Infográfico: saiba o que é, para que serve e como criar o seu
Introdução
Uma das maneiras mais fáceis e visuais de apresentar dados são os infográficos. Eles ajudam na compreensão de conteúdos complexos com auxílio de imagens, textos, ilustrações e ícones.
Esse formato atrai muito a atenção do usuário, já que a maioria das pessoas consegue assimilar os conteúdos visuais, por isso, eles podem engajar seu público e até melhorar posicionamento em SEO por conta dos compartilhamentos e/ou postagens dos links onde encontram-se os infográficos.
Pensando em níveis científicos, os infográficos que misturam imagens e texto estimulam os dois lados do cérebro, ajudando na absorção rápida das informações contidas ali.
Por que usar o formato de infográfico?
Os números não mentem, 94% dos posts com elementos visuais têm maior engajamento, além de nosso cérebro processar esses dados visuais 60 mil vezes mais rápido que os dados apresentados em texto. Ou seja, os infográficos ajudam na compreensão da mensagem.
Outra vantagem do formato é o crescente interesse dos usuários, segundo dados da Unbounce, desde 2012 a solicitação para criar infográficos aumentou em 800%. Seguindo o mesmo crescimento, no Google a busca por esse assunto aumentou em 25 vezes.
Pensando em estratégias de marketing, o formato gera maior engajamento, tráfego e melhora o posicionamento do seu site ou blog nos buscadores. Nas redes sociais esse tipo de conteúdo tem mais chance de viralizar e, em comparação com outros formatos, 40 vezes mais chance de ser compartilhado, aumentando o alcance e posicionamento orgânico das postagens de sua rede.
Apesar de ser um formato que está sempre em crescimento é importante lembrar que os bons resultados estão atrelados ao conteúdo e como ele se relaciona com o seu negócio e público. Boas estratégias de divulgação também são decisivas na disseminação e viralização desse conteúdo.
Finalidade do infográfico
Sistematizar e organizar informações complexas de uma maneira que melhore a compreensão é a principal função do infográfico. Hierarquizar os conteúdos e aplicar outros elementos, torna muito mais atrativo o formato e acaba transformando a experiência do usuário mais agradável.
Muito importante para passar a informação é manter um objetivo claro de comunicação, pois para fazer um bom infográfico é necessário um planejamento para conseguir eleger as melhores opções de componentes e formatos.
Componentes de um infográfico
Quais componentes podemos utilizar em um infográfico? Textos, imagens, ícones, gráficos, mas eles devem ser personalizados de acordo com a identidade visual de sua empresa e da mensagem que você deseja passar. Todos os elementos são importantes e interferem na maneira que sua mensagem será passada, por isso, fique atento as escolhas.
Gráficos e formatos
Dados de pesquisa e estatísticas devem considerar utilizar os gráficos. Eles são simples de serem feitos e podem ser colocados em vários formatos (linhas, pizza, barras, etc).
Textos
Textos devem ser colocados de forma simples e concisa, para que ele facilite a compreensão. Se possível a quantidade de texto deve ser equilibrada com a quantidade de imagens. Ou seja, utilize tópicos, listas e itens para que a leitura seja rápida e objetiva.
Fontes diferentes
As fontes em um infográfico devem ser legíveis e claras, mas elas podem ser intercaladas para criar um visual e gerar destaque para certos textos. Por exemplo, utilizar tipografia de caligrafia para dar destaque a títulos.
Imagens
Em conjunto com o texto, as imagens fazem com que o usuário visualize o texto e as informações contidas no infográfico, antes mesmo de ler, identificando visualmente o possível assunto do infográfico. Dentro das imagens podemos incluir os ícones, mas o importante é ficar de olho no equilíbrio, cores e estilo de imagens. Um tipo bastante utilizado são as imagens vetoriais e ilustrações isométricas.
Cores
Muito importante, as cores são responsáveis pela identificação de sua marca, pela orientação da leitura, despertam sentimentos e chamam a atenção. Geralmente, as empresas colocam dentro dos infográficos sua identidade visual.
Criando seu infográfico
Você cria um infográfico através de uma narrativa, na qual a história contada é ainda mais importante que os gráficos, as imagens e os números em si. Com essa história bem definida você vai quebrá-la em tópicos, agregando a cada um poucas palavras e imagens, simples e diretas, para que num olhar rápido a narrativa seja captada pelo leitor.
Ele é um meio para atrair usuários e possíveis clientes. Por isso, para executar seu projeto podemos, além de acrescentar os componentes, ficar atentos a algumas outras coisas, como identidade visual, call-to-action e apelo visual.
A identidade visual é muito importante, pois ela é responsável pela representação visual de sua empresa, por esse motivo, é muito importante mantê-la nos seus materiais, inclusive no infográfico. Preze pelas cores, modelos e tipografia que caracterizam sua empresa, mesmo quando utilizar infográficos pré-prontos.
As estratégias durante a decisão de montagem do infográfico são muito importantes, por isso, adicionar uma call-to-action pode ser uma boa técnica. Adicionar uma chamada atrativa, que se relacione com o assunto, pode ser uma boa ação para atrair potenciais clientes. Mas não se esqueça, não coloque muitas ofertas, pois pode atrapalhar na compreensão da mensagem e a tomada de decisão do usuário. Uma forma de mensurar campanhas em infográficos é a utilização de QR Code com UTMs na url utilizada, assim é possível verificar os acessos por ferramentas como o Google Analytics (se o mesmo estiver instalado no site da url de destino do QR Code).
Ainda pensando em facilitar e equilibrar as informações dentro do infográfico é muito importante optar por um background que não polua seu material. Ele deve auxiliar a leitura, ou seja, abusar dos contrastes e cores que deixam a leitura confortável e direcionada.
Como fazer um infográfico de um país ou de uma região?
Para contar uma história de uma região através de um infográfico, você provavelmente vai querer usar o um mapa ou imagens dessa localidade e colocar os números, gráficos e palavras principais por cima desta ilustração. Mapas podem ser visualmente complicados, dada a riqueza de detalhes, então pode-se optar por uma simplificação, um esboço no formato daquela região.
Estratégias e infográfico
Seu material deve estar direcionado para as pessoas que são seu público-alvo e a partir disso podemos utilizar das estratégias para fidelizar o usuário, atrair novos clientes, viralizar um conteúdo e etc..
Direcionando seu conteúdo e sabendo para quem você está produzindo fica muito mais fácil gerar leads, pois os infográficos são ótimos para aumentar tráfego para seu site (uma das formas é com o uso do QR Code levando para um conteúdo mais completo ou para alguma landing page de campanha. O QR Code é interessante quando seu infográfico é compartilhado em vários sites). Uma estratégia é disponibilizar apenas uma parte do infográfico e para que o usuário tenha ele completo em troca de informações pessoais, ou seja, captar leads. Ainda dentro desse segmento você pode fazer landing pages, pop ups, e-books para atrair novos clientes e captar dados.
Independente da maneira que você fizer o seu infográfico é muito importante que ele comunique com sua persona, tanto no conteúdo, quanto no visual. Produzir conteúdos relevantes de forma atrativa, juntamente com uma boa estratégia de distribuição, é o que pode fazer com que seu material viralize. Dê as respostas a seus usuários e seu infográfico será um sucesso.