Crie montagens divertidas com seu celular

Crie montagens divertidas com seu celular

Cada vez mais buscamos técnicas e aplicativos que nos ajudem a transformar nossas imagens em produtos interessantes, ou que nos ajudem a criar imagens divertidas que conectem com o espectador nas nossas redes sociais sem precisar da ajuda de programas mais robustos e de um computador.

Nesse artigo vamos utilizar o aplicativo Picsart. Sua versão gratuita já nos permite fazer montagens super legais além de algumas edições nas imagens.

Montagem acrescentando imagens

É muito comum encontrarmos montagens com o mesmo fundo e ações diferentes acontecendo nessa cena. Esse recurso pode ser muito divertido quando pensamos em fotografias de produtos, comerciais ou até mesmo em viagens.

Vejamos a imagem abaixo:

Imagem de uma sala com uma parede azul e um sofá com o personagem aparecendo em três posições diferentes: 1 - homem sentado em uma cadeira do lado esquerdo tomando um café; 2- homem sentado em cima do sofá no meio vendo celular; 3- homem sentado no sofá do lado esquerdo lendo um livro.

Fonte: Flávia Palazzo

Para realizarmos essa montagem precisamos primeiro entender que as três imagens utilizadas possuem o mesmo fundo para não ter problema na mesclagem. Também foi utilizado um tripé (importante mesmo é deixar o celular parado no mesmo quadro para não tremer e não mudar a posição) e conforme as fotos foram sendo tiradas só era mudado o personagem de posição.

As três fotos utilizadas foram:

Três imagens de uma sala com uma parede azul. Foto 1 - homem sentado em uma cadeira do lado esquerdo tomando um café; 2- homem sentado em cima do sofá no meio vendo celular; 3- homem sentado no sofá do lado esquerdo lendo um livro.

Fonte: Flávia Palazzo

Reparem em uma coisa muito importante. Na primeira imagem o braço do sofá possui uma sombra do corpo do homem que não aparece nas outras duas e na segunda imagem aparece uma sombra na parede do corpo do homem que também não aparece nas outras duas. Quando for fazer a mesclagem, é importante ficar atento a esses detalhes das sombras para manter elas mais fiéis possíveis.

  • Passo 1

Abra o aplicativo e selecione a primeira foto (como indicado com a seta):

Imagem do aplicativo e indicação com setas apontando o caminho para ser seguido.
  • Passo 2

1- Com a imagem aberta, vá ao botão de adicionar imagem e selecione a segunda foto da mesclagem. Ela aparecerá pequena em cima da primeira foto.

2- Redimensione para elas ficarem do mesmo tamanho utilizando as bolinhas brancas ao redor da imagem.

3- Se precisar, use a opacidade para enxergar se elas estão sobrepostas corretamente.

Imagem do aplicativo e indicação setas apontando o caminho para ser seguido.
  • Passo 3

Agora você tem uma imagem sobreposta sobre a outra. Nesse exemplo, utilizamos o homem sentado a direita como foto base e sobrepomos sobre ele a imagem do homem sentado no meio. Com a opacidade em 100%, a única imagem que vamos ver será a do homem sentado no meio do sofá, pois a primeira estará "escondida" abaixo desta.

1- Clicar na borracha ( abrir as opções para trabalhar com as duas camadas, escondendo ou revelando).

2- Clicar em inverter. Nesse momento ele vai revelar a imagem que está embaixo e vai "esconder" a imagem que estava em cima facilitando assim a visualização na hora de selecionar a parte da outra imagem que você quer que apareça.

3- com o pincel em restaurar, você vai passando o dedo em cima da imagem na área que você quer que revele a imagem que está embaixo e só vai aparecer onde você passar o pincel. Se você achar que errou em algum momento pode ir no pincel ao lado apagar e ir apagando o que você achar que não ficou bom.

4- Confirme a ação e depois recomece o processo com a terceira imagem até obter o resultado final.

Uma dica muito importante quando queremos revelar ou esconder algum elemento da imagem, principalmente se estamos trabalhando com celular (tela pequena) e com os dedos é dar o máximo de zoom possível na imagem para ter mais precisão.

Etapa 1, 2 e 3 ilustradas no aplicativo.

Etapa 1, etapa 2 e etapa 3.

Etapa 3 e 4 ilustradas no aplicativo.

Etapa 3 e etapa 4.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Montagem apagando uma imagem

Também podemos brincar com as imagens apagando elementos ao invés de acrescentar. O passo a passo segue o mesmo do descrito acima porém não é necessário inverter a camada.

Abaixo temos duas imagens. A primeira servirá como imagem base para nossa foto final e a segunda é a imagem que colocaremos por cima. Nosso intuito aqui é apagar o banco que o homem está sentado para dar a sensação que ele está flutuando.

Primeira imagem: Sala com uma janela ao fundo. Segunda imagem: Sala com uma janela ao fundo e no centro homem sentado em posição de meditação em cima de um banco.

1- Abrir a imagem base e adicionar a segunda imagem redimensionando para ficarem sobrepostas corretamente.

2 - Selecionar a borracha.

3 - Com o pincel em apagar, remover o banco.

Nesse caso, não há necessidade de inverter as camadas pois só queremos remover um elemento e não acrescentar algo à imagem.

E pronto! Temos agora uma imagem super divertida do homem meditando como se estivesse levitando na sala.

Imagem de um homem meditando como se estivesse levitando na sala.

Conclusão

Vimos nesse artigo como é rápido e fácil fazer montagens criativas que podem te ajudar no seu trabalho ou criar recordações diferentes dos seus momentos. Os pontos principais que não podemos esquecer são:

  • As imagens precisam ter sempre a mesma base e para isso deixe o celular parado e apoiado em um tripé ou suporte para não tremer ou mudar de posição;
  • Para revelar ou esconder algum elemento sempre dê o máximo de zoom que você conseguir para obter mais precisão nos detalhes;
  • Fique atento as sombras e detalhes para não tornar a mesclagem falsa.

Seja criativo!

Quer saber mais sobre o assunto?

Que tal se jogar no mundo da fotografia com celular e aprender mais? Aqui estão algumas sugestões de cursos:


CRÉDITOS

Instrutora

Flávia Palazzo

Apoio didático

Isabela Teodoro

Flavia Palazzo
Flavia Palazzo

Graduou-se em Ciências Biológicas, com mestrado em Botânica pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou na Universidade Santa Úrsula ministrando aulas no curso de graduação. A experiência no campo da biologia abriu o caminho para a fotografia, pois o seu interesse pela vida, em diversos aspectos, determinou a forma de registrar as imagens. O seu olhar sempre curioso e direcionado para a arte transformou-se no trabalho como fotógrafa onde atua há quase 10 anos.

Veja outros artigos sobre UX & Design