Faculdade e diploma são necessários para programar?

Faculdade e diploma são necessários para programar?
gabriel-ferreira
gabriel-ferreira

Compartilhe

Essa é uma grande dúvida. Para trabalhar com tecnologia, em especial programação, a resposta curta é não. O trabalho do dia a dia é bastante técnico e há muito espaço se você estuda, pratica e se dedica. Obviamente, com o tempo, alguma profundidade em diversos assuntos costumam ser necessários para dar um salto na carreira, e aí os ensinamentos, ambiente e aprendizado dentro de uma faculdade podem ajudar bastante.

Nesse vídeo, Paulo Silveira, que fez bacharelado e mestrado em computação na USP, conversa comigo, que acabei não me formando, e mostra essas e outras opiniões:

Vale lembrar: a nossa opinião é de que sim, a faculdade agrega muito, por mais que desconfiemos de algumas disciplinas e conteúdo. Seu objetivo não é apenas fornecer o conteúdo que o mercado pede, e sim ir muito além na formação de um profissional.

Ciência da Computação ou Sistemas de informação?

Você pode aproveitar e ouvir esse podcast sobre as diferenças entre Ciência da Computação e Sistemas de informação:

Ouvir um pouco de:
Faculdades: Ciência da Computação e Sistemas de Informação – Hipsters #47
Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Onde estudar faculdade de computação?

Recentemente a Alura juntou forças com o centro universitário FIAP.

A gente sempre esteve próximos da FIAP (inclusive fisicamente! na Vila Mariana). Atualmente eles espandiram o catálogo de cursos de graduação e de MBA

Cada vez mais a FIAP está chegando a outras cidades com o EAD. Além disso a Alura e a FIAP estão criando o maior ecossistema de ensino tech do Brasil com futuros novos produtos. Vale ficar atento!

Veja outros artigos sobre Programação