

public void Saca(double valor) 
{
    if(this.Tipo == ???????????) 
    {
        this.Saldo -= valor + 0.10;
    }
    else 
    {
        this.Saldo -= valor;        
    }
}

Podemos criar um atributo na Conta, que especifica o tipo da conta como, por exemplo, um inteiro qualquer onde o número 1 representaria "conta poupança" e 2 "conta corrente".

A implementação seria algo como:

public class Conta
{
    public int Numero { get; set;}
    public double Saldo { get; private set; }

    public Cliente Titular { get; set; }

    public int Tipo { get; set; }

    public void Saca(double valor) 
    {
        if(this.Tipo == 1) 
        {
            this.Saldo -= valor + 0.10;
        }
        else 
        {
            this.Saldo -= valor;        
        }
    }

    public void Deposita(double valor) 
    {
        this.Saldo += valor;
    }
}

Veja que uma simples regra de negócio como essa fez nosso código crescer muito. E poderia ser pior: imagine se nosso banco tivesse 10 tipos de contas diferentes. Esse if seria maior ainda.

Precisamos encontrar uma maneira de fazer com que a criação de novos tipos de conta não implique em um aumento de complexidade.

Reaproveitando código com a Herança

Uma solução seria ter classes separadas para Conta (que é a corrente) e ContaPoupanca:

public class Conta
{
    public int Numero { get; set;}
    public double Saldo { get; private set; }

    public Cliente Titular { get; set; }

    public void Saca(double valor) 
    {
        this.Saldo -= valor;
    }

    public void Deposita(double valor) 
    {
        this.Saldo += valor;
    }
}

public class ContaPoupanca
{
    public int Numero { get; set;}
    public double Saldo { get; private set; }

    public Cliente Titular { get; set; }

    public void Saca(double valor) 
    {
        this.Saldo -= (valor + 0.10);
    }

    public void Deposita(double valor) 
    {
        this.Saldo += valor;
    }
}

Ambas as classes possuem código bem simples, mas agora o problema é outro: a repetição de código entre ambas as classes. Se amanhã precisarmos guardar "CPF", por exemplo, precisaremos mexer em todas as classes que representam uma conta no sistema. Isso pode ser trabalhoso.

A ideia é, portanto, reaproveitar código. Veja que, no fim, uma ContaPoupanca é uma Conta, pois ambos tem Numero, Saldo e Titular. A única diferença é o comportamento no momento do saque. Podemos falar que uma ContaPoupanca é uma Conta:

public class ContaPoupanca : Conta 
{

}

Quando uma classe é definida com o :, dizemos que ela herda da outra (Conta) e por isso ela ganha todos os atributos e métodos da outra classe. Por exemplo, se ContaPoupanca herdar de Conta, isso quer dizer que ela terá Numero, Saldo, Titular, Saca() e Deposita() automaticamente, sem precisar fazer nada. Dizemos que a classe ContaPoupanca é uma subclasse ou classe filha da classe Conta e que Conta é uma classe base ou classe pai da ContaPoupanca. Veja o código a seguir:

// Arquivo ContaPoupanca.cs
public class ContaPoupanca : Conta 
{

}

// Código no formulário que utiliza a ContaPoupanca
ContaPoupanca c = new ContaPoupanca();
c.Deposita(100.0);

Basta usar a notação : e o C# automaticamente herda os métodos e atributos da classe pai. Mas a ContaPoupanca tem o comportamento de Saca() diferente. Para isso, basta reescrever o comportamento na classe filha, usando a palavra override e mudando a classe pai para indicar que o método pode ser sobrescrito (virtual):

// Arquivo Conta.cs
public class Conta
{
    public virtual void Saca(double valor) 
    {
        this.Saldo -= valor;
    }

    // Resto do código da classe
}

// Arquivo ContaPoupanca.cs
public class ContaPoupanca : Conta 
{
    public override void Saca(double valor) 
    {
        this.Saldo -= (valor + 0.10);
    }
}

// Código do formulário da aplicação
ContaPoupanca c = new ContaPoupanca();

// chama o comportamento escrito no pai
// O Saldo termina em 100.0 depois dessa linha
c.Deposita(100.0); 

// chama o comportamento escrito na ContaPoupanca
// O Saldo termina com o valor 49.90
c.Saca(50); 

Veja nesse código que invocamos tanto Deposita() quanto Saca(). No depósito, como a classe filha não redefiniu o comportamento, o método escrito na classe pai será utilizado.

Já no saque, o comportamento usado é o que foi sobrescrito na classe filha.

Mas o código anterior ainda não compila. Repare que o método Saca() da ContaPoupanca manipula o Saldo. Mas Saldo é privado! Atributos privados só são visíveis para a classe que os declarou. Os filhos não enxergam.

Queremos proteger nosso atributo mas não deixá-lo privado nem público. Queremos proteger o suficiente para ninguém de fora acessar, mas apenas quem herda ter acesso. Para resolver, alteraremos o modificador de acesso para protected. Atributos/métodos marcados como protected são visíveis apenas para a própria classe e para as classes filhas:

public class Conta
{
    public int Numero { get; set;}
    public double Saldo { get; protected set; }

    // ...
}

A classe Conta ainda pode ser instanciada sem problemas:

Conta c = new Conta();
c.Deposita(100.0);

Veja que com herança conseguimos simplificar e reutilizar código ao mesmo tempo. A herança é um mecanismo poderoso mas deve ser utilizado com cuidado.

Reaproveitando a implementação da classe base

Observe as implementações dos métodos Saca das classes Conta e ContaPoupanca:

public class Conta
{
    // outros atributos e métodos
    public double Saldo { get; protected set; }

    public virtual void Saca(double valor)
    {
        this.Saldo -= valor;
    }
}

public class ContaPoupanca : Conta
{
    public override void Saca(double valor)
    {
        this.Saldo -= (valor + 0.10);
    }
}

As implementações dos dois métodos são praticamente iguais, a única diferença é que no Saca da ContaPoupanca colocamos this.Saldo -= (valor + 0.10); ao invés de this.Saldo -= valor;.

Quando fazemos a sobrescrita de métodos em uma classe filha, muitas vezes, queremos apenas mudar levemente o comportamento da classe base. Nessas situações, no código da classe filha, podemos reutilizar o código da classe pai com a palavra base chamando o comportamento que queremos reaproveitar. Então o código do Saca da ContaPoupanca poderia ser reescrito da seguinte forma:

public class ContaPoupanca : Conta
{
    public override void Saca(double valor)
    {
        base.Saca(valor + 0.10);
    }
}

Com essa implementação, o Saca da ContaPoupanca chama o método da classe base passando como argumento valor + 0.10. Repare também que, como a classe filha não está utilizando a propriedade Saldo da Conta, ela poderia voltar a ser private:

public class Conta
{
    public double Saldo { get; private set; }

    // outras propriedades e métodos
}

Polimorfismo

Nosso banco tem relatórios internos para saber como está a saúde financeira da instituição, além de relatórios sobre os clientes e contas. Em um deles, é necessário calcular a soma do saldo de todas as contas (correntes, poupanças, entre outras) que existem no banco. Começando com "zero reais":

public class TotalizadorDeContas 
{
    public double ValorTotal { get; private set; }  
}

Permitimos adicionar Conta ao nosso relatório e acumular seu saldo:

public class TotalizadorDeContas 
{
    public double ValorTotal { get; private set; }

    public void Soma(Conta conta) 
    {
        ValorTotal += conta.Saldo;
    }
}

Conta c1 = new Conta();
Conta c2 = new Conta();

TotalizadorDeContas t = new TotalizadorDeContas();
t.Soma(c1);
t.Soma(c2);

Ótimo. Mas o problema é que temos classes que representam diferentes tipos de contas, e queremos acumular o saldo delas também. Uma primeira solução seria ter um método Soma() para cada classe específica:

public class TotalizadorDeContas 
{
    public double ValorTotal { get; private set; }

    public void Soma(Conta conta) { /* ... */ }
    public void Soma(ContaPoupanca conta) { /* ... */ }
    public void Soma(ContaEstudante conta) { /* ... */ }
    // mais um monte de métodos aqui!
}

Novamente caímos no problema da repetição de código.

Veja que ContaPoupanca é uma Conta. Isso é inclusive expresso através da relação de herança entre as classes. E, já que ContaPoupanca é uma Conta, o C# permite que você passe ContaPoupanca em lugares que aceitam referências do tipo Conta! Linguagens orientadas a objetos, como C#, possuem essa solução elegante pra isso.

Veja o código a seguir:

public class TotalizadorDeContas 
{
    public double ValorTotal { get; private set; }

    public void Soma(Conta conta) 
    {
        ValorTotal += conta.Saldo;
    }
}

Conta c1 = new Conta();
ContaPoupanca c2 = new ContaPoupanca();

TotalizadorDeContas t = new TotalizadorDeContas();
t.Soma(c1);
t.Soma(c2); // funciona!

O código funciona! Podemos passar c2 ali para o método Soma().

Mas como isso funciona? O C# sabe que ContaPoupanca herda todos os atributos e métodos de Conta, e portanto, tem a certeza de que existe o atributo Saldo, e que ele poderá invocá-lo sem maiores problemas!

Agora, uma ContaPoupanca tem um novo comportamento, que permite calcular seus rendimentos. Para isso o desenvolvedor criou um comportamento chamado CalculaRendimento():

class ContaPoupanca : Conta 
{
    public void CalculaRendimento()
    {
        // ...
    }
}

Veja o método Soma(). Ele invoca também o CalculaRendimento():

public class TotalizadorDeContas 
{
    public double ValorTotal { get; private set; }

    public void Soma(Conta conta) 
    {
        ValorTotal += conta.Saldo;
        conta.CalculaRendimento(); // não compila!
    }
}

O código anterior não compila. Por quê? Porque o C# não consegue garantir que o que virá na variável conta será uma ContaPoupanca. Naquela "porta" entra Conta ou qualquer filho de Conta. Portanto, tudo o que o C# consegue garantir é que o objeto que entrar ali tem tudo que Conta tem. Por isso, só podemos usar métodos e atributos definidos pelo tipo da variável (no caso, Conta.)

Essa ideia de uma variavel conseguir referenciar seu próprio tipo ou filhos desse tipo é conhecido por polimorfismo. Veja que, com o uso de polimorfismo, garantimos que a classe TotalizadorDeContas funcionará para todo novo tipo de Conta que aparecer.

Se no futuro um novo tipo de conta, como conta investimento, for criada, basta que ela herde de Conta e não precisaremos nunca modificar essa classe! Ela funcionará naturalmente!

Um programador que conhece bem orientação a objetos faz uso constante de polimorfismo. Veremos mais pra frente como continuar usando polimorfismo para escrever código de qualidade, tomando cuidado para não abusar dessa ideia.

Exercícios

  1. Qual a diferença entre private e protected?

    • Nenhuma. Em ambos, o atributo/método é visível para todos.

    • Só a própria classe enxerga atributos/métodos private enquanto protected é visto pela própria classe mais as classes filhas.

    • Só a própria classe enxerga atributos/métodos protected enquanto private é visto pela própria classe mais as classes filhas.

  2. Para que serve a palavra override?

    • Para indicar que o método está sobrescrevendo um método da classe pai.

    • Para não permitir acesso ao atributo por outras classes.

    • Para indicar que esse método não deve ser utilizado.

  3. Pra que serve a palavra virtual?

    • Para permitir que o método seja sobrescrito.

    • Para indicar que esse método não deve ser sobrescrito.

    • Para sobrescrever um método da classe pai.

    • Para não permitir acesso ao atributo por outras classes.

  4. Adicione a classe ContaPoupanca na aplicação. Essa classe deve herdar da Conta e sobrescrever o comportamento do método Saca para que todos os saques realizados na conta poupança paguem uma taxa de R$ 0.10.

    Não se esqueça de utilizar as palavras virtual e override para sobrescrever os métodos.

  5. O que acontece ao executarmos o código a seguir:

    Conta c1 = new ContaPoupanca();
    c1.Deposita(100.0);
    c1.Saca(50.0);
    MessageBox.Show("conta poupança = " + c1.Saldo);
    
    Conta c2 = new Conta();
    c2.Deposita(100.0);
    c2.Saca(50.0);
    MessageBox.Show("conta = " + c2.Saldo);
    • conta poupanca = 49.9 e conta = 49.9

    • conta poupança = 49.9 e conta = 50.0

    • conta poupança = 50.0 e conta = 50.0

    • conta poupança = 50.0 e conta = 49.9

  6. Faça com que o método Form1_Load, instancie uma ContaPoupanca ao invés da Conta:

    public partial class Form1 : Form
    {
    // Essa é a mesma declaração que colocamos no capítulo anterior
    private Conta conta;
    private void Form1_Load(object sender, EventArgs e)
    {
        this.conta = new ContaPoupanca();
        // resto do código continua igual
    }
    
    // código do resto do formulário também continua igual
    }

    Repare que não precisamos modificar o tipo da variável conta, pois como a ContaPoupanca herda de Conta, podemos utilizar o polimorfismo para atribuir uma referência do tipo ContaPoupanca em uma variável do tipo Conta.

    Depois de modificar o programa, execute-o e teste a operação de depósito. Repare que na classe ContaPoupanca não declaramos o método Deposita, mas mesmo assim conseguimos invocá-lo dentro do código, isso é possível pois quando utilizamos herança, todo o comportamento da classe pai é herdado pela classe filha.

    Teste também o botão de saque. Como a ContaPoupanca sobrescreve o método Saca da Conta, ao apertarmos o botão de saque, estamos invocando o comportamento especializado que foi implementado na ContaPoupanca ao invés de usar o que foi herdado da Conta.

  7. Crie a classe ContaCorrente dentro do projeto e faça com que ela herde da classe Conta.

    Todas as operações na ContaCorrente serão tarifadas, em todo Saque, precisamos pagar uma taxa de R$ 0.05 e para os depósitos, R$ 0.10, ou seja, na ContaCorrente, precisaremos sobrescrever tanto o método Saca quanto o Deposita. Não se esqueça de usar o virtual e override para fazer a sobrescrita no código.

    Depois de criar a ContaCorrente, modifique novamente o formulário para que ele mostre as informações de uma ContaCorrente ao invés de uma ContaPoupanca.

  8. (Opcional) Implemente a classe TotalizadorDeContas com uma propriedade chamada SaldoTotal e um método chamado Adiciona que deve receber uma conta e somar seu saldo ao saldo total do totalizador. Escreva um código que testa o totalizador.

    Podemos passar uma instância de ContaCorrente para o Adiciona do totalizador? Por quê?

Para saber mais — o que é herdado?

Neste capítulo, vimos que quando fazemos a classe ContaPoupanca herdar da classe Conta, ela recebe automaticamente todos os atributos, propriedades e métodos da classe pai, porém os construtores da classe pai não são herdados. Então se a classe filha precisa de um construtor que está na classe pai, ela deve explicitamente declarar esse construtor em seu código.

Imagine por exemplo, que para construirmos a conta precisamos passar opcionalmente seu número:

public class Conta
{
    public int Numero { get; set; }
    // Construtor sem argumentos
    public Conta() {}

    public Conta(int numero)
    {
        this.Numero = numero;
    }
}

Agora na classe ContaPoupanca queremos passar o número na construção do objeto, como o construtor não é herdado, precisamos colocar a declaração explicitamente:

public class ContaPoupanca : Conta
{
    public ContaPoupanca(int numero)
    {
        // A propriedade Numero veio herdada da classe Conta
        this.Numero = numero;
    }
}

Nesse construtor que acabamos de declarar na classe ContaPoupanca, fizemos apenas a inicialização da propriedade número, exatamente o mesmo código que temos no construtor da classe pai, então ao invés de repetirmos o código, podemos simplesmente chamar o construtor que foi declarado na classe Conta a partir do construtor da classe ContaPoupanca utilizando a palavra base:

public class ContaPoupanca : Conta
{
    // Estamos chamando o construtor da classe pai que já faz a inicialização
    // do número e por isso o corpo do construtor pode ficar vazio.
    public ContaPoupanca(int numero) : base (numero) { }
}

Na verdade, dentro do C#, sempre que construímos uma instância de ContaPoupanca, o C# sempre precisa chamar um construtor da classe Conta para fazer a inicialização da classe base. Quando não invocamos explicitamente o construtor da classe pai, o C# coloca implicitamente uma chamada para o construtor sem argumentos da classe pai:

public class ContaPoupanca : Conta
{
    // nesse código o c# chamará o construtor sem argumentos da classe Conta.
    public ContaPoupanca(int numero)
    {
        this.Numero = numero;
    }
}

Se a classe Conta não definir o construtor sem argumentos, temos um erro de compilação se não invocarmos explicitamente um construtor da classe pai.