Conexão Java 2012 - eu fui!

O Conexão Java 2012 foi um sucesso. Em São Paulo, 400 participantes lotaram o auditório para participar de um evento com novo formato: um problema foi proposto e trabalhado em todas as palestras, guiando quem está começando na plataforma Java. O objetivo era criar uma aplicação Android que consumisse JSON do cloud, para saber que ônibus passavam pelos pontos mais próximos de você. Mais fotos no facebook. Os vídeos da maioria das palestras já estão disponíveis para quem é assinante dos cursos online da Caelum.
Como houve muita codificação ao vivo, os slides não mostram tudo que ocorreu no evento. Enquanto não lançamos os videos de algumas das palestras, publicamos o código fonte utilizado, além dos slides. Eu comecei falando um pouco mais da importância da JVM e mostrando como funciona o bytecode e as otimizações do JIT. Em seguida, Mauricio Aniche elaborou a modelagem do nosso domínio de ônibus, mostrando alguns princípios de orientação a objetos, para serem complementados pela Cecilia, que demonstrou o uso das coleções do Java.

Adriano Almeida explicou um pouco de MVC para codificar com o VRaptor, e depois Alberto Souza demonstrar onde JSF se enquadra. Guilherme Silveira fez código ao vivo com Hibernate, persistindo o nosso modelo de Onibus. No final, Hanneli passou o conceito de cloud, praticando do OpenShift, para então Erich Egert codificar o que precisava em uma aplicação Android. O evento terminou com divertidas lightning talks e o sorteio de um Playstation 3 e outros brindes.
Foi uma comemoração de 10 anos do GUJ, 8 anos da Caelum e recuperar um evento focado a quem está adquirindo suas primeiras experiências na plataforma. Nos vemos nos próximos eventos. Se você está começando com Java, não deixe de ver nossas apostilas e cursos.