Design para marketing digital: quais são os primeiros passos?
O marketing digital é uma grande área de especialização muitas vezes inexplorada por quem está prestes a começar sua carreira.
A verdade é que nenhuma estratégia de marketing se sustenta sem comunicação visual, e a procura por designers na área só cresce a cada ano.
Se você se interessa e quer saber mais sobre o assunto, nós te ajudamos a dar os primeiros passos para ser um profissional de design para marketing digital.
Por que o design é tão importante para o marketing digital?
O objetivo do marketing digital é promover produtos e marcas por meio de mídias digitais, principalmente a internet. Para isso, uma estratégia bem desenvolvida é aquela que atrai, informa, converte e encanta o público para transformá-lo em um cliente fidelizado e engajado.
Você já identificou onde entra o seu trabalho de design nessa história? A comunicação visual é fundamental para o marketing digital. O design gráfico é a forma de apresentar o conteúdo e guiar o usuário para o próximo passo sem que ele se perca ou desista no caminho.
Por que aliar beleza e funcionalidade?
O design sempre foi um casamento entre forma e função, mas no marketing digital a segunda parte ganha um pouco mais de destaque.
O encantamento visual é muito importante para atração e compartilhamento de um produto ou marca, mas esse é um esforço desperdiçado caso o designer não consiga guiar o público para uma próxima etapa de conversão.
Se você se interessa e pretende trabalhar nessa área, deve prestar muita atenção para a usabilidade do seu trabalho. É uma questão de descobrir como fazer o usuário navegar pelo conteúdo e instigá-lo a clicar no botão certo, na hora certa.
Quais são as melhores práticas de design para marketing digital?
Certo, você entendeu a importância da sua profissão para o marketing digital. Mas como colocar em prática o seu design para trabalhar nessa área? É o que vamos mostrar agora.
Sites
É claro que o site de um produto ou marca é o centro da estratégia de marketing digital. O designer contratado para cuidar dessa área costuma se preocupar muito com a navegação e exposição da marca, para facilitar a conversão de usuários em clientes.
Isso significa criar Landing Pages atraentes e que mostrem tudo o que ele precisa saber imediatamente. Deve conter chamadas destacadas, descrições bem diagramadas para fácil leitura e imagens atraentes.
Caso a conversão seja feita em várias etapas, também é necessário pensar em todo o fluxo do processo. Dessa maneira, pode-se usar formulários intuitivos, navegação bem sinalizada e dicas visuais pelo percurso.
Blogs
Uma estratégia bastante presente hoje nos planejamentos de marketing pelo mundo é o marketing de conteúdo. Ao contrário da mídia tradicional, que expõe a marca para um público geral de forma uniforme, essa estratégia é uma forma de oferecer às pessoas um conteúdo relevante na hora certa para que os clientes venham até a empresa por conta própria.
No centro do marketing de conteúdo está o uso de blogs, que necessitam de um designer para uma diagramação focada em conversão. O design de blogs deve valorizar o conteúdo e garantir a facilidade da leitura, para depois guiar o usuário intuitivamente a se aprofundar mais naquele produto ou marca.
Imagens para redes sociais
Outro alicerce do marketing digital é o engajamento do público por meio das redes sociais. Hoje em dia, não se faz esse trabalho sem a ajuda de um designer.
Todas as empresas já perceberam que a comunicação por meio de imagens, vídeos, infográficos e animações tem uma chance muito maior de atingir o público e gerar compartilhamentos do que apenas o texto sozinho.
Seja em uma capa de Facebook, uma imagem para o Instagram ou um GIF para o Twitter, uma campanha de marketing digital bem-sucedida sabe criar uma linguagem visual própria e aplicá-la em suas redes sociais. Todo designer interessado nessa área adora este tipo de desafio.
E-mail marketing
Design para e-mail? Sim! O e-mail não é só uma ferramenta muito importante para estratégias de marketing digital, como a atuação de um designer nessa peça em específico pode alavancar as conversões de uma empresa.
O importante aqui é que o profissional saiba criar um design simples, porém impactante, que chame a atenção em um segundo e não deixe que o usuário feche a mensagem.
Outra característica do e-mail marketing que exige um designer atento e interessado é a forma como os e-mails são lidos. As plataformas mobile se tornaram quase onipresentes para pessoas que checam suas mensagens o dia inteiro.
Por isso, as práticas de design responsivo são indispensáveis para não atrapalhar a experiência de atração da marca. Independentemente de como o seu cliente abra a caixa de entrada do e-mail dele, o conteúdo de sua marca tem que estar lá, limpo, claro, objetivo e passando a mensagem para o qual foi criado.
Call to action
Em todas as situações acima, o trabalho mais importante de um designer no marketing digital é criar os chamados "Call to action" (Chamado Para a Ação — CTA) da melhor forma para atrair e converter clientes.
Um CTA pode ser um link, um botão para cadastro, um formulário para capturar e-mails, um bom e velho "Compre agora!" ou qualquer chamada que instigue o usuário a tomar uma ação para se aproximar mais de consumir uma marca ou produto.
Essa é uma tarefa essencial de um designer, demanda muito estudo e várias tentativas. Dependendo da natureza do público-alvo e do seu comportamento na internet, é preciso testar formas, tamanhos, cores e o posicionamento de CTAs para encontrar o mais eficiente em atrair cliques.
O design para marketing digital é uma área repleta de desafios para o profissional que está começando a sua carreira. Precisa de pessoas que gostem de estar o tempo todo testando novas possibilidades e criando novas formas de se comunicar visualmente.
Esse é o seu caso? Então compartilhe este artigo no Facebook e no Twitter e quem sabe você não começa a criar uma rede de contatos com profissionais tão interessados quanto você!