O Excel ainda é relevante para os profissionais modernos?
Trabalho com excel desde o final de 1997, muitos leitores e leitoras não tinham nem nascido ainda. (Silêncio reflexivo) Confesso que tenho dificuldade em imaginar um cenário onde o Excel deixa de ser a ferramenta mais usada pelas empresas em um curto espaço de tempo. Contudo, vou fazer um exercício junto com você para pensarmos se isso é, de fato, um cenário real.
Uma era de novidades!
Alguns profissionais, por diferentes motivos e interesses, têm insinuado que outras ferramentas ou outras necessidades devem fazer com que Excel perca sua relevância. Uma das principais ferramentas que tem levantado essa “desconfiança” é o próprio Power BI. Outros apontam a inteligência artificial incluída em diferentes aplicativos de planilhas que devem substituir Excel.
Excel, o rei da versatilidade!
A grande vantagem do MS Excel e que dificilmente será suplantada por qualquer outra ferramenta é sua versatilidade. Não é uma ferramenta especialista de uma ou outra área de atuação, mas sim um conjunto de soluções bem harmonizadas e integradas que pode ajudar em quase todas as tarefas administrativas ou de escritório, incluindo a manipulação de dados e automatização de tarefas de uma das maneiras mais simples do mercado.
Power BI vai substituir o Excel?
Começamos por uma constatação: Power BI é uma ferramenta robusta, porém especialista, que não vem para substituir a versatilidade do Excel. Power BI vem para ocupar um espaço específico que o Excel podia ajudar, mas que já não era sua vocação maior: o Business Intelligence. O espaço que o Power BI vem para ocupar é o das outras ferramentas de BI que já competiam com um pedaço do mercado do Excel, porém sem sua versatilidade.
Posso usar Power BI junto com Excel?
Não pode, deve! Essas duas ferramentas foram feitas uma para a outra literalmente, são da mesma empresa e compartilham funcionalidades e recursos em comum, além de serem um complemento perfeito entre si. Use e abuse da integração, entendendo bem o que cada uma tem de melhor. E para isso, nada melhor que conhecer as duas ferramentas.
A inteligência artificial vai substituir o Excel?
A robustez e versatilidade do Excel em várias tarefas, além de uma ampla base de conhecimento disseminada em cursos e na internet, o torna um dos parceiros ideais para as novas ferramentas de inteligência artificial potencializarem nossa produtividade diária.
A própria Microsoft (criadora do Excel) tem trabalhado rapidamente para integrar soluções de inteligência artificial em seus aplicativos e o Excel é uma das principais apostas da empresa. O Copilot (uma ferramenta integrada de Inteligência Artificial com os aplicativos Microsoft) está chegando como uma reviravolta na utilização dos aplicativos de escritório.
A base de conhecimento do Excel é realmente sólida?
Estamos falando de uma das ferramentas com maior longevidade no mercado de trabalho e com uma ampla gama de materiais produzidos por diversos autores e produtores em diferentes partes do mundo. Isso faz do Excel, sem dúvidas, uma ferramenta com maior potencial de uso com as novas soluções de inteligência artificial, que necessitam de base de conhecimento sólida para criar soluções e emitir respostas relevantes às nossas perguntas do dia a dia. Além disso, a quantidade de profissionais treinados nessa ferramenta, seja por cursos corporativos ou esforço pessoal de estudo, é enorme e as empresas utilizam esse “conhecimento latente” para escolher as melhores soluções para seus processos.
O Google Planilhas não vai tomar o lugar do Excel?
Essa é uma análise um pouco mais complexa, que mexe com algumas preferências pessoais e, por isso, vou tentar ver a situação por todos os lados. Contudo, a meu ver, o Google Planilhas não é um concorrente direto do Excel, mas sim do “Excel Web” ou “Excel Online”.
Os aplicativos “Online” vieram para ficar e o “Google Docs” foi uma revolução desde seu lançamento. A colaboração mais fluida e a simplicidade de uso em qualquer computador sem a necessidade de instalar uma solução proprietária foi realmente uma inovação.
Acontece que a utilização dessas ferramentas mais leves e portáteis, contrasta com o uso mais “profundo” de um aplicativo robusto e que fornece um nível maior de segurança, além de não depender da conexão com a internet para funcionar (embora o Excel hoje em dia já esteja plenamente conectado, mas funciona tranquilamente em ambiente “local”).
O VBA está morrendo?
Aproveito para trazer um tema paralelo que me parece recorrente, pois aqui há uma dualidade na resposta, mas leia até o final para que você mesmo tenha suas próprias visões sobre o assunto.
O VBA é uma linguagem de programação fácil de usar em comparação com outras linguagens, mas que tem suas complexidades à medida que a necessidade de automação aumenta. Mesmo assim, vejo o VBA sendo utilizado por muito tempo ainda, nem que seja pela presença de muitas “planilhas legado” que contém VBA.
O Excel vem possibilitando integração de automação com outras linguagens de programação, destacando entre elas: javascript e python. Isso corrobora para um novo “renascimento” do Excel e utilização de novas tecnologias integradas. No caso do VBA especificamente, podemos ter uma variação de uso à medida que os profissionais começam a decidir sobre qual a linguagem é a mais adequada para cada situação, mas tenho usado ainda o VBA em muitas situações onde sua integração nativa traz muitas vantagens.
Excel, por que devemos continuar a usá-lo?
Finalizo esse artigo trazendo algumas reflexões, que talvez possam te ajudar a que você também tenha as suas próprias conclusões sobre o tema:
1- O Excel ainda será usado como uma ferramenta coringa para várias situações, durante muito tempo;
2- As inteligências artificiais vão potencializar o uso do Excel e nossa produtividade diária;
3- O VBA ainda será muito relevante, mas novas portas de automação com Excel estão se abrindo;
4- Outros aplicativos de planilhas são “alternativas”, mas ainda são muito restritos em termos de conectividade e versatilidade. (Incluo aqui o próprio Excel Online).
Cada nova era tem trazido um renascimento diferente do Excel, sempre com novos concorrentes e novas teorias, mas temos que respeitar o nosso “sobrevivente” que tem resistido firmemente no mercado, passando por diferentes evoluções e diferentes tecnologias.
Por fim, convido você a conhecer nossa formação em Excel aqui na Alura, uma formação Formação Excel que te ensina desde os primeiros passos nessa poderosa ferramenta até os passos mais elaborados e fundamentais para você tirar de letra tudo sobre como construir gráficos, entender funções, utilizar VBA, aprender Excel com IA e muitas outras funcionalidades extremamente úteis para o mercado de trabalho atual e futuro.
Te vejo lá, um abraço!