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LGBTQIA+: conheça as iniciativas da Alura pela diversidade

LGBTQIA+: conheça as iniciativas da Alura pela diversidade
Adriana Vieira
Adriana Vieira

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Conheça algumas das principais parcerias da Alura em apoio à comunidade LGBTQIA+ e ações com foco em diversidade

A Alura acredita no poder da educação e que através da diversidade, um de seus principais valores, é possível potencializar ainda mais o seu impacto na vida das pessoas!

Como junho é o mês em que mundialmente é abordado o tema da visibilidade LGBTQIA+ (graças ao marco histórico da Manifestação de Stonewall), relembramos aqui algumas das principais ações que reforçam o compromisso da Alura para que cada vez mais a comunidade LGBTQIA+ tenha acesso a oportunidades de aprender e atuar na área de tecnologia e onde mais ela quiser.

Além disso, destacamos algumas das iniciativas internas que têm acontecido com o objetivo de dar mais espaço para as temáticas da comunidade e assim desenvolver uma cultura que promova ambientes seguros e confortáveis para todos e todas dentro da empresa.

Uma pessoa fazendo coração com as mãos e nos pulsos a bandeira LGBTQIA+.

O valor da Diversidade

Um dos valores da Alura é justamente a Diversidade. Em nosso Código de Ética e Conduta, é ressaltado que:

“Todas(os) devem ser tratadas(os) sempre com dignidade, respeito e profissionalismo, independentemente da posição hierárquica, identidade de gênero, etnia, cor da pele, orientação sexual, idade, religião ou credo, deficiência ou limitação (física ou cognitiva), cultura, origem, classe socioeconômica, aparência física e outros marcadores sociais de diferença.”

E uma das maneiras como o respeito à diversidade se manifesta na empresa é a linguagem neutra usada em toda a comunicação, evitando a utilização de termos no masculino. Assim, no lugar de usarmos apenas “os alunos”, buscamos sempre usar “alunos e alunas”. Ou, no lugar de “para desenvolvedores”, optamos por “para pessoas desenvolvedoras”, ou apenas “para devs”.

Este olhar intencional para a comunicação nos ajuda a se aproximar de todo mundo que se sente pertencer à comunidade da Alura, através de uma linguagem mais inclusiva que é capaz de alcançar todas as pessoas.

Além de ser a coisa certa a se fazer quando pensamos em inclusão e em desenvolver uma sociedade mais saudável, ter uma cultura que abraça cada vez mais a diversidade é também a estratégia certa para o negócio. Seguindo esse exemplo da comunicação, podemos ter como base os dados dos artigos do Think With Google que mostram, por exemplo, um crescimento de 25% nas buscas com os termos “para pessoas” - muito usados em uma comunicação neutra e inclusiva.

Um recorte mais focado no mês do orgulho, seria o dado que mostra o crescimento de 36% nas buscas com termos adequados para as temáticas LGBTQIA+, em 2021. Ou seja, se o mundo e as pessoas estão cada vez mais buscando ser inclusivas e abraçar a diversidade, as empresas devem acompanhar esta evolução e ajudar a promovê-la.

Iniciativas internas

Na comunicação interna, a Alura aborda o ano todo e de forma educativa as temáticas da comunidade LGBTQIA+. Em janeiro de 2022, por exemplo, o mês da Visibilidade Trans foi celebrado a partir de um material didático com vários slides contendo as terminologias significativas para a comunidade trans.

O documento foi compartilhado com toda a empresa e no fim do mesmo mês, convidamos a Evelyn Mendes, desenvolvedora de sistemas, para uma palestra sobre ‘’Afinal, qual o valor da diversidade?”. No evento, ainda foram sorteados dois livros, sendo eles: “A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual’’ e “A arte de ser normal’’.

Material didático interno da Alura utilizado no mês da visibilidade trans, nele é possível aprender "Que termo usar para falar com uma pessoa trans".

Especificamente para o mês de junho, pensando também no nosso valor de desenvolvimento, estamos compartilhando conhecimento durante todo o mês em nosso canal de comunicação interna, a partir de pílulas de conteúdo sobre pautas LGBTQIA+.

No dia 09, abordamos a ‘’Linha do tempo com conquistas LGBTQIA+’’, com todos os marcos históricos da luta por direitos da comunidade (veja alguns na imagem abaixo!). Já no dia 15, será abordada ‘’A importância de falarmos sobre pessoas intersexo’’.

Pílulas de conteúdo sobre pautas LGBTQIA+, utilizadas pensando no pilar de Desenvolvimento (um valor da Alura) para comunicação interna da empresa.

No dia 22, traremos como tema ‘’Bissexuais existem sim!’’ e, para fechar o mês com chave de ouro, teremos um evento para falar sobre ‘’Diversidade LGBTQIA+’’.

Na Alura, queremos desenvolver um ambiente cada vez mais plural! Por isso, incentivamos a candidatura de todas as pessoas em nossas vagas, independente de gênero, etnia, cor da pele, orientação sexual, idade ou qualquer outro marcador social.

Parcerias que apoiam a comunidade LGBTQIA+

A Alura também possui importantes parcerias com ONG’s e comunidades que beneficiam grupos minorizados. Estes grupos são aqueles que, independente da quantidade de pessoas, têm pouca representação social e econômica na sociedade.

Uma das parcerias que podemos destacar nesse mês do Orgulho é com a FLY: Educação e Cultura. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que possui o projeto Meninas in Tech, com o apoio da Alura. O projeto está voltado apenas para o público LBTQ+ (que se reconhecem como mulheres).

No primeiro semestre de 2022, foram 60 acessos concedidos pela Alura para a Formação Iniciante em Programação.

Outra organização social que apoiamos é a Todas as Letras, que capacita pessoas LGBTQIA+ com encontros, cursos e treinamentos sobre tecnologia. A Alura apoia o projeto cedendo acessos para a Formação de Front-end.

Ainda no último ano, a Alura conduziu um painel com o tema LGBTQIA+: Recrutamento e Carreira em Tecnologia, no Google for Startups Campus.

Já em 2023, a Alura continua comprometida com o fortalecimento destes projetos e em dar projeção para que novas iniciativas possam contribuir não só para o debate dos desafios da diversidade e inclusão nas empresas, como também para que a pluralidade possa se desenvolver amplamente em todo o mercado de trabalho.

Adriana Vieira
Adriana Vieira

Analista de Conteúdo na Alura.

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