Entendendo o socket no Python criando um bot de IRC

Entendendo o socket no Python criando um bot de IRC

Aqui na empresa em que eu trabalho, usamos um sistema de comunicação interna que, por alguns, já é considerado um tanto antiquado. É o IRC, um protocolo de comunicação que funciona, principalmente, como bate-papo por texto, e que teve seu boom lá pros anos 90. Com ele, podemos mandar mensagens privadas e conversar em grupos nos denominados canais.

Se é tão antigo, por que escolhemos continuar usando ele? A questão é que, mesmo antigo, ele ainda funciona muito bem! O protocolo é muito simples e leve, além de dar espaço para modificações e extensões diversas, o que torna seu uso bastante desejável.

Além de uma própria rede de IRC interna nossa, usamos um canal na conhecida rede Rizon, o #minha-empresa, para facilitar a comunicação com clientes.

Este canal é nosso principal meio de comunicação com os clientes. O problema é que estávamos com poucos funcionários para acompanhar todo o conteúdo das mensagens de lá a todo momento.

Frente a esse problema, nosso time de tecnologia me encarregou de criar algo que poderia nos ajudar com a comunicação, não decepcionando os clientes - um bot de IRC que, automaticamente, mandaria uma mensagem de boas vindas a todo mundo que entrasse no canal.

A ideia é bacana! Mas como podemos implementar isso? Como fazer um programa que se conecte ao IRC e ainda envie uma mensagem específica para todos que se conectem a um determinado canal?

Conhecendo os sockets

A primeira coisa que precisamos conseguir fazer com nosso programa robô é que ele entre em nosso canal #minha-empresa lá dentro da Rizon.

A questão é que, antes de entrarmos no canal em específico, precisamos começar alguma comunicação com o próprio servidor da Rizon. Mas como?

Nosso bot estará rodando em um processo em um servidor próprio da empresa, enquanto o servidor de bate-papo IRC da Rizon funciona em um processo completamente diferente, fisicamente em outra(s) máquina(s). De alguma maneira, precisamos fazer uma comunicação entre esses processos.

Tratando-se de comunicação entre dois processos diferentes, a saída quase sempre é a mesma - soquetes, ou, originalmente, sockets. Apesar de abstrato, esse conceito aparece para todos nós, usuários da Internet, cotidianamente!

O nosso navegador, por exemplo, utiliza sockets para fazer todo tipo de requisição web. Quem trabalha com desenvolvimento de software ainda se depara com outros múltiplos exemplos, como na conexão a um servidor via SSH ou integração de um sistema a um banco de dados.

Tudo isso necessita do uso de sockets para efetuar a comunicação entre dois processos diferentes (que, na verdade, podem até estar em máquinas diferentes!).

Então como é que o IRC entra nisso? A questão é que o protocolo IRC funciona com base no modelo cliente/servidor, no qual os usuários usam uma aplicação cliente para, através de um socket, se conectar ao servidor. Em nosso caso, o bot é justamente a aplicação cliente! Mas como podemos fazer isso com o Python?

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Criando sockets com o módulo socket no Python

Assim como diversas outras linguagens de programação, o Python tem algumas especificações que nos permite trabalhar com sockets. No caso, temos um módulo inteiro, o próprio socket.

O módulo socket abriga uma classe essencial, que representa, justamente, um socket. A classe tem o mesmo nome do módulo - socket. Assim, instanciá-la não deve ser muito difícil, certo? Basta importamos o módulo para nosso programa e chamarmos a função construtora dessa classe:


import socket
s = socket.socket()

Testando o código, vemos que ele realmente funciona! É tão simples assim, então? Bem… mais ou menos!

Na realidade, não basta falarmos que queremos um socket para ele magicamente aparecer. Precisamos especificar algumas definições. Afinal, como o computador vai saber como o socket criado deve funcionar?

O que acontece é que, por padrão, o Python passa isso tudo automaticamente através de parâmetros padrões no construtor. Vamos entender isso.

Especificações do socket

Em primeiro lugar, de alguma maneira o computador precisa saber, ao criar um socket, com o que ele vai conseguir se comunicar. Como já vimos, sockets podem ter funcionalidades bem diversas - podendo se comunicar com processos dentro ou fora de uma mesma máquina.

Com o nosso bot, estamos tratando de comunicação remota. Nesse caso, temos uma constante própria que especifica isso, chamada de AF_INET.

Essa constante faz parte de um grupo denominado famílias de endereços, ou address families, que constitui exatamente o primeiro parâmetro opcional do construtor socket. A AF_INET abrange os endereços do tipo IPv4, antigo padrão da Internet e, por isso, pode ser ideal para nós!

Além da família de endereços, precisamos especificar mais uma coisa - o tipo do socket. Como assim? O que acontece é que, na Internet, existem diversas formas e modelos para se efetuar uma comunicação. Assim, precisamos definir um, ao criarmos nosso objeto socket.

Em relação ao tipo do socket, existem duas constantes mais importantes - a SOCK_STREAM, que define sockets de fluxo, e a SOCK_DGRAM, que define sockets de datagrama. Mas, na prática, qual a diferença delas duas?

Basicamente, um socket de fluxo se refere ao protocolo TCP, enquanto um socket de datagrama, ao UDP. As diferenças entre TCP e UDP não são poucas, mas, no nosso caso, não precisamos ir tão fundo.

Queremos estabelecer uma conexão com o servidor do IRC. Entretanto, no modelo UDP não há conexão! É um protocolo chamado de connectionless, por isso. Mas como não há conexão?

O que acontece é uma troca de pacotes desordenada e pouco confiável. A vantagem fica na alta velocidade, como já discutimos antes.

No caso de um sistema de chat por texto, as desvantagens citadas acabam sendo extremamente negativa, tirando o sentido do uso desse protocolo. Assim, por padrão, o protocolo IRC usa o TCP e, assim, a constante SOCK_STREAM.

Agora já podemos criar nosso objeto socket no Python, com muito mais especificação:


import socket
s = socket.socket(socket.AF_INET, socket.SOCK_STREAM)

Agora que temos nosso objeto socket, basta nos conectarmos ao servidor da Rizon. Mas como?

Se conectando ao servidor de IRC

Com nosso objeto socket criado, partir para a parte de conexão não é difícil, basta um método - o connect(). E como o Python vai saber com quem se conectar? Bem, a princípio ele não sabe! Precisamos especificar isso através de um parâmetro na chamada do método.

Sockets da família AF_INET necessitam apenas de um parâmetro, que é justamente o endereço com o que queremos nos conectar. Esse endereço é uma tupla contendo o host que queremos nos conectar (pode ser desde um IP, a um hostname) e a porta pela qual queremos realizar a conexão.

Com uma rápida visita no site oficial da Rizon, descobrimos que o hostname padrão dessa rede é o irc.rizon.net e a porta oficial, assim como é por padrão em outras redes de IRC, a 6667. Assim, podemos efetuar a conexão:


s.connect(('irc.rizon.net', 6667))

Com a conexão estabelecida, podemos partir para a comunicação!

Comunicação com o socket

Agora que temos nosso objeto socket configurado e conectado a um servidor da Rizon, podemos começar nossa comunicação.

No geral, como clientes, começamos a comunicação checando se o servidor quer enviar algo pra gente.

Com um objeto socket, podemos fazer isso simplesmente pedindo para receber (receive), através do método recv(), que toma como parâmetro o número de bytes que queremos receber do servidor.

A própria documentação do Python nos recomenda usar, nesse parâmetro, uma pequena potência de 2, "para melhor compatibilidade com as realidades de hardware e rede". Assim, podemos usar um valor como 2048 (2¹¹):


import socket
s = socket.socket(socket.AF_INET, socket.SOCK_STREAM)
s.connect(('irc.rizon.net', 6667))

dados = s.recv(2048)
print(dados)

É importante notar que recv() é um método blocante, o que significa que todo o resto do programa vai esperar a execução dele para continuar rodando. Até recebermos algo, o programa vai continuar esperando.

Rodando esse código, recebemos a seguinte resposta:


b":irc.falconspy.org NOTICE * :*** Looking up your hostname...\r\n:irc.falconspy.org NOTICE * :*** Couldn't look up your hostname\r\nERROR :Closing Link: 177.139.156.225 (Registration timed out)\r\n"

De fato é uma mensagem, mas desse jeito fica difícil de ler… por quê? Acontece que, como o b" no começo indica, recebemos os dados em bytes, não em string!

Para melhorar a impressão, podemos decodificar os bytes em uma string com o método decode(), que recebe como parâmetro o encoding queremos usar. No caso, usaremos o UTF-8, por suportar Unicode:


msg = s.recv(2048).decode('UTF-8')
print(msg)

Agora sim, olha o que apareceu:


:irc.falconspy.org NOTICE * :*** Looking up your hostname...
:irc.falconspy.org NOTICE * :*** Couldn't look up your hostname
ERROR :Closing Link: 177.xxx.156.xxx (Registration timed out)

Hum… por que todos esses "NOTICE" e ainda essa mensagem de erro, no final? A mensagem avisa que a conexão está sendo fechada porque o tempo de registro expirou. Ué, fizemos algo errado? Que registro é esse?

Burocracias do IRC

O IRC é um protocolo há vários anos já bem definido, que especifica muito bem como uma conexão deve ser trabalhada com esse protocolo.

No seu primeiro RFC, foi definido padrões de registro para todo usuário do IRC, uma série de passos que todo cliente deveria seguir ao se conectar a uma rede de IRC.

Esses passos se resumem a três comandos, nessa ordem:

  • PASS, a senha de registro do nickname em uso;
  • NICK, o nickname que será usado e
  • USER, que especifica outros detalhes do usuário (como nome verdadeiro).

Sabendo disso, agora podemos fazer o registro!

Registrando um usuário

Em primeiro lugar, precisaríamos enviar a senha. Como nem temos nick registrado, podemos simplesmente ignorar esse passo e partir para o comando NICK, com o nickname que queremos usar, que pode ser BotDaEmpresa.

A princípio, é só enviar o comando NICK BotDaEmpresa para o servidor da Rizon, através de nosso socket, mas na realidade não é bem assim… O que acontece é que o protocolo IRC carrega mais algumas burocracias para funcionar.

Uma delas, por exemplo, diz respeito a tudo que é enviado do cliente para o servidor - todos os comandos devem terminar com a sequência de caracteres especiais '\r\n', representando um ENTER, o envio. Agora, podemos usar o método send() de nosso objeto socket para enviar o comando:


nick = 'BotDaEmpresa'
comando_nick = f'NICK {nick}\r\n'
s.send(comando_nick)

Quando rodamos um código… erro!


Traceback (most recent call last):
  File "<stdin>", line 1, in <module>
TypeError: a bytes-like object is required, not 'str'

Assim como quando recebemos dados com nosso socket, precisamos enviá-los como bytes. O processo é similar ao que usamos quando decodificamos os bytes recebidos para uma string, mas dessa vez faremos o contrário, com o método encode().


nick = 'BotDaEmpresa'
comando_nick = f'NICK {nick}\r\n'.encode('UTF-8')
s.send(comando_nick)

Certo! Podemos, agora, enviar o último comando de registro - o USER. O comando USER toma quatro parâmetros (username, hostname, servername e realname), todos os quais podem ser resumidos pelo próprio nick que escolhemos.

Vale notar que esse último parâmetro, apesar de não ser importante para nós, deve ser precedido com um :, indicando que ele pode conter espaços (e que tudo depois do : faz parte de um único parâmetro):


nick = 'BotDaEmpresa'
comando_nick = f'NICK {nick}\r\n'.encode('UTF-8')
s.send(comando_nick)

comando_user = f'USER {nick} {nick} {nick} :{nick}\r\n'.encode('UTF-8')
s.send(comando_user)

Legal! Funciona, mas nosso código está começando a ficar feio, com tanta repetição da parte burocrática de enviar um comando…

Para simplificar o processo, podemos fazer algumas funções que fazem todo esse processo de envio de comandos e registro automaticamente:


def envia_comando(sock, comando):
    comando += '\r\n'
    sock.send(comando.encode('UTF-8'))

def registra(sock, nick):
    envia_comando(sock, 'NICK {}'.format(nick))
    envia_comando(sock, 'USER {0} {0} {0} :{0}'.format(nick))

registra(s, 'BotDaEmpresa')

Além disso, após a efetivação da conexão, vou fazer um loop que me permita sempre ver o que estou recebendo do servidor, dessa forma:


while True:
    msg = s.recv(2048).decode('UTF-8')
    print(msg)

Será que agora vai? Rodamos o código e olha só o que apareceu na tela:


:irc.falconspy.org NOTICE * :*** Looking up your hostname...
:irc.falconspy.org NOTICE * :*** Couldn't look up your hostname
PING :3685587899
ERROR :Closing Link: 177.xxx.156.xxx (Registration timed out)

Olha só! Dessa vez apareceu uma mensagem diferente, esse tal de PING com alguns números estranhos. Ao final de tudo, ainda recebemos aquele mesmo erro. Mas e agora? Não conseguimos fazer o registro?

O comando PING

Na verdade, fizemos o registro adequadamente, e por isso mesmo recebemos a mensagem diferente de PING. O problema está justamente nela, ou, mais especificamente, no fato de a termos ignorado.

E o que significa esse PING? Esse tipo de comando é muito comum em sistemas que exigem a manutenção de uma conexão. Ele serve para que se teste a latência dela, isto é, quanto tempo demora para um conjunto de dados ser enviado de uma máquina a outra e receber uma resposta.

O IRC trabalha suas conexões através desse comando. De quando em quando, o sistema do servidor envia um comando PING seguido de uma mensagem (nesse caso, 3685587899) e aguarda a resposta do cliente com essa mesma mensagem. A diferença é que a resposta do cliente, em vez de ir com o comando PING, deve usar o PONG.

Se o servidor não receber a resposta do cliente em um determinado tempo, a conexão é efetivamente encerrada, por isso recebemos aquela última mensagem de erro.

Precisamos já implementar um tipo de automatização - sempre que recebermos um PING, precisamos responder com um PONG. E como fazer isso?

Em primeiro lugar, precisamos conseguir identificar quais mensagens recebidas contêm um PING. Como vimos, mensagens desse tipo contêm o texto PING : seguido pelos dados que precisamos enviar de resposta. Para evitar complicações, podemos simplesmente verificar se esse trecho de texto existe na mensagem com o conhecido operador in:


while True:
    msg = s.recv(2048).decode('UTF-8')
    print(msg)

    if 'PING :' in msg:
        pass

Verificando que a mensagem recebida é do tipo PING, podemos enviar de volta o comando PONG. Mas como vamos capturar o que recebemos do PING? Existem, de fato, diversas formas.

Uma opção mais simples é cortar nossa string de mensagem na parte do PING : e, então, pegar o que vem depois dessa substring. Podemos fazer isso com o método split(), que toma, como parâmetro, a parte da string em que queremos fazer a separação e retorna uma lista com todas as partes separadas.

O código que temos que devolver no PONG vai ser o que vem depois da separação, ou seja, o último elemento da lista, podendo ser acessado pelo índice -1:


if 'PING :' in msg:
    codigo_ping = msg.split('PING :')[-1]
    resposta_pong = 'PONG :{}'.format(codigo_ping)
    envia_comando(s, resposta_pong)

Podemos até separar em uma função, para melhorar a organização:


def checa_ping(sock, msg):
    if 'PING :' in msg:
        codigo_ping = msg.split('PING :')[-1]
        resposta_pong = 'PONG :{}'.format(codigo_ping)
        envia_comando(sock, resposta_pong)

while True:
    msg = s.recv(2048).decode('UTF-8')
    print(msg)
    checa_ping(s, msg)

Rodando esse código, olha o que recebemos, logo após o comando PING:


:irc.falconspy.org NOTICE BotDaEmpresa :*** Your host is masked (1ED94617.82A3866B.693A3A77.IP)
:irc.falconspy.org 001 BotDaEmpresa :Welcome to the Rizon Internet Relay Chat Network BotDaEmpresa

Deu certo! Podemos até checar se nosso bot está online usando, manualmente, o comando /whois BotDaEmpresa no IRC:

whois bot

Certo! O Bot está online :D! Podemos até enviar uma mensagem pra ele:

Enviando mensagem para o bot

E olha o que aparece no terminal do bot:


:Yan!~Yan@1XXX17.82A3XXXB.69XXX77.IP PRIVMSG BotDaEmpresa :Oi, bot!

O bot recebeu a mensagem! Junto com ela, ele ainda recebeu várias informações acerca do meu nick e do meu usuário, o que vai nos ajudar bastante para todo o controle do programa. O único problema é que o bot ainda não está no canal #minha-empresa! E agora?

Entrando no canal e respostas automáticas

Entrar em um canal no IRC é, no geral, bem simples! Basta usarmos o comando JOIN . Como queremos que isso aconteça automaticamente, sempre que o bot é iniciado, podemos até colocar direto no código:


envia_comando(s, 'JOIN #minha-empresa')

Quando executamos o bot novamente, temos a confirmação que deu certo!


* BotDaEmpresa (~BotDaEmpr@1ED94617.82A3866B.693A3A77.IP) has joined

Ótimo! Agora só falta o bot mandar as mensagens de boas vindas aos novos no canal, o que acaba sendo fichinha pra gente, depois de tudo. Olha só o que aparece para o bot quando alguém entra no canal:


:Yan!~Yan@1ED94617.82A3866B.693A3A77.IP JOIN :#minha-empresa

Para checarmos se há um join no canal #minha-empresa nas mensagens recebidas pelo bot, podemos simplesmente usar um in, como fizemos com o PING. Para capturar o nick de quem entrou, basta o uso do método split(). Enfim, só precisamos enviar ao IRC o comando PRIVMSG especificando o canal, com a mensagem de boas vindas:


if 'JOIN :#minha-empresa' in msg:
     nick_que_entrou = msg[1:].split('!')[0]
     boas_vindas = f'Olá, {nick_que_entrou}! Seja bem vindo :D'
     envia_comando(s, f'PRIVMSG #minha-empresa :{boas_vindas}')

E olha só como deu certo agora:

Bot funcionando

Sockets em todo lugar

O conceito de socket, por ser um tanto abstrato, chega a assustar alguns desenvolvedores. Mesmo assim, todos nós provavelmente nos deparamos com sockets todos os dias, ao utilizarmos a Internet!

Nesse artigo, enfrentamos um problema empresarial de automatização no contato com clientes através do protocolo IRC.

Assim, passamos pela superfície da ideia e do uso dessa tecnologia no Python, entendendo o porquê não devemos temer esse conceito tão presente em nosso dia-a-dia.

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