Como inserir um Call-to-Action nos posts do seu blog
Agora que você sabe as principais partes para produzir um bom marketing de conteúdo, você começou a desenvolver diversos textos e publicações nas redes sociais com informações de qualidade e relevantes.
Porém, ainda não está vendendo os produtos da empresa na qual trabalha da maneira que queria.
Como, então, alinhar o marketing de conteúdo com a venda, efetivamente?
Uma das pessoas da equipe de marketing da editora na qual trabalhamos teve a ideia de, ao fim de um post sobre a adaptação cinematográfica que será feita baseada em um livro que foi publicado pela empresa, colocar uma frase como:
"Gostaria de saber essa história antes do lançamento do filme? Compre o livro aqui" e colocar o link do produto na frase.
Então, as pessoas que se interessarem pela história e pela curiosidade podem comprar o livro e, assim, as vendas dele aumentarão.
Sem querer, essa pessoa utilizou uma das maiores técnicas do marketing de conteúdo que é o Call-to-Action (CTA), na qual, depois de passar o conteúdo ou as principais informações a respeito, você chama o cliente para realizar uma ação, como saber mais informações, se cadastrar ou, como nesse caso, comprar.
Tipos de Call-to-Action
Existem diversos tipos de Call-to-Action que podem ser utilizados nos posts do blog da empresa, em posts de redes sociais, entre outros. Os tipos e modos em que são usados mudam de acordo com o conteúdo passado e o intuito daquelas informações.
O principal, e mais conhecido, é o de venda, no qual coloca-se um link direto para a página de compra do produto relacionado ao assunto.
Como o que a integrante da nossa equipe fez de, ao fim de um post no blog, já colocou o link de venda do livro citado no texto para que a pessoa que ler o conteúdo já possa comprá-lo, caso tenha se interessado.
Outro tipo é o de receber um contato da pessoa. Isso pode acontecer de diversas maneiras, como fornecer um conteúdo mais completo, exclusivo e gratuito, em troca de uma forma de contato, como o e-mail.
Com esse contato, a empresa pode passar a se comunicar mais diretamente com ela, oferecendo ofertas e conteúdos que interessam aquela pessoa, já que sabem o que a interessa.
No fim de um conteúdo, também pode haver um CTA para que a pessoa se inscreva na newsletter da empresa e, assim, sempre receba conteúdos como aquele.
Um CTA pode ser feito para a questão de compartilhar o conteúdo, nas redes sociais ou até mesmo por mensagens e e-mail. Assim, a própria pessoa faz a divulgação de informações que ela gostou.
Como colocar o CTA no seu post
Normalmente, o CTA vêm depois de todo o conteúdo. Após a pessoa ler todas as informações a respeito de determinado assunto, cria-se um parágrafo adicional no qual você pergunta se a pessoa quer realizar algo, como se fosse uma dica.
No caso do CTA que colocamos da venda do livro acrescentamos ao fim do texto mais uma parte que dizia:
"Que tal conhecer completamente a história lendo o livro? Você pode achá-lo aqui"
A palavra aqui fornecia um link que direcionava a pessoa até a página em que o livro era vendido. A oferta veio por meio de uma pergunta, como uma sugestão e/ou dica para a pessoa.
A mesma abordagem pode ser usada para adicionar os outros tipos de CTA. Como uma pergunta que se a pessoa gostou do conteúdo, se ela gostaria de recebê-lo diretamente em seu e-mail assinando a newsletter.
Ou se gostaria de se aprofundar mais ainda no assunto e fazer o download de um e-book exclusivo desenvolvido pela empresa. Ou, até mesmo, seguir a empresa nas redes sociais para sempre saber as novidades.
O CTA, inclusive, auxilia no SEO do produto ou link que será linkado no post do blog. Alguns buscadores, como o Google, acreditam que quanto mais pessoas, relevantes, citam aquele link, melhor ele é. Então, melhor será sua posição nos resultados acerca daquele assunto.
Por exemplo, quanto mais textos tiverem o link de um livro da editora, melhor o link para a venda daquele livro ficará no ranking de resultados de pesquisa.
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