Marketing de conteúdo: saiba como essa metodologia atrai clientes

Marketing de conteúdo: saiba como essa metodologia atrai clientes
Evandro Voltolini
Evandro Voltolini

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Conheça o marketing de conteúdo e entenda como ele pode aumentar suas vendas

O marketing de conteúdo é uma maneira utilizada por marcas para atrair clientes com um conteúdo relevante. Por meio de certos materiais, como artigos e e-books, o marketing de conteúdo desperta o interesse de um público-alvo pelas informações que ele deseja saber, focando nas necessidades do consumidor.

Veja a seguir como você pode usar essa estratégia para atrair mais clientes.

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Como essa metodologia atrai clientes?

O marketing de conteúdo é um dos principais pilares do Inbound Marketing. Conhecido como o “novo marketing”, o principal objetivo do Inbound é atrair, converter e encantar o cliente — assim como o marketing de conteúdo.

Por meio de um conteúdo relevante, essa metodologia desperta a atenção do público-alvo sem fazer uma propaganda explícita. Respondendo a perguntas e tirando dúvidas, o marketing de conteúdo capta o interesse de pessoas que, futuramente, podem se tornar clientes daquela marca que produziu o material.

Vamos usar um exemplo para tornar o conceito mais "palpável". Supomos que você tem um e-commerce de cafés artesanais. Em vez de pagar anúncios no Google ou impulsionar propagandas da sua loja no Facebook, você opta por usar o marketing de conteúdo para atrair o seu público-alvo. Para isso, cria um blog com uma série de artigos otimizados por SEO com um conteúdo que seu público pode querer saber e que seja dentro do universo dos cafés artesanais.

Produzindo artigos deste tema, você aumenta as chances de ser encontrado por pessoas que querem comprar seus produtos futuramente. Se alguém buscar no Google por “Quais são os melhores moedores de café?”, o seu artigo pode aparecer nos primeiros resultados. Clicando no material, a pessoa não só vai consumir um conteúdo relevante para ela, como também estará exposta à sua marca.

Então, nesse caso, você conseguiu atrair o seu público-alvo: pessoas que gostam de cafés artesanais e se interessam pelo assunto. Com isso, você já deixou em andamento boa parte do processo! Uma vez impactada pelo conteúdo de qualidade do seu site, a pessoa pode olhar sua loja e virar cliente.

Marketing de Conteúdo: dicas para acelerar as vendas

De acordo com a pesquisa Content Trends 2019, empresas que adotam o marketing de conteúdo tem 1,3 de visitas a mais nos próprios sites. Se você quer implementar essa estratégia para também conseguir mais visualizações, veja as dicas para começar:

  • Especialize-se no assunto: estude sobre marketing de conteúdo e seus principais pilares, como SEO. Para isso, use e abuse de bons materiais disponíveis na internet, como cursos online sobre o assunto.

  • Decida sua estratégia: depois de aprender o marketing de conteúdo a fundo, escolha o tipo de conteúdo que deseja produzir para a sua marca: e-books, blog, infográficos ou vídeos.

  • "Ponha a mão na massa": agora que você já sabe como usar o marketing de conteúdo para acelerar as vendas, é hora de começar a produzir seu próprio conteúdo para alcançar o seu público-alvo.

Para se aprofundar ainda mais em marketing de conteúdo, não deixe de conferir os outros artigos da Alura e os cursos online disponíveis sobre o assunto. Bons estudos!

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