Miro: uma ferramenta gratuita para trabalhar colaborativamente
Com o crescimento das atividades remotas, muitas ferramentas tecnológicas começaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas. Mas e você, já precisou fazer trabalhos colaborativos de forma digital?
Neste artigo vamos entender o que é a ferramenta Miro e por que ela é ótima para trabalhar em colaboração. Veremos também:
- Os benefícios da ferramenta;
- Como utilizar a plataforma;
- Como facilitar seu trabalho com templates.
Vamos lá?
O que é a Miro
Miro é uma plataforma de lousa interativa digital (um quadro infinito), que conta com um plano gratuito. Com ela podemos “colar” notas adesivas (post-its) em uma área de trabalho e colaborar com várias pessoas no desenvolvimento de projetos e workshops, por exemplo.
Essa ferramenta nos permite executar diversas tarefas na criação de um projeto, como a formulação de mapas mentais e fluxos, planejamento de pesquisas, desenvolvimento de esboços e wireframes (rascunhos de interfaces digitais), criação estratégica do projeto, workshops e aulas interativas e muitas outras atividades relacionadas aos nossos projetos profissionais ou pessoais.
E por proporcionar essa variedade de opções, a Miro foi muito importante no contexto de trabalho remoto. Ela facilitou a colaboração e ajudou diversos profissionais no desenvolvimento de projetos digitais.
Além disso, a ferramenta conta com um canvas infinito e a disponibilização de templates, o que deixa o trabalho ainda mais prático. Os diversos templates disponíveis podem ser encontrados no site e podem ser utilizados gratuitamente.
Como utilizar a ferramenta
Após criar sua conta na plataforma e definir suas informações, a Miro abrirá a área de trabalho. Lá terão diversas ferramentas que você pode utilizar gratuitamente, como as notas adesivas, formas geométricas, textos e muitas outras. O menu de ferramentas fica no canto esquerdo:
Para começar seus projetos, é preciso escolher qual ferramenta você quer utilizar e partir para o desenvolvimento do trabalho!
E no canto superior direito você pode convidar mais pessoas para a sua área de trabalho. Com esse convite, todas as pessoas com acesso ao link podem ver e editar os canvas criados no time. Assim, vocês podem colaborar de forma remota, cada um no seu tempo.
Como utilizar os templates e ferramentas da Miro em projetos de design
A biblioteca da Miro contém mais de 50 templates feitos especialmente para designers e pessoas que trabalham com produtos.
Para utilizá-los, basta ir na página de templates e selecionar o modelo escolhido e, com ele aberto, você já pode começar o trabalho.
Há diversos templates que podem ser utilizados na área de UX e UI design, como modelos para a criação de personas, mapa de empatia, design sprint, canvas lean ux, fluxo de usuário, fluxo de telas/páginas e muitos outros.
Além disso, a Miro tem uma funcionalidade para o desenvolvimento de wireframes que é muito interessante. A própria plataforma te entrega os principais elementos de uma interface, além dos modelos de tela onde será feito o design.
A ferramenta de criação de wireframes fica no menu lateral esquerdo e aparece após clicar nas duas setinhas que estão apontadas para o lado direito. A “Wireframe Library” é a quinta opção de cima para baixo.
Com essa funcionalidade, você consegue projetar o design de forma colaborativa e prática, sem ter que pensar muito em como criar os elementos da interface.
E, além dessa funcionalidade, você pode explorar as outras diversas que existem para deixar seu trabalho mais prático e completo.
Concluindo
Neste artigo, entendemos mais sobre a plataforma Miro e como utilizá-la no desenvolvimento de projetos. Vimos que:
- Você pode criar uma conta gratuita na Miro;
- Os canvas de trabalho são infinitos;
- Podemos trabalhar de forma colaborativa com a plataforma;
- Os templates e funcionalidades disponibilizados pela Miro e pela comunidade facilitam o desenvolvimento dos projetos.
Curtiu a nossa conversa? Aqui na Alura temos muitos outros conteúdos para que você possa aproveitar e mergulhar no mundo da tecnologia! Vamos deixar algumas sugestões por onde você pode começar:
Bora mergulhar em tecnologia?