Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais

Marketing pessoal: o que fazer para conquistar mais clientes?

Marketing pessoal: o que fazer para conquistar mais clientes?
Priscila Stuani
Priscila Stuani

Compartilhe

Para isso, o empresário deve promover sua imagem, deixando claro que o negócio conta com sua habilidade e qualidade. Ser visto é essencial para ser lembrado, porém ainda insuficiente para divulgar os seus serviços como superiores aos da concorrência.

Manter a competitividade em um mercado tão exigente quanto o atual exige criatividade e inovação. A utilização de técnicas e estratégias de marketing pessoal para conquistar mais clientes é essencial para o desenvolvimento de colaboradores e até mesmo companhias como um todo. Descubra como agir para divulgar as suas competências e atrair o público!

O marketing pessoal

O marketing pessoal consiste na realização de uma série de ações e estratégias (sempre aplicadas de acordo com a realidade de cada pessoa) com o objetivo de atribuir valor positivo à imagem pessoal de um sujeito.

Mais do que realizar a autopromoção da imagem de uma pessoa, o marketing pessoal não se confunde com a publicidade: ele diz respeito apenas à criação de possibilidades para que o público possa enxergar quem o pratica como autoridade em um assunto. O fortalecimento da marca é apenas consequência.

Consumidores modernos pedem soluções de marketing pessoal arrojadas

Para tanto, é preciso um planejamento estratégico que vise entregar valor para as pessoas, já que o tradicional conceito de “ser visto para ser lembrado” não é mais suficiente para o consumidor moderno.

O marketing de conteúdo especialmente voltado para redes sociais — é assim uma das mais poderosas soluções para quem quer turbinar sua imagem e provocar um aumento de sua relevância no mercado, tornando-se referência em seu segmento.

Para fortalecer a sua marca pessoal, você precisa entregar exatamente o que o consumidor espera: conteúdos de acordo com seu perfil e que responda a dúvidas que seu cliente geralmente tem. Toda vez que o público o enxerga como especialista em seu assunto, você fortalece a sua imagem.

Banner da promoção da black friday, com os dizeres: A Black Friday Alura está chegando. Faça parte da Lista VIP, receba o maior desconto do ano em primeira mão e garanta bônus exclusivos. Quero ser VIP

Como fazer marketing pessoal de qualidade

O início da composição de uma boa estratégia é sempre sondar o público (ainda que por meio de terceiros, afinal, o cliente pode não dizer tudo o que pensa na frente do prestador de serviços) e descobrir sua real imagem perante os consumidores, respondendo perguntas como: o que pensam de você como profissional? Eles veem você como referência no seu setor?

A partir daí você pode traçar objetivos e ter um guia para uma ação mais adequada para fortalecer sua imagem. Em linhas gerais, a construção de uma solução segue o seguinte passo a passo:

1. Defina um objetivo

A fim de ter sucesso na promoção da sua imagem, você deve ter certeza das metas que deseja alcançar. É importante definir objetivos concretos e tangíveis: de nada adianta esperar um aumento de 500% de clientes no espaço de uma semana, já que normalmente é uma situação incompatível com o mercado brasileiro.

Aumentar a clientela, gerar maior tráfego para seu site ou blog, aumentar seu alcance nas redes sociais, conseguir uma promoção — apenas você (ou um profissional qualificado para guiá-lo neste caminho) poderá definir quais tipos de metas são adequadas ao seu perfil.

2. Busque autoconhecimento

Ao estruturar uma estratégia de marketing pessoal, você deve fazer uma autoanálise e descobrir quais os recursos que você já possui, bem como os que precisarão ser desenvolvidos ou mesmo adquiridos.

Aprender a lidar melhor com clientes, desenvolver habilidades de venda e dominar melhor soluções de marketing são exemplos de melhorias que podem ser implantadas.

Desenvolver habilidades que estão ligadas à captação do público permitirá a entrega de valores os quais eles talvez nem saibam que precisam, fazendo com que prestem mais atenção naquilo que você tem a oferecer.

3. Promova mudança de atitudes

Tenha sempre em mente que a sua imagem é o que pode deixar uma primeira impressão positiva, sendo um verdadeiro cartão de visita. Uma vez realizada a observação consciente de suas atitudes, é hora de partir para a ação e modificar aquelas que estão insatisfatórias.

Pense em mudança de hábitos, formas de lidar com clientes e até mesmo de vestuário — tudo que aumente sua autoconfiança e fortaleça positivamente a percepção dos outros sobre sua imagem é válido.

Quer alcançar uma clientela mais específica? Estude seus hábitos e necessidades. Quer se comunicar melhor com o público? Invista em cursos de oratória. Sabe lidar com a tecnologia, mas está desatualizado? Capacite-se e busque cursos de qualidades para saber como acompanhar os avanços da era digital.

4. Meça resultados e realize ajustes

O ideal é seguir métricas e acompanhar resultados em números e porcentagens e checar periodicamente se sua estratégia tem sido efetiva para promover ajustes. Afinal, investir em soluções que não funcionam significa perda de tempo e dinheiro.

Vale acompanhar o tráfego de seu site, conhecer o engajamento gerado pelos seus posts nas redes sociais (o que pode ser feito com ferramentas das próprias plataformas) e até mesmo ver se o número de negócios fechados aumentou com a implantação de mudanças: tudo dependerá das estratégias que você tenha adotado.

Marketing pessoal nas redes sociais

O meio virtual é hoje uma extensão da nossa sociedade, tomando grande parte do tempo da maioria das pessoas, que utilizam a internet diariamente para atender a propósitos pessoais de trabalho. É pelas plataformas digitais que os cidadãos constroem sua imagem e alimentam a curiosidade do público.

Uma boa estratégia de marketing pessoal, assim, deve ter como pilar fundamental as redes sociais: seu alcance é bem mais rápido que o de outros canais e você pode (cuidadosamente) escolher o que postar e fortalecer sua reputação. Algumas atitudes são indispensáveis para quem quer investir nesse tipo de marketing. Entenda:

Defina seu target

Toda marca pretende se comunicar com certo público e apresentar-lhes produtos ou serviços. Não pode ser diferente do que acontece em uma marca pessoal: o valor a ser entregue deve ser projetado para uma dada audiência.

Esteja claro de quem compõe essa audiência e mire seus esforços nesse target. Para aumentar sua rede de contatos e fortificar o networking, procure seguir pessoas influentes e trabalhe bastante para que elas sigam o seu perfil de volta.

Invista em uma imagem pessoal impactante e uniforme

Ao criar uma imagem profissional, elimine apelidos: eles só serão úteis se forem mais utilizados que seu nome real. Imagens de perfil e capa devem ser sempre atualizadas, a fim de não cansar o público e causar maior engajamento.

O volume de postagens deve estar de acordo tanto com as redes sociais escolhidas, quanto à sua área de atuação. Só poste ou comente conteúdos que sejam realmente relevantes para a sua rede, sempre com autoridade e de maneira autêntica. Não ofenda ninguém e mantenha a ética profissional.

Aposte em frases impactantes e bons títulos

Suas declarações (inclusive constantes na descrição do seu perfil) deverão ter apelos objetivos, atraentes e reais. Aposte em declarações fortes, que causem impactos positivos e estejam intimamente ligadas aos seus valores. Não poste conteúdo aleatoriamente e busque formular frases e títulos que sejam diferentes e fácil de ser lembrados.

Aumentando a rede de clientes de maneira eficiente

Uma boa forma de agregar valor à sua marca pessoal é fazer associações e parcerias. Isso pode ser feito até mesmo por meio de comentários. Viu algo que gostou? Opine e compartilhe sua opinião. Uma conversa assim pode se desenvolver e render bons frutos no futuro.

Dê preferência a marcas formadoras de opinião já consolidadas na rede. Assim, você atrai mais seguidores ao se utilizar de um tráfego já existente.

Priscila Stuani
Priscila Stuani

Priscila é Psicóloga (CRP: 06/193357) e neuroeducadora. Já criou mais de 60 cursos na Alura, além de palestrar sobre desenvolvimento de habilidades pessoais. Nas horas vagas, dedica-se à prática do yoga, corrida e musculação.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão