Mulheres em tech: conheça as Alura Stars!
O programa Alura Stars é composto por várias pessoas que fortalecem a comunidade da Alura, compartilhando conhecimento, apoiando e incentivando mais gente a transformar suas vidas por meio da tecnologia.
Na última publicação do ano da série Mulheres em Tech, você vai conhecer algumas das mulheres que se destacam como embaixadoras desse time de estrelas.
Natalia F. da Silva
Desde criança, a Nat é apaixonada por tecnologia! Se na época da infância, ela sonhava em criar seu próprio jogo, hoje ela apoia outras pessoas a realizarem seus sonhos, compartilhando seu conhecimento no YouTube, Tiktok e na comunidade da Alura. Ela se inscreveu no programa Alura Stars depois de conhecer sobre ele no canal do Gabs Ferreira, no finalzinho de 2021.
“Eu demorei alguns dias para me inscrever, porque eu não acreditava que me escolheriam. Mas depois eu me animei, até fiz um desenho com CSS do logo do Scuba Ponto Dev, o podcast que traz pessoas da comunidade Alura para conversar com o Gabs. E publiquei esse desenho no LinkedIN, em formato de vídeo. E deu certo, o Gabs viu, o Paulo Silveira e mais uma galera que ajudou a me indicar”.
Um ano depois, ela viu seus canais começarem a crescer e conquistou mais espaço e mais relevância na comunidade. A participação no programa abriu oportunidades para ela, como conhecer outras pessoas com um propósito parecido, novas amizades e o foco na criação de conteúdo.
Uma curiosidade que ela comemora sobre sua participação nos Alura Stars é que entre as 10 pessoas do programa com quem ela mais interage, 6 são mulheres maravilhosas e criadoras de conteúdo.
Morganna Giovanelli
A Morganna é do tempo da Caelum, escola de ensino presencial que precedeu a Alura. Esta dev Backend e Developer Relations é cocriadora de comunidades como CaquiCoders, Feministech e Kotlinautas.
O programa Alura Stars tem sido significativo para ela pelo reconhecimento e visibilidade. Foi um convite especial para ela, especialmente porque tudo o que faz na comunidade, de forma voluntária, é por ser apaixonada por tecnologia, por pessoas e por ajudar.
Sobre os desafios que as mulheres enfrentam na área tech, ela gostaria muito de dizer que são os mesmos que homens brancos cis heteros têm. Mas, infelizmente, isso não é verdade:
“Além de todo o esforço e dedicação nos estudos, ainda temos que enfrentar preconceito. Não apenas as mulheres enfrentam isso, mas muitos outros recortes e grupos menos representados. Ainda assim, esses desafios podem ser encarados em conjunto, com apoio da comunidade, grupos de apoio, entre outros. Dessa forma, eu acredito que uma hora as coisas podem melhorar”.
Pachi Parra
A Pachi já não se lembra ao certo como conheceu a Alura! O que ela sabe é que, desde que começou a aprender a programar, a Alura já estava lá. Ela, que já atuou com front-end, atualmente tem seu foco em Developer Relations (DevRel).
Com um ano de Alura Stars, graças a indicações de pessoas das comunidades que participa, ela entende que o programa é um espaço e oportunidade de troca de aprendizado, para pessoas aprenderem mais e ajudarem suas comunidades.
Perguntada sobre os desafios para as mulheres na área, ela desabafa: “Esses desafios me irritam! Rs”. Segundo a Pachi, é uma constante para elas terem que provar que merecem estar onde estão, apenas por serem mulheres:
“É cansativo e a gente não merece isso, mas infelizmente se não encararmos de frente, nada vai mudar! Por isso que eu estou sempre palestrando e "militando" sobre a importância da diversidade e inclusão”.
Letícia Pires
A Letícia Pires é formada em Engenharia Civil e atua em Ciência de Dados e Machine Learning! Ela é uma entre tantas pessoas que conheceu a Alura durante a desafiadora decisão de mudar de carreira.
Nesse período, ela passou a compartilhar detalhes da mudança nas redes sociais e, quando soube do Alura Stars, percebeu que era uma ótima oportunidade para ajudar pessoas. Ao ingressar, ela conseguiu criar conteúdos ainda melhores para a comunidade e destacou a importância do programa para o seu próprio desenvolvimento, a encorajando a sair da zona de conforto.
Sobre o mercado de tecnologia, ainda tem algo que incomoda a Letícia: a atuação ainda muito mais tímida de profissionais mulheres, a falta de incentivo e a desigualdade de salários:
“Os desafios ainda são grandes, mas é tão bonito ver como a comunidade de mulheres em tecnologia tem crescido. As redes sociais hoje têm ajudado nessa representatividade feminina. Muita gente pode compartilhar o que pensa, os aprendizados, inspirar e encorajar outras mulheres. Essa rede que se cria é incrível e com certeza tem feito parte para que o percentual de mulheres na área aumente cada dia mais”.
Aproveite para conhecer os canais destas mulheres inspiradoras e acompanhar o conteúdo! E para conhecer o time completo de Alura Stars, clique aqui.
Até 2023!