Caelum 10 anos: a história do nosso logotipo

Há pouco tempo comemoramos os 10 anos da Caelum. E, entre as várias coisas que aconteceram nesse período, está a recente reformulação do nosso logotipo. Este post mostra uma breve história dos bastidores e aborda nossa evolução no design.
A Caelum em 2004, quando surgiu
Como toda pequena empresa recém-criada, as histórias do começo são pouco glamurosas. Em 2004, não tínhamos logotipo ainda e um amigo, João Carlos Matsuzaka Costa, ajudava no design do primeiro site. Quando ele estava no meio da criação, colocou um desenho no lugar pra representar a ideia. Quase um placeholder.
Gostamos, e esse acabou sendo nosso logotipo durante anos.

Surgiu de maneira pouco formal, quase como uma brincadeira e, para desespero dos designers, sem uma finalização adequada. Nessa época, nosso slogan era "Ensino e Soluções em Java", já que a empresa era focada apenas em Java. O desenho representa o céu, inspiração pelo nome caelum que significa céu em latim — além de dar nome a uma famosa constelação.
O crescimento da iniciativa e a mudança de slogan
A Caelum cresceu nesses 10 anos. Dos 2 irmãos fundadores, Guilherme e Paulo Silveira, para mais de 100 colaboradores. De uma salinha em São Paulo para quase dois andares de um prédio. De uma cidade para também Rio de Janeiro e Brasília. E de alguns cursos de Java para um repertório completo de cursos de tecnologia em diversas áreas relevantes pro mercado.
A frase que acompanha nosso logotipo evoluiu junto. De "Ensino e Soluções em Java", chegamos em "Ensino e Inovação". Mas, claro, não sem antes passar por um brainstorm que gerou ideias como "Ensino e Inteligência em computação".
Durante um tempo, chegamos até a usar um slogan secundário acompanhando o logo, o "Explore o poder de Java e Scrum". Mas logo tiramos essa possibilidade conforme nosso catálogo de cursos aumentava para Ruby, Mobile, Front-end etc.
2008, o segundo logotipo
Com a mudança de slogan veio o novo logotipo da Caelum em 2008.

Fortemente baseado na ideia original, procurava trazer mais simplicidade e um design melhor. O gradiente sumiu, as proporções foram arrumadas, as cores foram simplificadas para duas. Representava uma renovação no nosso design em direção a uma visão mais moderna.
A versão que usava o nosso slogan:

2014, 10 anos de Caelum
E agora acabamos de efetivar a mudança para nosso novo logo:

A nova mudança é uma modernização e simplificação do logo anterior. Ainda baseado na ideia do céu com a estrela, mas com uma tipografia mais moderna e linhas mais proporcionais. Não tão sutil quanto a recente mudança no logo do Google, mas com a mesma ideia de continuidade.
No nosso novo logo, o nome ganha mais peso com relação ao ícone, a fonte é mais arredondada e moderna, os caracteres ficam todos em minúscula e a frase ganha um posicionamento diferente.
Foram muitos os candidatos a logotipo nas reuniões da Caelum dos últimos meses, mas acabamos optando pelo versão ainda parecida com nosso logo original:

Para esse logo, decidimos deixar a frase "Ensino e Inovação" opcional. Temos também a versão em negativo dele.


E esse é novo logotipo e como chegamos aqui. É com ele que vamos passar os próximos anos da Caelum!