Canva: o que é a ferramenta, Design e uso

Canva: o que é a ferramenta, Design e uso
Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Compartilhe

O que é Canva?

O Canva é uma plataforma de design online e gratuita, criada em 2013.

Segundo o site, seu objetivo é garantir que qualquer pessoa no mundo possa criar uma arte, seja para publicar em algum lugar ou para uso próprio.

Por meio da plataforma, você pode criar convites, cartões de visita, flyers, postagens para as redes sociais e até editar vídeos, sem precisar fazer qualquer download ou instalação de software no seu computador.

Com uma interface amigável e com mais de 50 mil templates para agilizar o seu fluxo de trabalho, o Canva, sem dúvidas, vai te ajudar a elaborar materiais de comunicação visual com um ótimo acabamento.

Se preferir, você também pode usar as suas próprias imagens nos projetos que for desenvolver.

Continue a leitura e saiba mais sobre o que é Canva e suas funções, além de entender para quem é mais interessante utilizá-lo.

Se você gosta de um podcast, não deixe de ouvir sobre o tema no programa Layers ponto tech. https://open.spotify.com/episode/6fWNwaxdG65vf0TdKlxicV

A plataforma CANVA – Layers ponto tech #72

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Como usar o Canva? Primeiros passos na plataforma

Gif que mostra a página de login no Canva.

Para saber como usar Canva, primeiro, entre na plataforma e faça o seu registro. É possível aproveitar o seu perfil no Facebook ou no Google para criar uma conta com apenas um clique.

Em “continuar de outra forma”, também há as opções de fazer login com Apple, Microsoft e Clever.

Gif que mostra a interface inicial do Canva, e no canto inferior esquerdo, o botão de download.

Como vimos, o aplicativo funciona de forma online pelo navegador. Mas, se preferir, você também pode baixar o Canva no seu computador. Para fazer o download, abra o menu em formato de listas, no canto superior esquerdo, e clique em "Abra o app do Canva”. Na janela seguinte, confirme o download.

Leia também: As 8 melhores ferramentas gratuitas de design

Quem pode usar o Canva?

Seja iniciante no design ou uma pessoa com mais experiência, o Canva pode ser seu aliado na hora de criar uma arte.

Ao clicar em templates, na tela inicial da plataforma, você terá à disposição milhares de materiais pré-prontos feitos para você editar e deixar do seu jeito, o que pode economizar boas horas do seu tempo.

Imagem que mostra o menu lateral com o destaque em “templates”, situado no menu esquerdo da tela.

Depois, é só selecionar o modelo com o qual deseja trabalhar. Ao clicar, você notará que há filtros no painel do lado esquerdo, onde se pode direcionar quais características você procura em um template, como:

  • Categoria: para definir o formato.
  • Estilo: para escolher o acabamento.
  • Tema: que categoriza o assunto do material.
  • Preço: para mostrar templates gratuitos ou disponíveis apenas para assinantes.
  • Cor: isso fará que o resultado apresente opções da coloração que você selecionou.
Gif que mostra um template de marketing sendo selecionado na interface do Canva. Caso você tenha experiência com a criação de materiais criativos, é possível criar os seus **layouts do zero**.

Clique em “criar um design” e tenha à disposição os formatos de peças mais comuns, bem como a alternativa “tamanho personalizado”, para você inserir dimensões específicas.

Imagem que mostra um gif com o botão “Criar um design” sendo selecionado e, na sequência, o menu sendo mostrado, com várias opções de design, como etiquetas, infográficos, cartas, e-books.

Leia também: Dicas e truques para usar o Canva em seus projetos.

Canva: como usar e transformar as imagens?

Como usar Canva pode parecer algo complexo, mas, na verdade, você perceberá que é mais fácil do que imagina!

Desde cortes e ajustes básicos em imagens, até a adição de texturas e correção de cores, os recursos amigáveis para iniciantes do Canva simplificam a edição de fotos.

Você pode adicionar uma foto e um plano de fundo texturizado para dar mais dimensão à sua imagem.

Em seguida, pode inserir um texto para criar seu próprio meme, criar uma grade de fotos pessoais, desfocar a imagem para outros fins e muito mais.

Imagem que mostra uma imagem de um cogumelo na timeline do Canva, com um edição colorida, com tons de roxo e azul.

Se você está procurando por um lugar que te explique como usar os designs da plataforma, confira nosso curso Canva: editando imagens.

Nessa formação, nós apresentamos tudo o que o site tem a oferecer para você fazer criativos profissionais com alta qualidade.

Tutoriais para quem está começando no Canva

Está com dificuldades para entender a plataforma e fazer o design dos seus projetos, mas ainda não quer investir em um curso? Saiba que o próprio Canva disponibiliza diversos tutoriais de como usar a plataforma.

Imagem que mostra a interface do Design School, com uma mulher no centro da tela, segurando um notebook, num fundo colorido, com ilustrações de notebook.

Na página Design School, há uma série de vídeos de curta duração organizados por temas, além de cursos sobre a plataforma. Mas, atenção: todo o conteúdo é em inglês.

Como o Canva pode ser útil para designers profissionais?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Canva é uma ferramenta útil para designers profissionais também, por oferecer agilidade e eficiência no processo de criação.

Com templates personalizáveis e uma interface intuitiva, é possível criar artes de forma rápida e fácil, sem precisar de softwares complexos e computadores de última geração.

Além disso, o Canva também facilita a colaboração e o compartilhamento de designs, permitindo que várias pessoas trabalhem juntas em um projeto e compartilhem seus trabalhos com clientes e colegas de equipe.

Para completar, a plataforma oferece suporte a diversos formatos de arquivo e integração com outras ferramentas, como Google Drive e Dropbox.

Leia também: Conheça diferentes sites de mockups para simplificar o seu trabalho

Canva: designs são gratuitos?

O Canva possui uso gratuito em templates e ferramentas limitadas. Mas, para quem deseja ter acesso ilimitado a uma extensa biblioteca de imagens, trilhas sonoras, vídeos, elementos gráficos e funcionalidades extras, como as ferramentas removedor de fundo, planejador de conteúdo e formato automático, há duas opções de assinaturas pagas:

  • Canva Pro: para acesso único, de uma pessoa.
  • Canva Equipes: preços especiais para grupos de seis ou mais pessoas.

A diferença entre os dois modelos é apenas a quantidade de acessos disponíveis. No mais, todos os recursos são iguais. Para saber de mais detalhes, visite a página de preços do Canva.

Aprenda mais sobre Canva

Quer saber mais sobre a plataforma e começar a fazer seus designs? Acesse gratuitamente as primeiras aulas da Formação Canva, feita pela Escola de UX & Design da Alura e continue aprendendo. Os primeiros temas são sobre:

  1. Canva: viabilizando soluções para artes no Instagram e Twitter
  2. Canva: criando o material gráfico para um podcast
  3. Canva: criando um currículo personalizado
  4. Canva: editando imagens
  5. Canva: criando apresentações

Conclusão

Neste artigo, exploramos o Canva — plataforma versátil para criação de designs que atende tanto iniciantes quanto profissionais experientes.

Também citamos algumas das suas ferramentas intuitivas, recursos avançados para criar desde posts de redes sociais e até apresentações mais profissionais.

Para se aprofundar e construir novas habilidades com o Canva, confira a Formação Canva da Alura e tenha acesso a cursos, artigos, Alura+ e podcasts para você criar layouts incríveis no Canva.

E, se você deseja se aprofundar no mundo do design, aproveite e conheça também nossa formação UX & Design, você terá acesso a diversos conteúdos de qualidade, como cursos sobre UI Design, Design System, Modelagem em 3D e UX Design, pela Alura — a maior escola tech do país.

Até a próxima!

Felipe Labouriau
Felipe Labouriau

Sou designer gráfico de formação, com experiência no mercado de mídias impressas e virtuais. Hoje, sou instrutor de design na Alura e já colaborei para grandes insituições, como Fundação Getúlio Vargas, Ipiranga e Sebrae/RJ.

Veja outros artigos sobre UX & Design