Agilidade na prática: evite tantas reuniões

Agilidade na prática: evite tantas reuniões
gas
gas

Compartilhe

Continuando a série de problemas práticos encontrados na maneira de pensar quando adotamos metodologias ágeis, um comentário sempre feito no curso é a situação que afeta muito a produtividade de Product Owners e Scrum Masters (ou líderes/papéis similares em qualquer metodologia): a falta de produtividade dos dois devido a quantidade de projetos que lidam.

Para praticantes de Scrum, por exemplo, 13% do tempo de um PO e SM é consumido em reuniões por cada projeto que ele participa.

Isso não é nada frente ao tempo investido por dois desenvolvedores em pair programming (80~100%). Mas o objetivo do desenvolvedor é alcançado durante esse período de comunicação. Para um PO, SM ou líder, é durante esses 13% que colherá informações para trabalhar em cima no resto do tempo.

Banner promocional da Alura, com chamada para um evento ao vivo no dia 12 de fevereiro às 18h30, com os dizeres

A consequência é grave: PO e/ou SM e/ou líderes distantes, impedimentos que duram meses, falta de tempo para novas idéias etc.

Para deixar claro, vamos aos prejuízos alarmantes:

Se você, como SM, líder ou PO, toca cinco projetos simultâneamente, você tem 2 horas e 45 minutos para se dedicar a cada um desses produtos por semana. Nesse tempo terá que ter idéias novas, resolver problemas, responder emails, fazer reuniões fora do ciclo tradicional. É tempo suficiente?

A conclusão é que é impossível se dedicar com alta qualidade tocando 5 projetos simultaneamente. 4 projetos? Você agora tem 4 horas e 45 minutos por semana para pensar sobre seu produto, ter novas idéias, conversar com seus clientes, ler seus emails, fazer reuniões fora do ciclo etc.

3 projetos? Nesse caso você tem 8 horas, um dia por semana para pensar sobre seu produto ou resolver os problemas de sua equipe.

Está é uma medida simples que mostra quanto tempo estamos investindo em reuniões e faltando POs e SMs e quanto tempo está sendo gasto pensando em seu projeto e resolvendo os problemas de verdade. Para fins de completude - e possível conversa dentro de sua empresa para evitar cair nessa situação - o gráfico a seguir ilustra o número de horas livres por projeto por por semana em função do número de projetos:

![Horas livres para cada projeto que você está se ocupando](assets/agilidade-na-pratica-evite-tantas-reunioes/eab7b8eba6bc-1.png "Horas livres por projeto")

Utilizei a regra de que, se sua iteração é mais longa ou mais curta que 3 semanas, utiliza-se um número de horas proporcionais ao seguinte: 15 minutos de daily meeting, 3 horas de review, 3 horas de planning e 2 horas de retrospectiva. Utilizando regras não proporcionais o cenário fica bem pior.

Para ter um ótimo desempenho, aceite o segundo, evite o terceiro e diga não ao quarto projeto.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão