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C# e Orientação a Objetos > System.IO

System.IO

Agora que já vimos que podemos utilizar o C# para desenvolver um sistema orientado a objetos, vamos aprender como utilizar as bibliotecas do System.IO para ler e escrever dados em arquivos.

Leitura de arquivos

A entrada de dados no C# funciona em duas etapas. Na primeira etapa, temos uma classe abstrata que representa uma sequência de bytes na qual podemos realizar operações de leitura e escrita. Essa classe abstrata é chamada de Stream.

Como o Stream é uma classe abstrata, não podemos usá-la diretamente, precisamos de uma implementação para essa classe. No caso de leitura ou escrita em arquivos, utilizamos um tipo de Stream chamado FileStream, que pode ser obtido através do método estático Open da classe File. Quando utilizamos o Open, devemos passar o nome do arquivo que será aberto e devemos informá-lo o que queremos fazer com o arquivo (ler ou escrever).

Para abrirmos o arquivo entrada.txt para leitura, utilizamos o código a seguir:

Stream entrada = File.Open("entrada.txt", FileMode.Open);

Agora que temos o Stream, podemos ler seu próximo byte utilizando o método ReadByte.

byte b = entrada.ReadByte();

Porém, trabalhar com bytes não é fácil, queremos trabalhar com textos! Portanto vamos utilizar a segunda parte da leitura.

Para facilitar a leitura de Streams, o C# nos oferece uma classe chamada StreamReader, responsável por ler caracteres ou strings de um Stream. O StreamReader precisa saber qual é a Stream que será lida, portanto passaremos essa informação através de seu construtor:

StreamReader leitor = new StreamReader(entrada);

Para ler uma linha do arquivo, utilizamos o método ReadLine do StreamReader:

string linha = leitor.ReadLine();

Enquanto o arquivo não terminar, o método ReadLine() devolve um valor diferente de nulo, portanto, podemos ler todas as linhas de um arquivo com o seguinte código:

string linha = leitor.ReadLine();
while(linha != null) 
{
    MessageBox.Show(linha);
    linha = leitor.ReadLine();
}

Assim que terminamos de trabalhar com o arquivo, devemos sempre lembrar de fechar o Stream e o StreamReader:

leitor.Close();
entrada.Close();

O código completo para ler de um arquivo fica da seguinte forma:

Stream entrada = File.Open("entrada.txt", FileMode.Open);
StreamReader leitor = new StreamReader(entrada);
string linha = leitor.ReadLine();
while(linha != null)
{
    MessageBox.Show(linha);
    linha = leitor.ReadLine();
}
leitor.Close();
entrada.Close();

Porém, o arquivo pode não existir e, nesse caso, o C# lança a FileNotFoundException. Devemos, portanto, verificar se o arquivo existe antes de abri-lo para leitura. Podemos verificar se um arquivo existe utilizando o método Exists da classe File:

if(File.Exists("entrada.txt")) 
{
    // Aqui temos certeza que o arquivo existe
}

O código da leitura com a verificação fica assim:

if(File.Exists("entrada.txt"))
{
    Stream entrada = File.Open("entrada.txt", FileMode.Open);
    StreamReader leitor = new StreamReader(entrada);
    string linha = leitor.ReadLine();
    while(linha != null)
    {
        MessageBox.Show(linha);
        linha = leitor.ReadLine();
    }
    leitor.Close();
    entrada.Close();
}

Lendo todo o conteúdo de um arquivo

Vimos que para ler todas as linhas de um arquivo, precisamos utilizar o método ReadLine até que o retorno seja o valor null, mas isso é trabalhoso.

Ao invés de chamar o método ReadLine para cada linha, podemos utilizar o método ReadToEnd da classe StreamReader. Esse método devolve uma string com todo o conteúdo do arquivo.

Escrevendo em arquivos

Assim como a leitura, a escrita também acontece em duas etapas. Na primeira etapa, trabalhamos novamente escrevendo bytes para a saída. Para isso utilizaremos novamente a classe abstrata Stream.

Para escrevermos em um arquivo, precisamos primeiro abri-lo em modo de escrita utilizando o método Open do File passando o modo FileMode.Create:

Stream saida = File.Open("saida.txt", FileMode.Create);

Porém, não queremos trabalhar com Bytes, então utilizaremos uma classe especializada em escrever em um Stream chamada StreamWriter.

StreamWriter escritor = new StreamWriter(saida);

Podemos escrever uma linha com o StreamWriter utilizando o método WriteLine:

escritor.WriteLine("minha mensagem");

Depois que terminamos de utilizar o arquivo, precisamos fechar todos os recursos:

escritor.Close();
saida.Close();

O código completo para escrever no arquivo fica da seguinte forma:

Stream saida = File.Open("saida.txt", FileMode.Create);
StreamWriter escritor = new StreamWriter(saida);
escritor.WriteLine("minha mensagem");
escritor.Close();
saida.Close();

Repare que, por usarmos uma classe abstrata, podemos então trocar facilmente a classe concreta por outra. Por exemplo, poderíamos ler de um Socket, ou de uma porta serial, e o código seria o mesmo: basta a classe ser filha de Stream. Repare que o uso de classes abstratas e polimorfismo nos possibilita ler/escrever em diferentes lugares com o mesmo código. Veja que a própria Microsoft fez bom uso de orientação a objetos para facilitar a vida dos desenvolvedores.

O IO do C# pode ser esquematizado pela seguinte figura:

 {w=85%}

Onde os arquivos são gravados

Quando passamos apenas o nome do arquivo no código do File.Open, o C# procura esse arquivo dentro da pasta em que a aplicação é executada. No caso de executarmos a aplicação pelo Visual Studio, a pasta utilizada pela aplicação será a pasta em que o projeto foi criado.

Gerenciando os arquivos com o using

Toda vez que abrimos um arquivo dentro de um programa C#, precisamos fechá-lo utilizando o método Close. Devemos garantir que o Close será executado mesmo quando o código lança uma exceção durante sua execução, para isso podemos utilizar o bloco finally:

Stream arquivo = null;
StreamReader leitor = null;
try
{
    arquivo = File.Open("arquivo.txt", FileMode.Open);
    leitor = new StreamReader(arquivo);
    // utiliza o arquivo
}
catch (Exception ex)
{
    // Executa o tratamento do erro que aconteceu
}
finally
{
    // fecha o arquivo e o leitor

    // antes de fecharmos, precisamos verificar que o arquivo e o leitor foram
    // realmente criados com sucesso
    if(leitor != null)
    {
        leitor.Close();
    }
    if(arquivo != null)
    {
        arquivo.Close();
    }
}

Veja que o código para lidar corretamente com os arquivos pode ficar muito complicado. Ao invés de cuidarmos manualmente dos arquivos, podemos pedir para a linguagem C# cuidar do gerenciamento utilizando o bloco using.

Dentro de um bloco using podemos instanciar um recurso que queremos que seja gerenciado pelo C#, como por exemplo um arquivo:

using (Stream arquivo = File.Open("arquivo.txt", FileMode.Open))
{
    // o arquivo só fica aberto dentro desse bloco.
}
// se tentarmos utilizar o arquivo fora do bloco using teremos um erro de compilação.

Também podemos utilizar o using para gerenciar o StreamReader:

using(Stream arquivo = File.Open("arquivo.txt", FileMode.Open))
using(StreamReader leitor = new StreamReader(arquivo))
{
    // aqui dentro você pode utilizar tanto o leitor quanto o arquivo
}

O using automaticamente fecha os arquivos utilizados dentro do bloco mesmo quando uma exceção é lançada pelo código.

Podemos utilizar o bloco using para gerenciar qualquer classe que implemente a interface IDisposable do C#.

Exercícios

  1. Vamos agora criar um pequeno editor de texto para trabalharmos com arquivos. Dentro do Visual C#, crie um novo projeto do tipo Windows Form Application chamado EditorDeTexto. Dentro desse projeto, adicione um TextBox que será o campo de texto onde o usuário digitará o texto que deve ser gravado no arquivo, chame-o de textoConteudo. Além desse campo de texto, adicione também um botão que quando clicado gravará o campo de texto em um arquivo, chame-o de botaoGrava.

    Para permitir que o usuário possa digitar diversas linhas no campo de texto, clique com o botão direito no TextBox e selecione a opção Properties. Dentro da janela Properties, encontre a propriedade chamada Multiline e mude seu valor para true. Agora estique o TextBox para que o seu formulário fique parecido com o da imagem:

     {w=45%}

    Agora que temos o formulário pronto, faça com que o carregamento do programa preencha o campo de texto do formulário com o conteúdo de um arquivo chamado texto.txt. Não se esqueça de verificar que o arquivo existe antes de abri-lo

    private void Form1_Load(object sender, EventArgs e)
    {
    if(File.Exists("texto.txt"))
    {
        Stream entrada = File.Open("texto.txt", FileMode.Open);
        StreamReader leitor = new StreamReader(entrada);
        string linha = leitor.ReadLine();
        while(linha != null)
        {
            textoConteudo.Text += linha;
            linha = leitor.ReadLine();
        }
        leitor.Close();
        entrada.Close();
    }
    }
  2. Implemente a ação do botão Gravar. Quando clicado, esse botão deve gravar o conteúdo do TextBox dentro de um arquivo chamado texto.txt:

    private void botaoGrava_Click(object sender, EventArgs e)
    {
    Stream saida = File.Open("texto.txt", FileMode.Create);
    StreamWriter escritor = new StreamWriter(saida);
    escritor.Write(textoConteudo.Text);
    escritor.Close();
    saida.Close();
    }
  3. Existe um método dentro da classe StreamReader chamado ReadToEnd que lê todas as linhas do arquivo. Modifique o editor para utilizar esse método.

  4. Modifique o código do editor de texto para que ele utilize o using para fechar os arquivos.

  5. (Opcional) Quando queremos um programa que trabalha com o terminal do sistema operacional, precisamos criar um tipo diferente de projeto no Visual Studio, o Console Application.

    Para criarmos a aplicação que usa o terminal, devemos seguir os mesmos passos da criação do Windows Form Application, porém escolheremos o Console Application na janela do assistente.

    Quando criamos uma aplicação no console, o Visual Studio cria um novo projeto com uma classe que contém um método chamado Main. É esse método que será executado quando apertarmos F5 para rodar o programa.

    Dentro do Main, podemos imprimir uma mensagem no terminal utilizando o Console.WriteLine passando a mensagem:

    Console.WriteLine("Mensagem que vai para o terminal");

    Quando queremos ler uma linha que o usuário digitou no terminal, utilizamos um atributo do tipo TextReader da classe Console chamado In:

    TextReader leitor = Console.In;

    No TextReader, temos o método ReadLine que consegue ler uma linha do terminal.

    string linha = leitor.ReadLine();

    O ReadLine devolve uma string não nula, enquanto o usuário continuar enviando novas linhas.

    while(linha != null) {
    // usa o texto da linha atual
    linha = leitor.ReadLine();
    }

    Quando o usuário manda a combinação Ctrl+z para a aplicação, o leitor devolve null.

    Crie um programa que lê e imprime as linhas que o usuário digita no terminal até que seja enviada a combinação Ctrl+z.

  6. (Opcional) Quando fizemos a leitura de um arquivo, utilizamos o código:

    using(Stream entrada = File.Open("entrada.txt", FileMode.Open))
    using(StreamReader leitor = new StreamReader(entrada))
    {
    // usa o leitor
    }

    No C#, o StreamReader é uma subclasse da classe abstrata TextReader, a mesma que utilizamos para ler dados do terminal, logo podemos reescrever o código da leitura de arquivo para:

    using(Stream entrada = File.Open("entrada.txt", FileMode.Open))
    using(TextReader leitor = new StreamReader(entrada))
    {
    // usa o leitor
    }

    Quais modificações deveríamos fazer nesse código para ler o texto que o usuário digitou no terminal?

Para saber mais — onde colocar os arquivos da aplicação

Precisamos tomar muito cuidado ao escrever programas que guardam informações dentro de arquivos. Como dito anteriormente, quando utilizamos o File.Open, o C# procura o arquivo na pasta em que a aplicação está sendo executada, porém muitas vezes os programas escritos são instalados em pastas do sistema operacional, por exemplo C:/Arquivos de Programas, nesse caso o programa tentará escrever as informações dentro de um pasta do sistema operacional e por isso, ele só pode ser executado por um administrador do sistema.

Normalmente, quando escrevemos uma aplicação com algum erro de programação, isso não afeta o sistema operacional pois o programa não é executado com permissões de administrador e, portanto, não pode fazer modificações perigosas no sistema. Então, para que a aplicação não precise ser executado como administrador, podemos fazer com que ela escreva, por exemplo, na pasta de documentos do usuário logado.

Quando queremos recuperar o caminho para uma pasta especial do sistema operacional, podemos utilizar uma classe do C# chamada Environment do namespace System. Nessa classe, podemos invocar o método GetFolderPath para recuperar o caminho para uma pasta do sistema. O método GetFolderPath recebe como argumento uma constante que indica qual é a pasta que queremos. Para recuperarmos o caminho para a pasta de documentos do usuário logado, podemos utilizar o seguinte código:

string pastaDocumentos = Environment.GetFolderPath(
            Environment.SpecialFolder.MyDocuments);

Os outros valores aceitos pelo método GetFolderPath podem ser encontrados nessa página: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.environment.specialfolder.aspx

Agora se quisermos abrir um arquivo chamado entrada.txt dentro da pasta de documentos, precisamos combinar o caminho da pasta com o nome do arquivo. Para resolver esse problema, utilizamos o método Combine da classe Path do namespace System.IO:

string pastaDocumentos = Environment.GetFolderPath(
            Environment.SpecialFolder.MyDocuments);

string caminhoArquivo = Path.Combine(pastaDocumentos, "entrada.txt");