Gestão de Redes Sociais: construindo a presença digital das marcas

Gestão de Redes Sociais: construindo a presença digital das marcas
Francisco dos Santos
Francisco dos Santos

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Você já percebeu que, quanto mais navegamos nas redes sociais, mais elas nos apresentam conteúdos parecidos com o que já consumimos?

Para quem não conhece muito do universo digital, parece acontecer uma mágica que faz com que esses conteúdos relacionados apareçam.

Na verdade, essa apresentação de conteúdos é feita a partir dos algoritmos da rede social, um conjunto de códigos que interpretam a interação com o usuário e permitem que o próprio sistema ofereça conteúdos mais relevantes a partir do comportamento do usuário nas redes.

Para aqueles profissionais responsáveis pelo marketing de uma empresa ou de uma marca, pensar a sua presença digital é algo fundamental.

A presença digital diz respeito às estratégias que apresentam a marca no ambiente digital, desde o seu website e sua respectiva otimização para os mecanismos de busca, até a construção de perfis em sites de redes sociais e a respectiva publicação de conteúdo relevante para os públicos da marca.

De forma a construir uma mensagem de marca consistente e adequada aos públicos, além de observar os resultados que tais perfis geram para a marca, a atividade de gestão de redes sociais se torna precisamente estratégica.

O que é gestão de redes sociais?

Afinal, que atividade é esta? Ou seria um cargo ou função? Por se tratar de uma área bastante nova e de um nível alto de especialização, nem todas as empresas têm esta atividade mapeada em seus planos de cargos e funções.

No contexto mais amador, qualquer usuário que cria uma conta em um site de redes sociais tem acesso aos recursos de criação de conteúdo e interação.

Algumas redes, também, oferecem recursos para a criação de contas comerciais, ou seja, administradas por responsáveis técnicos vinculados a uma marca ou empresa.

Neste último caso, estas contas comerciais têm acessos a recursos adicionais, como métricas e relatórios, assim como interfaces de criação de conteúdos multiplataforma.

Como o nome sugere, a gestão de redes sociais faz parte da etapa estratégica do processo, a [gestão de marketing] (https://www.alura.com.br/empresas/artigos/gestao-de-marketing), momento em que são pensadas as ações que venham a gerar valor para uma marca junto dos seus públicos, tanto funcionários e parceiros, quanto consumidores e público geral.

Além disso, esta atividade vai além: podemos dizer que a gestão de redes sociais compreende a escolha, planejamento de conteúdo, execução e avaliação de performance nas redes sociais.

Neste sentido, a atividade de gestão de redes sociais é transversal no processo de marketing, indo desde o momento do planejamento até o final da execução de uma campanha.

Mais do que isso: o profissional desta área faz um acompanhamento sistemático da publicação de conteúdos, interações e aferição de resultados.

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Como funciona a gestão de redes sociais?

Podemos dizer que a gestão de redes sociais pode ser implementada para marcas que ainda não têm presença digital e as que já têm presença digital.

Para uma marca que ainda não tem presença digital, as atividades se organizam a partir das seguintes etapas:

Escolha das redes: a partir do diagnóstico de marketing, objetivos, estratégia e, especialmente, após a definição dos públicos, são escolhidas as redes sociais. Cada site de rede social é um espaço de interação e compartilhamento de conteúdos entre usuários, compreendendo públicos diferentes e conteúdos diferentes.

Planejamento de conteúdo: esta etapa contempla a definição dos conteúdos que vão ser veiculados em cada plataforma de rede social. Especificamente, podem ser definidos conteúdos estáticos, em vídeo, legendas, textos e demais roteiros, pensados de forma integrada para comunicar a mensagem de marca de forma assertiva e com conteúdo relevante para os públicos.

Execução: é nesta etapa que o conteúdo toma forma, desde sua criação até a sua publicação, além de corresponder a uma fase de acompanhamento. Isso porque é neste momento que são observadas as interações, como curtidas, visualizações, comentários ou compartilhamento de conteúdos.

Avaliação de performance: na medida em que as interações vão acontecendo, nesta fase é possível observar e quantificar a eficácia das ações. É justamente aqui que recorremos às métricas de performance, previamente definidas na fase de planejamento, mas que, neste momento, servem como indicadores de como o conteúdo foi recebido pelo público ou o que pode ser ajustado.

No caso de marcas que já têm uma presença digital, a gestão de redes sociais se situa mais no planejamento de conteúdo, execução e avaliação de performance.

Isso acontece porque a marca já tem uma reputação construída no ambiente digital, que depende da frequência de publicação de conteúdos e verificações periódicas de sua performance.

É importante lembrar que, ao tratarmos de redes sociais na internet, as interações, reações e repercussão de conteúdo depende de uma boa definição de públicos, já que são eles que vão ratificar a relevância do conteúdo postado.

Por que fazer a gestão de redes sociais?

Nos casos de usuários criados para empresas, especialmente as contas comerciais, a gestão de redes sociais se torna fundamental para o direcionamento de estratégias de marketing, criação de conteúdo ou criação e acompanhamento de campanhas.

Aqui, temos como ponto de partida a presença digital da marca, que deverá ser desenvolvida através dos sites de redes sociais escolhidos e seus respectivos conteúdos. Dentre as principais vantagens, estão:

Maior alcance

Uma presença digital forte, construída a partir de um website, com suas respectivas estratégias de SEO, e de perfis nas redes sociais, através da criação de conteúdos e gestão das redes, possibilita um maior alcance da audiência.

No momento de escolha das redes é fundamental atentar para aquelas que têm maior aderência aos públicos da marca e também aquelas que podem comunicar a mensagem da marca para públicos que possam se tornar consumidores.

Na medida em que o conteúdo é criado, publicado e o perfil da marca consegue interagir com as pessoas, os algoritmos de cada site de rede social se encarrega de disseminar a mensagem para os seus diversos usuários.

Fortalecimento de marca

Consequentemente, a gestão de redes sociais permite o fortalecimento de marca. E, quando falamos em marca, podemos pensar em dois aspectos, tangíveis e intangíveis.

Os aspectos tangíveis dizem respeito às características do produto ou serviço, embalagem e tudo aquilo que compreende sua estrutura física.

Os aspectos intangíveis correspondem ao posicionamento de marca, seu propósito e o relacionamento com seus públicos, o que é construído e reproduzido pela gestão de redes sociais.

Estratégia de baixo custo

Criar perfis em redes sociais é gratuito para qualquer e-mail cadastrado, o que permite criar estratégias de baixo custo.

É claro que nos sites de redes sociais, nos paineis específicos das contas comerciais, também existe a possibilidade de criar campanhas com inserção de verba, como posts patrocinados e anúncios pagos.

Mas, também existe a possibilidade de construir conteúdos otimizados para que sejam melhor distribuídos aos diversos usuários da rede.

Principais atividades da gestão de redes sociais

Agora que já sabemos o que é a gestão de redes sociais e como ela funciona, é importante pensar nas atividades-chave que constituem este processo.

Entre as diversas atividades, estão o planejamento, criação de conteúdo, análise de resultados e interação com o público.

Estas atividades estão ao longo de todo o processo de gestão, desde a escolha das redes até a avaliação de performance.

Planejamento

Aqui são escolhidos os sites de redes sociais que estarão de acordo com os públicos da marca ou públicos que ela quiser se comunicar.

Também, é feito o planejamento de conteúdo e o cronograma, indicando o que vai ser postado, em que tipo de mídia (texto, imagem ou vídeo), em quais sites (Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, por exemplo) e em que dias e horários.

Criação de conteúdo

Também, a pessoa profissional de gestão de redes sociais pode criar o conteúdo a ser veiculado nas redes ou acompanhar e gerenciar a criação.

Para marcas menores, geralmente a criação de conteúdo fica ao encargo da pessoa da gestão de redes.

Mas, para marcas maiores e com mais conteúdo, aparece a figura do social media, pessoa expert em criação de conteúdo para redes sociais.

Análise de resultados

A análise de resultados é uma atividade crucial para a pessoa responsável pela gestão de redes sociais.

Para saber se um site de redes sociais tem engajamento do público e se o conteúdo publicado é relevante, é importante realizar a escolha de métricas e a aferição periódica dos resultados.

São esses dados que serão fundamentais para o seguimento da estratégia ou demandará alguma mudança de rota.

Interação com público

Uma das atividades da pessoa gestora de redes sociais, que também pode ser realizada pelo profissional de social media, é a interação com o público.

É a partir desta interação que se consegue coletar feedbacks do público sobre novos conteúdos ou mudanças nos conteúdos já existentes - tudo isso para endossar a presença digital da marca.

Como fazer a gestão de redes sociais

Conhecemos o que é a gestão de redes sociais, como ela acontece e quais as atividades principais.

Neste momento, é importante conhecer algumas recomendações cruciais neste processo.

Assim, a partir das etapas gerais do processo de gestão de redes sociais, podemos mapear estas recomendações:

Conheça seu público

Saber com quem estamos falando é um ponto fundamental para a gestão das redes sociais.

Para isso, é importante que sejam feitas pesquisas com os públicos, que já são consumidores da marca e com outros públicos de interesse, e que sejam definidas estratégias de contato com essas pessoas.

Defina seus objetivos

Qualquer ação, interação ou conteúdo apresentado nos sites de redes sociais deve estar de acordo com os objetivos e metas do negócio.

Existem diversas formas de definir objetivos e metas, sendo a definição de Metas SMART uma técnica precisa e relevante para direcionar as estratégias.

Escolha a melhor abordagem

Para a gestão de redes sociais eficiente, é importante a escolha de uma abordagem adequada aos objetivos e aos públicos.

É neste momento que as redes serão analisadas e escolhidas para receberem o conteúdo da marca.

Defina seu tom de voz

Uma das técnicas contemporâneas para facilitar o contato entre a marca e seus públicos é a definição do tom de voz.

Este conceito diz respeito a uma diretriz de como a marca deve se comunicar com seus públicos, independente de quem assumirá o cargo de gestão de redes sociais.

Produza conteúdos relevantes

O segredo de um conjunto de redes sociais de sucesso está na produção de conteúdos relevantes.

E para isso não existe uma fórmula mágica: um conteúdo bom para o público surge a partir de diversos testes, confirmações e engajamento.

Seja consistente

Além de um conteúdo relevante, ele precisa ser consistente. Isso quer dizer que é preciso publicar conteúdos com uma certa cadência, uma certa periodicidade.

Mesmo que algumas das postagens não tenham o engajamento esperado, é importante que essa frequência de postagem se mantenha para manter a audiência navegando em seus perfis.

Explore as possibilidades de cada rede

Alguns sites de redes sociais permitem a postagem de textos, outros, o compartilhamento de vídeos e imagens.

Um bom profissional de gestão de redes sociais sabe explorar o melhor de cada rede: quais os vídeos mais interessantes, quais as legendas mais chamativas ou quais as imagens que geram mais engajamento.

Interaja com sua audiência

Para que o conteúdo de um site de redes sociais possa ser compartilhado e ganhe visibilidade, é fundamental interagir com a audiência.

Assim, imbuídas de seu tom de voz, as marcas conseguem interagir com os públicos a partir de curtidas ou compartilhamentos, mas principalmente a partir de respostas a comentários e marcações.

Quais as melhores métricas para acompanhar na gestão de redes sociais

Para que se possa aferir os resultados das ações nos sites de redes sociais, é importante, já no momento do planejamento, escolher métricas adequadas.

Cada rede social tem sua especificidade, mas existem algumas métricas que podem abranger a grande maioria e servem para avaliar as ações já realizadas e direcionar novas ações.

Engajamento

O engajamento diz respeito ao nível de interação dos usuários com os conteúdos de um perfil de redes sociais.

Em geral, o engajamento é a razão entre o número de curtidas e compartilhamentos de um conteúdo em relação ao número total de seguidores de uma página ou perfil.

Alcance

As métricas de alcance mapeiam os usuários que viram determinado conteúdo ou postagem, Assim, compõe esta métrica o número de usuários que viram o conteúdo pelo menos uma vez.

Impressões

As impressões ou visualizações são métricas que mapeiam o número total de visualizações de um conteúdo, independentemente se foram vistos pelos usuários por mais de uma vez.

Este número é interessante, mas não pode ser considerado sozinho, pois pode sugerir algum resultado inadequado à realidade.

Sentimento

A análise de Sentimento é um conjunto de métricas de natureza qualitativa e quantitativa, que serve para observar o sucesso ou não de um conteúdo.

A partir das menções ou postagens nas redes sociais, a análise de sentimento permite observar a reação da audiência e classificá-la em Positiva, Neutra ou Negativa.

Taxa de cliques

Quando a postagem envolve algum hiperlink, geralmente associado a um Call-to-action, a taxa de cliques é uma métrica bastante útil.

Ela diz respeito à quantidade de cliques ou quantidade de cliques por usuário que viram determinado conteúdo.

Conversão

As conversões dizem respeito à quantidade de usuários que se tornam leads e também leads que se tornam clientes.

Neste sentido, cada pessoa que avança de posição até a compra pode ser entendida como uma conversão.

Ferramentas de gestão de redes sociais

Para o marketing digital, existem diversas ferramentas que facilitam a gestão, mostrando métricas de performances e otimizando a interface com os usuários.

Para a gestão de redes sociais, as ferramentas geralmente vêm incluídas nas próprias plataformas, como é o caso do Meta Business Suite ou o YouTube Studio.

Também, existem alguns aplicativos populares que conseguem fazer a gestão integrada das redes sociais:

  • Hootsuite: oferece uma plataforma completa para agendar posts, monitorar conversas, analisar resultados e gerenciar várias contas de redes sociais.

  • Buffer: popular por sua simplicidade, Buffer permite o agendamento de posts, análise de desempenho e gestão de múltiplas contas de redes sociais.

  • Sprout Social: combina agendamento, monitoramento, análise de dados e gerenciamento de relacionamento com o cliente, sendo uma ferramenta robusta para empresas de diferentes tamanhos.

  • Later: conhecido por seu foco em conteúdo visual, especialmente no Instagram, Later oferece agendamento de posts, planejamento visual e análises.

  • Canva: mesmo que seja uma ferramenta majoritariamente de design, o Canva é amplamente utilizado para criar conteúdo visual para redes sociais, com a capacidade de agendar posts diretamente na plataforma.

  • SocialBee: oferece recursos de agendamento, criação de conteúdo e categorização de posts, facilitando a gestão de diferentes tipos de conteúdo em várias plataformas sociais.

Aprenda a fazer gestão de redes sociais na Alura

Na Alura, você encontra a [Formação Marketing Digital] (https://www.alura.com.br/formacao-marketing-digital), que ensina a criar ações de marketing no ambiente digital.

Para aferir resultados e conhecer mais sobre métricas, a Alura oferece a Formação Marketing Analytics.

Também, mais focada nas redes sociais, a Formação Social Media é uma referência interessante para quem vai se dedicar à gestão das redes sociais.

Também, com o avanço da Inteligência Artificial como aliada no processo de gestão de redes sociais, temos o curso Inteligência Artificial: gestão de mídias sociais.

Francisco dos Santos
Francisco dos Santos

Doutor desde 2019 e Mestre desde 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Publicidade e Propaganda desde 2011 pela mesma universidade. Sócio Conselheiro do Instituto do Bem-Estar desde 2015. Também, é Sócio-Fundador da Associação Imaginalis desde 2015, sócio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP) desde 2018 e sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desde 2019.

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