Alura Stars: programa de embaixadores que fortalecesse a comunidade tech

Você já sabe que a tecnologia tem evoluído de forma exponencial. A velocidade das transformações é impressionante.
Também não é mais novidade o quanto a tecnologia tem o poder de transformar vidas. Esses impactos são ainda mais profundos para quem atua na área.
E quem compartilha conhecimento nessa área multiplica esse impacto.
É esse o propósito do Programa Alura Stars, uma iniciativa que celebra e potencializa o trabalho de pessoas criadoras de conteúdo de tecnologia, a partir de três pilares principais: pertencimento, reconhecimento e conhecimento.
O que é o Alura Stars?
O Alura Stars é o jeito da Alura de reconhecer e apoiar quem espalha conhecimento e ajuda a transformar a comunidade tech.
É um programa que reúne pessoas apaixonadas por tecnologia que inspiram outras pessoas ao compartilhar suas experiências.
Em essência, trata-se de uma comunidade de embaixadores e embaixadoras que unem forças para transformar vidas por meio de conteúdos sobre tecnologia, em alinhamento aos valores da Alura.
Cada uma dessas pessoas torna-se protagonista de uma rede inspiradora e impactante.
Nas palavras de Paulo Silveira, CVO do ecossistema Alura | FIAP | PM3, o objetivo do Alura Stars é “ter uma conversa um pouco mais próxima com pessoas que são dedicadas na carreira, que têm conexão com a comunidade e que gostam da tecnologia, especialmente em um ambiente super online”.
Quem são os Alura Stars?
O programa reúne uma comunidade diversa e talentosa de profissionais de tecnologia. Conheça todas essas pessoas:
- Aline Farias Soares: UI/UX Designer, apaixonada por proporcionar o melhor em produtos e serviços para pessoas usuárias.
- Alvaro Camillo Neto: Engenheiro de software com mais de 10 anos na tecnologia, criando soluções empresariais. Entusiasta, compartilha conhecimento em meetups, no blog e em eventos. É Google Developer Expert Angular e autor de Angular Design Patterns.
- Ana Clara de Andrade Mioto: Cientista de Dados Sênior e Microsoft MVP. Ama dados, resolver problemas e aprender sempre. É co-fundadora e líder na comunidade Data Girls, acredita no poder da tecnologia e se movimenta para abrir caminhos e inspirar mais mulheres na área!
- Ana Maria Araujo da Silva: Cientista da computação, dev front-end, criadora de conteúdo e Embaixadora PrograMaria. Faz parte de comunidades tech e busca contribuir com iniciativas inspiradoras que proporcionem oportunidades de inclusão de mulheres na tecnologia.
- Ana Paula da Silva Ribeiro: Em sua jornada, conectou seus dois maiores interesses: pessoas e tecnologia. Ana é bacharel em ciência, tecnologia e neurocientista pela UFABC, também é graduada e pós-graduada em gestão. Ex-desenvolvedora, atual HR specialist e apaixonada por educar.
- Andre Felipe Carvalho Diniz: Recifense que mora no exterior. Engenheiro de software, ama jogos, filmes, séries, animes. Já foi professor de programação e ex-bancário. Está sempre disposto a ajudar e ensinar sobre esse incrível mundo da tecnologia!
- Angela Emanuelle dos Santos Caldas: Desenvolvedora Front-end apaixonada por apps acessíveis e responsivos. Alura Star desde 2023 e moderadora no Discord da Orange Juice Tech. Ex-arquiteta e ex-prof de inglês, hoje divide seu tempo entre código, aquário, cervejas artesanais e videogame.
- Bruna Cavalcanti Bruno: Software Automation Engineer há 5 anos, gatomaníaca e apaixonada pela Comunidade Tech. Em 2023, fez história como 1ª mulher UiPath MVP da América Latina e foi premiada nos EUA. Seguiu brilhando em 2024 e 2025, acumulando 3 títulos consecutivos.
- Caio André Porto de Oliveira: Produz conteúdo sobre programação nas redes sociais, área na qual se encontrou em 2023! Além de postar conteúdo sobre estilo de vida. É fissurado em ensinar tudo o que sabe sobre programação e disciplina, pois é isso que o move!
- Caio Marcellus Martinez Cabral: Desenvolvedor que fez transição de carreira graças à comunidade tech. Especializado em React e Next.js, é fascinado por pintar botão. Depois de um dia caçando bugs, pode ser encontrado vendo um filme, ouvindo música ou tocando violão (mal).
- Caio Martins Barros: Formado em sistema de informação, vem estudando e buscando uma oportunidade na área de desenvolvimento web, fazendo seus projetos e networking.
- Camila Santos de Carvalho: Formada em Eng. Elétrica, migrou de área e hoje é Dev Front-End. Acredita que a educação em tecnologia é a chave para um conhecimento multidisciplinar e resolutivo. Ama histórias de fantasia, coleciona jogos de tabuleiro e é aspirante a corredora.
- Carlos Diego do Nascimento Bezerra: Pai de Elis e Recifense. Já foi Dev, já foi Ops e agora é DevOps, tem 15+ anos com tecnologia, faz mentorias, gosta de fazer palestras para mostrar o que anda fazendo e organiza eventos como o DevOpsDays João Pessoa.
- Daiane Klein Ono: Caiu no mundo de dados há 7 anos e desde então, é apaixonada em como podemos transformar negócios com boas análises. Ama doguinhos, correr e viajar. Acredita muito no poder das comunidades e como aprender com as pessoas acelera o desenvolvimento.
- Eduarda Alves de Souza: Tem 6 anos de experiência. É apaixonada por frontend mas busca sempre se desafiar com backend, ama compartilhar conhecimento e ajudar outros profissionais.
- Enoque Felipe dos Santos Leal: Um programador apaixonado, com mais de 15 anos de experiência em tech, já passou por diversas empresas ao longo de sua carreira. Atualmente ocupa uma posição de liderança e também se dedica a compartilhar um pouco do que aprendeu ao longo da jornada.
- Ezequiel Otoni Silva Freire: Um nerd apaixonado por tecnologia e por compartilhar conhecimento. Gosta de livros, filmes, jogos eletrônicos e boardgames. O que o move é a curiosidade, o desejo de aprender coisas novas e de inspirar os outros!
- Fernanda Degolin: Desenvolvedora Front-end na Globo, dando vida ao app Globoplay para TVs. Durante a pandemia, deu um salto ousado para o mundo da tecnologia, transformando sua paixão por criar em uma nova jornada.
- Fúlvia Vaz da Silva Nogueira: Ama tecnologia, filmes, séries, livros e música! Gosta de ver sempre a melhor parte das pessoas e da vida! Sempre que puder incentivar alguém a não desistir de um sonho, lá estará ela.
- Giovanna Danelli Pau: Engenheira de software iOS. Gosta de compartilhar conhecimento sobre sua rotina e trabalho. Busca evolução constante, equilibrando carreira, saúde e aprendizado. Seu propósito é inspirar e incentivar pessoas na área de tecnologia.
- Giulia Bordignon: Mestra em engenharia de computação e desenvolvedora backend. Através da criação de conteúdos, sonha impactar vidas de forma positiva com rompimento de barreiras e empoderamento tecnológico.
- Guilherme Pessoa Correia: Um garoto que programa em Java há 4 anos e faz conteúdo tech há pouco mais de 1 ano. Inspira pessoas através dos seus vídeos que contém humor, histórias, lifestyle e dicas. Está sempre codando com um belo pancadão no fone e tomando café.
- Guilherme Sester Araujo: Tech Leader de UX na Stefanini, instrutor na Impacta e mentor na ADPList. Pós graduado em UX e Marketing com mais de 20 anos de experiência, participa ativamente da comunidade de UX. Autor do livro: Leadership Experience.
- Henrique de Brito Giaretta: Desenvolvedor web há 8 anos, apaixonado por tecnologia e ensino. Trabalha remotamente com times globais e compartilha conhecimento no YouTube e outras redes. O que o move é ajudar outros a crescerem na área de TI!
- Jeniffer Bittencourt: Após 7 anos trabalhando com RH, decidiu mudar de carreira e mergulhar de vez na sua paixão por programação. Hoje é instrutora e Dev BackEnd na Alura, além de criar conteúdos de tecnologia e compartilhar seu dia a dia como dev nas redes sociais.
- Jéssica de Almeida Santana de Freitas: Bacharela em Sistemas de Informação, Desenvolvedora Web, Criadora de Conteúdo e agora com um novo desafio de liderar um time. Compartilha um pouco do seu aprendizado e dia-a-dia através de posts com dicas para iniciantes no Instagram @garotadeTI_.
- Julia Nunes Pedrosa: Profissional de Platform Engineering com 10 anos de experiência em TI, focada em compartilhar desafios e aprendizados sobre Cloud, Kubernetes, Azure DevOps, Github Actions, Terraform, Platform Engineering e automações.
- Kauã Alves de Melo: Um desenvolvedor fascinado por tecnologia, que teve a trajetória transformada por ela! Hoje, retribui compartilhando conhecimento e guiando novos talentos. O que o move é saber que isso pode mudar vidas, assim como mudou a sua!
- Lais Frigério da Silva: Software Engineer no Nubank, especialista em Engenharia de Software, além de ser AWS & Github Certified. Compartilha conhecimento e experiências nas redes sociais, com foco em incentivar a participação de mais mulheres na tecnologia.
- Larissa Azevedo Marques Cavalcanti de Albuquerque: Pernambucana, Desenvolvedora FullStack, Mestranda em ciências da computação pela UFPE/CIN, apaixonada por tecnologia e fanática por roedores! Quer transformar esse mundo tech inspirando as pessoas!
- Leonardo Pinho: Uma pessoa apaixonada por resolver problemas de negócio com tecnologia, professor nato, corredor amador e life long learning na veia.
- Leticia Caroline Leonardo: Apaixonada por comunicação, busca aprender, compartilhar e ensinar tecnologia através de lives, palestras, eventos, artigos e mídias sociais. Criando conexões genuínas, capacitando pessoas e promovendo comunidades tecnológicas diversas e inclusivas.
- Leticia Pires: Instrutora de dados e Especialista GCP. Ama ensinar, criar soluções com IA e fomentar comunidades tech. Acredita que a educação tem o poder de mudar histórias, e é essa certeza que move tudo o que faz.
- Lucas Pereira de Lima: Um programador com o foco em desenvolvimento back-end Java, e desde que começou a estudar programação, ficou fascinado pelas comunidades, porque vê muita gente se ajudando e colaborando entre si.
- Lyssa de Lucena Cavalcanti Backschat: Desenvolvedora de Software, Criadora do @techly.com.br, Alura Star e Embaixadora do Orange Juice. Uma paulistana que transicionou de carreira: do mundo dos negócios para o universo da tecnologia.
- Maiza Louise Pereira: Atua como desenvolvedora mobile, criando aplicações escaláveis e bem estruturadas com Flutter. É entusiasta de tecnologia, sempre buscando aprender algo novo. Nos momentos livres, gosta de explorar o mundo dos games e estudar novos idiomas.
- Marcos Vinicios da Silva Neves: Engenheiro de software e educador. Especialista em frontend, arquitetura e IA, traduz bugs em boas práticas e código limpo em português claro. Jedi do React, fã de dark mode e café sem açúcar.
- Marianna Ferraz Piacesi: Atua há 10 anos+ com design digital em empresas como Talkdesk PT, Banco Carrefour, CI&T e Webmotors. Especialista em Design System, mentora, professora e fundadora da VagasUX, iniciativa que promove curadoria de vagas e conteúdos acessíveis.
- Marina Lourenço Borges: Engenheira de Controle e Automação e Especialista em Dados e Analytics, é apaixonada por IA e pelo mundo de dados! Tem experiência na liderança de soluções analíticas, de data science a GenAI, sempre focada em inovação, produtos e tecnologia!
- Matheus Longo Perez: Empreendedor com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento. CEO da Fteam, co-fundador da Flutterando e mentor do Google. Organizador do GDG Maringá, lidera iniciativas de tecnologia e inovação para transformar ideias em realidade.
- Mayumi Shingaki: Engenheira de software há 8 anos! É Tech lead no Itaú, e acredita no poder transformador da tecnologia na vida das pessoas. Participa de comunidades desde 2020, e sabe o quanto a educação muda a realidade de cada um.
- Monica Craveiro de Menezes: Carioca da gema, ex-patinadora artística, gamer, #TechMaromba, Dev Emocionada, costumava fazer cálculos por aí mas hoje em dia fica "só nos compiuter", amante de energético e aspirante a Influencer Tech.
- Monica Mazzochi Hillman: Bacharela em Tecnologias Digitais, especialista em UX e Docência e Performance na Educação a Distância com experiência em suporte técnico de T.I e com tecnologias front-end. Atualmente é Tech Community Manager na Magalu Cloud e instrutora na Alura.
- Natália Francisco da Silva: Artista de código apaixonada por CSS. Desenvolvedora frontend, DevRel, palestrante, e Cofundadora da comunidade Tech In Rio.
- Oswaldo dos Santos de Oliveira Filho: Com mais de 2 anos de experiência em consultoria e desenvolvimento de microsserviços, é especialista em Node.js, NestJS, Golang, Java e Spring Boot. Apaixonado por criar soluções escaláveis e confiáveis, com forte capacidade de liderança.
- Patrícia Rangel Parra: Developer Advocate no GitHub, focada na comunidade dev brasileira. Fundadora da Abacate Tech e co-fundadora da Feministech. Palestrante, mentora e apaixonada por construir um ecossistema tech mais inclusivo e colaborativo.
- Rafael Martin Alves Ferreira: Um cara de bom humor e muito curioso. Aos seus nove anos ganhou seu primeiro computador e com ele pôde descobrir como tornar o impossível, possível.
- Rebeca Alves Sousa: De Fortaleza e é UX/UI Designer desde 2021. Também é fundadora da Menina de UX, comunidade voltada para trazer jovens meninas para a área de UX Design. Ama viajar, conhecer parques e pintar no seu tempo livre.
- Ricarth Ruan da Silva Lima: Acredita que educação e computação podem mudar o mundo para melhor, em especial, juntas. Por isso, além de fazer parte do Grupo Alura, é professor, desenvolvedor de jogos educativos e criador de conteúdo! Ama Flutter e Unity!
- Thais Moreno Fernandes: Criativa, apaixonada por inovação, tecnologia e projetos que impactam positivamente o mundo. Acredita em colaboração e aprendizado constante para construir soluções transformadoras!
Como funcionou o processo de seleção do Alura Stars
Para se tornar um Alura Star, é necessário se inscrever no formulário, dentro do período de inscrições.
O processo seletivo de 2025 reuniu mais de 170 inscrições de pessoas de todos os cantos do país.
Depois disso, aconteceu uma avaliação qualitativa de perfil, com feedbacks ao longo do processo.
No final das contas, a equipe da Alura selecionou 50 para compor a turma do programa.
De forma geral, o programa tem duração anual, com possibilidade de renovação.
Qual o perfil ideal de um Alura Star?
O programa busca pessoas que vão além do código: que compartilham conhecimento, inspiram e ajudam a construir comunidades mais fortes.
Os perfis desejados incluem:
- Pessoas que causam impacto positivo na comunidade tech
- Profissionais que desejam contribuir para o universo da tecnologia
- Lideranças e membros de comunidades em todo o Brasil
- Estudantes (ou não) da Alura
- Criadores de conteúdo para redes sociais
- Profissionais com diferentes níveis de experiência (de Júnior a Sênior)
- Representantes de todas as regiões do país
Quais são os benefícios de ser uma Alura Star
Tornar-se um Alura Star traz diversas vantagens que potencializam a carreira e o alcance dos participantes:
- Reconhecimento oficial como Alura Star
- Acesso gratuito à plataforma Alura (Licenças Alura PRO)
- Eventos exclusivos com profissionais da área
- Talks recorrentes com personalidades tech
- Mentoria para criação de conteúdos
- Participação em projetos com a Alura (podcasts, artigos, etc.)
- Feedbacks personalizados sobre sua participação
- Suporte para divulgação de conteúdos e eventos
- Networking valioso com outros profissionais e criadores
Qual é o papel das Alura Stars
As pessoas participantes do programa assumem algumas responsabilidades:
- Divulgação de conteúdos e produtos da Alura nas redes sociais
- Cobertura de eventos de tecnologia
- Colaboração na produção de conteúdos para a Alura
- Participação ativa nas atividades do programa
- Fornecimento de feedbacks sobre conteúdos da plataforma
- Apoio na construção de uma comunidade respeitosa
- Engajamento nos canais oficiais, como o Discord da Alura
- Organização e participação em grupos de estudo
Qual é a importância da comunidade tech
Paulo Silveira, co-fundador da Alura, enfatiza o valor das conexões construídas através do programa:
“Eu nasci disso e a Alura também. Nós começos muito antes da Caelum e da Alura em um fórum online, o GUJ. E na época, em 2002, nós fazíamos o caminho contrário: queríamos ir do fórum online para o ambiente físico. Fazíamos encontros presenciais em várias cidades e as pessoas se conheciam. Ali nascia o verdadeiro networking. Ao contrário do que as pessoas pensam, networking não tem a única finalidade de ajudar a encontrar vagas de emprego. Esse é só o benefício rápido e imediato que podem esperar. Mas, através de networking, as pessoas podem se conhecer e criar vínculos que podem ser empregatícios, mas também podem ser de amizade, de conhecimento, de mentoria. Participar de uma comunidade pode ser importante para se conectar com outras pessoas que, assim como vocês, têm essa musculatura maior de comunidade: de disposição para aprender, de querer ensinar, perguntar e responder”.
Conclusão
O programa Alura Stars representa mais que um simples reconhecimento a criadores de conteúdo: é uma iniciativa que cria uma ponte entre as pessoas da tecnologia e fortalece o ecossistema tech.
Para quem deseja se destacar na área de tecnologia enquanto contribui para uma comunidade mais forte e inclusiva, o Alura Stars oferece um caminho repleto de oportunidades, conexões valiosas e crescimento profissional.
Como Paulo Silveira conclui: "Deêm as caras, no sentido literal ou figurado, pra trocar experiência e conhecimento. Agreguem e façam acontecer".
Quer saber mais sobre o programa Alura Stars ? Visite a página oficial do programa e fique por dentro das próximas seleções.